Sobre o Político

Sobre o Político Chantal Mouffe

Resenhas - Sobre o Político

Sumaya 29/06/2021

É um livro incrível, principalmente para os pesquisadores da democracia e política. Ela trata de outras diversas teorias até tecer comentários acerca de sua teoria da democracia radical. Além disso, o cerne da questão para Chantal são os agonismos, uma vez que, a essência democrática antagonista (versões opostas, significa, automaticamente, a exclusão de uma das polaridades). Um livro essencial de ser lido!

Ego 25/06/2021

Texto claro, objetivo e de fácil compreensão.
No momento em que se discute a ideia de terceira via, Mouffe mostra os riscos de se desconsiderar a natureza passional e conflituosa da política. Ao enfraquecer as fronteiras entre direita/esquerda, partidos que deveriam assumir posições firmes, tornam-se cada vez mais homogêneos e dissociados de uma sociedade ansiosa por ver suas demandas legítimas atendidas.
Ao contrário do que se propaga, esse consenso entre partidos tende a enfraquecer a democracia ao estabelecer um ambiente artificialmente saneado dos "extremos" onde o debate perde o seu caráter original de promoção de divergências transformando a política num espaço neutro de pautas únicas e excludentes.

karinna adad 08/10/2020

O primeiro aspecto que torna Sobre o político instigante é imaginar como uma teórica de esquerda escrevendo sobre democracia pode concordar com Carl Schmitt, um conservador de direita mais do que social-democratas ou até mesmo marxistas. Professora de teoria política, Chantal Mouffe propõe pensar os caminhos para uma sociedade democrática dentro da lógica neoliberal que domina grande parte do mundo. Para isso, ela pontua que as soluções atuais trazidas pela esquerda, pela centro-esquerda e pela direita são insuficientes, quando não, equivocadas.
A obra escrita no período em que a socialdemocracia de Tony Blair substituía o thatcherismo na Inglaterra sob a bandeira de combater o ultraliberalismo do governo anterior mostra porque o efeito foi o oposto e como isso explica a ascensão de conservadorismo de Boris Johnson. O caso da Inglaterra é alegórico e serve para entender o crescimento da direita populista nos maiores países do mundo, inclusive no Brasil.
Apesar de ser um livro sobre teoria política, no qual a autora dialoga bastante com outros teóricas, Chantal apresenta muito bem cada teoria com a qual discute, de modo que mesmo quem não tem familiaridade com os demais autores vai poder compreender as críticas contidas em Sobre o político.
Foi uma das melhores leituras feitas esse ano e me surpreendeu bastante a clareza e lucidez da autora, a qual não conheciam. Recomendo o livro ainda mais porque têm ideias verdadeiramente ousadas e coerentes ali.