Caprichos e Relaxos

Caprichos e Relaxos Paulo Leminski

Resenhas - Caprichos e Relaxos

Katia Rodrigues 15/11/2022

Samurai malandro
Leminski era poeta transcultural. Encontrou no haicai sua voz. Na poesia, economia verbal, objetividade, humor e imagem. Eclético e autodidata... talvez o discípulo mais fiel deixado por Oswald de Andrade.

nada foi
feito o sonhado
mas foi bem-vindo
feito tudo
fosse lindo

Experimentalismo, recuperação da oralidade, preocupação ideológica e irreverência caracterizam a produção poética do curitibano que foi poeta, prosador, compositor, tradutor e ensaísta.

contranarciso

em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós

Em "contranarciso", o poeta narra a relação paradoxal que estabelecemos com o Outro. É comum em Leminski essa celebração do ser humano que é todos e um só ao mesmo tempo.

^_^

Ig: @ingrisias

Vittor 12/02/2020

Fantástico
Leminski é Leminski, insuperável, sua poesia é maravilhosa em todos os aspectos!

madu 22/05/2020

queria ler a obra completa (Toda poesia), eu achei a poesia dele muito metafórica, mas gostei

Isis243 28/01/2021

Foi uma tarde chuvosa na rede, uma xícara de chá e lá se foi o livro todo.

Mais poesia é isso, não é ? A gente devora tudo de uma só vez.

Depois vamos revisitando, de tempos em tempos, nossas prediletas.

Gostei,
Recomendo o poema: para a liberdade e luta !

Boa leitura ;)

Ricardo.Borges 03/03/2022

Imagético
Poesias fortes, profundas e vigorosas em uma leitura rápida e estimulante, repleta de sensações contrastantes ilustradas por escolhas de palavras que praticamente desenham a cadência de cada verso e cada poesia.

amor in ordine voluntatis 01/05/2024

Bom, há uma diferença da escrita de Leminski que o difere da maioria dos outros escritores, seja pelo tamanho dos poemas, a ausência de rimas e construção por soneto ou mesmo a forma de construir a subjetividade do texto, que, isso sim, o difere da maiores dos poetas, um livro que o começo é definitivamente difícil de gostar mas vai ficando agradável a medida que a leitura progride e você aprende a apreciar a escrita do autor

ana 21/02/2023

é uma poesia rica em metáforas, eu confesso que eu nao estava conseguindo acompanhar muito bem, mas conforme continuei lendo, parecia que eu havia sido transportada para a mente brilhante de paulo leminski, e tudo encaixou. Eu adorei

thamirisdondossola 18/10/2016

Caprichos & Relaxos
A obra Caprichos & Relaxos, publicada pela Companhia das Letras, traz uma antologia de poemas do escritor contemporâneo Paulo Leminski.

Eu tinha muita curiosidade em conhecer alguma obra do autor, Paulo Leminski. Finalmente tive oportunidade e estou maravilhada. O estilo de Leminski é singular, inteligente e especial. Caprichos & Relaxos tem, em sua composição, uma série de poemas envolvendo temas do cotidiano que podem te fazer dar longos suspiros.

"cansei de frase polida
por anjos da cara pálida
palmeiras batendo palmas
ao passarem paradas
agora eu quero a pedrada
chuva de pedras palavras
distribuindo pauladas"

Há algum tempo descobri que gosto de poesia. Aquela sensação de declamar um poema e digerir os seus incontáveis significados é deliciosa! Digo declamar, pois quando estou sozinha, não consigo ler sem que seja em voz alta. Tem algo dentro de mim que me faz ler bem alto e com a entonação adequada. Acreditem, acontece alguma coisa dentro da gente quando a gente lê um bom poema, alguma coisa boa e louca, sem muita explicação.

"ameixas
ame-as
ou deixe-as"

Esse livro é ótimo para ler e reler quantas vezes acharmos necessárias. É claro que eu não me encantei pelo livro de forma integral, tem algo aqui e ali que me deixaram numa grande dúvida, mas esse algo aqui e ali não se compara com os poemas que li e que me proporcionaram uma boa reflexão.

"a chuva vem de cima
correm
como se viesse atrás"

Os aspectos físicos do livro estão maravilhosos! As folhas são amareladas, a fonte é agradável, o tamanho do livro é em formato de bolso e a capa é linda! Em suma, estou apaixonada e não vejo a hora de adquirir outras obras do autor. Indico Caprichos & Relaxos para qualquer pessoa, sem exceção, que goste de poesia.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Michelle Trevisani 12/01/2017

AMO, AMO DEMAIS!
Olá galerinha do bem! Tudo bem com vocês? Vamos de poesia hoje? Amoo demais! A resenha de hoje é do livro Caprichos e Relaxos, de Paulo Leminski, publicado pela editora Companhia das Letras.

O livro é todo lindo, sou mega fã do Paulo Leminski e neste livro encontrei poemas que fizeram parte da minha infância - quem aí assistia a Castelo Rá-tim-bum vai saber do que estou falando: eles sempre citavam um autor famoso nos episódios, ou um quadro famoso, e a poesia do Leminski foi escolhida mais de uma vez para ser lida pelo Nino, Pedro, Bia e Zequinha.

Os dois poemas que ficaram famosos no Castelo Rá-tim-bum e que vão ficar pra sempre na minha memória estão nesse livro. Na hora que bati o olho neles me veio um gosto de infância na boca! Tão mágico, tão legal! Por isso valorizo demais esses programas educativos na tv, este era um exemplo maravilhoso de um ótimo programa infantil, que instruía acima de tudo.

Leia o restante da resenha lá no blog > LIVRO DOCE LIVRO.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/12/resenha-caprichos-e-relaxos-de-paulo.html

Our Brave New Blog 27/03/2017

RESENHA CAPRICHOS E RELAXOS - OUR BRAVE NEW BLOG
Dia de poesia hoje, galera, e dessa vez temos uma das figuras mais loucas da literatura brasileira: Paulo Leminski. Quando eu estudava num pré-vestibular, havia um professor de Português que contava uma história sobre a sua época de faculdade, onde ele afirmava ter estudado com o poeta em questão, e pelo fato de existirem dois Paulos no grupo, Leminski era chamado apenas de Paulo Esquisito. Daí você já tira o nível do cara.

Se você procurar na internet notícias envolvendo o Esquisito, vai ver que o cara merecia um TV Fama só para ele, nem Geisy Arruda dá conta do arsenal de polêmica que o cara teve. Mas como aqui não é site de fofoca, e sim de literatura, vamos falar sobre o livro mais famoso do poeta (e poeta tem livro famoso é? Pois é, minha gente), Caprichos e Relaxos, da mais nova coleção da Companhia, Poesia de Bolso. Diferente do que eu faço aqui, esse texto vai (na verdade necessita) de quotes.

“um dia desses quero ser
um grande poeta inglês
do século passado
dizer
ó céu ó mar ó clã ó destino
lutar na índia em 1866
e sumir num naufrágio clandestino”

Esse livro é considerado o principal dentro da obra poética de Leminski, e o responsável por tirar ele da literatura marginal para o grande escalão dos escritores brasileiros. Caprichos e Relaxos tem várias seções de poesia, separados pelo estilo que vão de poesia concreta a haicais, me surpreendendo com dois contos poéticos no final do livro, além de experimentações interessantíssimas.

“um poema
que não se entende
é digno de nota
a dignidade suprema
de um navio
perdendo a rota”

Um apontamento que Valter Hugo Mãe fez certa vez é que, diferente da maioria dos poetas, Leminski não é triste, e mesmo assim não deixa de ser inteligente em sua construção poética, coisa que não é muito comum entre os grandes escritores desse gênero. Em seus poemas normais, às vezes o esquisito soou um pouco confuso para mim, mas uma característica forte dele é o gancho final, te deixando com aquele risinho sarcástico no rosto e a sensação de ter aproveitado o que leu.

RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/resenha-caprichos-e-relaxos-paulo-leminski

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/resenha-caprichos-e-relaxos-paulo-leminski
Jim 12/08/2017minha estante
Coloque as estrelas,senão fica zerado e conta para a média geral!

Charlene.Ximenes 09/08/2018

Para conhecer Leminski
Valter Hugo Mãe afirmou que Leminski, contrário a maioria dos poetas, não é triste e mesmo desse modo não deixa de ser inteligente em sua construção poética. É possível ver a dinâmica e perspicácia do autor nessa antologia de poemas publicada.

Leminski, curitibano, teve uma vida rodeada de paixões, poesias e muitas idealizações. Morreu no ano que nasci, em 1989. Era jovem e se foi vítima de cirrose, deixando-nos muitas polêmicas e um legado de lirismo.

Nessa obra, os poemas são para se ler e reler tantas vezes quanto possível. Há poemas que melhor se adequam ao meu gosto e outros nem tanto. Todavia, creio ser um excelente ponto de partida para se conhecer o autor. É possível encontrar poesias concretas e diversas experimentações.

criswz_ 20/02/2023

em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós?

percyjgf 21/02/2023

Arte.
As poesias são cheias de metáforas e fogem totalmente do básico e genérico que a gente encontra em qualquer livro de poesia. eu amei.

vinipqz 09/05/2024

De curitiba pro mundo
Não sou muito de ler poesias, mas esse livro aqui me pegou bastante
li por recomendação de uma grande amiga, grande fã de poesia concretista, esse livro é composto de poemas crus e sujos, cheio de palavrões e gírias
uma ótima pedida pra quem não curte muito poesia e quer começar a ler o gênero!