Caprichos e Relaxos Paulo Leminski

Resenhas - Caprichos e Relaxos

vinipqz 09/05/2024

De curitiba pro mundo
Não sou muito de ler poesias, mas esse livro aqui me pegou bastante
li por recomendação de uma grande amiga, grande fã de poesia concretista, esse livro é composto de poemas crus e sujos, cheio de palavrões e gírias
uma ótima pedida pra quem não curte muito poesia e quer começar a ler o gênero!

amor in ordine voluntatis 01/05/2024

Bom, há uma diferença da escrita de Leminski que o difere da maioria dos outros escritores, seja pelo tamanho dos poemas, a ausência de rimas e construção por soneto ou mesmo a forma de construir a subjetividade do texto, que, isso sim, o difere da maiores dos poetas, um livro que o começo é definitivamente difícil de gostar mas vai ficando agradável a medida que a leitura progride e você aprende a apreciar a escrita do autor

João ACS 23/02/2024

Caprichos e Relaxos
Esse é o primeiro livro de poemas que leio, achei muito bom e muito interessante, gostei bastante de como o livro se desenvolve.

Eliane406 17/01/2024

A poesia é necessária
Um livro de poemas, mas que englobou uma coletânea em uma outra época de Toda Poesia. O livro lançado em 1983 se tornou im best-seller naquele tempo e agora é um clássico. Os pricipsis poemas do curitibano estão aqui, muitos publicados na revista de arte e vanguarda Invenção, encabeçada pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e por Décio Pignatari. Os pais da poesia concreta no Brasil haviam adotado o jovem poeta ilustrado, audacioso e contundente.

Danilo Moreira 26/10/2023

Bom para saborear o estilo de Leminksi
Já conhecia o poeta, mas foi o primeiro livro que li. Carrega o estilo multifacetado dele, que passeia pelo
haikai e pela poesia concretista.

O livro tem de tudo, capaz de te deixar melancólico e rindo na mesma página.

Parece que embarcamos num balão com o autor rumo a um céu cheio de palavras, e ele se divertr montando combinações com elas.

Recomendo a leitura.

rafa 26/02/2023

Poesia marginal
Sou suspeita, pois sou fã de leminski desde meu ensino médio. o jeito que ele brinca com as palavras sempre me surpreende de um jeito positivo, mesmo as vezes não entendendo muito bem. mas ele é único, ninguém se compara

percyjgf 21/02/2023

Arte.
As poesias são cheias de metáforas e fogem totalmente do básico e genérico que a gente encontra em qualquer livro de poesia. eu amei.

ana 21/02/2023

é uma poesia rica em metáforas, eu confesso que eu nao estava conseguindo acompanhar muito bem, mas conforme continuei lendo, parecia que eu havia sido transportada para a mente brilhante de paulo leminski, e tudo encaixou. Eu adorei

criswz_ 20/02/2023

?assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós?

Carol 30/01/2023

a maioria não entendi, mas gostei de alguns versos.

foi meu primeiro contato com Leminski e acho que não foi uma boa primeira impressão x.x

Katia Rodrigues 15/11/2022

Samurai malandro
Leminski era poeta transcultural. Encontrou no haicai sua voz. Na poesia, economia verbal, objetividade, humor e imagem. Eclético e autodidata... talvez o discípulo mais fiel deixado por Oswald de Andrade.

nada foi
feito o sonhado
mas foi bem-vindo
feito tudo
fosse lindo

Experimentalismo, recuperação da oralidade, preocupação ideológica e irreverência caracterizam a produção poética do curitibano que foi poeta, prosador, compositor, tradutor e ensaísta.

contranarciso

em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós

Em "contranarciso", o poeta narra a relação paradoxal que estabelecemos com o Outro. É comum em Leminski essa celebração do ser humano que é todos e um só ao mesmo tempo.

^_^

Ig: @ingrisias

Rani.Silva 13/09/2022

É sempre bom reler Leminski, sua obra é marcada pela irreverência. Poesia marginal.
"Aqui, poemas para lerem, em silêncio, o olho, o coração e a inteligência.
Poemas para dizer, em voz alta..."

Ricardo.Borges 03/03/2022

Imagético
Poesias fortes, profundas e vigorosas em uma leitura rápida e estimulante, repleta de sensações contrastantes ilustradas por escolhas de palavras que praticamente desenham a cadência de cada verso e cada poesia.

Isis243 28/01/2021

Foi uma tarde chuvosa na rede, uma xícara de chá e lá se foi o livro todo.

Mais poesia é isso, não é ? A gente devora tudo de uma só vez.

Depois vamos revisitando, de tempos em tempos, nossas prediletas.

Gostei,
Recomendo o poema: para a liberdade e luta !

Boa leitura ;)