A Rosa Branca

A Rosa Branca Amy Ewing

Resenhas - A Rosa Branca

Camila Lobo 01/10/2016

Resenha: A Rosa Branca (Por Livros Incríveis)
Após inúmeros acontecimentos na Joia, a substituta Violet Lasting precisa fugir se quiser sobreviver. Com a ajuda de aliados preciosos de dentro da realeza, ela consegue escapar levando Raven e Ash consigo. Agora os três precisam atravessar cada um dos círculos até chegar à Fazenda, onde tentarão encontrar A Rosa Branca, para que possam ficar seguros sem precisar fugirem. Durante o caminho, descobrirão o plano que está sendo armado contra a realeza e que pode mudar o futuro de toda a Cidade Solitária.

“Substitutas não são meninas bobas que podem ser compradas e vendidas, tratadas como animais de estimação ou peças da mobília. Somos uma força a ser reconhecida e respeitada.”

Se em A Joia havia uma grande rede intricada de segredos fofocas e intrigas, pelo fato de Violet estar inserida no meio da realeza como substituta, A Rosa Branca tem uma pegada totalmente diferente.
O livro já começa exatamente de onde o primeiro terminou. Logo, enquanto A Joia era mais calmo e com requintes de crueldade, A Rosa Branca tem ação do início ao fim. Com ritmo acelerado, mesmo nas poucas partes em que os personagens não estão em pleno movimento, a história é narrada de forma ágil, fluída e detalhada, mas sem perder o foco, com acontecimentos resolvidos de forma simples. Gosto muito da escrita e narrativa de Ewing, que conseguiu criar um mundo diferente e criativo, com temas que se passados para o nosso universo, são assuntos para longos debates.
Ainda assim, por mais que seja uma história rápida, de certa forma, a autora conseguiu abordar e explicar mais sobre os presságios e a Cidade Solitária, clareando a mente do leitor sobre esses assuntos e dando novos rumos pra história, fazendo com que fosse uma leitura tão empolgante quanto o primeiro livro, algo difícil com sequências.
A única coisa que destaco de ponto neutro é que muitos personagens e cenas de A Joia são relembrados no segundo volume com meras passagens. Apesar de me recordar de quase todas as pessoas e situações, algumas tive dificuldades e dúvidas se estava me lembrando certo. Particularmente, não gosto muito quando continuações contam a história toda do anterior, e mais uma vez, acho que Amy Ewing acertou ao não fazer o resumo, mas enquanto para algumas situações ela insere uma breve lembrança para ajudar o leitor a recordar, em outras ela não coloca, e foi onde tive mais dificuldade para lembrar.

Se leram a minha resenha da história anterior, devem saber que eu (maluca, como sempre), adorei a duquesa. Como Violet consegue fugir da Joia, a duquesa aparece apenas no primeiro capítulo, sendo apenas mencionada ao longo dele. Confesso que senti um pouco de falta, mas sem ela, a obra é bem mais leve que a anterior.
Entretanto, assim como alguns personagens do primeiro livro ficam de fora desse volume, muitos personagens ganham muito mais destaque e alguns outros são inseridos, de forma a suprir a possível falta de personagens. Particularmente, seleciono Garnet, Raven e Sil como os que mais gostei. E se eu não gosto do casal Violet e Ash, por outro lado, torço fortemente para que Raven e Garnet tenham um final juntos.

Novamente, o final foi frenético e com revelações que chocam. Por isso, dou a dica para que não leiam a última frase do livro, que é um baita spoiler.
Amy Ewing encerra A Rosa Branca no meio de uma cena, o que é frustrante para os leitores. Ainda assim, ela consegue fazer de uma forma que só é possível torcer para que o terceiro e último livro seja traduzido logo ou até mesmo apelar para ler o último na língua original.
A Joia foi uma das minhas melhores leituras de 2015, e A Rosa Branca foi arrebatador, tornando-se também, uma das minhas melhores leituras de 2016. É uma série must read.

“Escolher o que eu quero: escolher é liberdade, Violet.”

Sobre a série:
A Rosa Branca é o segundo livro da trilogia Cidade Solitária, que já conta com A Joia. O terceiro livro, The Black Key, será lançado no início de outubro nos EUA. Não há previsão de lançamento no Brasil.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/09/resenha-rosa-branca-amy-ewing.html#more
Hemy Gomes 02/10/2016minha estante
Como assim você ama a Duquesa? Eu tenho um ódio profundo por aquela mulher

Camila Lobo 02/10/2016minha estante
Acho ela uma personagem muito bem construída, e por mais que suas atitudes sejam as mais escrotas de todas, é bem interessante de imaginar a mente dela hahaha

Cristiane Santos 04/10/2016minha estante
Adorei sua resenha! Que bom que nao fui a única que simpatizou com a duquesa rs.

Camila Lobo 04/10/2016minha estante
Muito obrigada, Cristiane! Então, somos um grupo pequeno, mas acabei gostando da duquesa, por mais que ela seja uma péssima pessoa hahaha

Karlinha 08/05/2021

Mais magia do que distopia
O segundo livro da série A CIDADE SOLITÁRIA.
Eu li o primeiro chamado A JOIA há um bom tempo, tanto que eu não me lembrava de muitos detalhes, mas mesmo assim consegui aproveitar a leitura. Esse livro é super fluido e rápido de ler, seus capítulos são curtos o que me agrada muito. No primeiro livro percebi muito da distopia, leitores que gostaram da série A SELEÇÃO iriam amar essa também, mas já no segundo a magia aflorou mais e tivemos mais explicações sobre sua origem, algo que amei muito.
Boa parte da história é sobre a fulga de Violet e seus amigos da Joia e sua organização para começar a revolução.
O final é muito instigante, acaba bem no clímax dos fotos e me deixou louca pra saber o desenrolar dele, mas infelizmente o terceiro livro não foi lançado no Brasil e nem sei se será ainda, porque a série já é meio antiga.

suuhguedes 23/12/2016

Amei!
Assim como no primeiro livro, eu devorei o livro. A história é realmente muito envolvente e imprevisível. O final foi absurdamente irritante: porque parar a história assim? Ansiosa pela continuação!

princessofelfhame 25/02/2022

eu amo esse livro
"É nossa ilha! Eles a tomaram de nós, assassinaram nossas ancestrais e se declararam donos da ilha. [...] Mas nós não morremos. Não conseguiram nos matar e chegou a hora de pagar pelo que fizeram."

maria20514 20/09/2021

Faz um bom tempo que li o primeiro livro da trilogia, então precisei relembrar algumas coisas.
"A Joia" foi um dos livros que me ajudaram a criar o hábito da leitura e recordo que havia gostado bastante. Agora que adquiri um repertório levemente maior, percebo algumas falhas, mas nada muito gritante.
Achei o livro meio corrido, senti falta de uma descrição mais detalhada em algumas partes. Apesar disso, foi leve e fluído. Foi legal reler sobre esse universo.

atainaleitora 14/09/2020

UMA ÓTIMA SEQUÊNCIA
A rosa branca é uma ótima sequência para a série de a cidade solitária, partimos do final do último livro, quando Violet e Ash são pegos juntos pela Duquesa do Lago a trama desse segundo livro é focada na fuga deles para um local seguro dentro de uma das partes da cidade e na formação de uma aliança para combater a nobreza. Violet, infelizmente acaba entendendo da pior forma que suas ações têm consequência.
Esse livro é definitivamente melhor que o anterior, Violet pondera e pensa mais antes de agir, ela finalmente entende seu lugar e o que é capaz de fazer, entende que a sua história está diretamente ligada à da cidade solitária e o que têm de fazer para liberta-lá, sua relação com Ash (o romance deles ainda não me convence) e Raven é trabalhada e aprofundada, assim como sua relação de confiança com Lucien.

Iesmin 11/05/2020

Quero o terceiro na minha mesa agora! Mesmo o começo sendo um pouco lento o desenrolar da história, gostei bastante. Vale a pena

Leticia.Sell 22/03/2023

Terminei de ler faz um tempo e esqueci de fazer a resenha, então já não lembro muito oq eu achei lakak

Só lembro que me incomodou muito o fato de todo mundo julgar o Ash, sendo que ele também é vítima do sistema

Wendy 23/02/2021

Uma boa história
Que final foi esse? Apesar de não ter sido um livro que eu fiquei completamente apaixonada eu gostei mto de conhecer a história da Violet. Fiquei com vontade de ler o terceiro mas vou esperar um pouco, até pq teria que comprar ainda (e em inglês)

Nat 03/02/2020

Violet Lasting é uma das muitas jovens compradas por mulheres da Jóia para servirem de barrigas de aluguel, já que as damas da nobreza tem um problema genético que as impedem de engravidar. Ela acaba se envolvendo com Ash, um acompanhante e ambos são descobertos. Lucien, um dos amigos de Violet e sua dama de companhia (feminino porque é um homem castrado) arma uma fuga antes que ela seja castigada, mas Violet insiste em levar Ash, que foi brutalmente punida e corre risco de morte, e Raven, sua amiga que também era uma substituta, e acaba contando com a ajuda de Garret, filho da Duquesa. Quando chegam ao seu destino, A rosa branca, Violet descobre mais sobre os seus poderes e sobre uma sociedade secreta que começou a agir para acabar com os abusos da Jóia.

Esse livro foi bem... morno. Todo segundo livro é o intermediário, e a história uma vezes é rápida, outras não. Foi o caso desse livro. Mais da metade do livro fala da fuga de Violet, Ash e Raven. Foi minha parte favorita porque o clima de tensão é constante. Somente depois que eles chegam na Rosa branca, e Violet começa a descobrir mais sobre a história do lugar e sobre seus poderes, que a história fica devagar. Mas o final... foi daqueles que você precisa ter em mãos logo o livro seguinte. Apesar de ser como eu esperava, consegui ficar bastante ansiosa. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/01/a-rosa-branca-amy-ewing-dll-2020.html

Kivialatuque 11/10/2021

Aí meu coração
Final perfeito é esse ! Ainda bem que esse mês sai o terceiro livro finalmente e é lógico que vou comprar.
Garnet continua um lindo!

leitoraintergalactica 12/09/2020

Surpreendente
Devo começar dizendo que terminei minha primeira leitura pelo Kindle e já quero ler outros. Tiveram alguns problemas na diagramação, mas a experiência foi muito boa.

Eu amei o livro. Mesmo ele não tendo nada de novo e inédito, alguma coisa nele faz com que eu me apaixone cada vez mais pela história. Essa sequência superou minhas expectativas, com a autora continuando com seu ritmo de escrita, que é fluida e não tem enrolação. E, como já aconteceu no primeiro, o final nos deixa sempre querendo mais, com um plot que foi muito bom.

Os únicos pontos negativos foram a quantidade de tempo que se arrastou a fuga deles, durando até um pouco depois do meio do livro, o casal principal que ainda continua um pouco sem graça, e o Garnet não tendo muito espaço na história.

Esse livro foi melhor que o primeiro e não decepcionou, recomendo para todos que já leram o primeiro. Bom lembrar que ele está gratuito para quem tem o Amazon Prime.

giu_f 20/04/2022

Demorou, mas foi bom
Confesso que levei um tempinho para começar a ler esse segundo livro dps do primeiro, o início é um pouco massante, até mais ou menos a metade tive que ir empurrando a leitura com a barriga, mas depois do meio começa a ficar mais dinâmico e então a leitura ficou fácil. Depois que passa da parte lenta da leitura, ela se torna bem prazerosa e rápida, então finalizei o livro sem muotas dificuldades. Acho que o início poderia ser um pouco mais acelerado, pra facilitar a leitura, mas mesmo assim no final valeu a pena porque o final foi um pouco chocante e me deu vontade de ler o terceiro livro logo em seguida.