Meu nome é Amanda

Meu nome é Amanda Mandy Candy

Resenhas - Meu nome é Amanda

@leitoralbino 23/06/2019

Meu nome é Amanda I @leitoralbino
“Meu nome é Amanda” é outro daqueles livros de que não consigo falar muito a respeito e de que eu não esperava muita coisa.

A famigerada frase do “quem me conhece sabe” se faz presente aqui, pois, quem me conhece sabe que não sou do tipo de pessoa que costuma acompanhar canais no youtube além dos que são voltados para a literatura ou arte no geral. Não curto tanto o mundo dos games, vídeos sobre viagens, moda e sei lá mais o que. Enfim, eu geralmente fico preso na caixinha da arte e deixo de conhecer muita gente bacana por isso.

A Amanda Guimarães é youtuber, transexual, gamer e uma pessoa incrível que eu talvez nunca fosse conhecer se não fosse por influência de uma prima minha que na época do famoso TCC chegou com esse livro e disse que eu deveria ler, que seria legal, e realmente foi.

“ah, mas o que o livro de uma youtuber que eu nunca ouvi falar vai acrescentar na minha vida?” foi algo que até me perguntei antes de decidir ler o livro ou não, mas as pessoas já passaram por tanta coisa e eu acredito que todos que querem contar a sua história devem ter a chance de tê-la ouvida, então eu decidi ler de uma vez por todas e ver no que deva.

No final, acabei conhecendo alguém incrível que mesmo sem ainda ter saído da casa dos vinte já tinha vivido tanta coisa, que já teve tantos problemas parecidos com os meus que o baque que levei no final da leitura foi tão grande que me rendeu uma bela de uma ressaca e mais um tempinho para refletir sobre o que era literatura para mim e o quanto, as diversas formas dela, podem mudar a visão das pessoas e a vida delas.

Eu espero que vocês deem uma chance à Amanda e tudo o que ela tem pra dizer nessas poucas páginas sobre família, gênero, sexualidade, identidade e vivências.

site: https://www.instagram.com/p/BzD871gD7bX/

Dose Literária 29/01/2019

Sorteio do livro no Instagram
No dia Visibilidade Trans iniciamos o sorteio do livro da Amanda Guimarães em nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/BtOiRWhgH5u/
Para participar: 1 – Siga, curta e comente (marcando 2 amigos) na imagem oficial do sorteio no Instagram.
(se não tiver comentado não será incluso na lista de sorteio).
2 – O sorteio será realizado no dia 15/02/2019 por volta do meio-dia com uso da ferramenta sorteiogram.com

site: http://www.doseliteraria.com.br/2019/01/dia-da-visibilidade-trans-sorteio.html

Hellen 15/11/2017

Bom! Mas não adicionou muito para o público do canal
É bom, porém quem já assistiu alguns vídeos do Youtube Mandy candy não recebeu nenhum novidade. Mostra a trajetória já relatada em vídeo, faltou algo inédito.

Luana Silveira 05/10/2017

Gostei
O livro é bastante informativo, mas se você já acompanha a Mandy pelo Youtube não teve tanta surpresa. Mas vale super a pena ler para sentir tudo o que ela passou na fase de transição e antes dela.
Quero muito que ela escreva um novo livro para falar mais sobre a vida após a transição e como é viver na Asia.

dricolina 29/09/2017

Bonito, porém nem tanto.
Dei 4 estrelas, pois eu acho a leitura desse livro muito válida pelo assunto abordado. Mas no geral, foi como a menina da outra resenha disse: pouca novidade em comparação ao que já foi dito nos videos; toda a história que poderia ser dita ali, ela mandava ver "tal vídeo"; muita linguagem "internetesca" e gírias fora do contexto. Enfim, a leitura foi fácil, terminei em poucas horas, mas acho que a Amanda com uma vida tão bem vivida como a dela, poderia ter botado mais detalhes, pois seria o maior prazer ler algo detalhado saindo dela. De qualquer forma, vale a pena.

Lorena Miyuki 14/09/2017

Didático e esclarecedor, porém...
Se você já viu a maioria dos vídeos da Mandy, não tem quase novidade alguma no livro.
Na verdade, boa parte do livro é te "mandando" assistir os vídeos, são comentários sobre eles.
Mas, de forma geral, achei MUITO válido a maneira como todos os assuntos são abordados - desde a infância dela, até a transição e depressão/suicídio.
A forma de abordagem é muito responsável e consciente - para o pessoal mais novo, achei muito válido mesmo! Ainda mais porque a maneira como ele é escrito é basicamente a Mandy falando, e ela se conecta muito com a geração atual.
Com surpresa, me vi representada em vários momentos porque passamos por fases parecidas (jogos, yaoi, kpop, jrock, internet, Orkut, MSN!) e as dicas me fizeram ver que vivemos o mesmo momento e que talvez eu possa até ter esbarrado com ela no Ragnarok! (sério)
Enfim, é um livro que vou passar pra frente porque acredito que seja muito esclarecedor, MUITO didático e vem num momento importante para conscientização!
Porém, se você já conhece os vídeos da Mandy, vai ficar decepcionado porque não vai muito além daquilo. Me incomodou também os capítulos não serem muito lineares na biografia - é um vai e vem no tempo que poderia ter sido evitado. Ao contrário do que falaram, não achei que a edição/revisão ficou a desejar, mas a qualidade em si não é muito boa (tamanho da fonte, as fotos internas em qualidade baixíssima e diagramação ruim de modo geral).

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Nem todo livro é fácil de resenhar, nem todo livro vai te dar uma ficção agradável, mas a maioria dos livros te surpreende de um modo que outros poucos fariam.
Amanda não é uma personagem de ficção, muito menos vive em um conto de fadas, em seu livro vamos descobrir um pouco mais sobre a Youtuber, sobre a mulher, sobre sua transexualidade, sobre seus sentimentos, sofrimentos e experiências, da infância aos dias mais atuais.
Meu nome é Amanda é um livro que me fez transbordar emoção do início ao fim, ler sobre a história da famosa Mandy é ainda mais íntimo do que assistir seus vídeos, é quase como se lêssemos seu diário ou estivéssemos ao lado dela no momento em que escrevia, ou nas situações que vivia. Cada sofrimento aqui escrito é cheio de intensidade, talvez seja algo meu, mas realmente eu sentia uma tristeza, mas também ria e devo admitir que algumas lágrimas surgiram em certos momentos haha.
O livro é complicado de ser resenhado, porque como se ‘’opina’’ sobre uma história de vida? Como se opina sobre as vivências do outro? Impossível não é mesmo? O que posso fazer aqui é deixar meu obrigada a Amanda, porque senti nessa leitura um pouco do peso de seu sofrimento até realizar seu sonho de poder ser quem nasceu pra ser. Não posso ser hipócrita e dizer que compreendo e sei totalmente o sofrimento dela, porque não sei e nunca saberei, pois não passo por isso, porém a escrita dela deixa bem claro o peso dessa experiência e sei que pra muitos adolescentes e jovens que estão perdidos sobre si mesmo e se sentem como ela um dia se sentiu, poderão pegar esse livro e estarem representados, terão alguém que seja sua voz em meio a esse contexto tão cheio de regras e proibições.
Meu nome é Amanda é um livro sobre representatividade, aceitação, amor próprio e superação. Um ponto de partida para uma mulher que se redescobriu e que hoje conta sua experiência para assim inspirar quem precisa.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2016/10/meu-nome-e-amanda-de-amanda-guimaraes.html

Kamilla 03/05/2017

Eu curti bastante a leitura!
Esse livro é uma autobiografia da Amanda, ou Mandy Candy como é conhecida no youtube onde tem mais de meio milhão de inscritos. A Mandy ficou conhecida no mundo virtual após contar que era uma mulher trans e começou a falar/conversar sobre visibilidade, representatividade, preconceitos, feminismo e outros temas atuais. No livro ela aborda tudo isso de forma bem informal, conta detalhes de sua vida pessoal, sobre suas dúvidas, julgamentos, quando ela "descobriu" (entre aspas, porque ela sempre foi, só não conseguia visualizar e nem se aceitar) que na verdade era mulher, mas por causa da sociedade preconceituosa tentava de todas formas não se aceitar, na verdade nem se enxergar.
“Vamos deixar as pessoas serem felizes do jeito que elas são de verdade?”
Amanda nasceu em Gravataí no Rio Grande do Sul e lá passou maior parte da sua vida, como era cidade pequena, sempre ouviu que homem não podia gostar de homem, ou se gostasse, não podia se vestir de mulher. E isso sempre corroeu a Amanda por dentro, mas uma hora se libertou... Não adentrarei em detalhes sobre a vida dela, porque ela fala muito nos vídeos e no livro nós temos muitas informações sobre.

O livro bem informal e parece que a gente está assistindo aos vídeos da Mandy, o que é ótimo, já que ela aborda temas as vezes pesados e tensos, mas ela consegue a proeza de deixar as coisas mais leves, com o seu jeito.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesse livro, além de ver a Amanda quebrando aos poucos o preconceito com os outros e o medo que ela tinha de se libertar, por conta de uma sociedade preconceituosa. Foi que ela conseguiu transmitir que ninguém é melhor que ninguém, que todos somos iguais, deixa o leitor muito comovido com sua história e com a cabeça mais aberta e com informações. Infelizmente o que mais vemos hoje é um poço de ignorância e preconceito no mundo a fora, justificam-se dizendo que é uma opinião, mas ninguém sabe como essa "opinião" pode afetar o outro. Não sei de fato como é a sensação, mas após esse livro senti uma empatia tão grande, me coloquei no lugar não só dela, mas como muitos passam diariamente e gente não deve ser nada fácil.
“Então, para que continuar vivendo em um mundo desses, que não me aceita e é cheia de gente desse tipo? Um mundo em que nunca vou poder ser feliz e que a minha felicidade é o motivo de ódio para outras pessoas? Era o que eu pensava, era o que atormentava minha cabecinha.”
Foi bacana ver também o carinho e amor que ela demonstra pelos seus familiares, principalmente com a ligação que ela tem com a mãe.

Sobre os detalhes: O livro tem várias imagens de todas as épocas da vida da Amanda, tem indicações de games e músicas. Não encontrei erros e a diagramação está ótima.

Comentário final: Eu já fiz uma postagem sobre o pré-conceito sobre livros de youtubers, que acho ridículo. Mencionei que não tinha vontade de ler nenhum, não me chamava a atenção, mas quando vi o da Mandy, fiquei super curiosa e não me arrependi. O livro é bem bacana! Não é um dos meus favoritos da vida, é um livro curtinho, mas é bem legal conhecer mais a Amanda e sobre a suas vivências.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2017/03/resenha-meu-nome-e-amanda-amanda.html

Lipe 28/12/2016

Surpreendente
Sou um pouco suspeito pra falar, eu já gostava da Mandy. Ao longo da história, fiquei super envolvido, torcendo pela protagonista, sofrendo como todo o preconceito que ela viveu. Tinha vontade de querer abraçá-la e falar: enquanto alguns zombam de ti, outros te adoram. Você não pode deixar de lutar pela sua felicidade. Li o livro todo em 2 dias. Não conseguia larga-o.

Tom 14/10/2016

Biografia de uma trans.
Amanda relata no livro, como foi sua infância, a não aceitação do seu corpo. Como foi a aceitação de sua família . Relata a transição, o pós e sua vida atual como uma Youtuber.

Léo de Cida 12/10/2016

Entendimento
Eu gosto de ler sobre a vida das pessoas, conhecer a sua história e tudo mais. Me surpreendi com o livro, sério, foi uma surpresa muito boa. De leitura fácil.
Eu recomendo muito a leitura, acho que deveria ser obrigatória a todos para compreender mais sobre o mundo trans.

Amanda Campanha - @julgandopelacapa 05/10/2016

Meu Nome É Amanda
Antes de começar essa resenha, preciso dizer que eu tinha um preconceito enorme com livros de YouTubers. Sempre pensei que seriam livros sem conteúdo e que não teriam nada para acrescentar na minha vida. Até que quatro pessoas me fizeram mudar de opinião. A primeira foi a Lorena (Careca TV), a segunda foi a Amanda (Mandy Candy) e as outras duas foram Rolandinho e Bock (Pipocando).

As duas primeiras por terem uma história realmente interessante para contar e os dois últimos por escreverem sobre o meu universo favorito: filmes. Em breve teremos resenhas de todos esse livros aqui no blog, mas vamos começar pelo da Amanda.

Para quem ainda não conhece essa pessoa maravilhosa, Amanda Guimarães é uma mulher transexual brasileira que ganhou voz e representatividade com seu canal no YouTube, o Mandy Candy.

Desde então ela vem conquistando cada vez mais conquistando mais inscritos, espalhando muito amor, ensinando mais sobre a transexualidade e dando beijinho no ombro para o preconceito.

Seu livro "Meu Nome É Amanda" foi lançado recentemente e conta diversas experiências que ela já passou. Ela conta desde sua infância em Morungava, no interior do Rio Grande do Sul, até a sua transição.

O assunto é polêmico e complicado. Infelizmente a grande maioria da sociedade ainda é preconceituosa e não consegue entender os motivos que levam uma pessoa a ser trans e passar por todo o processo de redesignação sexual.

A Mandy sabe muito bem disso. Ela conta casos de preconceito sofrido por ela no ambiente de trabalho e até mesmo por alguns parentes. Situações que são capazes de deixar qualquer pessoa indignada só de ler, não consigo nem imaginar como seria sentir isso na pele.

Por outro lado, é super interessante ler e perceber que como o apoio da mãe e dos irmãos foram super importantes em todo o processo. Eles entenderam, aceitaram e defenderam a Mandy como ela realmente é e em momento algum ofereceram empecilhos para a felicidade dela. Infelizmente, esse apoio da família é um privilégio de poucos e também um pilar importantíssimo na vida de quem passa pela mudança que a Amanda passou.

Apesar do tema denso, o livro tem um linguagem super leve e às vezes até mesmo coloquial e fica claro que a Mandy colocou sua personalidade nele. Inclusive é impossível não escutar a voz dela enquanto lê.

No entanto, o que mais me chamou a atenção é que depois de tudo que ela passou, todo o preconceito, todo o sofrimento, todo a burocracia que o Brasil impõe a uma pessoa trans, a Amanda é uma pessoa extremamente alegre, divertida e carinhosa. Ela não se deixou abater, seguiu sua vida, lutou para realizar seu sonho e hoje é motivo de inspiração para milhares de pessoas.

Se você gosta da Mandy ou se interessa pelo assunto, o livro dela é uma ótima dica de leitura e super acessível! Custa só R$19,50 e está disponível na Livraria Cultura e na Saraiva.

E ai, conhece a Mandy? Ficou empogadíssima com livro dela assim como eu fiquei? Ela ta fazendo turnê de lançamento, e para saber mais é só assistir esse vídeo aqui e ver a descrição também!

Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

site: http://www.sempreasquatro.com.br/

Tyff 04/10/2016

Aprendizado, crescimento pessoal e emoção, é o que essa leitura foi pra mim.
Sou uma pessoa de mente aberta, a favor do amor em todas as suas formas, e entendia um pouquinho sobre o assunto, mas a Amanda me trouxe uma visão muito mais ampla e profunda do que é realmente ser uma pessoa trans.

Uma história para se emocionar, chorar, sorrir, mas principalmente aprender. Uma história de superação e auto descoberta que todo mundo deveria ler uma dia e levar esse aprendizado pro resto da vida e para as pessoas ao seu redor.