Adão e Eva

Adão e Eva Machado de Assis

Resenhas - Adão e Eva

Luan.NietzsChe 18/04/2024

Uma nova estória: Deus nos abandonou.
Adoro quando o Machado reinventa ou cria estórias baseadas em mitos, apenas com o intuito de mostrar o quão desgraçada e estúpida é a raça humana!

Tudo começa quando, na Bahia, à mesa da D. Leonor, inicia-se a discussão sobre a curiosidade, se vem do homem ou da mulher; chegando, então, na discussão sobre a responsabilidade da perda do paraíso, se foi de Adão ou de Eva.

Ao chegarem no juiz de fora (um homem, não a cidade de MG), ele respondeu-lhes que nele não há matéria de opinião, que sabia da real estória de Adão e Eva, pois continha a verdadeira escritura. Contou-lhes então:

Contou-lhes que na verdade quem criou a Terra fora o Diabo, o Tinhoso, como preferirem, onde pôs suas trevas e Deus, por sua vez, acrescentou luz, e assim por diante. No sexto dia, ali estavam Adão e Eva, já avisados sobre a árvore proibida, que contém a ciência do bem e do mal. O Ruim, não contente, fizera um acordo com a serpente que ali passava, que era basicamente convencer Eva ou Adão a comer o fruto proibido; a serpente escolhera Eva. Agora, o que acontece é algo completamente inusitado ? talvez não tanto, já que Machado já mudou todo o rumo de Gênesis e de toda a escritura, consequentemente ?, Eva recusa, e como uma recompensa, Deus os leva para o paraíso do Céu, deixando para o Coiso toda a Terra, completamente em suas mãos, para que administrasse de sua maneira.

Deus largando a terra às mãos do Diabo, diz-me que todo o sofrimento sofrido, sofrimento causado, avareza, invejas, etc... Tudo o que temos feito, antes mesmo de nos concebermos como gentes, enfim, toda desgraça causada por nós mesmos, tem a descendência do Cujo, uma descendência falha e, pode-se dizer assim, burra.

Sendo assim, o autor, mais uma vez, expõe a sua visão sobre a natureza humana. Isso não é genial? Não sei como elogiar o Machado e suas obras, chamá-lo de genial é mera ignorância da minha parte, sabendo que sua significância está além de um mero "Genial" ou qualquer elogio que saia de minha boca ou das digitações de meus dedos.

psthfn 06/03/2024

Machado fala cada coisa meio assim, tipo assim... ?
que eu não sei se me calo porque, né, meio ?
ou só ignoro mesmo. num fim, dá na mesma.

Stephanie214 16/12/2023

Uma versão diferente de adão e eva
Neste conto do grande escritor Machado de Assis temos uma história dentro de outra história, onde tudo começa com uma reunião de algumas pessoas conversando e comendo em volta de uma mesa, até que começa o assunto de quem é mais sábio e mais forte o homem ou a mulher, mais a mulher não foi quem originou o pecado ao comer a maça no paraíso?
Então um dos homens a mesa começa a contar a história de que na verdade não foi Deus quem criou o paraíso e o jardim do éden e na verdade isso foi obra do Diabo e que Deus só fez alguns ajustes e modificações. Mais depois que se criou Adão e de sua costela veio Eva, o Diabo não ficou nada feliz deles estarem vivendo no paraíso em paz e assim ele orquestrou um plano para atrapalhar e prejudicar os dois e para isso contou com a ajuda da serpente.
O final do conto é bem surpreendente e interessante pois é bem diferente da história original que nós conhecemos.
Achei esse um dos melhores conto de Machado e acredito que ele deve ter causado polêmica na época de seu lançamento por colocar a figura do Diabo como o criador do éden e Deus como se fosse um coadjuvante.

Madu 28/09/2023

Fanfic da Bíblia

Larissa3225 10/07/2023

Não sei se eu entendi totalmente a proposta do Machado.
Achei divertido em alguns momentos e curioso mas eu sinto que existe uma crítica mais profunda que eu não consegui entender.
De forma geral, ficou só a reflexão final de que algumas discussões são inúteis.

Giovanna 02/05/2023

A genialidade desse conto
O pensamento de machado de assis para fazer esse conto foi simplesmente excepcional

esse conto fala sobre a história bíblica da criação do mundo, mas dando todo o crédito ao diabo, colocando deus como um contraposto a existência e as criações do dele, não ao contrário. e no final, tive uma grande surpresa com o "fechamento" da história

achei realmente genial, sério mesmo, o jeito que é escrito e tudo é contado me conquistou

edifícioesplendor 06/04/2023

Escrevendo resenhas para completar minha meta do leia mais
Não sei muito o que falar. o conto é bom, mas de todos os que eu li do Machado de Assis foi o que menos gostei (achei as histórias dos outros mais interessantes). ainda assim, com certeza valeu a pena ter lido.

nanarissa 31/03/2023

Esse rapaz é bom mesmo nesse negócio de escrever.
Conto curtinho pra te trazer uma alegria a jato enquanto toma um banho. A narração de Brenda Lígia é fantástica!

daniela704 11/03/2023

Machado de Assis
Foi o primeiro livro que li dele, não achei a escrita difícil, gostei, e vou ler mais (também porque vou ter que fazer o Enem.

larissa 27/02/2023

Gostei
Só li para a escola mesmo, mas achei interessante. Gosto bastante da escrita do Machado de Assis. ?

Eric 13/02/2023

O Gênesis Machadiano...
Um curtíssimo conto feito para encerrar de forma cabal, enigmática e sarcástica a inútil discussão de quem cabe a culpa pela entrada do mal no Éden (talvez descobrir-se-á o enigma... ou não). A polêmica era creditar quem era mais curioso e, portanto, o "culpado" por originar o mal: o homem ou a mulher. A resposta é a versão alternativa de Adão e Eva, que com sacarsmo expõe de forma latente a furtilidade da dita polêmica.

Lira Juazeiro 12/02/2023

Machado reconta a história de Adão e Eva de uma forma inusitada. O padre que está presente não se incomoda em ver a história bíblica contada erroneamente. No final, porém, o comentário do juiz vem como uma piada.

Emilly 04/02/2023

Durante um jantar e questionamentos sobre uma sobremesa um homem é chamado de curioso, o que dá início a uma discussão sobre quem seria mais curioso, o homem ou a mulher. Um dos presentes então pede licença para contar sua versão da história de Adão e Eva. Como de costume Machado faz uma brilhante análise do comportamento humano e acaba por evidenciar nossas imperfeições e a forma como elas compõe quem realmente somos.

Lavigne 22/10/2022

muy loquito
Ouvi dizer que essa é a versão original que o Papa não quer que você saiba. Brincadeiras a parte, Machado de Assis grandíssimo. Que mente!

Jaque 26/08/2022

Muito bom!
Com um final inesperado, eu gostei muito!
As falas de Deus e do diabo são ótimas!

Ouvi pelo "Leitura de Ouvido" no Spotify. E a interpretação da Daiana (não lembro sobrenome) foi maravilhosa! A trilha sonora do Lucas (não lembro também) também foi perfeita!!!