Poemas negros

Poemas negros Jorge de Lima

Resenhas - Poemas Negros

booksdalaus 28/02/2024

Poemas negros
Seleção inédita da obra de Jorge de Lima, um dos poetas mais importantes do modernismo brasileiro.
Esta seleção permite um olhar panorâmico sobre a diversificada obra de Jorge de Lima, poeta que percorreu de forma única os caminhos da poesia brasileira ? do início parnasiano, passando pelo verso livre, as experimentações com o soneto, até a épica-lírica de "Invenção de Orfeu".
O ritmo e a capacidade de evocar imagens são marcantes na obra do poeta. Mas não se pode esquecer seu profundo senso de responsabilidade humana: o olhar atento para a realidade do povo, do negro e da desigualdade social. Outro aspecto importante é a densidade mística, resultante de uma forte religiosidade. Por trás da complexidade de seus versos, revela-se uma poesia absolutamente singular e sedutora.

Poesia na Alma 26/05/2023

Indico o físico
Li a versão e-book pela Biblion, acredito que a experiência teria sido mais confortável se fosse o livro físico.

KiraLunna 13/01/2023

É sempre difícil avaliar um livro de poemas por que ele traz uma coletânea muito diversificada de possibilidades... Muitos dos poemas desse livro são bons, alguns nem tanto, e outros são maravilhosos!

Anaclaradomin 13/03/2022

Meu Deus que incrível!
Eu adorei!
Com toda certeza o meu poema favorito foi "Olá Negro" (página 106).Foi um poema que vai ficar marcado no meu coração e na minha mente para sempre, eu chorei e me emocionei com o tanto de sentimento disposto nesse poema.
Super indico, um clássico com muitos elementos culturais do nosso Brasil???

Camila Borges 02/08/2020

Bom livro!!
"Apanhavas com vontade de cantar, choravas com vontade de sorrir,
com vontade de fazer mandinga para o branco ficar bom, para o chicote doer menos, para o dia acabar e negro dormir!" (pág 108)

Não leio muito poesia, mas gostei do livro. Alguns poemas achei difícil de entender, mas a maioria é bem legal.

Kiam 18/10/2018

Panorama do trabalho de Jorge de Lima
Nesse livro é possível ver as mais diversas abordagens de Jorge de Lima na temática afro-brasileira (obs: o autor era Branco e seu pi senhor de engenho).

Em alguns poemas os negros são tratados como exóticos, de maneira animalizada e sexualizada, demonstrando certo preconceitos e afastamento deles. Isso é possível ver em poemas como ?Essa negra fulô?, ?Xangô?, ?cantigas?

Em outros poemas é perceptível a aproximação do autor para com os negros, demonstrando empatia e interiorização, como no poema ?História?, que conta a trajetória de uma princesa africana aprisionada e trazida para o Brasil, passando pelas mais diversas dificuldades, desde estupros seguidos até ter seus dentes quebrados devido ao ciúme da senhora.

Ademais, Jorge de Lima mostra sua formação pessoal em meio ao multiculturalismo que viveu, sendo, dessa forma, uma metonímia da formação do povo brasileiro, como é possivel ver no poema ?democracia?: mostra a influência do ideal de democracia cultural e racial defendido por Gilberto Freyre. Contudo, essa mesma ideia apresenta contradições em diversos outros poemas, aludindo aos negros como ?símios? (macacos) e mostrando diversos outros preconceitos.

Outros elementos fortes nos poemas são: o ritmo e musicalidade dos versos, a religiosidade, a infância, o nordeste.

Vale a pena a leitura! Não deixem de ler o poema ?Olá, Negro!? Muito bonito!

Júlia 06/01/2017

Massa
O livro é bom, algumas poesias realmente são interessantes e contém críticas relevantes à sociedade contemporânea, apesar de não ser um livro contemporâneo.
Eu não sou uma grande fã de livros de poemas, acredito que por esse motivo não dei mais estrelas ao livro.