Coma com Consciência

Coma com Consciência Gary L. Francione

Resenhas - Coma com Consciência

Keilizie.Santaroza 08/08/2023

Sobre a crueldade animal
Um livro que trás itens a serem discutidos sobre os maus tratos absurdos que os animais sofrem para que as pessoas se alimentem deles e de seus derivados. Se você está no inicio da sua caminhada para o veganismo, recomendo !

Eduarda 01/08/2023

Necessário
Comparar com o Michael Vick foi interessante, mas talvez melhorasse se tivesse abordado outras situações ao invés de repetir a mesma sempre. No entanto, é extremamente reflexivo. Todos os ?Mas? foram facilmente refutados e o fato de muitas pessoas realmente usarem e com tanta naturalidade comprova ainda mais. Acredito que por não participarem ?diretamente? do processo de criação e abate do animal para consumo, embora mesmo q no fundo saibam ser errado, não se incomodam em ignorar e permanecer com o erro. Eu me tornei vegetariana no final do ano passado. Quis que fosse devagar por conta da minha família também, mas acho que acabei fazendo o mesmo e ignorando que os produtos de origem animal juntamente proporcionam sofrimento e considerável. Todavia, vejo que, embora seja hipocrisia, a mudança pode vir em um processo gradativo.

A parte que responde o ?Mas? da superioridade dos humanos em relação aos animais por intelecto, me tocou bastante. Onde foi comparada a sensibilidade dizendo que os humanos ficam aflitos em algumas situações como no dentista, mas os animais no lugar sentem se ainda mais aflitos por não entenderem o que está acontecendo. Assim, lembrei-me de várias vezes em que os cachorros de rua, principalmente, são tratados agressivamente por coisas como buscar comida nos sacos de lixo ao sentirem fome, já que não podem trabalhar/pedir pra comerem e sequer caçar como os animais selvagens por serem domesticados. Sei que não é a pauta, mas interpretei como exemplo. Outro também foi a relutância de uma vaca uma vez quando estava sendo abatida na fazenda, quando após ter seu corpo aberto, foi percebido um bezerro.

Em relação ao veganismo, eu particularmente pensei que preferiria morrer do que viver como os animais são obrigados para satisfazer os desejos alimentares dos humanos. Algumas pessoas falam muito sobre o mal do aumento da plantação de vegetais pra substituir o consumo de carne quando querem acusar, mas esquecem ou ao menos sabem, como apontado no livro, que para manter a constante criação de animais domesticados ao consumo, são utilizados muitas vezes mais o q seria necessário para o consumo dos humanos. Também que ao contrário do que muitos dizem, não ficaremos propensos a doenças nem morte por abandonar tal prática alimentícia, visto que nossos organismos, inclusive, são mais parecidos com o dos herbívoros do que com o dos carnívoros. Contudo, entendi também que para que os outros encarem a necessidade de mudança, afirmar mesmo que não intencionalmente que estão erradas levando-as a acreditarem terem sido chamadas de más pessoas por propiciarem sofrimento aos animais, não é uma boa abordagem.

Lourena2 31/07/2023

Direto ao ponto.
Coma com consciência é um livro que aborda o porquê se tornar vegano, para quem não sabe o básico ele pode ser um pouco forte ou até mesmo duro em alguns pontos, mas é necessário para sabermos a dimensão da situação, o consumo desenfreado de carne é péssimo para o meio ambiente e para nós mesmos, pois moramos no planeta que estamos destruindo, um livro para repensar o que estamos fazendo com os animais e com o planeta, já que iramos deixá-lo para as próximas gerações.

Larama 20/07/2023

Veganismo
Gostei demais dos aspectos abordados nesse livro sobre o prejuízo que o consumo de carne e seus produtos causam na saúde, no meio ambiente e nos mais diversos meios.

Os autores buscaram desmitificar argumentos utilizados pelas pessoas que não querem e que são contra o veganismo, abrangendo vários temas diferentes e usando muitas referências confiáveis. A leitura é rápida e possui uma linguagem simples, sendo possível acabar em menos de cinco dias.

O principal ponto negativo, na minha percepção, foi a extensa repetição das mesmas ideias e falas ao longo dos capítulos. Isso me incomodou bastante, mas fora isso, o livro é ótimo e recomendo muito para àqueles engajados na causa animal e/ou ambiental e também para os que têm interesse em saber mais.

Camis 12/07/2023

Como vegetariana, achei o livro interessante. Contudo, acho que os autores as vezes foram muito duros e talvez isso não ajude quem estar tentando iniciar uma dieta vegetariana/vegana.

AdrielleSantos 28/04/2023

Genial
Esse livro só mostra que, definitivamente, não temos desculpas para continuar consumindo alimentos de origem animal! Sério, todo e qualquer argumento que você considere forte pra tentar justificar o consumo, os autores põem abaixo e mostram o quão sem sentido é. Enfim, genial. Eu amei

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Coma com Consciência" é um livro que apresenta uma análise sobre a moralidade do consumo de animais, defendendo que a exploração animal é moralmente errada. O autor argumenta que, assim como a escravidão e o sexismo, a exploração animal é uma forma de discriminação e, portanto, deve ser abolida. Francione defende o veganismo como uma forma de mudar essa realidade e propõe que a sociedade repense a forma como se relaciona com os animais.

O livro é dividido em três partes: "Compreensão do veganismo", "Por que o veganismo é a única solução moral" e "Questões práticas sobre o veganismo". Na primeira parte, o autor explica o que é veganismo e como ele se diferencia de outras formas de vegetarianismo. Ele apresenta os principais argumentos éticos que justificam o veganismo, como o princípio da igual consideração de interesses e a teoria dos direitos animais.

Na segunda parte, Francione argumenta que o veganismo é a única solução moral para a exploração animal. Ele defende que o uso de animais para alimentação, vestuário, entretenimento e pesquisa médica é uma forma de discriminação e que a única forma de combater essa discriminação é abolindo a exploração animal. O autor também rebate críticas comuns ao veganismo, como a ideia de que os humanos sempre comeram carne e a crença de que o uso de animais para pesquisa médica é necessário.

Na terceira parte, o autor aborda questões práticas sobre o veganismo, como a alimentação vegana, a escolha de roupas e produtos livres de crueldade e a crítica à indústria do entretenimento que explora animais. Ele também discute a forma como o veganismo pode ser aplicado em diferentes contextos, como em escolas, hospitais e prisões.

Conclusão:

"Coma com Consciência" é um livro que apresenta argumentos convincentes para justificar o veganismo como uma escolha moralmente correta e propõe uma mudança na forma como a sociedade se relaciona com os animais. O autor defende que a exploração animal é uma forma de discriminação e que a única forma de combater essa discriminação é abolir a exploração animal. O livro é uma leitura recomendada para quem se interessa por questões de ética animal e para quem busca entender melhor as implicações do consumo de produtos de origem animal.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Viquituhpm 27/02/2023

Talvez quem não tenha um pé na ideia do veganismo e do vegetarianismo ache o livro um pouco bruto. Ele é direto ao ponto e explica todos os seus pontos muito bem, porém, ele não deixa de ser incisivo.
Fazia tempo que eu não lia um livro mais "técnico" que realmente me desse mais base sobre algum assunto. E, como sou vegetariano, esse foi essencial. Gostei muito de adentrar mais alguns porquês e deixá-los mais concretos em minha mente.
Às vezes, sinto que posso esquecer os motivos que me fazem não comer animais e esse livro foi importante pra eu relembrá-los mais uma vez. Gostei muito de todo o conteúdo, das comparações e das explicações. Recomendo demais!!!

Sarah Vitarelli 23/01/2023

Porta de Entrada
A leitura é fácil e dinâmica. Funciona como uma porta de entrada efetiva para literatura que aborde a temática vegana. Trás dados que realmente nos fazem refletir e seja para aqueles que querem iniciar uma alimentação vegana, ou não, cumpre o papel de informar e garantir - ao menos - uma reflexão moral do ato de comer carne.

Amanda 18/01/2023

Minha primeira vez lendo uma obra sobre veganismo.
Por vezes, achei a leitura repetitiva, mas quanto mais lia mais entendia o porquê: a busca por razões de combate ao veganismo é exaustiva justamente por ela não possuir qualquer motivo de existência para além da teimosia de não querer aceitar a incongruência moral envolvida em consumir produtos animais (considerando as premissas estabelecidas pelo livro, pelo menos).

Acredito que essa discussão tenha muito mais abordagens que as propostas na obra, as quais foram fundamentalmente morais e éticas. É necessário, sim, verificar a questão de criação de um ar elitista que envolve o veganismo quando comparado à cultura em massa de consumo que atinge a população, em sua maioria. Há muito no que se falar sobre o veganismo em níveis sociais, étnicos, políticos.

Contudo, moralmente, me pareceu, de fato, dificultoso encontrar uma justificativa plausível. Ou os autores do livro apenas me convenceram brilhantemente e moldaram esse meu pensamento, mas? Possibilidades! Fazer o quê?

A partir dessa leitura, fiquei com vontade de pesquisar mais leituras sobre o veganismo e o seu papel na sociedade contemporânea. Recomendo, apesar de ter achado alguns pontos argumentativos fracos. Leitura fácil, dinâmica e irônica. Gostei :)
Rafaelca70x 24/01/2023minha estante
chama a júliaa

biana 23 07/01/2023

Muito bom esse livro sobre como a indústria trata e consome os animais, eu sou vegetariana e vou ser vegana mais para frente:)

Gustavo.Okonosky 04/01/2023

é
é, é isso. O livro apresenta uma lista de argumentos para o veganismo. Infelizmente torna-se muito mais uma lista de argumentos, sem desenvolvimento necessário. Alguns argumentos são desenvolvidos em capítulos profundos tal qual um píres. Porém, vale a leitura.

Ely 17/11/2022

Adorei
É um pouco repetitivo, mas ele é bem direto com seus argumentos. Eu já sabia um pouco sobre veganismo, agora que sei mais talvez eu comece a praticarem pouco a pouco. (Vai ser fácil, nunca fui muito fã de carne.)

Tamires225 06/11/2022

Mas... você está errado
O livro compre sua função de explicar o porquê você não deve comer produtos de animais ou os animais. Ele coloca os pontos na mesa, respondendo sobre esses mas que, realmente, não fazem sentido, e outros que são menos óbvios. Eu não vou parar de comer carne mas isso é porque aceitei que minha moral é distorcida. Recomendo pra quem se interessa em saber mais sobre os motivos.

leitordamadrugada68 20/10/2022

Chocado
Muita muita muita coisa que eu nunca tinha parado pra pensar. Muitos "mas" refutado de uma maneira muito explicativa. Porém não concordo 100% com tudo, principalmente por passar uma ideia tão errada sobre vegetarianos (como eu sou) sendo que no meu caso pro exemplo, moro na escola durante a semana e não tenho nem tempo e nem como iniciar uma dieta vegana, por mais que eu queira muito, mesmo que a escola forneça opções vegetarianas eu não conseguiria me alimentar somente com as refeições vegana oferecidas. Mas o livro é realmente muito bom, descobri por acaso e me apaixonei.