Phantasia

Raphael Miguel
Lucas Brasil

Resenhas - Phantasia

André 24/10/2018

Eu esperava mais - BEM MAIS - dessa antologia. A maioria dos contos me pareceu bem raso, teve muita coisa mal escrita, e tantos erros de gramática (demonstrando que não passou por revisão profissional ou semi-profissional, que seja) que eu quase desisti de ler.

As minibiografias dos autores estão tão fora de um mínimo de padrão, que parece que a editora ou o organizador quiseram dar mais espaço para uns autores do que para outros, ainda que eu imagine que simplesmente deixaram livre para que eles mesmos escrevessem.

Felizmente, houve esse punhado de contos que gostei (algum deles com alguns erros de gramática, como falei, mas não em quantidade que me irritasse):

"O sofrimento de Sara", de Thiago Lee
"O Gávea Lunar", de Dêner B. Lopes

Morgana Brunner 01/06/2017

Phantasia: Contos Fantásticos
Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com o autor Raphael Miguel, estava bastante animada para realizar a leitura e fiquei impressionada por recebê-lo, foi uma grande surpresa para mim.
É a segunda obra que tenho dessa editora e fiquei bastante contente em conhecê-la melhor.

Phantasia é um livro cheio de contos de fantasia, no começou fiquei pensando quais diversos assuntos que seriam abordados, aliás esse mundo literário é imenso e assim tive grandes surpresas. São diversos autores que procurar trazer a nossa literatura nacional de uma forma mais clara e única, é como se explodisse algo e nos revelasse um tesouro.

"Quando ficamos mais velhos, eu e as crianças deixamos as histórias e brincadeiras para os mais novos. Já estava em tempo de nos casarmos e darmos prosseguimento à família." Pág. 135

É durante diversos contos que nos vimos encantado pela nossa rica literatura nacional atual, busquei para saber sobre mais os autores presentes nessa antologia e tive algumas surpresas, pois já o conhecia de outros lugares e mantinha contato, foi maravilhosa essa experiência. Phatasia traz cada surpresa impossível de não nos fazer ficar impressionado.

Para a nossa grande surpresa e felicidade encontramos o conto do Raphael “O Redentor do Inferno” no qual de início procura trazer um grande suspense e até mesmo surpresa para o leitor, não conhecia esse lado tão diferente em relação a fantasia e sei que vocês iriam gostar bastante, traz o personagem Fowler que realizou uma visita a Dracolan, a Terra dos Dragões.

"Certa vez lhe disseram que pelo menos uma vez na vida ele devia fazer algo perigoso e que desafiasse o comum monótono. Alguma coisa que proporcionasse adrenalina - uma aventura digna a ser narrada para crianças em dias insone." Pág. 331

Sendo assim, com a sua visita causa uma ira incomum nas pessoas que estavam moravam naquele lugar, Fowler não era tão bem visto por todo seu histórico, nada muito agradável que faria com que as pessoas fossem seus amigos e os admirassem com destreza e respeito, não estavam mais contentes com seu rei e nesse momento seria a hora de fazer a revolução e até diferença para que todos tivessem um futuro melhor e uma convivência.

O que falar de um livro que já quero levar para a vida? Foi assim que tive a primeira experiência referente a essa antologia, fico grata por tê-la na minha estante. Phantasia é um livro de nos fazer ir a loucura, com dragões, guerras e magos. São tantas características que chega a ser difícil de escolher apenas um e dizer é meu favorito.

O do Raphael conseguiu me conquistar só por causa do fato de ter dragões, são um dos meus animalzinhos favoritos, então com toda certeza seria um dos meus favoritos. Como sempre, soube dosar e organizar as cenas de forma que não iriam prejudicar a leitura, trouxe o mistério e o suspense para nós leitores.

A edição está bem trabalhada e a diagramação impecável, as folhas possuem desenhos e ilustrações a cada troca de capítulo, com peculidariedade, não encontrei nenhum erro ortográfico durante a leitura. Realizei a leitura de forma rápida, apenas demorei uns minutos a mais porque dependendo do conto era detalhista demais, mas nada que prejudicasse.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/05/phantasia-contos-fantasticos.html

@blogleiturasdiarias 22/02/2017

Resenha | Phantasia
Foi muito bom ler essa antologia que nos traz 24 contos fantásticos. Podemos ver que a nossa literatura é riquíssima e deve ser explorada. Com um amplo leque de opções dentro do gênero, desde aventuras medievais, até os dias atuais com pequenos toques de magia, Phantasia é um livro que irá agradar todos que gostam — como o próprio título diz — de fantasia.

Uma grata surpresa ao me deparar com tantos contos nacionais bons. Quando temos um volume que pode trazer uma ampla visão de um mesmo tema, esperamos encontrar altos e baixos na escrita ao decorrer da leitura. Mas aqui, isso não acontece. As pequenas histórias tem um andamento que te faz ler já com expectativas altas, e quando chegamos nas linhas finais de cada, temos as expectativas bem atendidas ou nos surpreendemos positivamente. E isso é bom porque o gênero pede, demanda isso, um olhar diferenciado, novas ideias e propostas.

É também gratificante ver tantas vertentes sendo usadas. Não espere um conto ser repetido de maneira igual. Com finalidades diferentes, é aberto um novo olhar dentro do enredo escolhido. E eu mesmo gostando já da categoria, vi e li coisas novas que não esperava e que são muitos boas. Ler situações repetitivas cansa, entretanto essa diferenciação fez com que tivesse mais vontade de ler o próximo, afinal não sabia o que poderia vir.

E por incrível que pareça, apesar de amar narrativas medievais e — encontraremos várias aqui — os que mais me agradaram e me marcaram, foram os que passavam-se nos dias atuais. Utilizando-se de subterfúgios mágicos, vemos isso ser trazido para nossa realidade de uma forma magnífica. Dentre eles temos os contos: Não é Humor, Glitch, Monte Carmim e A Gruta Azul que mais destacaram-se no meu ver. Também um que se utilizou de alguns elementos de contos infantis, A Toca dos Chapéus me conquistou. Literalmente tenho que tirar o meu chapéu para ele.

"Em meio à minha loucura, ouvi um trovador dizer: — Vermelho é a cor da paixão, é a cor do amor, mas também é a cor da tragédia." pág. 178

São 24 autores brilhantes, que fizeram com que esse volume fosse gratificante, afinal 24 autores nacionais, escrevendo magnificamente, mostra que nosso país tem muita coisa boa escondida por ai. É uma leitura rápida, afinal pode-se ler os contos de forma separada, aos poucos, ou de forma conjunta, que não te cansa. Mesmo com narrativas e escritas diferentes, temos uma ritmo, uma cadência de fluidez em todo o decorrer.

Na parte física, a capa é uma escolha ótima, adorei todos os detalhes colocados, a diagramação está ótima junto com as folhas amareladas desenhadas no início de cada conto, além da parte final da folha ser também diferenciada. Gostei do que a editora fez em questão de apresentar um trecho de cada escritor, ou seja, conhecemos um pouco mais sobre eles e a revisão, contém alguns erros, todavia que não atrapalha o entendimento nem a leitura. Em geral é um ótimo livro para adquirir e dar de presente.

Para a obra em geral dou nota 5 porque ele atende nosso mercado de leitor com perfeição. Serve para aqueles que querem começar no mundo fantástico e não sabe por onde, para aqueles que já gostam e querem algo inovador, e para aqueles que gostam de nacionais.

site: http://diariasleituras.blogspot.com.br/2017/02/resenha-phantasia-rouxinol-editora.html