O Ano Em Que Disse Sim

O Ano Em Que Disse Sim Shonda Rhimes

Resenhas - O Ano Em Que Disse Sim

Raffafust 23/09/2016

O ano mal acabou mas eu já tenho uma das maiores decepções de livro do ano: esse. Vamos por partes, eu comprei esse livro porque ele apareceu na minha timeline onde 3 amigas minhas diziam que ele era ótimo. Então pesquisando sobre ele achei que seria uma ótima chance de me "colocar para cima" já que o livro ensinava a "dizer sim" e me perguntei se meu problema atual seria esse.
Shonda Rhimes é famosa, é autora de séries de sucesso como Grey´s Anatomy e Scandal. A primeira delas sou super fã. Então claro que pensei que ler o livro dela seria maravilhoso e fui lá gastar 40 reais com o exemplar.
Shonda já nos revela que a análise com o que estava fazendo de sua vida veio da sua irmã na noite de Natal -ou de Ação de Graças, não lembro!- quando ela disse que Shonda nunca falava sim para nada. Ela resolveu ver se era verdade e chegou a conclusão que com 3 filhos pequenos ela se achava no direito de usar as crianças para se desculpar dos lugares que não estava muito afim de ir, o que era quase todos. Não é de todo um livro péssimo, mas quando criamos expectativas nos arriscamos a decepção. Então gostei da parte que ela diz que é um mentirosa nata, afinal ela escreve sobre pessoas mas é ficção, então mentir é algo que ela sabe fazer muito bem.
Também gostei quando ela conta porque não aceitava ir no Jimmy Fallon ou na Oprah, mas isso eu deixo para vocês descobrirem...a verdade é que ela se escondia da vida, mas talvez a forma como ela escolheu para contar e o título do livro nos leve a imaginar outra coisa. E aí ok, entendo que talvez o problema seja meu de esperar que Shonda tenha meus problemas e me ajude a resolvê-los com suas histórias. Não espere isso porque ela não faz, ela se compara a Beyoncè, que é quem ela gostaria de ser. E também faz comparações um pouco bobas como com Malala para dizer que tem consciência de que ela é uma péssima pessoa e a menina paquistanesa é boa. Ou Madre Teresa...ou ainda Anne Frank, dá vontade de entrar no livro e dizer: "Querida, Anne não fez bondade alguma, ela sofreu maldades, você não leu o livro?".
Certamente ela não deve ter lido, porque na busca por fazer graça acaba deixando o livro bem parado e sem interesse pro leitor.
Na busca por algo que me animasse, finalizei a leitura bem para baixo. Shonda é capaz de escrever muito melhor do que isso, uma pena que tenha caído na compra desse livro.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/09/resenha-o-ano-em-que-disse-sim.html
Dandra 23/09/2016minha estante
Já pensou em ler Grande Magia da Elizabeth Gilbert? Eu ameii!

Dandra 23/09/2016minha estante
Já pensou em ler Grande Magia - Vida criativa sem medo da Elizabeth Gilbert? Eu achei muito bom. Dê uma chance, quem sabe?

Raffafust 25/09/2016minha estante
Oi Dandra, eu já li, nao sou muito fã da Elizabeth Gilbert, a Grande Magia não me ganhou não :( assim como também não curti Comer, rezar e amar. Beijos

Layse 10/01/2017minha estante
Também tive a msm sensação. Não sei se criei muita expectativa por conta das lindas histórias de #GreysAnatomy, mas achei bem fraco No final pensei; não contribui em nada na minha vida.

Isabela Di Ãngelo 07/01/2024

Quero dizer sim
Eu não imaginava que precisava tanto desse livro!!! Sou extremamente tímida e as vezes tenho tanto medo que fico paralisada.
Esse ano também desejo ter um ano do sim.
Aah que linda

Muita vontade de ler

Conseguiu terminar até dia 7 amiga

Isabela Di Ãngelo 07/01/2024minha estante
Esse livro é muito bom !!! Consegui msnter minha tradição

Helô Ferrari 09/04/2018

Genial
Nunca pensei que fosse me render a algum livro de auto ajuda. A questão é que Shonda neste livro, mantém um conversa divertida e solta, sobre como se permitir mudou sua vida. Sobre a importância de se amar, de se apossar de sua própria vida, de se escutar de fato, de viver intensamente. Muitas vezes, nos afundamos em um mundo de 'nãos' e negativas, até perdermos a graça na vida. Shonda dá uma grande inspiração para mudanças valiosas na vida de uma mulher. Absolutamente maravilhoso este livro.
Bel * Hygge Library 09/04/2018minha estante
Estou na metade dele e adorando!

Helô Ferrari 09/04/2018minha estante
Nossa é viciante o livro, pra te falar a verdade conheci Shonda nele, não assisto Grey's mas depois dessa leitura vou começar. Esse é o tipo de livro inspirador e empoderador!!!!! Maravilhoso

Bel * Hygge Library 09/04/2018minha estante
Comigo foi o contrário. Acompanho Grey's desde a primeira temporada. Minha série favorita da vida! Tb acompanhei Private Practice e pretendo começar as outras. As séries também são inspiradoras.

Rosi C. Caleffi 16/02/2019

Favoritadíssimo
Quantas vezes você celebrou suas pequenas conquistas? Quantas vezes você conseguiu simplesmente agradecer quando recebeu um elogio sem ficar com vergonha ou responder com uma justificativa? Quantas vezes disse não para você?

O ANO EM QUE DISSE SIM é um relato sincero e muito descontraído da roteirista de séries como Grey's Anatomy, Private Practice e Scandal, Shonda Rhime, de como saiu de um ponto relativamente insignificante em tantos aspectos da sua vida e virou a estrela do horário mais caro da televisão americana com suas séries. Também nos conta todos os motivos certos e os errados envolvidos em suas escolhas. Fala sobre autoestima, obesidade, saúde e autoimagem, tempo para a família, maternidade, de uma maneira tão real que parece que estamos conversando com uma amiga.

Não é um livro de auto ajuda. É um livro que te faz repensar, traz inquietude e causa incômodo. Dizer sim para as oportunidades durante um ano foi a proposta que a autora fez a si mesma. Aí descobriu que cada vez que o dizia, ela dizia sim a sua vida, a sua felicidade. Sim, deu muito trabalho, mas foi recompensador.

Leitura fluída, marcante e muito emocionante. O capítulo sobre A Guerra das Mães é inspirador (identificação total), assim como o lindo discurso na universidade me deixou em lágrimas. Amei as menções sobre suas personagens, em especial à Christina Yang, de uma das minhas séries favoritas da vida.

A pergunta que fica é: por onde começamos a lidar com nossos medos? O Ano do Sim foi a resposta de Shonda; a nossa, somente nós seremos capazes de encontrar.

5 estrelas (5/5).
Ligia 16/02/2019minha estante
Nossa! Amei sua resenha! Deu vontade de ler!

Rosi C. Caleffi 17/02/2019minha estante
Leia! Vc vai adorar

Fabi129 26/11/2017

PODIA TER FICADO SEM ESSA
''Sonhos são lindos. Mas são apenas sonhos. Passageiros. Efêmeros. Lindos. Mas sonhos não se realizam apenas porque você os sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem. É o trabalho árduo que cria a mudança.''

Primeiro, que bom que este livro é pequeno, pois caramba, como é ruim ler algo que não tá funcionando com você.
É um livro que traz alguns conselhos sábios? Sim.
É um livro que te aconselha a dizer sim para os desafios da vida? Sim.
É um livro motivador, que instiga a você mudar, ir atrás dos seus sonhos? Também.
Então qual foi o meu problema com o livro?
Foi o fato de a autora ficar relatando sobre suas séries. Não sou fã da autora, não foi por isso que li este livro.
Acho que se ela tivesse dado somente conselhos, talvez tivesse gostado.
Livro cansativo.
Gauxa 28/04/2018minha estante
Concordo contigo, também achei o livro cansativo.
Parece muitas vezes que vai do nada pro lugar nenhum e que ela é repetitiva nos relatos.

Leonela_ 01/11/2019minha estante
Concordo plenamente. Me incomodou muito também a autora ficar falando das séries. Também não foi pra isso que li o livro. Acho que ela quis pegar carona no sucesso das séries para o livro o que pra mim incomodou

Renata 28/08/2020

Que mulher incrível
Um livro em que a Shonda conta como foi o ano dela, suas reflexões e como sua vida mudou no ano do sim.
Por mais que eu conheça o trabalho dela como autora e produtora fiquei surpresa em saber como ela é nos bastidores, estou apaixonada por esta mulher, divertida, engraçada e muito inteligente.
Vivi Santos 28/08/2020minha estante
Ela é simplesmente maravilhosa, me apaixonei depois que li o livro ?

Renata 28/08/2020minha estante
Ela é incrível!

Patty 11/03/2020

Interessante!
Recomendo sem dúvidas a leitura. Eu que já gostava dos seriados criados pela autora do livro (Grey?s Anatomy, Scandal e How to get away with murder) e também de suas protagonistas acabei gostando muito de conhecer um pouco mais a própria Shonda Rhimes no desenrolar do livro.
Mavis 11/03/2020minha estante
Faz tempo que tenho vontade de ler esse livro ^^

Patty 11/03/2020minha estante
Vale a pena, Amanda. ? Vai gostar!

Kelly @leitora_assidua_ 17/01/2021

Li um livro que todos estavam recomendando e amei!
O Ano em que Disse Sim, veio para balançar meu 2021.

Depois de uma enxurrada de recomendações, resolvi dar uma chance para esse livro e fiz isso principalmente, porque a autora é a escritora de Scandal , Grey's Anatomy e uma série de outros programas de TV.

Então, esperando altas dicas, lá fui eu para o meu ano do sim? E galera, eu não estava preparada para o que iria encontrar!

A autora consegue de uma forma leve e divertida nos fazer refletir sobre vários temas da vida.

E ela retrata bem o peso de ser mulher, negra e mãe solo de 3 filhas.

Fora que de brinde ainda acompanhamos os sentimentos dela acerca dos personagens de suas séries, o que para mim, deu um toque a mais para a história.

Eu que esperava um livro de autoajuda, recebi um relato de uma mulher parecida comigo, que foi atrás do que queria da vida, passando por cima de padrões e dela mesma, e que por isso, viveu um dos melhores anos da vida dela, quando aprendeu o valor do Sim.
Dani Favalli 17/01/2021minha estante
Agora fiquei com vontade de ler!

Kelly @leitora_assidua_ 18/01/2021minha estante
Menina, recomendo!

victória 14/01/2021

sim a dançar ao sol
há muito queria ler este livro. pelas resenhas que li/assisti, soube que se tratava de algo que faria sentido para mim. amo grey?s anatomy e, após bridgerton, passei a admirar ainda mais o trabalho de shonda. aproveitando o início de um novo ano, decidi ler esta autobiografia. foi uma experiência emocionante. chorei com os discursos e com as pequenas e grandes vitórias de shonda. este livro foi uma imensa inspiração. dizer sim era o que ela precisava e talvez seja o que eu preciso!
Nanda.Fagundes 14/01/2021minha estante

victória 14/01/2021minha estante

Agnaldo 21/12/2023

Dizer sim é um ato de coragem
É um livro que vai além da história de uma mulher que mudou o modo como as séries eram pensadas, dando mais espaço para os mais variados tipos de tribos e construindo algo único em uma sociedade cada vez mais diversificada. Só que durante a leitura vamos além, assumimos um papel nosso, nós vemos espelhados em situações que ela vive que se parecem muito com a nossa história, entendemos o poder da coragem, de assumir a responsabilidade de quem somos, de quebrar os anseios que temos ao tentar pensar pelos outros, de encarar que a dor de postergar algo só pra ver se as coisas podem mudar, não é algo que nos faz bem, e entender que na vida nem sempre temos aquilo que nossos pais transmitiram como algo que todo mundo deveria buscar, a realidade é que nosso jeito é único e nossos propósitos sempre vão ser só nossos.
eduardaoliveiraaa 22/12/2023minha estante
Queria muito esse livro

Agnaldo 22/12/2023minha estante
Não sou fã de Greys, mas esse livro é muito bom, a forma como a autora transmite sua história foi sensaciona, vale muito a penal

Maria.Nayale 20/08/2020

Sim!
Shonda é totalmente divertida. Leitura leve e fácil, realmente inspirador.!
Jaide.Tenorio 22/08/2020minha estante
realmente uma ótima leitura. E o melhor é que ela não tem a intenção de dizer : faça isso e será feliz!!Ela apenas conta como mudou a vida dela com exemplos e vc acaba amanda e sim se inspirando. muito divertido, ri muito também .

Carol 03/09/2018

Toda mulher deveria ler este livro.
Enquanto lia, sentia como se a Shonda e eu estivéssemos juntas sentadas em volta duma fogueira. A jornada de autoconhecimento dela é linda e inspiradora. Recomendo demais e já comprei a versão física só para emprestar as minhas melhores amigas!
Leafarr 23/09/2018minha estante
Parece a Júlia Roberts falando de Comer Rezar Amar

@mlorranereis 16/05/2020

SIMPLESMENTE INSPIRADORA
Li durante a quarentena em maio de 2020 e só posso dizer MUITO OBRIGADA SHONDA POR TER ME DISTRAÍDO DURANTE ESSA FASE PÉSSIMA QUE ESTAMOS VIVENDO.
Gostei muito, Shonda traz momentos divertidos e emocionantes para nos fazer pensar, avaliar e agradecer pela nossa vida, por quem somos e pelas nossas conquistas. A forma como ela vê o mundo e abraça a todos com essa experiência do "ano do sim" é extremamente inspiradora.
Uma das melhores "biografias" (apesar de ter sido sobre o ano do sim) que já li.
A única coisa que me incomodou foi na parte gráfica, a impressão tinham páginas que pareciam com mais tinta do que outras e me incomodou um pouco na leitura mas foi só isso.
Emanuela 16/05/2020minha estante
Lembro de quando li esse livro e me senti muito inspirada. É ótimo!

Ise 06/05/2020

A historía de Shonda faz você refletir se está mesmo evoluindo na sua própria vida, ou segue seus dias buscando apenas a zona de conforto. Ela mostra que as vezes o confronto é necessário e que ele também pode nos levar a lugares em que a gente no fundo queria muito estar. Livro divertido e que traz boas reflexões.
Keimoraes 06/05/2020minha estante
Eu adorei essa leitura, amiga! Shona Rhimes é maravilhosa!

Bel 06/02/2017

Incrível para começar o ano com o pé direito
Ao contrário do que se pode imaginar, este livro está longe de ser uma daquelas obras motivacionais convencionais que encontramos frequentemente na fila de farmácias. É um livro acima de tudo sincero e bem humorado, de uma mulher que decidiu mudar o rumo da sua vida, sem se preocupar com todas as convenções da sociedade.
O "ano do sim" de Shonda, foi relativamente recente (há cerca de 3 anos para cá), o que é incrível já que vários dos relatos que ela faz em sua obra, como discursos, programas de televisão e sessões de fotos podem ser acessados online, o que complementa toda a narrativa. O progresso de Shonda é visível a cada imagem/vídeo que eu procurava online para ajudar a me contextualizar sobre o que ela dizia a cada capítulo (o que não é necessário para compreensão da obra, mas incrivelmente divertido).
A obra cai como uma luva no começo do ano, naquele momento que todo estímulo para iniciar uma nova fase é bem-vindo. Leitura fluida e deliciosa!
Anna intimista/yt 29/06/2017minha estante
undefined