The Three-Body Problem

The Three-Body Problem Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Rodrigo Barros 27/05/2024

Humanidade
O primeiro de uma trilogia de ficção científica escrita pelo chinês Cixin Liu, que nos envolve através da crônica diante da marcha humana em direção aos confins do universo, ou ainda, da marcha de seres extraterrestres para a Terra. Trata-se de um sci-fi do tipo hard, extremamente técnico e com alto grau de embasamento científico, histórico, político, filosófico e até do mundo virtual que resgata o frescor e tempera o estilo do gênero.

Com um enredo que primeiramente nos leva ao final dos anos 1960 com uma passagem brutal da Revolução Cultural que devastava a China inteira, sendo este, um dos primeiros aspectos a se chamar atenção. Bem longe de ser uma propaganda comunista ou mesmo anticomunista, o autor nos leva mais próximo de uma representação pessoal do que foi este momento em sua vida quanto do que foi esse período para a história do país e como impactou suas vítimas. Vale ressaltar que, todos os acontecimentos da narrativa, neste volume, têm como estopim a escolha de uma pessoa que não acreditava mais na humanidade.

A estrutura da narrativa segue fluindo bem com as transições entre flashbacks e os acontecimentos atuais (cerca de cinquenta anos depois). O autor muito bem encaixa revelações do passado com o cuidado de não comprometer o mistério. Embora temas como fanatismo, radicalização, religiosidade, meio ambiente e a condição humana sejam abordados nas discussões entre os personagens, a narrativa, por vezes, enfatiza principalmente a conspiração, o que torna seu quebra-cabeça mais cativante.

Com longos trechos de "aula" técnica de tudo que entendemos e até do que não entendemos em diferentes áreas da ciência, passando por astrofísica, nanotecnologia e física quântica, Cixin Liu soube ser didático e ainda nos convida a "brincar" em um jogo de virtual. É muito provável que o livro atraia até leitores de fora do universo da ficção científica.

Rodrigo1185 27/05/2024

Excelente livro. Intrigante e revelador de uma cultura tão distante da nossa. Não bastasse isso, ainda há um roteiro carregado de mistérios e revelações que te fazem passar cada página com mais curiosidade que na anterior.

Sergio 27/05/2024

Iniciei a leitura de "O Problema dos Três Corpos" após assistir aos primeiros episódios da série. Como de costume, a adaptação é bem diferente do livro, principalmente os personagens, mas introduz outros elementos que achei até melhores do que na obra original.

Vou continuar a leitura dos três livros antes de voltar a ver a série, para evitar mais spoilers.

Recomendo a leitura para qualquer pessoa que goste de mistério e ficção científica.

Anderson Galeno 24/05/2024

Fiquei impressionado como a história é criativa e bem realizada. O gênero é muito muito difícil de acompanhar porémnãoéimpossível. Mas para quem tem mais familiaridade com conceitos da física, a leitura é ainda mais prazerosa.

Luiz.Guilherme 24/05/2024

Que ficção sensacional
O desenrolar da crise tratada no livro é instigante. A construção do clímax foram sensacionais e a cada página você não quer parar de ler.

Erick 23/05/2024

Divergência?
Para mim, a noção central do livro "O problema dos 3 corpos" é a divergência e a contradição. Um livro que vai muito além da ficção científica, tratando sobre temas complexos, como política e filosofia. Me chama a atenção a noção de humanidade e a falsa ideia de unicidade, o que nos faz refletir sobre conceitos que podem ser visto como imutáveis. O que torna um ser humano genuinamente humano? O que é humanidade?

A partir do olhar do Outro, olhamos para o eu. O que nos torna humanos?

Me incomodou um pouco a visão de ciência, como se esta se desenvolvesse em etapas fixas e estanques. Não acredito que seja dessa forma: a ciência é possibilidades. Fazer ciência é escolher a partir de um mundo concreto que já nos é dado; mas que também o produzimos e o construímos.

O fim do livro foi mais chatinho para mim, acredito que por gosto pessoal mesmo: prefiro a discussão política e social do que a física.

Livro muito bom, me prendeu do início ao fim.

Thaís 23/05/2024

Surpreendente!
Primeira ficção científica chinesa que leio, e mesmo sendo uma pessoa completamente "de humanas" e com muita dificuldade de entender física e matemática, consegui compreender o objetivo do livro. Ele aborda não só a física e suas leis e teorias, mas a comunicação, o comportamento da humanidade, e como as pessoas lidam com a fé (em qualquer coisa). E no final, a única coisa capaz de nos salvar enquanto humanidade, é realmente a ciência.

As reflexões que o autor faz sobre as consequências da evolução humana e como lidamos com elas, e o que o futuro nos guarda são excelentes.

Aguardando ansiosamente minhas férias chegarem para poder completar a trilogia sem que as responsabilidades da vida adulta me atrapalhem.

Flávio 22/05/2024

Uma ficção científica maravilhosa
Há muito tempo eu não havia lido um livro que me prendesse do início ao fim! "O problema dos três corpos" é um livro eletrizante do início ao fim! Li esse calhamaço em menos de um mês.

Luisa Pup 20/05/2024

Talvez eu não tenha entendido
Para falar a verdade terminei o livro com suor e sofrimento: levei 3 semanas para terminar as 316 páginas desse livro, o que normalmente me levaria não mais que uma semana. Continuei lendo e lendo mas a real é que tenho a sensação que não entendi nada, se alguém me pedisse para contar a história, acho que nao conseguiria.
2,5 estrelas pq tem passagens e parágrafos de reflexões interessantes.

Samuel767 20/05/2024

Ficção científica de alto nível
O livro começa com a Revolução Cultural na China na década de 1960 e os a partir de então desdobramentos na personalidade e atos dos personagens.

Em meio à guerra fria a China entra na disputa por avanço tecnológico e uma cientista toma uma decisão com base em sentimentos solidificados por anos de ódio e ressentimento gera um problema para a civilização humana com uma possível invasão alienígena. Não quero dar spoiler, então não vou me aprofundar na história.

A narrativa é recheada de informações científicas como matemática, física, astrofísica e química. O leitor não precisa entender desses assuntos para acompanhar a história. Mesmo o autor é muito bom nisso, alguns podem achar difícil. Mas para aqueles que tem um pouco de conhecimento desses assuntos a leitura fica ainda mais prazerosa.

Fazendo agora uma análise dos personagens, que é algo que gosto bastante, Cixin Liu não trabalha a descrição física deles com muita ênfase, mas em seus diálogos e ações percebemos como cada pessoa é moldada pela sua história.

Ótimo livro! Recomendo a todos que gostam de uma boa ficção científica e de uma boa escrita.

Saava 19/05/2024

A sinopse não deve ser lida.
Primeiro eu preciso dizer que tive duas experiências de leitura com esse livro. Uma crua, e outra depois de entender os conceitos científicos, na medida do possível né, uma leitura em português e outra em inglês. Foram experiência muito diferente mas no final eu sai delas com o mesmo sentimento:

É um livro com mais conteúdo que propósito.

O livro é quase um suspense e a maior parte das resoluções dos mistérios esta na sinopse do livro?

Em inglês o livro é muito mais fluido e parece mais dinâmico, a tradução em português está muito maçante. As explicações dos conceitos técnicos são feitos da forma mais complicada possível, por algum motivo que eu não entendi. E a maior parte das explicações vem através de pausas no enredo, nas são pensamentos ou ações dos personagens. Não soam natural.

O anti comunismo é pesadíssimo aqui, o que até soam engraçado (?) em alguns momentos.

O livro vale a leitura apesar de todos os defeitos.
alyssoncrv 22/05/2024minha estante
Da pra prever que rola anticomunismo pesado já na sinopse, tive esse sentimento de cara kkkk

Erika 18/05/2024

Aquele livro que te deixa vidrado...
Procurei a leitura e o autor após ver a série da Netflix e ficar fascinada com o conceito central do problema dos 3 corpos.
Para a minha surpresa, muita coisa foi adaptada para a Netflix de forma diferente, mas o conceito geral está todo lá.
Os detalhes da história e dos personagens enriqueceu muito mais a minha visão da história

Com certeza é um dos livros que mais me deixou absorta, de uma forma que me fez até esquecer da realidade ao meu redor enquanto lia. Quando fechava o Kindle, era como se minha mente continuasse no cenário do universo e dos trissolaris

Apesar do anticomunismo explícito, é uma história muito interessante que combina diversos elementos (vida extraterrestre, o problema de n corpos, a teoria da floresta negra, questões políticas, humanas e religiosas) de forma impecável! o Autor amarrou tudo muito bem e quanto mais você vai chegando no final do livro, mais parece que a história vai "crescendo" te deixando ansioso para ler cada vez mais e mais.
estou empolgada para ler os próximos livros e ficar cheia de curiosidade para pesquisar mais conceitos científicos que são citados no meio da ficção!

Guilherme 18/05/2024

Como a primeira ficção científica chinesa que eu li, foi difícil passar as primeiras páginas, mas com o tempo fui acostumando com o fluxo de consciência e com a passagem do tempo.

Embora tenha bastante propaganda anticomunista, gostei bastante das reflexões trazidas no livro. A parte científica me empolgou como alguém "de exatas" que gosta muito de física, até mesmo a parte que é imaginativa se conecta bem com o conhecimento que temos da realidade.

Vale a pena a leitura, o livro me prendeu bastante e me fez querer conversar sobre ele com outras pessoas. Meu receio agora é assistir a série e me decepcionar.