Cinco Anos

Cinco Anos Cristiane Broca

Resenhas - Cinco Anos

Bruna Ermida 18/05/2021

Melhor que o primeiro
Gostei muito do primeiro livro, mas o segundo conseguiu ser ainda melhor. No início achei meio chatinho, mas dá metade pro final eu engoli o livro, virei a noite lendo pq não queria parar.

Thaiane Koppe 09/05/2020

Cinco anos se passaram, o que pode acontecer nos próximos?
Marcos e Ângela passaram pelos primeiros cinco anos de seu relacionamento e os próximos cinco anos, como serão? Eles passam por experiências novas de convivência, será que conseguirão conviver com sentimentos que formam muralhas entre si? Esta fase é sem dúvida uma prova de fogo mais é lindo ver que o amor constrói pontes indestrutíveis.

Bella Martins 04/05/2017

Resenha - Cinco Anos: Os desafios da vida a dois
Desde muito pequenas, somos bombardeadas com filmes e livros de princesas e príncipes que encontram suas almas gêmeas e, após passarem por muita aprovações do destino, no fim, acabam ficando juntos, porque é assim que tem que ser com duas pessoas que se amam. O problema é que ninguém conta o que acontece depois. Para ser bem sincera, nunca tinha parado para questionar isso. Sei muito bem, e creio que vocês também, que ficção é bem diferente da realidade, e que os contos de fadas e os romances que vemos em livros, muitas vezes são para distrair e arrancar suspiros de seus leitores. Porém, mesmo sabendo disso tudo, venho aqui lhes questionar: Vocês já pararam para pensar no que acontece depois? Será que tudo serão “flores”? Será que, mesmo estando com sua alma gêmea, nunca terão problemas conjugais? Será que são perfeitos em tudo para que não surja nenhuma discussão? Ou qualquer outro tipo de problema que possa abalar as estruturas desse amor?

“Cinco anos”, o primeiro livro dessa duologia, deixa na cabeça do leitor a pergunta: “Onde você se imagina daqui a cinco anos?”. Essa pergunta é feita por Marcos a Ângela nos primeiros capítulos do primeiro livro, e que é narrado em cima dos cinco anos após o casal se conhecer. E como qualquer outro romance, depois de passarem por muitos obstáculos e superarem alguns de seus traumas, eles finalmente ficam juntos e decidem viver esse amor. É nessa parte que viria a grande e eterna frase dos contos de fadas: E viveram felizes para sempre! Porém, não é bem assim. Infelizmente! Ou felizmente, para nós leitores que vamos saber o que aconteceu com Ângela e Marcos depois de cinco anos.

"- Onde você se imagina daqui a cinco anos? - tinha lhe perguntado na noite anterior. Ele olhou dentro dos seus olhos enquanto respondia: ‘Em qualquer lugar do mundo, desde que esteja com você’".

"Cinco anos - Os desafios da vida a dois" começa com o casamento dos nossos protagonistas, onde selam o seu amor e iniciam uma nova fase de suas vidas. Marcos, Ângela e Vitor ,filho do casal que nasce no primeiro livro, são uma família perfeita. Onde o amor é notado em cada atitude, gesto e palavra dita um ao outro. Entretanto, o destino resolve brincar mais uma vez com essa família e impõe obstáculos que nem todo casal aguentaria suporta, e com Marcos e Ângela não seria diferente. Apesar do amor que sentem um pelo outro, a vida a dois não é tão fácil e, quando se decide tê-la, as responsabilidades que chegam junto com ela não são pequenas. Como com qualquer outra decisão de grande peso é tomada. À medida que os anos vão passando, as dificuldades que uma vida a dois existe vão ficando reais e suas bagagens de vida começam a pesar e fazer com que feridas se abram e a comprovação do amor que sentem um pelo outro seja abalada.

“Não posso continuar aqui, dia após dia, convivendo com Marcos como se nesse ponto de nossas vidas tivéssemos algo a dividir. [...]”

Apesar de sabermos que é uma ficção, fruto da imaginação de uma pessoa que tem um dom tão lindo e fez questão de dividi-lo com os leitores (não estou puxando o saco da autora. É uma coisa que penso sobre todos aqueles que têm o dom de escreve e conseguem transmitir algum tipo de emoção/sentimento através da escrita), ficamos a pensar e a torcer pela felicidade de Ângela e Marcos. Vivemos cada sofrimento, tensão, perda, um pouco de felicidade junto com eles. À medida que os anos vão passando, tudo vai ficando mais escuro entre os dois, e isso é notado com muita clareza em uma leitura ágil e fácil. Vemos um relacionamento se definhando e um amor chegando à quase zero, por causa de pequenas coisas que com o passar do tempo e o acumulo de sentimentos ruins, ficam insuportáveis. Tenho que dizer que chorei, sorri, fiquei agoniada, angustiada e tive muitos outros sentimentos com o decorrer da leitura. Quando o clímax do enredo a esperança me tomou por inteira, porém, o que mais me alegrou não foi o desfecho da vida de Ângela e Marco, mas a reflexão que a historia trouxe.

“Foi o que ganhei por acreditar no ‘Felizes para sempre’ depois de tudo que passei. No fundo, sempre acreditei que, se você sofre antes, estará protegido depois, e vice-versa. Como já tive uma cota razoável de perdas, achei que teria uma família unida e perfeita para toda a vida. Provavelmente eu me enganei.”

Mais uma vez, a escrita da autora, Cristiane Broca, me surpreende com a sua forma simples, porém, dinâmica em narrar os fatos sem deixar que o leitor divague com trechos sem relevância. Além da temática do livro, o enredo tem muitos pontos altos. Um deles é a narrativa em terceira pessoa, e o foco é intercalo entre Ângela e Marcos. Isso da ao leitor o entendimento do que se passa na vida individual de cada um, e faz entender o porquê das suas atitudes. Entretanto, o auge da historia, em minha opinião, está na reflexão que Ângela faz em seu diário dos “Cincos anos”, ao final de cada ano passado no livro. Aquilo que passa batido aos olhos do leitor em relação aos sentimentos dela é “jogado na cara” quando lemos cada uma das páginas desse diário.

Recomendo a todos que amam romances e que buscam algo diferente. Não esperem encontrar uma família feliz e contente por se amarem, estarem juntos e tudo serem “flores”. Aqui você vai encontrar a realidade com um toque de ficção de uma família se fortalecendo e enfrentando os obstáculos de uma vida real.

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2017/05/resenha-cinco-anos-os-desafios-da-vida.html

Lina DC 20/11/2016

A autora Cristiane Broca retorna com os personagens Marcos e Ângela em uma trama que reforça a importância de trabalharmos arduamente e constantemente em nossos relacionamentos.
A história é narrada em terceira pessoa e tem o foco alternado entre os protagonistas Marcos e Ângela. Após todos os desentendimentos que o casal teve no primeiro livro, chegou o momento em que eles estão finalmente casados e irão começar a vida juntos.
"- Onde você se imagina daqui a cinco anos? - tinha lhe perguntado na noite anterior. Ele olhou dentro dos seus olhos enquanto respondia: "Em qualquer lugar do mundo, desde que esteja com você". " (p. 11)
O livro vai contando a história dos cinco primeiros anos do casamento dos protagonistas. O primeiro ano é o ano da bonança, onde Ângela e Marcos estão curtindo o filhinho Vítor e contam com o apoio de Fabrício e Malu, melhores amigos do casal e de Melinda, mãe de Marcos, Felipe, o pai e Ricardo, o meio-irmão. A interação com Felipe e Ricardo ainda é difícil e em muitos momentos tensa. Marcos é um homem que dificilmente expressa seus sentimentos e não perdoa fácil.
Apesar das interações mecânicas, Melinda impõe jantares em família na tentativa de aproximar pai e filho.
O casamento em si está ótimo; Ângela e Marcos tem uma grande cumplicidade e além de amantes são melhores amigos.
Porém o tempo passa e a vida começa a seguir em frente. Marco é repórter do RSS News e começa a ficar muito tempo longe da família, gravando matérias em diversos locais do mundo. Ângela precisa se adaptar a ausência do marido e a ter que se virar sozinha, criando Vítor e procurando um emprego.
Apesar das dificuldades, o segundo ano de casamento é repleto de bençãos e Ângela só tem a agradecer pela família maravilhosa que possui. Felipe faz questão de se aproximar de Marcos e para isso, usa sua empresa como motivo para o filho envolver-se mais e mais em sua vida. Para Marcos, a empresa e Ricardo são motivos de ressentimento de um passado doloroso e irreversível.
Como todos sabemos, a vida é cheia de reviravoltas e percalços e é a forma como os ultrapassamos que define quem somos. Chega um momento na vida de Marcos que ele se vê preso a uma responsabilidade que não pediu e isso o deixa amargurado e ressentido.
Marcos, como mencionando antes, é um personagem que não expõe seus sentimentos. Ele se isola e acaba focando apenas em si. Para uma pessoa casada, que divide a vida com alguém, tomar esse tipo de atitude é dolorosa para a outra metade do relacionamento. Ângela se vê mais e mais afastada e acaba recebendo todas as farpas. Ela precisa reunir forças para manter o casamento. Mas até que ponto alguém consegue aguentar essa situação?
A Cristiane Broca acertou em cheio ao trabalhar nessa continuação. A história desse casal é real e lida com problemas cotidianos de um casamento. As pequenas rusgas e desentendimentos que ocorrem, os grandes desafios que surgem, mas principalmente a forma como reagimos as elas.
Um casamento é construído com amor, força, dedicação e esforço. Quando apenas um dos lados esforça-se para manter a família unida chega-se a um ponto de ruptura. A questão é se Marcos é capaz de enxergar suas ações e conseguir o perdão antes de perder tudo o que mais importa em sua vida.
Marcos é um personagem que me frustra. Como sou uma pessoa impaciente, as atitudes dele em relação à Ângela são irritantes. É um personagem que precisa aprender a trabalhar seus sentimentos e deixar de descarregar na única pessoa que o apoia incondicionalmente.
Ângela tem muita paciência e compreensão. Ela não é perfeita; comete erros, retraí-se e sofre, mas ela se expõe e persevera. É a personagem que está disposta a dar uma segunda, terceira e quarta chance, mesmo quando chega a um ponto em que seu coração é dilacerado.
Não existe mocinhos e vilões na trama. Existem personagens que estão tentando lidar com a vida da melhor forma possível, mas que no meio do caminho cometem erros.
"Cinco anos - Os desafios da vida a dois" é uma obra visceral, real e muito emocionante. A escrita da autora Cristiane Broca é delicada e reflexiva; a construção do enredo é bem delineada e os personagens são reais, repletos de qualidades e defeitos.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um trabalho excepcional. A capa combina com a capa do primeiro livro.