Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis

Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis Stephenie Meyer
Machado de Assis

Resenhas - Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis

Mareufq 03/05/2024

Amei a experiência de ler esta seleção das obras de Machado de Assis. Estou estudando literatura brasileira e sei o quão importante a escrita machadiana é.

Laylla 04/02/2023

Satisfatório
Leitura difícil pra mim, mas satisfatório. Acho que se a linguagem não fosse tão diferente da que eu to acostumada teria consigo aproveitar bem mais, porém só me senti uma burra que nao consegui captar tamanho beleza das palavras.... enfim, recomendo todos do primeiro volume, principalmente Helena, que ganhou meu coração

iamdudis 28/11/2021

Machado está acima de tudo e todos os autores!
Seguindo minha booklist, cá estou escrevendo a resenha sobre os livros e contos do Machado de Assis.

Meu único problema em toda a obra é a questão do português, se as editoras mordenizasse a escrita, muitos jovens leriam. E para mim deveria ser obrigação ler, infelizmente na minha escola não tínhamos incentivo algum para leitura.

Vamos lá, a resenha é grande. Preciso dizer que o Machado de Assis era visionário, sarcástico e realista demais. Todos os seus livros e contos são surpreendentes e inteligentes demais, parece que ele vivia nos dias de hoje (para ver que não mudamos muito kkk).

O primeiro volume da série consta três livros que falam sobre triângulos amorosos. O segundo volume são três livros que tem como assunto adultério e loucura. O terceiro volume é sobre política e espectador da sociedade.

Livro: Ressureição
Nota: 4,5
Nesse curto livro, conta a estória do Dr. Félix e da viúva Lívia. Eles se apaixonaram, porém Félix era inseguro e ciumento assim desgastando o namoro deles. Sendo uma relação de idas e voltas. Torci muito para Lívia e Meneses ficarem juntos.
Gostei bastante da decisão de uma das personagens no fim, por este motivo o livro ganha nota alta.

Livro: A Mão e a Luva
Nota: 5
Um romance sobre AMORES. Temos o Estêvão que ama demais. O Jorge que ama por interesse e o Luís Alves que ama sem perder o domínio de si mesmo. A história gira em torno de Guiomar, uma jovem que desperta o interesse de alguns homens e no fim ela fará uma escolha. "Tudo é aliado do homem que sabe querer."

Livro: Helena
Nota: 5 + ?
Que livro foi esse! A história conta sobre a chegada de Helena na família de Estácio e tia Úrsula após a morte do conselheiro do Vale. Helena é uma jovem espirituosa, cativante e gentil. Sua chegada trouxe sentimentos secretos para a família. O final desse livro é incrível e surpreendente. Favoritado? Claro!

Livro: Iaiá Garcia
Nota: 4,4
O romance conta a história de Jorge e Estela que eram os protagonistas. Jorge amou Estela por anos, mas ela apesar de gostar dele nunca quis ele. Anos depois Jorge e Iaiá Garcia descobriram um novo amor. Iaiá era totalmente ao contrário de Estela. Enquanto uma negava o amor a outra aceitava. Gostei do Raimundo também o escravo da família que com a sua intervenção uma situação desastrosa não aconteceu.

Livro: Memórias Póstumas de Brás cubas
Nota: 3,5
Foi o livro que menos gostei até agora, pelo fato de ser cansativo uma boa parte. Entretanto não tem como negar o porquê de ser uma das maiores obras da literatura brasileira. A biografia de um homem que tinha tudo e ao mesmo tempo nada.

Livro: Quincas Borda
Nota: 2,8
Não simpatizei pelo personagem principal. A escrita é o mais interessante do livro, mas os personagens são chatos. O cachorro foi o que mais gostei do livro. É isso.

Livro: Dom Casmurro
Nota: 5
Capitu é a minha personagem favorita do Machado de Assis. Esse livro é incrível e fica ao leitor saber se realmente Capitu traiu ou não o Bentinho. A minha interpretação é que ela não traiu. Ele que era um homem ciumento e possessivo.

*Obs: O último livro é Dom Casmurro onde você pode se basear nos dois livros anteriores.*

Livro: Esaú e Jacó
Nota: 4,5
Mais um livro incrível e genial do autor. Nesta jornada temos os dois irmãos gêmeos: Paulo e Pedro. Os irmãos são rivais em tudo, e despertam o amor da Flora. O livro é da época da abolição da escravatura e sobre outras questões políticas.

Livro: Memorial de Aires
Nota: 4,5
Conselheiro Aires foi personagem observador no livro dos gêmeos. No livro dele foi novamente o narrador da estória de outras pessoas. Ele se tornou meu personagem favorito (masculino) por ser um fofoqueiro e espectador.

Contos consagrados
Nota: 5 + ?
Os contos são alfinetadas sobre a sociedade e suas políticas, mas principalmente a hipocrisia do ser humano.
Andressa1115 28/11/2021minha estante
Machado é genial!

Ester479 28/11/2021minha estante
PRECISO ler clássicos

iamdudis 28/11/2021minha estante
Viu, consegui terminar KKKKKK (meme da Gretchen saindo da Fazenda)

Andressa1115 28/11/2021minha estante
kkkkkkk você leu vários de uma vez ainda

iamdudis 28/11/2021minha estante
Sim! Mas são mto bons, os últimos me deu preguiça Hahahah

Aline 19/09/2021

#FICAADICA
?? Nao leia Machado de Assis com a cabeça em um romance contemporâneo. A profundidade das obras do autor é incomparável. Se o fizer, há a grande chance de se decepcionar.

A evolução dos personagens nas obras machadianas é incomparável. O início dos romances de Brás Cubas, Quincas Borbas e Bentinho, seu desenvolvimento, e o final de cada personagem...

Olha, vale a pena ler cada um de suas obras (vale a pena lê-las, inclusive, em momento bastante posterior à escola).

Pedro Guimarães 05/02/2021

Completo
Obra Homérica.

Já que eu desconhecia alguns contos e poemas do Machado, por outro me apaixonei pelo estilo mais critico e irônico de determinados textos de sua autoria.

Sempre gostei do seu estilo digressivo, no qual o autor envereda por um caminho e subitamente parte para outro. Embora ,mantenha a analogia.

Machado ''descasca'' seus personagens, de fora para dentro, aparência após aparência e por esse motivo torna-se ,aos poucos ,um grande analista da alma humana.

Devido seu ''algo a mais'' da fase romântica, sua transição ao realismo exterioriza -se particularmente nos seus personagens pelo fato das mudanças sociais e econômicas estarem refletindo no Brasil de sua época, Século XIX. E não é por menos, O diretor de Viação e obras presenciou a abolição da escravatura e a República da espada por questões militares e religiosas, sob a gestão de Floriano Peixoto e Marechal Deodoro da Fonseca.

O fundador da A.B.L também influenciou ideias de Freud(tema da alma), John Barth, Graciliano Ramos e Dalton Trevisan.

Embora, não fosse religioso conhecia as escrituras e trouxe fundamental importância ao materialismo ,objetivismo e cientificismo temas que, por sua vez, compõem o realismo Brasileiro. Fazendo parte deste : Aluízio de Azevedo, Raul Pompeia e Alfredo Taunay.

Box recomendadíssimo mas não tenha pressa de ler e ,talvez ,não entender faz parte. Demorei quase 4 meses para terminar