O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Fernando Lafaiete 05/11/2017

O Rei do Inverno: O livro que me decepcionou por diversos motivos!

Bernard Cornwell é o autor que os meus amigos mais me indicavam. Todos afirmaram que as descrições dele eram fantásticas, que as cenas de batalhas eram épicas e sanguinárias e que os livros eram viciantes ao ponto de uma vez começada a leitura, abandoná-la seria algo impossível de se fazer.

Sabe qual é o problema deste tipo de indicação? - A criação de uma expectativa absurda que dificilmente um autor consegue suprir.

O Rei do Inverno é um livro bem realista, onde através da narrativa de Derfel Cadarn, vamos conhecendo a história de Artur, o famoso rei Artur, que na verdade nunca foi rei, somente o filho bastardo do rei Uther, que ao falecer, designa a proteção do verdadeiro herdeiro do trono à Artur.

A narrativa é em primeira pessoa e logo no início, Derfel (o narrador e protagonista) deixa claro que ele poderá fazer algumas alterações na história que está contando a princesa Igraine. Derfel foi membro fiel da cavalaria de Artur e por isso, mesmo diante de contestações, ele afirma que tudo relatado de fato ocorreu. Gostei de Derfel, mas tê-lo de maneira solitária como narrador me fez ter uma visão bem limitada de tudo que ocorria. Óbvio que diante da estruturação narrativa escolhida por Cornwell, isso faz total sentido; mas ainda assim, me incomodou bastante. Sou muito mais a favor da polivalência narrativa do que da monopolização narrativa. Algumas cenas de batalhas quando não sofriam um corte abrupto por parte do narrador, eram descritas de maneira bacana, mas não o suficiente para se tornarem completamente imersivas pra mim. Não me senti em nenhum momento junto com os personagens vivendo aqueles momentos tensos.

Fiquei durante as viradas de páginas, o tempo inteiro querendo saber o que ocorria nos outros reinos citados pelo autor. A limitação do narrador me irritou e fez com que parar de ler a qualquer momento passasse longe de ser algo difícil de se fazer.

Artur é um bom personagem, carismático, bom caráter e leal ao Príncipe herdeiro. Mas confesso que ele é bom demais e um pouco inativo. Queria um Artur mais presente, mais decidido e mais real. Tanta bondade fez com que ele se tornasse irreal até demais. Para uma trilogia denominada de "As Crônicas de Artur", apresentá-lo como coadjuvante foi mais uma coisa que me incomodou. Faz sentido? Sim, faz. Mas em vários momentos me senti cansado durante a leitura devido a limitação do narrador e a ausência do famoso e lendário "Rei Artur".

Agora vamos falar das personagens femininas... Que decepção!!

Temos neste livro as seguintes personagens:

Morgana, a irmã "feiticeira" e deformada de Artur. Ela é uma personagem mal aproveitada, nula, apagada que me foi tão mal apresentada que eu tive dificuldade de visualizá-la. Nimue, a "feiticeira amante" do mago Merlin, tem um início sem sentido, onde o autor me apresenta alguns diálogos e situações com a intenção de explicar o apego emocional que tal personagem tem com um determinado local. Mas foi uma introdução tão rápida que quando ela toma uma decisão crucial de permanecer neste local, não senti pena da personagem, apenas a vi como uma idiota. Guinevere, a princesa decadente que se torna a esposa de Artur é preconceituosa, fútil, manipuladora e mal caráter. Ou seja, é uma pessoa horrorosa. Ceinwyn, princesa de Powys é outra personagem apagada, que acreditei durante muito tempo que ela fosse muda, já que não abre a boca pra nada. Essa minha teoria cai por terra, quando quase no final ela fala meia dúzia de palavras. Outra "muda" do livro é Elaine, mãe de Lancelot, outra inútil. Norwenna, mãe do herdeiro do trono é burra, teimosa e grossa. Outra personagem difícil de se gostar. Ladwys, amante do rei Gundleus de Silúria, é uma coitada que só sofre e é estuprada. Igraine a princesa que escuta a narração de Derfel não fede e nem cheira. E Aillean, amante de Artur até é uma personagem interessante, mas é descartada e nem chega a ter a chance de crescer na história. Não existe nenhuma personagem feminina deste livro que tenha de fato me agradado. A Nimue cresce ao longo do desenvolvimento, mas não o suficiente pra eu considerá-la uma boa personagem. Segundo alguns leitores do autor, ele escreve para homens e não para mulheres. Independente pra quem ele escreva, tratar personagens femininas com negligência é algo que nunca irei aceitar, seja quem for o autor. E cenas de estupro deslocadas é outra coisa que me irrita. Algumas eu relevei por questões históricas... Mas outras me soaram forçadas e injustificáveis.

Lancelot, o famoso e leal membro da Távola redonda, é descrito por Bernard Cornwell como covarde, manipulador e mentiroso. Outra figura retratada de maneira negativa.

E o que achei do tão amado Mago Merlin?

Todo mundo me dizendo que o Merlin de Cornwell é o melhor Merlin de todos. Gostaria de saber em que sentido. Ele quase não aparece. Vive sumindo, aparece em momentos oportunos e some de novo. Não tive tempo de gostar ou de não gostar deste personagem. Ele é muito ausente e ainda não entendi o amor que sentem por ele. Espero passar a entender quando ler os próximos livros. (E sim... Continuarei lendo esta trilogia).

A magia do livro é inexistente e é uma arte de charlatões. Foi essa a impressão que eu fiquei deste aspecto da história. Não me agradou e apesar de ser algo que contribui para o realismo do livro, eu achei que isso so fez com que os druidas e as sacerdotisas parecessem um bando de loucos que afirmam falar com os deuses.

O livro tem bons momentos, trata de amizade, fidelidade, amor e a busca quase impossível pela paz. Mas embarquei na leitura esperando uma escrita mais bruta, mais sanguinária e uma narrariva mais ampla. Encontrei uma escrita simples, uma história tranquila e personagens femininas péssimas! O bom é que agora iniciarei a leitura dos próximos volumes sem esperar nada. Infelizmente, devido as minhas expectativas, sinto em dizer que O Rei do Inverno se tornou mais uma decepção do ano!
Paulo 05/11/2017minha estante
Concordo com você em alguns pontos, ainda não terminei este livro. Mais o que você diz é bem notório, também senti falta de personagens femininas fortes, a ausência de Arthur em grandes momentos e da história e o Merlin ainda não apareceu. O rei do inverno é um livro de altos e baixos, temos que ter muito paciência.

Paulo 05/11/2017minha estante
É a primeira vez que leio um livro do Bernard Cornwell.

Passo! Obrigado! kkkkk

Fernando Lafaiete 05/11/2017minha estante
Complicado Esdras... Como todo mundo ama, talvez você fizesse parte deste grupo se lesse! Por isso é complicado dizer com veemência: NÃO LEIA!! Mas pra mim não funcionou.... apesar de eu não considerá-lo um livro terrível como acho Piano Vermelho, A Febre, O Canto mais Escuro da Floresta e A Química.

Esdras 05/11/2017minha estante
Ahhh, não, não. Chega de passar raivas literárias esse ano. haha

Fernando Lafaiete 05/11/2017minha estante
Verdade... Li tanta coisa ruim este ano. Li coisas excelentes também... mas bati o recorde de leituras desagradáveis. Rrsrs

Estamos juntos nessa.
Que 2018 seja diferente.rs

Fernando Lafaiete 11/11/2017minha estante
Não havia visto seus comentários Paulo. De fato, pra ler este livro eu precisei de MUITA paciência. Achei bem mediano e não vi nada de tão incrível!

Lorena 07/09/2018minha estante
Estou nas cem primeiras páginas, mas já compartilho da sua opinião. Nossa meus amigos falaram tão bem, ao ler não entendi o que me foi dito por eles. Mas irei terminar pra solidificar minha opinião.

Fernando Lafaiete 08/09/2018minha estante
Eu de fato não gostei Lorena e até hoje meus amigos reclamam disso. Não funcionou comigo, mas ainda assim vou terminar esta trilogia e ver se ela melhora.

DeiaMolder 17/05/2020minha estante
Que pena que não gostaste, vai ver vc gosta dessa história mais romantizada. :)

Fernando Lafaiete 18/05/2020minha estante
Então Deia... nem da narrativa eu gostei tanto assim. :/

DeiaMolder 18/05/2020minha estante
Gosto é gosto. ?

Fernando Lafaiete 18/05/2020minha estante
Pois é... Em breve início o segundo volume. Ainda mantenho o mínimo de expectativa.

DeiaMolder 21/05/2020minha estante
Irei começa lo tbm, nos encontraremos novamente. :)

Graci 10/01/2010

Chato
Leitura difícil, já que o autor enrola demais...
Sinceramente, eu não gostei...abandonei na metade!
Tielle | @raposaleitora 14/01/2010minha estante
Nossa!! eu tbm viu... não sei como consegui chegar ate a metade!

Tatah 26/01/2010minha estante
fala sério hein?

Henrique 29/01/2010minha estante
Haha, hilário!

XxAssadoxX 03/04/2010minha estante
Dificil é ler esse tipo de comentario!

realmente o livro não deveria ter nenhuma historia,só parede de escudos,sexo,sangue e talvez um Arthur adolescente a procura de achar o seu "eu interior" e da sua amada,pra agradar esse tipo de pessoa q acha a leitura dificil pelo fato de ter uma trama mais detalhada e realista.

huahuahuahuahuahua

Calegari 18/05/2011minha estante
ahahahaha

Matheus Caixeta 15/10/2011minha estante
Legal, muito interessante.

Graci 15/10/2011minha estante
Acho que essa é a MINHA OPINIÃO...E se não concorda, é só dizer que não concorda e tá valendo...Me rotular ou dizer sobre o que eu estou acostumada a ler ou não já é outra coisa...
Enfim...

Osmar 30/12/2014minha estante
Graci, O Rei do Inverno é um dos meus livros favoritos, mas eu respeito sua opinião. Até entendo um pouco, o autor da muitos detalhes sobre ambientes por exemplo, e usa termos pouco familiares provavelmente por retratar coisas antigas que não fazem parte do nossa cultura. Mas eu particularmente gosto, porque me ajuda a compor cada detalhe na minha imaginação. Se puder (e quiser), daqui a algum tempo, dê uma nova chance, as vezes não gostamos do livro na primeira tentativa.

Moisés 16/09/2020

Excelente história, porém
A história do livro é realmente muito boa com personagens cativantes que faz com que você realmente se importe, detalhe para os diálogos do Derfel com Igraine no presente que eram realmente muito bons e davam um toque especial pro início das histórias e é claro a batalha final que é incrível e te transporta para o campo de batalha.

Como o livro deixa explícito diversas vezes, o livro é uma versão pé no chão das lendas arturianas, então se você procura uma fantasia épica com magos e etc, esse livro não é pra você, mas se você gosta de uma boa história medieval com guerras, sangue e brutalidade, recomendação fortíssimas.

Confesso que na metade do livro fiquei um pouco entediado e as vezes com vontade de abandonar a leitura, por conta dos detalhes que eu não eram muito necessários, as imensas descrições, os muitos nomes esquisitos e a própria escrita do autor, já que não estou acostumado com o tipo de livro, mas a batalha final com certeza valeu a pena a leitura.
Brenda 16/09/2020minha estante
N achei isso tudo n

Moisés 16/09/2020minha estante
Vc nem sabe ler

Brenda 16/09/2020minha estante
Amém

Victor 27/01/2021minha estante
Também acho a escrita extremamente entediante e morosa. Fora as frases e parágrafos imensos com coisas desinteressantes a se contar.
Estou em 30% do livro com cada vez menos vontade de prosseguir. Mas como TANTA gente aclama essa série, vou me forçar a continuar.

Moisés 27/01/2021minha estante
Quanto mais o tempo passou o livro foi envelhecendo pior na minha cabeça, tanto que diminuí as estrelas e abandonei a série, mas fui convencido a ler "O inimigo de Deus" talvez agora no começo do ano aí vou ver se me empolgo

Brenda 27/01/2021minha estante
N precisa se justificar véi, ngm tá te oprimindo ?????

Victor 27/01/2021minha estante
Dizem que o segundo é o melhor mesmo. Vou terminar a série ainda, mas com certeza vou intercalar com outros livros.

Rosangela Max 05/11/2022

O primeiro volume de uma Trilogia épica.
Adorei a forma como o autor escolheu contar sobre a lenda de Artur, principalmente mostrando uma Guinevere e um Lancelot bem diferentes dos que outros autores retrataram.
Tem outros personagens icônicos como Merlin e Morgana, mas também tem personagens que não trazem toda essa bagagem de lenda, mas que já conquistaram meu coração, como o Derfel (o narrador da saga), a Nimue e o Galaad.
Não tenho muito o que falar porque esse é só primeiro livro da trilogia e tem muita coisa para acontecer ainda, mas se tem uma coisa que não muda, e logo nas primeiras páginas já é perceptível, é a escrita espetacular de Bernard Cornwell.
Todo os livros que li dele foram inesquecíveis e essa história, sem dúvida, é a sua grande obra.
Para quem ama romances históricos, leitura mega recomendada.
Aline Michele 06/11/2022minha estante
Eu também gostei muito desse

Paloma 07/11/2022minha estante
Já li a trilogia inteira e Derfel tornou-se um dos meus personagem preferidos de tudo que já li. ??

Diego Ramos 07/11/2022minha estante
Esse livro é mesmo muito bom! Gostei bastante ?

Janaine.Mioduski 11/11/2022minha estante
Essa trilogia é a minha preferida do autor. Simplesmente perfeita! ?

Josevan 13/11/2022minha estante
Adorei seu comentário. Não conhecia a obra. Já entrou para a minha lista de desejos.??

Rosangela Max 13/11/2022minha estante
Bernard Cornwell é sensacional! ?

guizin 08/02/2022

ai caras...como descrever "AS CRÔNICAS DE ARTUR" escritas por BERNARD CORNWELL?

só digo q aqui vc vai encontrar TUDO de incrível q se pode pedir de um livro de fantasia...desde descrições super mediculosas das regiões (divididas da grande grã-bretanha), dos reinos, da política e das RELIGIÕES até grandes personagens totalmente apaixonantes. WORLDBUILDING IMPECÁVEL e mts momentos marcantes.

há algo mt especial na escrita de cornwell. ele consegue te introduzir TRILHÕES de informações desse universo riquissimo e vc simplesmente n se sente perdido. na vdd, desde o começo tudo é imersivo.

tbm não posso evitar em comparar essas crônicas com GAME OF THRONES. se tu é fan, LEIA ESSE LIVRO IMEDIATAMENTE. meu sonho a partir de agr ta sendo a HBO adaptar essas páginas às telas numa grandiosa série. enfim n custa sonhar.

merlin, nimue, derfel, guinevere, galahad, morgana, bedwin...e claro, artur (o heroi perfeito, justamente por ser falho) não posso esperar pra reencontrar vcs nas próximas aventuras dos livros subsequentes!!!!
Helena_ 09/02/2022minha estante
ei gui, ele é livro único ou tem continuação ?

guizin 09/02/2022minha estante
tem o inimigo de deus e excalibur dps FAZ FAVOR LÊ

Kkkkk okay

Helena_ 09/02/2022minha estante
Vc está querendo ler tbm os outros livros desse autor ?

Helena_ 09/02/2022minha estante
Eu vi que ele também tem uma série bem conhecida

guizin 09/02/2022minha estante
talvez mas ele quase so faz saga ent meio complicado

Daiana.Maia 27/02/2022

Gosto de ler sobre as lendas Arturianas, conhecer as várias versões, e a versão de Bernad Cornwell é primorosa, muito descritivo nos transporta para dentro da história e das batalhas da Bretanha.
Dimas Lins 27/02/2022minha estante
Anotei pra ler!

Daiana.Maia 28/02/2022minha estante
Ótimo escritor, não vai se arrepender.

Dimas Lins 28/02/2022minha estante
Já marquei que quero ler!

Daniele.Junghans 13/05/2022minha estante
A forma como ele narra, na primeira vez que li, foi aterrorizante e fascinante! Não tinha como ler com as mãos tapando os olhos, hehehe, mas quando terminei, saí com outra forma de rememorar as histórias do passado no mundo.

Daiana.Maia 14/05/2022minha estante
Ele é muito bom em descrever as lutas, o autor te transporta para as batalhas ,

Daiana.Maia 14/05/2022minha estante
Gostei de como ele aborda a lenda de Artur, em outro livro que li o Mordred era filho de Arthur e não sobrinho, Merlin era mais presente, Morgana era poderosa e perfeita, Nimue era poderosa no outro livro, porém implacável que chegava a crueldade. Gosto de várias abordagens da lenda, tenho outros autores na minha lista para ler sobre Artur

Gustavo Rodrigues 08/02/2022

A era arturiana sempre foi, e ainda é, muito explorada em diversos livros e filmes. Cada autor aborda da sua maneira, já que a história de Artur é cheia de mistérios e incertezas, e acho que o Bernard Cornwell fez uma das melhores abordagens, considerando apenas esse primeiro livro. E, segundo muita gente diz, os próximos livros são ainda melhores, então acho que minha opinião quanto a isso não vai mudar.

O Rei do Inverno retrata o começo da história de Artur na Britânia, mostrando como ele começou a se tornar uma lenda como guerreiro, líder e ser humano. Tudo é narrado por Derfel, grande amigo e companheiro de batalha de Artur, e por conta disso o leitor acaba tendo uma visão do Artur embasada no próprio ponto de vista do Derfel, mas isso não é algo prejudicial. Acho que não haveria ninguém melhor para contar a história de um grande guerreiro do que seu fiel companheiro de batalha e de vida.

É impossível ler esse livro e não ficar impressionado com a qualidade que o Bernard consegue retratar as batalhas. Em nenhum momento o leitor se sente perdido ou desnorteado de alguma forma, mesmo a luta contendo centenas e centenas de soldados por todos os lados. A narrativa é cadenciada, mas sem perder o ritmo frenético da guerra, deixando tudo explicado nos mínimos detalhes. De fato, é totalmente possível visualizar tudo que acontece e até se sentir lá.

Outro fator muito bem retratado aqui é a guerra religiosa que, por mais que não tenha sido tão abordada quanto imagino que seja no segundo livro (devido ao título), ainda é aludida e torna muito interessante ver o conflito entre Cristianismo e Druirismo. Mostra que a religião, principalmente num passado distante, sempre esteve interligada com guerras. Nem sempre sendo o motivo principal, mas ora sendo um motivo secundário, ora servindo como ?arma?, principalmente no caso dos Druidas.

Não consigo indicar um ponto negativo sobre O Rei do Inverno, por mais que eu tente. Não achei a leitura lenta, muito menos enfadonha, e só consigo ver que é uma excelente ficção história, cheia de tramas políticas e batalhas emblemáticas. Para quem curte o gênero, não tem erro. Para quem não curte tanto, é uma ótima opção pra começar a gostar.
Aline Michele 09/02/2022minha estante
E a entrada no livro do Artur, nossa que coisa linda! Sou fã do personagem desde que li As Brumas de Avalon e mudou a história e o autor e eu continuo fã

Gustavo Rodrigues 09/02/2022minha estante
Já vou colocar na lista esse livro que tu citou , Ale ?

Aline Michele 09/02/2022minha estante
As brumas é um dos meus livros favoritos da vida! Espero que goste ?

Lhia Payne 09/02/2022minha estante
Podem me dizer qual o final do Lancelot nesse? Quero saber se é o mesmo que em As Brumas de Avalo.?

Aline Michele 10/02/2022minha estante
Eu não li todos ainda, mas achei o Lancelot desse aqui bem diferente do Lancelote das Brumas

Lhia Payne 11/02/2022minha estante
Aaah, obrigada?

Renata_ Pandora 11/02/2024

Cornwelll escreveu todo um universo sobre Artur, não é nada do que existe por aí, ele construiu uma história bem mais complexa 99% política, quem não gosta de livros assim não vai gostar desse. Não existem mocinhos aqui, é uma história suja, densa e pesada. E não gosto nada desse Artur, mas espero gostar.
leopr 11/02/2024minha estante
Bom saber, tá na minha lista pra ler depois

Renata_ Pandora 11/02/2024minha estante
Vou querer saber tua opinião hahah

leopr 11/02/2024minha estante
Provavelmente só ano que vem, depois de terminar a meta, vou pegar uns BR que tenho salvo no Kindle Unlimited

Renata_ Pandora 12/02/2024minha estante
Entendi

Elasantos 13/02/2024minha estante
Tô terminando de ler e também não tô curtindo muito esse Artur, achei as atitudes dele um pouco decepcionantes

Renata_ Pandora 13/02/2024minha estante
Defel é o melhor ali.

Michelle.Gandolfi 21/02/2023

O Rei do Inverno: Paz na Grã-Bretanha?
Que livro maravilhoso!!!
Sem palavras com essa primeira experiência ao ler uma obra de Bernard Cornwell.

As batalhas são tão bem detalhadas, que parecia que eu estava no meio da guerra, em conjunto na linha de escudos, sentindo a ansiedade e excitação de todos que por ali permeavam!

Fui capaz de visualizar 100% o físico dos personagens e lugares apresentados, pois o Sr.Cornwell soube minuciá-los MUITO bem.

Incrível a relação de amor e ódio tão agravantes que sentia com determinados personagens!

Muito interessante que o Cornwell, com toda a certeza, deixou todos os seus leitores ansiosos ao dizer algumas vezes, que determinadas atitudes dos personagens, poderiam gerar um rebuliço enorme para a trama.

Realmente é um autor genial, digno de cada estrela dada por todas as pessoas. Tendo isso em vista, não poderia dar menos que 5 estrelas.

Obrigada, Bernard Cornwell.
Regis 21/02/2023minha estante
Maravilhosa resenha, Michelle. Esse está na minha lista para esse ano.

Michelle.Gandolfi 21/02/2023minha estante
Obrigada, Régis.
Acredite, você com certeza vai gostar!!

Geovana 22/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado desse livro, Michelle ?
Os outros livros da trilogia também não deixam nada a desejar, são demais.

Michelle.Gandolfi 22/02/2023minha estante
Geovana, eu simplesmente amei!!?
Estou ansiosa para dar início aos próximos.

Felipe 11/04/2023minha estante
Excelente resenha! A trilogia de Arthur foi o que me levou a acompanhar as obras do Cornwell. Ele é ótimo!

Michelle.Gandolfi 12/04/2023minha estante
Muito obrigada, Felipe. Pretendo voltar logo logo para ler O Inimigo de Deus e estou ansiosa por isso!

Evy 19/08/2010

Acho que assim como Igraine, Rainha de Powys, casada com Brochvael e patrona de Derfel, o narrador dessa história, eu ansiava pelo romance e beleza que sempre imaginei na história de Rei Artur. Assim como ela, também, imaginava feitos grandes para personagens como Morgana e Lancelot e ficava esperando flores onde as paisagens só podiam ser áridas, como a realidade: nua e crua.

A história começa com Derfel, um dos mais próximos guerreiros de Artur, reescrevendo a lendária história do próprio Artur a pedido da Rainha Igraine. Gostei muito desse recurso utilizado pelo autor, pois faz com que pareça ainda mais real a nossos olhos. Além disso, a narrativa é bastante objetiva e prende a atenção. O Rei do Inverno é o primeiro livro da coleção "As Crônicas de Artur" e é grande a diferença dessa história com outras tantas já contadas sobre ele. Cornwell, pelo que pude notar na leitura e pelo que escreveu em sua "nota do autor" foi o mais fiel possível aos fatos históricos da época e embasou sua pesquisa em recentes descobertas arqueológicas deste imortal personagem, o que deixa tudo ainda mais interessante.

Sou inegavelmente apaixonada pela história do Rei Artur e confesso que só não fui capaz de dar cinco estrelas a este primeiro volume pelos motivos explicados no começo desta resenha: eu esperei mais beleza, mais romance e mais charme, principalmente em personagens pelos quais sou tão apaixonada como Morgana e Lancelot, mas Cornwell só foi capaz de mostrar a realidade e foi ótimo neste quesito. A culpa das quatro estrelas é toda minha.

Abro um parênteses aqui para dizer que Guinevere se mostrou um pouco melhor aos olhos de Cornwell do que de outros autores que já li. E acho que se talvez tivesse lido primeiro este livro, antes dos demais, principalmente As Brumas de Avalon, talvez eu não a detestasse tanto. Mas não foi o caso, e o sentimento persiste.

Em resumo, ótima história: crua e memorável. Recomendo a leitura.
Lu 19/08/2010minha estante
Que ótima resenha, Ly!

É tão frustrante isso ás vezes: vc sabe que aquele livro tem uma qualidade superior, mas ainda assim a gente se sente incapaz de gostar mais dele, não é mesmo?

Sandra de Oliveira 20/09/2010minha estante
há muito tempo tenho vontade de ler esse livro, mas por algumas críticas negativas, acabei adiando....mas ele está na minha listinha de espera! ótima resenha!

Raíssa 17/02/2014minha estante
compartilho desse seu ódio pela Guinevere, doida pra arrumar um tempo pra ler essa trilogia, tá na minha estante já faz um tempinho

Gerson 11/03/2014minha estante
Ao meu ver Cornwell deu uma nova cor a Guinevere.
Ela é tradicionalmente odiada, é uma sonsa nas "histórias padrão" do rei Artur, é uma rameira nas Brumas de Avalon, mas quando o Cornwell põe a mão... antes de ler a série eu a desprezava, quando li o primeiro desgostei um bocado dela, no segundo passei a odiá-la, mas em "Excalibur", muda totalmente a coisa. Ela virou depois disso, um dos meus personagens favoritos das lendas de Artur.

Carlos 20/10/2014minha estante
Esse é um dos melhores livros que eu já li. Indico

Karina599 21/07/2020

Uma aventura digna de reis e rainhas
Logo de início é importante dizer que a história é contada por Derfel já velho, relembrando suas histórias e escrevendo. Nessa epoca, ele se encontra em um mosteiro junto ao bispo Samsum, a quem ele se refere em suas "memórias".

Assim, a história cruza dois momentos da vida de Derfel: o tempo presente em que ele está no mosteiro e o tempo passado que ele vai relembrando enquanto escreve.

A história é escrita em primeira pessoa e tudo que vemos e presenciamos são as experiências deste locutor e sua trajetória mesmo antes de conhecei Artur, o quase rei.

Toda a narrativa é uma construção muito verossímil, tanto em suas caracterizações histórias, quanto na contrução de personagens complexos (talvez mais complexos que os que hoje vemos na vida real). Os personagens apresentam profundidade psicológica, como no caso de Derfel, o qual estamos sempre por dentro de suas impressões e pensamentos. Há também profundidade de caráter em vários personagens ao longo da história.

As descrições dos hábitos de vida daquele contexto histórico são tão vividos que nos colocamos na história, mesmo nas cenas desagradáveis (que apesar de desagradáveis são extremamente fiéis a realidade). As informações sobre as invasões saxônicas e sua relevância nesse período de construção da Grã-Bretanha são impressionantes.

Nimue e Guinevere destacam-se como representantes da figura feminina na história e despertam empatia durante a narrativa.

A obra é excelente para quem já é fã das histórias arturianas. Recomendo vivamente a todos, mesmo para aqueles que não gostam, é uma ótima oportunidade para começar a ler uma obra de ficção com tanta qualidade como essa.
Leoterário 21/07/2020minha estante
Parabéns pela resenha.

Karina599 21/07/2020minha estante
Obrigada.

LetAcia1104 22/07/2020minha estante
Excelente resenha! O livro apresenta muitas cenas de violência?

Karina599 22/07/2020minha estante
Bastante. Pra quem é sensível com esses detalhes é bom tomar cuidado. Mas eu diria que é bem fiel a realidade de como foi esse estilo de vida. Muitos rituais com sacrifícios animais, e as batalhas bem violentas.

LetAcia1104 26/07/2020minha estante
Nossa não aguento ler coisas desse tipo, ainda bem que me avisou!! Vou pensar muito ainda antes de pegar o livro para ler... obrigada Karina!

CPF1964 21/08/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Fiquei impressionado de forma positiva com a escrita do mesmo.

Não costumo ler este tipo de livro.

Primeiro de uma trilogia.

Recomendo fortemente a leitura.
CPF1964 21/08/2021minha estante
Gostaria de agradecer imensamente Paloma e Mayara pela indicação deste livro. Uma experiência maravilhosa. Pretendo ler os demais livros da trilogia. A leitura valeu cada segundo. O autor é sensacional. Com certeza lerei outros livros dele.

Paloma 22/08/2021minha estante
Que coisa boa! Feliz que gostou! Bora combinar de os outros da trilogia juntos ?

Mayara Beatriz 22/08/2021minha estante
Que felicidade! E quem diria que eu seria a ultima a terminar kkkkkkkkkkkk

Carolina.Gomes 27/08/2021minha estante
Comecei mas abandonei. Não era o meu momento. Depois retomarei.

CPF1964 27/08/2021minha estante
A leitura não é fluída em boa parte do livro. Requer paciência.

@solitude_e_books 08/01/2019

Nunca spoiler!!!
Tenho que confessar a vocês....se alguém tivesse me perguntando sobre esse livro enquanto estava lendo as primeiras 100 páginas diria que não estava gostando, diria que provavelmente esse seria o pior livro do Cornwell, pelo começo que achei muito arrastado ...E agora ao término desta obra só tenho que dizer que esse entra na minha lista de os 3 melhores livros do autor.

Um livro que tem um narrador protagonista chamado Derfel que através de sua ótica irá nos mostrar um novo Artur mais com o pé no chão, sem a mitologia que hoje em dia o cerca. Você irá encontrar também outros personagens conhecidos como Merlin, Guinevere, Lancelot e Morgana todos de uma forma muito diferente das que
conhecemos.

Que história fascinante!!!!

Por favor minhas amigas (os) leiam o Rei do inverno esse e magnético grandioso e com uma escrita super agradável, super leve.
Luana.Silva 08/01/2019minha estante
Eu comecei esse livro há uns 2 anos e parei antes da página 100... pensando em dar outra chance depois dessa resenha :)

@solitude_e_books 08/01/2019minha estante
As primeiras 100 páginas são duídas. Vai por mim sem dúvidas que vale apena dar uma segunda chance, vc vai se apaixonar S?

Cripta Da Leitura 09/01/2019minha estante
Que bom saber! Eu tenh, mas ainda não li, e apesar da fila de leituras ser longa, quero ler em breve!

Luana.Silva 09/01/2019minha estante
Darei :)

@solitude_e_books 10/01/2019minha estante
Tai... leitura super rápida mesmo o livro tendo mais de 500 pág. Escrita excelente do Sr Cornwell

Tinovsky 26/01/2024

Um dos melhores livros que já li
Gostei muito da escrita do Bernardo, já tinha ouvido falar sobre, mas somente lendo para saber como ele escreve.
A história é bastante interessante e trás diversos fatos históricos reais. Praticamente dá pra acreditar que Arthur existiu somente com esses fatos.
Lerei toda a triologia futuramente.
Bart 27/01/2024minha estante
Eitaaaaaa!! Vai ler a trilogia toda?! 5 ??
Mt bom saber!
Kkkkkk

Tinovsky 27/01/2024minha estante
Siiim. Acabou numa parte mtoo boa. Tô vendo a série tbm, tô gostando.

Bart 28/01/2024minha estante
Vc tá vendo a série?!
Tem uma série na tv?!

Tinovsky 28/01/2024minha estante
Sim, tem! Se chama The Winter King.

Bart 29/01/2024minha estante
Mesmo título do livro!
Vou dar uma olhada!
Obg!!
?????

Batalha 02/09/2009

Sangue, suor e aço... e muitas PAREDES DE ESCUDOS!
Tenho um carinho especial por este livro, pois este foi aquele que me introduziu no mundo de Bernard Cornwell...
Depois deste virei fã do homem e já tenho em minha coleção praticamente todos os livros lançados no Brasil, mais alguns em "pocket book".

O Rei do Inverno foi um livro que me surpreendeu pelo realismo e pela capacidade de prender minha leitura do início ao fim. BC simplesmente reinventou o mito do Rei Artur.

O realismo das cenas de batalha é tão grande que a gente praticamente pode sentir o cheiro de suor e sangue de uma parede de escudos ao longo das páginas...

Impossível não se revoltar com Lancelot, assim como também é impossível não se divertir com as tiradas de Merlin, com amostras do mais fino humor britânico. Ironico e sarcástico...

As religiões antigas, o crescimento da igreja católica, os antigos rituais, à reconstrução de época simplesmente perfeita, as táticas de guerra, as intrigas, a invasão saxônica...

Com esta obra Bernard Cornwell simplesmente me arrebatou! Sem rodeios, sem finais felizes e sem fantasia...

Até o momento, em conjunto com os demais livros da trilogia (pois considero o conjunto como uma obra única) este foi o melhor romance que já li em minha vida.

Depois deste eu comecei a me interessar por romances históricos e agora não consigo mais parar!

Recomendo a todos!
Vanessa.Pitsch 18/03/2013minha estante
Acabo de ler sua resenha, mas não entrei na sua estante ainda. Estou começando a ler a trilogia, mas como você comentou que está interessado em romances históricos, tomei a liberdade de te indicar dois. O primeiro é "Os pilares da Terra" e sua continuação "O muno sem fim" de Ken Follett; e a segunda é uma "La Catedral del Mar" de Ildefonso Falcones, apesar de ser espanhol, acredito que já haja alguma edição por aqui. ;)

Vanessa.Pitsch 18/03/2013minha estante
Acabo de ver que você já leu os de Ken Follett... Espero que não se importe com minha intromissão...

Marcia.Castro 20/09/2020minha estante
Estou terminando o último, Excalibur, lendo aos poucos pra retardar o máximo possível o final! Não quero q termine! Confesso q gostaria que houvesse um pouco mais de romantismo, principalmente em relação à forma como Artur é retratado. Mesmo assim, é uma obra imperdível!!

Wagner 03/11/2021minha estante
Tb sou fã. As cenas de batalha por ele descritas são imbatíveis. Podemos quase visualizar a ação. Gosto mto da série o arqueiro e Sharpe.

Isabella1638 10/01/2024minha estante
Esse livro é incrível ao ponto de querer um escudo e uma lança pra entrar na parede junto com os personagens ??