Xadrez Vitorioso Aberturas

Xadrez Vitorioso Aberturas Yasser Seirawan

Resenhas - Xadrez Vitorioso Aberturas

Rafa 20/04/2023

Início do repertório de abertura
Meu primeiro livro sobre xadrez.
Apesar de ter uma introdução muito interessante, confesso que nos capítulos onde apenas os movimentos das variantes eram descritos, me perdia um pouco, pois nem todo movimento apresentou diagrama. Mas pode ser por eu não ter tanta experiência com livros deste tipo.

Entretanto, nos ataques e defesas que eu já havia praticado, achei muito interessante ver os comentários do autor, por trás dos principais lances.

Na medida em que for subindo de nível, pretendo ler os demais livros da série Xadrez Vitorioso do autor Yasser Seirawan.

Marcos.Leandro 17/04/2015

o livro é até bom mas o começo é muito chato

não gostei desse livro Yasser Seirawan até me parece ser um bom enxadrista, do meio para o final do livro percebe-se boas estratégias na abertura que realmente pode fazer toda diferença no desenvolvimento e conclusão do jogo.

porém os primeiros capítulos do livro e muito chato e monótono, creio de ninguém esta interessado nas aberturas fracas que o autor fazia, isso é muito chato um enxadrista busca um bom conteúdo desde o momento que começa o livro, pois a primeira impressão ( os primeiros capítulos) é o que fica.

pois mais que o livro tenha até conteúdo achei desnecessário pelo menos umas 100 paginas desse livro principalmente o começo
Anderson 07/11/2015minha estante
Não acho que seja chato e monótono. Acho até divertido a maneira como o autor conta o seu início no mundo do xadrez, as suas primeiras partidas e como ele foi percebendo os primeiros erros.

Bano 25/12/2021minha estante
Só posso concluir que, se achou chato e monótono, então xadrez não é sua melhor opção. Talvez o xadrez sirva-lhe para passar o tempo com alguns amigos, nada mais que isso.

A questão é: como encontrar tempo disponível para estudar xadrez de forma séria? Claro que aqueles que nasceram com cérebro mais desenvolvido não acharão tedioso nenhum livro que ensina a jogar xadrez e irão ter progressos muito mais rápidos, alguns raros poderão se tornar Grandes Mestres.

Seirawan optou por iniciar o livro exibindo suas primeiras partidas, nada de errado nisso. O que me deixou pasmo foi constatar os lances simplórios que ele realizava naquela época de aprendiz. Parece que ele nunca tinha lido um livro de xadrez. Como alguém que viria a se tornar Grande Mestre podia jogar tão mal? Então pensei: se eu, que sou mero enxadrista mediano, nunca fiz jogadas tão estúpidas ao iniciar meus estudos de xadrez e continuo a ser enxadrista mediano (ELO por volta de 1450) após mais de 30 anos estudando, o que me impede de evoluir e ser também um Grande Mestre? Provavelmente nada. Basta dedicação nos estudos e perseverança sem limites. Mas aí esbarro na falta de tempo e estudos errados, sem dar continuidade. E jogar mais, muito mais.

Seirawan faz uso de comentários jocosos enquanto explica os lances errados que praticava naquela época, e foi isso que manteve meu interesse pela leitura. Se ele tivesse utilizado um texto sério e sem humor, provavelmente eu ficaria entediado e pularia essas páginas iniciais, ou até abandonaria a leitura. Por enquanto estou apenas na página 25, ainda falta muito para ler, apreciar e aprender com esse Grande Mestre.

Marcos, vc escreveu "até me parece ser um bom enxadrista". Entendi errado ou vc quis mesmo afirmar que Seirawan parece ser bom enxadrista? Parece? Ora, ele é um Grande Mestre, venceu até Garry Kasparov. O que mais deseja além disso?

Yppon 01/01/2022minha estante
Bom eu achei um livro interessante estou na página 40, ele é um grande mestre do xadrez, venceu diversos enxadristas de grande nome, você dizer que ele parece um bom jogador é até uma falta de respeito, bom eu quero melhorar meu xadrez, pois, sou um jogador de fraquíssimo nível e acho que estudo o xadrez da forma errada, espero que um dia encontre o auxílio e o ensinamento correto para extravasar meu desenvolvimento no xadrez.

Kalebfranco 31/10/2012

Parei de ler pois é um pouco cansativo. O livro em si de principio conta as primeiras partidas amadoras de yasser
Bano 25/12/2021minha estante
Já experimentou ler XADREZ BÁSICO, do Dr. Orfeu D'Agostini? Não terminei de ler o livro e faz muitos anos que não abro esse livro, mas até hoje não li ninguém criticando o livro. Eu amei as poucas centenas de páginas que li. Existe PDF desse livro na web. Recomendo.