Coma com Consciência

Coma com Consciência Gary L. Francione

Resenhas - Coma com Consciência

Viquituhpm 27/02/2023

Talvez quem não tenha um pé na ideia do veganismo e do vegetarianismo ache o livro um pouco bruto. Ele é direto ao ponto e explica todos os seus pontos muito bem, porém, ele não deixa de ser incisivo.
Fazia tempo que eu não lia um livro mais "técnico" que realmente me desse mais base sobre algum assunto. E, como sou vegetariano, esse foi essencial. Gostei muito de adentrar mais alguns porquês e deixá-los mais concretos em minha mente.
Às vezes, sinto que posso esquecer os motivos que me fazem não comer animais e esse livro foi importante pra eu relembrá-los mais uma vez. Gostei muito de todo o conteúdo, das comparações e das explicações. Recomendo demais!!!

Wendell 05/06/2017

Livro educativo sobre o fundamento moral do veganismo
Trata-se de um livro conciso, mas abrangente em sua abordagem. A estrutura do livro é convidativa, visto ter seus capítulos divididos em perguntas. Assim, o leitor, caso julgue necessário, pode pular para os capítulos que despertam mais interesse.
A primeira parte do livro trata da "esquizofrenia moral" de consumir alimentos de origem animal. O autor compara o prazer do paladar ao prazer que Michael Vick sentia com as rinhas de cães. Isso pode soar chocante a princípio, mas o autor percorre os demais capítulos trabalhando muito com analogias.
O livro vai além da discussão moral que permeia o consumo de animais. Trata da questão do consumo de grãos e demais danos ambientais provocados pela pecuária, por exemplo.
Além disso, o autor considera o trato "humanitário" dos animais insuficiente do ponto de vista moral. Defende, de fato, o abandono do hábito de consumir carne e derivados.
É um livro excelente para introduzir o leitor na perspectiva do veganismo.

"(...) qualquer ser que pode sentir dor tem um interesse - uma preferência ou desejo - de não sentir dor". p.62

"(...) todos os seres valorizam suas vidas, gostam do prazer, odeiam a dor, evitam a morte, gostam da vida, anseiam viver. Para todos a vida é preciosa". p.76 (dos jainistas da Índia)

"Senciência é um meio para o objetivo da existência continuada". p. 76

Gustavo.Okonosky 04/01/2023

é
é, é isso. O livro apresenta uma lista de argumentos para o veganismo. Infelizmente torna-se muito mais uma lista de argumentos, sem desenvolvimento necessário. Alguns argumentos são desenvolvidos em capítulos profundos tal qual um píres. Porém, vale a leitura.

AdrielleSantos 28/04/2023

Genial
Esse livro só mostra que, definitivamente, não temos desculpas para continuar consumindo alimentos de origem animal! Sério, todo e qualquer argumento que você considere forte pra tentar justificar o consumo, os autores põem abaixo e mostram o quão sem sentido é. Enfim, genial. Eu amei

Keilizie.Santaroza 08/08/2023

Sobre a crueldade animal
Um livro que trás itens a serem discutidos sobre os maus tratos absurdos que os animais sofrem para que as pessoas se alimentem deles e de seus derivados. Se você está no inicio da sua caminhada para o veganismo, recomendo !

biana 23 07/01/2023

Muito bom esse livro sobre como a indústria trata e consome os animais, eu sou vegetariana e vou ser vegana mais para frente:)

Bianca1148 19/08/2020

Muito esclarecedor!
Gosto da forma como o livro foi escrito, porque ele responde perguntas que muitos têm com relação ao veganismo. Aprendi bastante!

souaval 30/09/2022

Nossa moral para com os animais é literalmente falsa.
Escrito de forma bastante clara, direta e simples. O livro nos faz questionar se é certo e moral estarmos matando animais para consumo. Fazendo dessa prática apenas um meio de sastifazemos nossos desejos egoístas, que são desnecessários para nossa sobrevivência e prejudicial para o meio ambiente, e até para nós mesmos, mas principalmente, para os seres vistos apenas como carne. Percebemos o quanto gostamos de acreditar em verdades contraditórias, ainda mais quando elas são convenientes para nós. Porque é tolerável matarmos animais para consumo, mas é intolerável causar qualquer tipo dor ao um cão?

Além do livro nos mostrar que nossa conduta para com os animais é imoral, ele também nos introduz os benefícios de uma vida veg e responde muitas perguntas que muitos têm em relação ao vegetarianismo ou veganismo. É uma boa leitura para as pessoas que ainda tentam justificar para si ou para os outros que está tudo bem continuarmos comendo carne.

Enfim, é importante sim, que você comece. Seja lendo um livro, um artigo ou vendo um documentário sobre os horrores da pecuária. E depois tire a crueldade do seu prato, e quem sabe até da sua vida.

Tamires225 06/11/2022

Mas... você está errado
O livro compre sua função de explicar o porquê você não deve comer produtos de animais ou os animais. Ele coloca os pontos na mesa, respondendo sobre esses mas que, realmente, não fazem sentido, e outros que são menos óbvios. Eu não vou parar de comer carne mas isso é porque aceitei que minha moral é distorcida. Recomendo pra quem se interessa em saber mais sobre os motivos.

Lourena2 31/07/2023

Direto ao ponto.
Coma com consciência é um livro que aborda o porquê se tornar vegano, para quem não sabe o básico ele pode ser um pouco forte ou até mesmo duro em alguns pontos, mas é necessário para sabermos a dimensão da situação, o consumo desenfreado de carne é péssimo para o meio ambiente e para nós mesmos, pois moramos no planeta que estamos destruindo, um livro para repensar o que estamos fazendo com os animais e com o planeta, já que iramos deixá-lo para as próximas gerações.

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Coma com Consciência" é um livro que apresenta uma análise sobre a moralidade do consumo de animais, defendendo que a exploração animal é moralmente errada. O autor argumenta que, assim como a escravidão e o sexismo, a exploração animal é uma forma de discriminação e, portanto, deve ser abolida. Francione defende o veganismo como uma forma de mudar essa realidade e propõe que a sociedade repense a forma como se relaciona com os animais.

O livro é dividido em três partes: "Compreensão do veganismo", "Por que o veganismo é a única solução moral" e "Questões práticas sobre o veganismo". Na primeira parte, o autor explica o que é veganismo e como ele se diferencia de outras formas de vegetarianismo. Ele apresenta os principais argumentos éticos que justificam o veganismo, como o princípio da igual consideração de interesses e a teoria dos direitos animais.

Na segunda parte, Francione argumenta que o veganismo é a única solução moral para a exploração animal. Ele defende que o uso de animais para alimentação, vestuário, entretenimento e pesquisa médica é uma forma de discriminação e que a única forma de combater essa discriminação é abolindo a exploração animal. O autor também rebate críticas comuns ao veganismo, como a ideia de que os humanos sempre comeram carne e a crença de que o uso de animais para pesquisa médica é necessário.

Na terceira parte, o autor aborda questões práticas sobre o veganismo, como a alimentação vegana, a escolha de roupas e produtos livres de crueldade e a crítica à indústria do entretenimento que explora animais. Ele também discute a forma como o veganismo pode ser aplicado em diferentes contextos, como em escolas, hospitais e prisões.

Conclusão:

"Coma com Consciência" é um livro que apresenta argumentos convincentes para justificar o veganismo como uma escolha moralmente correta e propõe uma mudança na forma como a sociedade se relaciona com os animais. O autor defende que a exploração animal é uma forma de discriminação e que a única forma de combater essa discriminação é abolir a exploração animal. O livro é uma leitura recomendada para quem se interessa por questões de ética animal e para quem busca entender melhor as implicações do consumo de produtos de origem animal.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Camis 12/07/2023

Como vegetariana, achei o livro interessante. Contudo, acho que os autores as vezes foram muito duros e talvez isso não ajude quem estar tentando iniciar uma dieta vegetariana/vegana.

Fabricio282 02/07/2018

Tabus? aqui tem e morrem direto, esclarecedor, breve
Em pouco mais de 120 páginas, este livro resume bem esclarecer as dúvidas impostas por pessoas "carnívoras", ou a mídia cria fatos sem fundamento, ou os futuros veganos que tem suas questões próprias da transição e nela como manter o foco na causa sem animal.
A introdução e cases são bem explorados, assim como a segunda parte do livro vem as perguntas ainda circulam por aí e com base no "mas" elas são esclarecidas e bem esclarecedoras. Um livro base para devorar, indicar, dar de presente e também servir de consulta sem que preciso.

Mona A. 13/01/2020

Vale a leitura
Como vegetariana aspirante ao veganismo, tenho procurado ler mais sobre o assunto. Esse foi o primeiro livro que li nesse sentido.
A leitura é válida. Os autores vão, capítulo a capítulo tentando derrubar "argumentos" que ouvimos a favor do consumo de alimentos de origem animal e muito frequentemente (muito mesmo), com a intenção de diminuir a decisão de quem adota uma dieta vegana.
O texto por vezes é engraçado, outras horas muito repetitivo e, vez ou outra, um tanto raso na "contra-argumentação", com muitos "e daí?" e/ou "vamos deixar este pensamento de lado por enquanto".
De qualquer forma expõe de maneira bem direta o absurdo de alguns questionamentos comumente feitos aos veganos e é um bom panorama sobre moralidade seletiva.

(livro disponível no Kindle Unlimited)

leitordamadrugada68 20/10/2022

Chocado
Muita muita muita coisa que eu nunca tinha parado pra pensar. Muitos "mas" refutado de uma maneira muito explicativa. Porém não concordo 100% com tudo, principalmente por passar uma ideia tão errada sobre vegetarianos (como eu sou) sendo que no meu caso pro exemplo, moro na escola durante a semana e não tenho nem tempo e nem como iniciar uma dieta vegana, por mais que eu queira muito, mesmo que a escola forneça opções vegetarianas eu não conseguiria me alimentar somente com as refeições vegana oferecidas. Mas o livro é realmente muito bom, descobri por acaso e me apaixonei.