10 Livros que Todo Conservador Deve Ler

10 Livros que Todo Conservador Deve Ler Benjamin Wiker

Resenhas - 10 Livros que Todo Conservador Deve Ler

Tatiane 19/11/2023

O melhor livro de 2023
Esse livro tem sido um divisor de águas na minha vida, não só pelas indicações do autor mas pela força de argumentação dada por ele em relação a cada livro escolhido. Para quem não sabe o que é conservadorismo mas deseja conhecer e compreender um pouco sobre esse livro é essencial. O autor busca esclarecer a diferença entre conservadorismo tradicional e conservadorismo moderno como também o Liberalismo e como se distinguem um dos outros. Todo cristão deveria ler esse livro, em especial Pastores, mas a maioria deles estão convictos de suas crenças e não estão preparados para uma conversa franca.
Gostaria de poder agradecer pessoalmente O Benjamin Wiker por essa obra maravilhosa. Pretendo ler todos os livros indicados por ele, como também outras de suas obras.
LEIAM!!!

Ribeiro 20/09/2022

Uma boa pedida para quem busca saber mais acerca do pensamento conservador
Esse livro compila bem diversos princípios do conservadorismo através de indicações e analises de outras obras, aborda o devido posicionamento na visão do autor que um conservador deve ter em relação a família, economia, materialismo, liberdade, religião etc. A escrita do autor é bem fluida e essa edição possui alguns erros de tradução, mas nada que atrapalhe de maneira significativa a leitura. Enfim, um livraço.

Rudy 05/04/2022

Um guia para um assunto do momento, pouco entendido, mas muito combatido: o conservadorismo.
O livro não se limita a falar do conservadorismo no sentido teórico, vai além, tocando o homem em algo mais fundamental: a educação da alma e do homem frente à vida cotidiana, ao convívio, ao mundo e à própria realidade. E nessa educação, os temas fundamentais: o relativismo, a importância da literatura e da arte, camadas e integralidade da experiência humana individual, a diferença entre a Política de Aristóteles para a Política de Maquiavel, a dominação tecnológica como domínio sobre o homem, daí para diante. Essas coisas são usualmente esquecidas porque pessoas são mais habituadas a falar da Política prática e cotidiana, manifesta na organização estatal -- Câmaras, sistema eleitoral, impostos, etc. -- e no poder organizado em diálogo com a Economia, as instituições (escola, igreja...), etc.
Como dizia Hugo von Hoffmansthal, "nada há na Política de um país que antes não esteja em sua literatura".
Por isso, mais do que resmungar sobre a corrupção como crime de desvio de impostos, que certamente é um mal a afetar todos, é necessário falar da corrupção da alma, afinal a corrupção como crime é mais um sintoma da corrupção da alma, uma desordem social é resultado de uma desordem interior. O homem se expressa primeiro pelos livros, pelo cinema, pelas relações humanas, pela Filosofia, por meios anteriores à Política. A Política é a cereja do bolo, ela fecha o círculo e retroalimenta o processo que lhe é prévio, reforçando a corrupção da alma que, novamente, frutificará em Política desastrosa. O processo jamais finda.
Capítulos que particularmente chamam a atenção são os relativos à Política de Aristóteles, à trilogia Senhor dos Anéis, à Bíblia e ao A Revolta de Atlas (de Ayn Rand). Outros pontos positivos no livro é a existência, em cada capítulo, de uma biografia breve sobre cada autor discorrido, a biografia fornece um lampejo de compreensão sobre como se fez o autor de renome. Contudo, um ponto negativo no livro, não no texto, é a má edição: com erros ortográficos, palavras fora do lugar e pontuação errada. Esses problemas, no entanto, são mínimos e não prejudicam o entendimento.
É um livro que vale a pena ser lido e do qual fazer anotações.

Pri 31/12/2020

10 livros que todo conservador deveria ler
O livro é incrível! Além de abordar idéias conservadoras, conceitos chaves, princípios essenciais do conservadorismo, o autor faz isso de uma forma dinâmica e envolvente.
Em particular, o livro me envolveu de forma não apenas a conhecer cada livro analisado como também seus autores.
Eu super indico. Não apenas para conservadores, mas para todos que desejem ter uma melhor compreensão sobre o que é o conservadorismo.
Rose 03/01/2022minha estante
Comprei ano passado e esse ano irei ler, ansiosa.

Pri 04/01/2022minha estante
Muito bom. Tirei muito proveito dele. Espero que tbm goste.

Vivi 06/01/2022minha estante
Começando a leitura dele hoje. Parece bom :)

Tatiane 25/09/2023minha estante
Começando hoje estou gostando bastante.