O caçador de histórias

O caçador de histórias Eduardo Galeano

Resenhas - O caçador de histórias

giovanasilvx 16/04/2024

A cada livro lido do Galeano uma certeza se faz mais forte: esse homem é meu autor preferido.
Ler Galeano é aprender mais da história da américa latina. Aprender de uma forma poética mas crua, do jeito que nenhum livro de história pode ensinar.

Dudu Menezes 23/01/2024

Indispensável
Eduardo Galeano veio ao mundo em um período conturbado. No dia 3 de setembro de 1940 estava em curso a Segunda Guerra Mundial. O nazifascismo era uma realidade e parecia impossível que, em meio a esse cenário, pudesse nascer algo de bom. Mas não foi o que nos provaram Eduardo Hughes Roosen e Licia Esther Galeano Muñoz. Eles deram vida ao maior pensador latino-americano de todos os tempos.

Mais do que uma referência para a esquerda, Galeano se tornou uma voz em defesa da humanidade. Ele nos mostrou o poder das palavras. Ensinou que não é preciso ser prolixo para que um texto tenha conteúdo e profundidade. E não parou por aí. Fez o mundo compreender sua "incapacidade" de ser neutro e objetivo; "talvez porque me nego a me transformar em objeto, indiferente às paixões humanas" - disse, certa vez, ao explicar por que escrevia.

"O caçador de histórias" foi seu último livro. Além dos seus textos inclassificáveis, o livro apresenta "Os contos contam", onde fala de algumas histórias que estão em outras obras suas; seguido por um "prontuário" e pela sua despedida desta vida, que tanto soube honrar, assinada como: "quis, quero, quisera".

Um verdadeiro presente da L&PM para todos nós, que assim como ele, acreditamos que o caminho se faz ao caminhar. Aliás, as suas referências, como o poeta espanhol Antônio Machado, ao inspirá-lo em sua tarefa de seguir em busca da utopia, nos instigam a fazer o mesmo.

Galeano era um pensador militante, que deixou a curiosidade ocupar o lugar do medo quando estava "diante da última porta". Não queria saber o futuro, mas sim vivê-lo ao lado dos seus; dos desvalidos, dos esfarrapados, dos "derrotados". Um escritor que escolheu o seu lado, exilando-se durante a ditadura militar, e sendo coerente aos seus ideais até o final de sua vida.

"Resumindo, diria que escrevo tentando que sejamos mais fortes que o medo do erro ou do castigo na hora de escolher no eterno combate entre os indignos e os indignados".

Sempre que leio e escrevo é tomado por esta mesma emoção; afinal, compartilho com Galeano de sentimentos, sonhos e ideias. Que suas palavras cheguem a quem souber ouvir! Galeano, presente!

#eduardogaleano

Gabriel.Diniz 10/01/2024

A Sobriedade máxima de Galeano e a natureza da revolução.
Não escondo o quão fascinado sou por "Veias Abertas da América
Latina" do mesmo autor. Livro de cabeceira.

Mas não há como não assumir que é em "Caçador de Histórias" que vemos o ápice da literatura, filosofia e maturidade de Galeano.

Nesse livro, escrito vagarosamente enquanto morria de tanto viver, último de toda sua jornada e não finalizado, vemos um autor que escolheu o seu lado e suas alianças.
Não há mais espaço para romantização políticas das revoluções, para ufanismos, para salvacionismos.

Há uma consciência sóbria que nada adianta lutar contra o Imperialismo e seu rastro histórico e econômico de destruição sem lutar antes com o princípio colonialista de superioridade (impregnado na maioria das vezes até nos opositores dos Impérios, que nada querem se não um Império-outro).

Com textos minúsculos, mas precisos como socos na barriga, Galeano se empenha a te entregar as peças do quebra cabeça uma por uma e te deixa montar sozinho o quadro. Entrou pro meu pódio dos 5 melhores do ano de 2023.

Continuo me deslumbrando toda vez que abro esse livro, mesmo fazendo quase um ano que o li.

Ruth184 12/10/2023

Edu foda!
São histórias incríveis e com um senso de humor belíssimo. Aprendi e ri muito com cada história.
Só leiam Eduardo Galeano ?

Solange Sólon Borges 17/05/2023

O livro derradeiro de Eduardo Galeano
Eduardo Galeano (1940-2015), um dos meus autores prediletos, uma das maiores vozes latino-americanas. Com estilo inconfundível, único, une histórias que merecem ser contadas, micro-histórias, ficção, memória, curiosidades e mitos. Nesse caldeirão literário do caçador Galeano, este livro surgiu em seus últimos anos de vida, coroando uma vida dedicada às letras. Presente para nós, leitores.

site: https://www.youtube.com/watch?v=J4KTXsD3jTY&t=76s

Batista 31/03/2023

Fechando com chave de ouro
Esse é o livro mais sublime que eu li nos últimos tempos. Galeano é de uma delicadeza (delicioso de ler), seus contos ponta de flecha, atingem seu alvo. Simplesmente fantástico!

marisa13 24/02/2023

Magnífico
Essa resenha poderia ser uma lista gigantesca de adjetivos, na falha tentativa de expressar o que esse livro me fez sentir. Não é que as palavras não sejam capazes, elas são? eu é que não sei usá-las da forma que merecem ser usadas. As palavras devem ser usadas como Galeano as usa.

juliajunq 26/01/2022

Galeano continua sendo espetacular
Já li a maior parte das obras de Eduardo Galeano, logo, sempre imaginei que um dia enjoaria de sua escrita. Isso não acontece. Simplesmente nunca. Nesse último livro do grande escritor jornalista, sua criatividade ainda me encanta e sou transportada por todo o mundo por seus contos curtos, porém certeiros. Sou apaixonada.

mari 03/12/2021

o cara é bom
algumas crônicas foram chatinhas, mas por causa do conteúdo. dei cinco estrelas pq o galeano escreve bem demais, encantador! o livro tá todo cheio de marcador

Lázara 04/11/2021

Entusiasmo
Thiago, meu esposo, me presenteou com essa obra de Eduardo Galeano. Era meu aniversário e, sim, eu a-m-o ganhar livros! Comprá-los é sempre angustiante: quero tudo que vejo, mas jamais terei tempo para todos. Mas quando essas obras nos são presenteadas, além da conveniência de não sofrer com a escolha, temos um vislumbre de como as pessoas nos veem. E Thiago, com os olhos generosos que ele nunca deixou de ter para com o mundo, me vê como uma escritora.

Ao terminar de ler O Caçador de Histórias, porém, me vejo na obrigação de desfazer o engano: eu não tenho potência para me dizer escritora sendo contemporânea de Galeano. E essa, suspeito-o, nem é a sua obra mais brilhante! É de uma generosidade ímpar ele traduzir, perfeitamente e em poucas linhas, a grandiosidade que foi a sua passagem por nossos tempos: pessoas, lugares e eventos de diferentes épocas ? e que fizeram de Eduardo Galeano quem ele era ?, foram recontados de um modo tal que, no exato instante que escrevo, as palavras, tão prodigiosamente utilizadas pelo autor, simplesmente me faltam.

Minha recomendação? Leia!

Gabi Sagaz 29/10/2021

Genial
Galeano tem um simplicidade na escrita, uma dureza nas palavras e uma suavidade em tocar.nossos corações e mente. Como é bom pensar com ele, como é bom ser induzida a pensar no cotidiano e na vida por ele.
Livro rápido.
Arthur 29/10/2021minha estante
A sensação que eu tenho lendo os livros do Galeano é que estou ouvindo um amigo enquanto tomamos uma cerveja. E que sempre saio melhor dessa conversa.

Gabi Sagaz 29/10/2021minha estante
Ótima comparação. Me sento em um café da tarde com um bom amigo. É sensacional mesmo. ??

books_resenha 19/07/2020

Contos lindos
O autor reuniu curiosidades, contos que moral bem legais, e todos têm um ponto em comum: te fazem pensar sobre eles muito tempo depois de sua leitura. Recomendo ler aos poucos, para aproveitar cada preciosidade. Esse não sai mais de minha cabeceira