Vertigo

Vertigo Pierre Boileau...

Resenhas - Vertigo (Um Corpo que Cai)

1 | 2 | 3 | 4

cris_love 18/04/2024

Vertigo
Esse livro tem uma escrita muito boa, uma ótima construção de personagem e te prende muito. A única coisa que eu não gostei foi o plot final.

Danilo Barbosa Escritor 09/12/2023

Qual limite entre o amor e a obsessão? Até que ponto a imagem que você cria de alguém pode te envolver em uma espiral de loucura?
“Vertigo”, da dupla Boileau e Marcejac é um suspense que em todos os momentos faz o leitor caminhar numa linha tênue entre a realidade e a insanidade. Obra que deu origem ao clássico do cinema “Um corpo que cai”, do mestre Alfred Hitchcock, ele dá voz a um personagem cheio de defeitos, carências e anseios, um detetive chamado Flaviéres que carrega consigo o medo de lugares altos, fato que acabou corroborando com a morte de um policial e lhe causando o afastamento do serviço. E é esse homem, conturbado e fragilizado, que é contratado por um ex-companheiro de colégio para que siga sua esposa.
Apesar dos rumos clichês que a história poderia ter tomado a partir desse momento, a história surpreende, mergulhando o leitor cada vez mais fundo na mente do protagonista. Afinal, a mulher vigiada parece acreditar que é a reencarnação de uma antepassada e começa a repetir os mesmos gestos, buscar lugares que a outra mulher frequentou e corre o risco de ter o mesmo fim trágico… enquanto isso, Flaviéres vincula a ela suas carências e medos, criando uma súbita paixão fremente e insana, que parece tirar o nosso fôlego, trazendo na comparação com o medo da altura o receio dele – e nosso – de se afastar e ver as coisas de cima, como realmente são.
Lógico que do meio do livro para a frente, acontece uma ruptura brusca, que nos choca e nos deixa curioso pelo que virá. Mas deste trecho até o final, nossos passos ficam cada vez mais hesitantes no decorrer da trama até a magnífica revelação final. Isso tudo em meio ao cenário caótico da Paris em plena 2ª Guerra.
“Vertigo” é isso, um livro que nos faz duvidar de cada linha, e quando terminamos a última página, as perguntas ainda ecoam dentro de nós.

Marcos.Gonçalves 17/11/2023

Genial
Nunca vi o filme, pois queria ler o livro antes e por não saber nada da história foi ainda melhor a experiência. O livro tem duas partes e a primeira estava perfeita, estava gostando da mulher misteriosa e romance do protagonista. Chegou a segunda parte e ficou levemente confuso e pensei que iria ficar ruim, mas no final, nas últimas páginas, vingou e fez explodir minha mente. Nunca imaginei um final desses.
A escrita é muito boa, muito dinâmica e por mais que seja um clássico, não é difícil ou lento. Na segunda parte ficou um pouco confuso, mas no final eu entendi o motivo de estar meio confuso. Foi uma experiência incrível e de longe um dos melhores que li esse ano.

Moises Celestino 28/06/2023

Um Corpo Que Cai...
Romance que inspirou Hitchcock na realização do clássico cinematográfico Vertigo, com Kim Novak e James Stewart nos papéis principais. O leitor consegue observar que a sensação de perigo é constante em “Vertigo”, mas que a pergunta que move o suspense muda de acordo com a fase da narrativa. A leitura te prende desde o inicio. Excelente!

Pedro HB de Melo 30/05/2023

Leitura rápida
Engraçado que você começa a achar que é tudo loucura da cabeça do personagem, mas a reviravolta achei muito interessante.

Fernanda.Despirto 15/05/2023

A história é boa, mas não gostei muito da escrita e do desenrolar do livro.
Comecei a ler sem esperar nada, ainda bem.

edisik 07/03/2023

É um bom livro de suspense policial. Temos que ler imaginando os anos 40/50 para poder aceitar as situações apresentadas.

Flavinha 18/02/2023

Um livro instigante. Que muitas vezes me revoltou com a forma que o personagem lidava com as situações. Vale a leitura. Mas tenha paciência com ele. Kkkk

nemlanency 03/12/2022

Fascinante
Não conhecia o filme, mas tenho ciência de que é um clássico. Agora irei assistir certa de que não chegará aos pés da leitura.

Shadai.Vieira 15/11/2022

tão bom quanto o filme, ou melhor?
o filme é um clássico com imagens que marcaram o cinema
mas ele suaviza o protagonista, que aqui é repugnante
e o final do romance consegue superar o do hitchcock.

Nessa 08/08/2022

Chocada
Comecei o livro com uma concepção totalmente do que ele é.
Um suspense surpreendente onde até no final você não tem certeza de nada . E até agora não tenho certeza do que aconteceu. Se era mentira ou verdade .
A dúvida permanece constantemente. A obsessão que beira a loucura. Leiam e tenham sua opinião. Me chocou demais.

Annaplima 10/06/2022

?Pois há verdades em que não podemos deter nosso pensamento sem sentir imediatamente uma vertigem da alma, cem vezes mais horrível que a vertigem do corpo?

1 | 2 | 3 | 4