O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

casteloale 21/03/2024

600 noivas atravessando o oceano para encontrar seus maridos
Aqui neste livro acompanhamos a história de seiscentas noivas que embarcam em um navio porta-aviões, saindo de Sydney e rumando para o Reino Unido, onde deverão encontrar seus maridos após a guerra.

Jojo escreve especificamente sobre quatro jovens, Margareth, Avice, Jean e Frances. Cada uma com uma história diferente e trazendo consigo, além de suas bagagens, muita história pra contar.

Levando em consideração que elas estão em um navio de guerra e repleto de homens, todas elas se sentem um pouco intimidadas, apesar do comandante fazer o possível para que elas se sintam confortáveis.

Margareth vem de uma família humilde de fazendeiros, ela está grávida e conheceu seu marido, Joe, através de seu irmão mais velho, ela é animada e espirituosa, além de ser completamente apaixonada por seu marido, com quem conviveu pouco tempo, antes de ter de voltar para a Inglaterra.

Frances é enfermeira, e o motivo de estar no navio não nos é revelado logo de cara, mas ela é uma das personagens que a gente logo se apega e quer guardar em um potinho.

Avice e Jean são o completo oposto, mas apesar disso, são personagens fortes e muito espirituosas, enquanto Avice vem de uma família rica e abastada, Jean é órfã e foi criada por uma tia.

Além da expectativa de reencontrar seus maridos, elas terão que lidar com as dificuldades de se estar em um navio de guerra, no meio do oceano, cercadas de homens e sem poder se comunicar com suas famílias, apenas por cartas.

Eu adorei o livro, apesar de não ter favoritado, foi uma leitura gostosa e bastante imersiva, mas que as vezes, confesso, me deixou um pouco entediada, por causa da escrita super descritiva da Jojo, porém no mais, é uma história linda e tocante! Vale a pena!

Nádia Napoleão 16/03/2024

Assim como o último livro da Jojo Moyes que eu li, esse também foi uma leitura lenta, arrastada e a mais demorada pra eu conseguir terminar.
E assim como a outra história, independente disso, eu gostei bastante do livro.
Eu só não sei se o problema é eu não me identificar com a forma da Jojo de escrever, ou se coincidiu com momentos complicados da minha vida para conseguir ler.

Eu recomendo a leitura, é uma história ótima, só demorei demaisss pra conseguir ler.

BeaFCC 13/03/2024

Gosto da escrita da Jojo e gostei do livro, achei uma história muito interessante e me coloquei no lugar daquelas mulheres muitas vezes. Imagino como deve ter sido difícil a vida das mulheres que passaram por tudo isso em busca do seu final feliz, em um tempo tão difícil para ser uma mulher, um tempo em que sua reputação estava sempre por um fio.

Só não tenho como dar mais estrelas porque achei a leitura arrastada, não fluiu bem e em vários momentos precisei parar e me forçar a continuar.

Marina Mendes 12/03/2024

Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito.
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.
Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.
Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

Priscila779 11/03/2024

Médio
Achei o livro bem entediante. Chatinho, arrastado, foi difícil terminar, quase abandonei. Acho q se não fosse áudio teria abandonado.

Natalia Ribeiro 19/02/2024

Lindo
Em 1946 um navio saiu da Austrália com mais de 600 noivas/esposas, ao encontro de seus maridos que estavam na guerra, mas durante está viagem que durou 6 semanas, elas vivem na incerteza se eles querem ver elas novamente ou não.

Juliana 18/02/2024

Um amor além da guerra...
A guerra nem sempre é somente tristeza...com o fim dela nascer a esperança um novo motivo para viver ..
E também pode nascer um amor lindo e um final felizes para sempre, onde a cumplicidade, amizade e compreensão são fundamentais para uma nova vida...Um passado de momentos ruins não significa um futuro ruins.....devemos deixar o passado para trás e viver o hoje.... E com isso ter um futuro brilhante....foi isso que essa história de amor me mostrou

Lariana1 17/02/2024

Vale a pena
O navio das noivas traz a histórias de mulheres casadas com soldados que após o fim da guerra vão de encontro aos mesmos. Nesse percurso, várias semana no mar, as mulheres em especial Avice,Frances, Jeny e Margareth traz experiências, o medo, a decepção e tudo mais que sentiram ao embarcar no Victoria.
De início demorei pra conseguir engatar a leitura, achei um pouco monótono, mas o desenrolar da história me fez quase chorar em alguns momentos, senti pena, fiquei triste, aliviada, triste de novo, emotiva.. em fim, vale a pena a leitura

fer_pmartins 16/02/2024

Decepcionante
Achei o livro muito ruim, ficou interessante nos últimos capítulos, deu sono o tempo todo.
Li 2 livros da Jojo e não gostei de nenhum, não gostei da escrita dela.
Enfim, não pretendo ler mais livros dela, me decepcionou.
História muito lenta, não acontece nada na maioria dos capítulos.
Só não dou 1 estrela pq o final foi interessante.

JulianaPazzini 09/02/2024

O passado não pode dominar nosso futuro
História maravilhosa, mesmo em tempos de guerra, muitas vidas e milhares de histórias... Finais felizes e às vezes tristes. Uma viagem longa de muitas turbulências, amizade, companheirismo, maldades, paixões, sexo, desejos, crimes, violações, brigas, descriminação, sorrisos e tristezas.... E no meio de tudo isso nasce um amor verdadeiro para um novo recomeço de duas almas feridas pela guerra, que o amor curou e deu frutos.
Recomendo a leitura.

Jeniffer.Mainardes 25/01/2024

Jojo Moyes é maravilhosa, né?! Gostei muito do livro. No começo é meio confuso de ler, pois ela mistura a narração dos personagem sem que haja qualquer aviso. As vezes era difícil identificar qual personagem estava narrando o momento.
É muito estranho ler um livro em que a história é um navio cheio de mulheres de militares, da Segunda Guerra Mundial. Elas deixaram suas famílias, suas casas na Austrália para irem morar com seus maridos, que não viam a anos, na Inglaterra. Mas foi bom ver esse lado que praticamente não conhecemos, os desejos, as regras que eram impostas sobre essas mulheres.
Adorei as personagens e o final foi perfeito.

Lidia204 18/01/2024

Eu amo os livros da Jojo ???
Ahh gente, a Jojo tem meu coração, sério mesmo ??? que escrita perfeita, que personagens incríveis, que história maravilhosa ??? amei

E o final ???????????

Talita Pilati 17/01/2024

Jojo Moyes não decepciona nunca mesmo!
Que livro mais lindo, gente, apaixonada pela narração e personagens. Com certeza vou reler

Duda 16/01/2024

O navio das noivas
Um livro que mostra o poder feminino e a lutar por aquilo que se acredita. Apesar de achar que poderia ser menor o livro eu gostei do desfecho.