A Viagem de Merlin pelo Universo

A Viagem de Merlin pelo Universo Neil deGrasse Tyson

Resenhas - A viagem de Merlin pelo universo

Pedro 31/08/2023

???
O livro é uma coleção de curiosidades fascinantes sobre o mundo astronômico. Embora seja direcionado a um público leigo, ele contém uma variedade de termos que podem ser difíceis de entender para aqueles que ainda não estão familiarizados com o assunto. No entanto, devo ressaltar que ao final do livro há um glossário que fornece definições e explicações para essas palavras desconhecidas. Em termos de estilo de escrita e tom, o livro não é cansativo e consegue manter o interesse do leitor.

É importante notar que, enquanto eu esperava uma história fictícia, o livro adota uma abordagem de perguntas e respostas para trazer informações sobre a astronomia.

No geral, o livro é uma fonte rica de informações astronômicas e pode ser uma leitura agradável para aqueles que se interessam pelo assunto. No entanto, é importante ter em mente que ele se concentra mais em fornecer fatos e respostas concisas do que em contar uma história ficcional elaborada. Recomendo este livro para qualquer pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos sobre astronomia e que esteja disposta a mergulhar em uma leitura informativa.

(OBS: amei a referência bíblica ?)

Jorge 19/04/2023

Entrega Exatamente o que Promete
O título me chamou bastante a atenção, mas ao ler a orelha do livro pude constatar que não era o que esperava, e ao iniciar a leitura, compreendi a natureza do livro. Trata-se de uma coletânea de perguntas e respostas de leitores da revista Star Date, dos Estados Unidos.
As perguntas são em sua maioria muito boas e te trarão alguns conhecimentos rápidos e curiosidades a respeito de ciência. Definitivamente é muito bom para leigos no assunto. Leitores médios que já possuem algum conhecimento, seja de astronomia e física, serão menos impactados pela obra. Não que não se possa aprender com ele mesmo sendo um especialista. Com certeza, assim como qualquer livro, ele tem algo a oferecer a todos.
Não há o que reclamar a respeito do conhecimento do Sr. Tyson, o qual já é familiar para mim. Li dois outros livros dele. A minha principal crítica ao autor é sua falta de criatividade, a qual é bastante compreensível, pois ele aparenta ser um gênio da matemática. De qualquer forma, o personagem Merlin graduou-se em astrofísica, história, geofísica, química e filosofia, tem 5 milhões de anos, e veio de um planeta distante chamado Omniscia. O personagem me parece apenas um alter-ego de Tyson.
Além disso, esperava que o livro fosse mais lúdico, até pelo título bastante sugestivo. Imaginei um personagem chamado Merlin (poderia até ser o Merlin mitológico) viajando pelo cosmos fosse por artifícios mágicos ou científicos, e assim explorando os recônditos mais incomuns do nosso universo, explicando ao leitor como estes corpos celestes funcionam. Muito imaginativo, não?
Mas como foi esclarecido no título desta resenha, o livro cumpre o seu papel e passa o conhecimento que se propõe a passar. Nada muito aprofundado, perguntas e respostas rápidas! Para alguém que não sabe nada a respeito do tempo-espaço; do tempo que a luz das estrelas leva para chegar à Terra; o que são quasares; como os objetos navegam pelo espaço através da força da gravidade; ou o que são buracos negros e como eles se formam, o livro será interessantíssimo.
Leslie.Eduin 19/04/2023minha estante
Sim! Eu também senti falta de um pouco de ousadia e opinião própria do Neil.. não referente a esse livro, pois não o li. Mas quando comecei a ler Astrofísica para Apressados, eu senti a leitura bem robótica. Até pausei a leitura por ver que ele não dava a sua opinião em nada, era como ler uma receita..

Jorge 19/04/2023minha estante
Um cientista nato mesmo hahah. De fato, seus escritos são muito robóticos.

Dalton 15/11/2022

Interessante
O livro é composto por perguntas de pessoas reais, que são respondidas de forma prática. É legal para despertar o interesse por física e astronomia, mas claro que não se aprofunda nos temas, pois não é a proposta do livro. Um bom livro para ler rápido e ainda adquirir um pouco de conhecimento.

João 11/05/2022

bem legal
um livro super engraçado, com diversos questionamentos interessantes enviados por leitores. Está desatualizado, mas é legal!

Na Tancredi 10/02/2021

Livro da cabeceira
Mesmo sendo antigo (1999) pros avanços científicos, esse livro ainda é uma ótima fonte de informação. Além de ser muito gostosinho de ler. São simplesmente perguntas de pessoas reais e respostas claras e objetivas, mas, ao mesmo tempo, divertidas, divididas em temas, como: Sol, Estrelas, Buracos negros. Também nos deparamos com algumas ilustrações no meio do livro, ilustrações divertidas e não realistas.

Comecei a ler a anos, mas somente ano passado resolvi ler na ordem e terminar o livro, e o melhor foi ter lido um pouco por mês, assim pude aproveitar melhor.

Andrezza.Braga 24/04/2020

???????????
Sinceramente não recomendaria, mas como penso que para termos opinião de algo precisamos saber sobre ele, se quiser leiam rsrsrs
Tem passagens interessantes, passagens ok e umas outras que são: ham? Que? Não entendi nada...