Odd Thomas

Odd Thomas Dean Koontz

Resenhas - Odd Thomas

Tati 26/11/2009

Surpreendente!
Confesso que quando ganhei Odd Thomas pensei que o livro não fazia muito o meu estilo, pois minha verdadeira paixão são romances! Demorei um pouco mais que o meu normal para lê-lo, pois o trabalho anda me consumindo totalmente, afinal final de ano é sempre assim...

Então vamos ao que interessa:

Odd Thomas é um garoto (nem tão garoto assim!)um pouco estranho, pelo menos ele se considera assim. Isso porque ele consegue ver e se comunicar com os mortos. Além de ver fantasmas que precisam de ajuda para encontrar a luz, Odd também vê bodachs, ou seja, sombras demoníacas que ficam rondando as pessoas que estão correndo algum perigo de morte, para poder roubar-lhes sua energia. E é numa dessas aparições de bodaches em massa que Odd se dá conta que algo de muito ruim está para acontecer em sua cidade, Pico Mundo. Além dessa vida sobrenatural completamente esquisita, como já diz seu nome(ODD), ele ainda mantém uma relação amorosa com Stormy, uma garota que arrebatou seu coração, e que tentará fazer com que seu amado Odd esqueça os problemas em seus braços.

Gostei bastante do livro, e totalmente recomendo para pessoas que gostem de suspenses e coisas sobrenaturais!

Fiz um pequeno comentário para a GR, vou postar aqui tb.

"Odd Thomas não é só mais uma aventura sobrenatural, é uma história onde a morte leva à emoções guardadas no fundo da memória e que perseguem Odd, da mesma forma em que as almas perdidas o perseguem. Dean Koontz cria uma história surpreendente, repleta de reviravoltas emocionantes em que, muitas vezes, você se pega imaginando o que faria no lugar de Odd Thomas se tivesse que salvar sua pequena cidade de uma atrocidade. Toques de suspense, misturados com a simplicidade de um amor verdadeiro, fazem de Odd Thomas um livro fascinante, e com toda certeza você não conseguirá largá-lo antes de ler a última página!"

Elis 26/11/2009minha estante
To louka pra lerrrrrrr.......amo coisas sobrenaturais......ficou incrivel sua resenha, e o comentário pra GR ta 10...beijokas elis

Lu 21/01/2010minha estante
Estou muito curiosa sobre esse livro. Parece uma versão "boy" da série A Mediadora, da Meg Cabot.

Nandes 07/11/2015minha estante
Leio as obras do Stephen King a anos e adoro o gênero suspense/terror. É bom buscar novos autores e é isto que estou fazendo agora. Apesar de ser difícil encontrar obras maravilhosas como as do grande escritor Stephen K. Já li um do Maurício Caldeiras(visões noturnas) e da Karina Hale(Dark House), no entanto não me agradaram tanto. Este parece ser bem interessante, vou ler assim que possível. Parabéns pela resenha.

larssabonfim 27/10/2020

mergulho profundo
eu me afundei tanto nessa estória e ela se desenvolve tão bem!!! espero que a continuação seja tão boa quanto esse

Isys (baunilha) 16/01/2010

Um surpreendente prato de terror, salpicado com leves doses de humor e acompanhado pelo mais puro e verdadeiro amor. Você vai se importar e se interessar pela incomum vida que este simples cozinheiro leva, tentando ajudar os mortos a seguirem adiante e arriscando tudo para salvar sua pequena cidade de uma enorme tragédia.

Livy 12/05/2011

Um livro tenso!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

“Meu nome é Odd Thomas. Mas não sei por que você se importaria comigo ou com minha existência numa época em que a fama é o altar venerado pela maioria das pessoas.” - Odd Thomas

Com ação do ínicio ao fim do livro, mesclando humor e suspense de forma primorosa, Dean Koontz consegue construir uma fascinante estória sobre um jovem que vive entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Odd se torna um herói do acaso, de forma inesperada. Com um enorme e generoso coração, Odd conquistará o seu também. Ele conquistou o meu, sem dúvida.

Um enfoque bem interessante do livro, é que os mortos não falam, eles tentam se comunicar através de sinais, o que torna a compreensão por parte de Odd uma verdadeira "arte". Aliás, vivendo em uma cidade no meio do deserto, ele já não sabe mais se poder ver os mortos é um dom ou uma maldição, desejando, muitas vezes, poder ser normal, mas tenta fazer o que pode por essas almas que o perseguem. Algumas querem justiça, outras querem apenas atenção. Outras, entretanto, querem prevenir crimes. E é com uma desses almas, dando um aviso à ele, que a estória começa.

Odd é cozinheiro em um restaurante em Pico Mundo. Um dia aparece no local um desconhecido seguido por um séquito de bodachs (aliás, muito original o nome que Dean Koontz utilizou para denominar as criaturas) - são figuras negras e disformes, que se alimentam de medo e terror. Por isso é que ele fica preocupado. Afinal, essas criaturas aparecem apenas quando um acontecimento terrível está prestes para acontecer, justamente por se alimentarem de momentos de terror extremo.
Odd já viu essas criaturas antes, e não foram em momentos agradáveis.

Ele decide seguir o Homem-Fungo (apelido carinhoso que Odd dá ao homem misterioso). Seguindo-o até sua casa, ele descobre um arquivo repleto de reportagens de assassinos famosos, e um calendário faltando uma página: 15 de agosto, que seria o dia seguinte.
Odd então tem pouco tempo para impedir o que quer que vá acontecer. No transcorrer da trama, ele tenta descobrir um jeito de impedir a tragédia em massa que irá acontecer.

Apesar do livro ser um thriller, é um livro emocionante. Emocionante pois nos aprofundamos na história de Odd e das pessoas que fazem parte de sua vida. Não há um personagem que não tenha seus dramas e receios, o que torna a narrativa mais "profunda". Aliás, um grande mérito de Dean Koontz é sua narrativa apaixonante, com momentos marcantes e de intensidade alucinantes.
Dean Koontz, consegue nos tocar, com uma estória, além de eletrizante, sensível. É triste a trajetória de Odd, e como os acontecimentos, culminam em algo inevitável.
A narrativa de Dean é impecável, sua habilidade com as palavras é incrível. O livro se torna rápido e prazeroso de ler, nos envolvendo e instigando. E claro, o clima de suspense e a tensão no decorrer dos acontecimentos é empolgante.
A riqueza dos detalhes e descrições de ambiente , assim como, o cuidado com a descrição dos personagens é fantástica.
Os personagens criados são carismáticos e, tem personalidades marcantes. Odd Thomas, claro, é meu personagem preferido. Sua generosidade e “imenso” coração são cativantes.
Não posso deixar de comentar, também, a originalidade do autor. Apesar do livro parecer ter como tema “eu vejo gente morta”, como enfoque principal, eu diria que ele consegue ir muito além disso. O livro é uma alegoria de descobrimentos e sucessivos acontecimentos inevitáveis. O livro mostra que podemos mudar muitas coisas em nossas vidas, mas não podemos mudar nosso destino. Há coisas que simplesmente não podemos impedir de acontecer.

"Eu sei mais sobre os mistérios do universo do que aqueles que não conseguem ver os mortos vagando, mas não compreendo mais do que uma ínfima fração da verdade de nossa existência. Eu, entretanto, ao menos consegui tirar uma conclusão baseada no que sei: não existem coincidências.” - Odd Thomas

Não se engane pela capa simples, com traços de “literatura juvenil”, dê uma chance ao livro. Aliás eu arriscaria dizer, que se você gosta de um bom livro de suspense, irá adorar Odd Thomas.
É um livro que eu recomendo sem dúvida alguma. Quer ler um bom livro? Leia Odd Thomas.

O Tolo de Amarelo 20/03/2023

Pessoas invisíveis fazem falta
Esse livro deve liderar qualquer lista de melhores livros do Koontz e sou inclinado a dizer que quase superou meu amor por Fantasmas. Acredito que esse é o máximo nível de escrita do autor em todos os sentidos possíveis.

É incrível como uma boa escrita pode fazer com que os personagens vivam na sua mente por tanto tempo. Mesmo em minhas ocupações consigo ver Odd se aventurando na sua pacata cidade, tendo a maior certeza de que está usando seu dom para o bem de nós.

Os outros excêntricos - mas igualmente perfeitos - personagens da trama são de cair o queixo. Koontz nos faz engolir em seco quando nos deparamos o quão abertos são os personagens e o quanto são parecidos conosco ou com alguem que já valorizamos.

Há amor, lágrimas, fantasmas obscuros, ótimo senso de humor, tristeza, alegria, hambúrguer, fritura, compaixão, ódio e um pouco de sorvete. É um livro precioso que ampliou a distância que minhas lágrimas conseguem chegar.

Odd Thomas é vislumbrante, movido a cavalo de força tão potente que você não desgruda das páginas e explora tanto o conforto quanto o conflito do pós mundo e, acima de tudo, aquece nossos corações novamente.

Obrigado, Koontz.

Amante de livros 04/09/2022

Odd Thomas, vê e ajuda os mortos da melhor forma que pode.
Odd Thomas, um jovem cozinheiro de uma cidadezinha californiana, vê e ajuda os mortos da melhor forma que pode. Um dia Odd se sobressalta ao ver um estranho sentado ao balcão do restaurante onde trabalha: ele está cercado de bodachs, entidades que só se mostram quando algum desastre de proporções gigantescas está para acontecer. Na casa do suspeito ele encontra um arquivo sobre os piores assassinos da história e um portal para os bodachs - indícios suficientes para Odd temer um assassinato em massa. Com a ajuda de um grupo de amigos, ele se lançará em uma corrida contra o tempo para salvar os habitantes.

Esse final acabou comigo... Fiquei triste por ele...

Joao.Dias 05/10/2020

Excelente cartão de visita
Até ler um livro dele pela primeira vez, Dean Koontz era aquele autor cujas obras (na sua edição original) eu via expostas por diversas livrarias em Lisboa. Obras como FALSE MEMORY, WATCHERS e tantas outras captavam-me o olhar, mas eram tantas que era difícil escolher. Até que um dia teve de ser e a escolha recaiu sobre ODD THOMAS. (Estou em dúvida se foi mesmo este ou VELOCITY, já que adquiri os dois livros na mesma compra.)

Como primeira leitura, penso que não podia ter escolhido melhor. ODD THOMAS é o tipo de história com elementos de suspense, fantasia e mistério que eu aprecio tanto ler como escrever. Para mim foi um livro que cumpriu com distinção três objectivos: apresentou o autor, apresentou o protagonista da série e apresentou a série.

Foi, inclusive, uma das raras obras de Dean Koontz que teve uma versão cinematográfica decente (não vou dizer excelente, porque não foi). Infelizmente, a morte do actor que interpretou Odd Thomas invalidou a continuidade do projecto.

Lia 21/10/2020

Tudo começou quando eu vi o filme e gostei bastante. E ai eu descobri que era baseado num livro. E dps descobri que era uma série de livros e mais dos ainda, na fila pra pagar da livraria, encontro dois livros por 10 reais em uma baita promoção
O problema veio quando perguntei o preço do primeiro livro: 60 reais ?????? Ate hj n entendo esse valor. Eu fui embora feliz com o segundo e o terceiro volume
Anos dps eu resolvo procurar o primeiro volume com um preço acessível e encontro num sebo lor 14 reais
Apesar de ja saber a historia e sua sequência é simplesmente incrível entrar na mente de Odd Thomas

Andressa Popim 11/07/2020

Um terror cheio de amor s2
O livro Odd Thomas (em português, Estranho Thomas) escrito por Dean Koontz é o primeiro de uma série de sete livros.

Odd Thomas é um rapaz de 20 anos que mora na cidadezinha Pico Mundo na Califórnia, ele trabalha como cozinheiro em uma lanchonete e tem um sexto sentido aguçado, seu dom mais peculiar é a capacidade de ver espíritos, ou fantasmas se preferir. Ele também consegue ver criaturas feitas de sombras que estão sempre por perto quando uma alma está para morrer em agonia e sofrimento.

Para ler a resenha completa, acesse o site :)

site: http://dinastiageek.com.br/resenha-odd-thomas
Emerson 24/02/2024minha estante
Você sabe nomes 07 livros em ordem?.
Sei primeiro e o Odd Thomas.

gijo0 29/01/2022

ok vamos lá
eu lembrei primeiro do filme, que vi quando era menor, e não tinha nem ideia de que tinha um livro, então pela memória afetiva procurei, achei e comecei a ler
minha maior reclamação é o modo da escrita, que as vezes parece ser muito detalhista e me cansava um pouco mas eu continuei a ler porque no final queria ver o filme de novo e fazer as comparações e porque a história era muito boa (pelo menos como eu lembrava
fora isso, é uma história envolvente e eu consegui me conectar com todos os personagens, apesar de uns capítulos beem longos, foi uma experiência ótima

Flavio Assunção 15/04/2013

"Odd Thomas" é uma série de livros do escritor Dean Koontz que é sucesso nos Estados Unidos. Tanto é, que os direitos de filmagens já foram adquiridos e um filme correspondente ao primeiro livro será lançado ainda este ano de 2013. Atualmente, a série já conta com 5 livros publicados, além de novelas gráficas e histórias paralelas. Outros dois livros também devem ser lançados nos próximos dois anos. No Brasil, a Editora Record é quem detém os direitos da série, publicando até aqui "Odd Thomas", "Odd Para Sempre" e "Irmão Odd".

A série é sobre um modesto cozinheiro da pequena cidade de Pico Mundo. É um rapaz aparentemente normal se não fosse por seu dom de ver os mortos e por seu interesse em ajudá-los. Mas não somente isso, sua capacidade permite que veja bodachs, criaturas negras que aparecem quando uma tragédia está prestes a acontecer. E nesse primeiro livro da série o foco é justamente o fato dos bodachs o "levarem" ao encontro de um homem com potencial e maldade suficientes para um assassinato em massa na pequena cidade. A partir disso, Odd corre contra o tempo para evitar que a tragédia aconteça.

Narrado todo ele em primeira pessoa, começa devagar, até para inteirar o leitor sobre Odd Thomas e seu dom, sobre a cidade e o que representam esses bodachs. Aos poucos, a trama vai criando corpo e tornando o suspense cada vez mais forte. As 100 últimas páginas são realmente muito boas e eletrizantes, coisa que até aquele momento não acontece pelos motivos que já citei. Não li os outros livros da série ainda, mas acredito que deve seguir um ritmo ainda mais constante, pois já nos encontramos dentro do universo peculiar do personagem.

O que me incomodou um pouco, e sempre me incomoda com Koontz, é a sua característica de fazer um humor ou trazer momentos de tranquilidade em meio ao caos. Caso um dia eu seja perseguido por um serial killer, tenho certeza de que NUNCA ficaria tranquilo ao ponto de fazer piadas com alguém e muito menos seria suficientemente insano ao ponto de parar em um Drive Thru, conversar bobagens com a namorada e pedi-la em casamento naquele momento. Para começo de conversa, acho que nem sentiria fome. Esse tipo de situação, embora totalmente contornável, deixa cercas coisas inverossímeis.

Outro ponto a se destacar é que demora um pouco a nos apegarmos ao personagem. Durante metade do livro dá nos nervos certas características de Odd. Mas aos poucos percebemos o porque dele ser daquela forma, ainda mais devido a uma situação familiar mostrada lá pelo último quarto do livro.

"Odd Thomas" é sucesso lá fora e agora entra de cabeça no mercado nacional. O filme que será lançado este ano impulsionará ainda mais a questão. Vale a pena conferir. Traz um personagem peculiar e um início de uma saga promissora, mesmo que esse primeiro livro não seja maravilhoso como se espera. De qualquer forma o caminho está traçado e tenho certeza de que esse escritor maravilhoso que é Dean Koontz prepara ótimas e intrigantes surpresas.

Vivi 17/05/2021

A parte que mais gostei foi quando Odd fala sobre a mãe. Gostei do livro, mas achei que poderia ser mais objetivo sem muita enrolação.

Rosi 02/06/2012

Só não ganhou 4 estrelas pq não gostei do final.
Lucas.Wijk 03/03/2015minha estante
No meu caso, só ganhou 5 estrelas por causa do final!

Ana Vidal 20/11/2023minha estante
Eu vi o filme e não daria 5 estrelas pq não gostei do final tb.

Maxie 15/03/2010

Uma boa pedida.
Odd Thomas conta as aventuras do protagonista cujo nome dá título ao livro. Odd tem a habilidade de se comunicar com os mortos e tentar resolver os problemas que eles deixaram aqui. Algumas vezes isso inclui descobrir o assassino da pessoa.

Neste livro, que parece ser o primeiro de uma série com o personagem, é apresentada a vida do protagonista, seus amigos, namorada, etc. Odd vê sua cidade ser invadida por uma enorme quantidade de espíritos que normalmente indicam desastre, crimes violentos ou mortes múltiplas. Desesperado, ele começa a investigar para tentar evitar o desastre, qualquer que seja, que está prestes a se abater sobre a cidade.

Os pontos positivos do livro são a narrativa bem construída e o suspense crescente. Os pontos negativos são os personagens secundários, em sua maioria, muito bizarros ou muito chatos.

Júliah 31/05/2012

Adorei!
Muito gostoso de ler esse livro, flui, apreende, envolve, emociona... adorei! Uma leitura bem facil, rapida e prazerosa!

Vale lembrar que tudo isso que estou dizendo não é de um livro de romance! SIM! é um livro de terror! Mas muito gostosinho!! ahahahahaha