A Testemunha Ocular do Crime

A Testemunha Ocular do Crime Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime

Thiago 15/07/2022

Miss Marple em sua melhor forma?
Não tão famoso como outros de seus romances, este livro não fica nada a dever aos melhores escritos de Agatha Christie, está fácil no meu top 5.
Na obra, vemos um caso aparentemente insolúvel (uma idosa que viu um assassinato ocorrer num trem emparelhado) sendo desvendado passo a passo por Miss Marple que, neste livro, tem uma participação um pouco mais presente desde o início - o que é sempre bom, pois, de forma geral, a qualidade das histórias é diretamente proporcional ao tempo em que ela aparece -, mas também conta com uma espécie de assistente para fazer o trabalho pesado. E, para a sorte do leitor, essa personagem é extremamente carismática (mesmo que inverossímil para nossa realidade brasileira).
A trama é muito bem construída, fazendo com que o leitor desenvolva diversas teorias sobre o culpado, seus motivos, seus métodos e até sobre a vítima. O fato de haver um número reduzido de personagens só eleva as qualidades da obra e de sua autora, que consegue levar o leitor quase à loucura com suas conjecturas.
Não consegui deixar de ler e nem de compartilhar o que sentia com a história com todos à minha volta, é leitura obrigatória para os fãs do gênero!
Como única ressalva, destaco o título original do livro "4:50 de Paddington", referência ao horário do trem que a personagem toma. Em minha edição, esse trem foi adaptado para às 16h33. Não entendi o motivo e o que foi ganho com a mudança...
Carlos 08/08/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

thepolicx 15/06/2023

Miss Marple back at it Again!
Bom, esse livro eu li bem rápido, foi uma leitura entre a correria de fim de semestre da universidade, então queria algo tranquilo. Esse foi um mistério bem interessante, foi intrincado e teve algumas mortes aí que me surpreenderam, e toda a premissa de ver alguém sendo morto no trem ao lado também é muito legal. A única característica que eu achei diferente foi o fato de que a Miss Marple não está ativamente resolvendo o mistério aqui, ela só mexia os pauzinhos por trás dos panos. No fim das contas acompanhamos mais o Inspetor Craddock e a Lucy investigando tudo. Mas é uma leitura bem divertida e rápida, com plot twists bem legais pra passar o tempo!

joaoderstand 25/04/2023

Igual mas diferente
Amei a dinâmica descentralizada a partir da perspectiva da Lucy Eyeslesbarrow, que assumiu com grande eficiência o papel de protagonista!
Gostei do plot, do mistério e da solução
MAS
teve muita coisa que não gostei também. A Mrs. Marple podia ter aparecido mais cedo, teria melhorado a dinâmica e tornaria o livro menos arrastado. Foi tempo demais desbravando os caminhos sem saída do labirinto, o que tirou um pouco do impacto da solução e deixou um gostinho de pontas soltas no fim.
mas adorei esse final aberto específico

Bigas 30/11/2020

Como sempre Agatha Christie nos surpreendendo com fatos e provas que em minha opinião eu não apostava que surgiria. Amo quando um vilão se prova inocente e aquele que a gente nunca iria imaginar, se torna o vilão. Aquele famoso mistério que te faz roer unhas e não querer mais soltar o livro enquanto não o acabar.

Lrfatima 10/07/2022

Hmmm
Gata triste escreve bem mas ainda tenho um pezinho atrás com ela, é bom , não é um expresso do oriente mas é bom

Paula.MTerra 30/07/2023

A testemunha ocular do crime
Gostei muito!
Não é por acaso que os livros da A Christie são tão famosos! A leitura é totalmente viciante e o final nunca o esperado!
Recomendo pra quem gosta desse tipo de leitura.

Renata.Mieko 16/11/2022

Não tem jeito, é a rainha do crime mesmo.
A perspicácia de Miss Marple e as reviravoltas na história sempre valem a pena.

Rose 07/12/2020

A testemunha ocular do crime
Esse é o segundo livro que leio de Agatha Christie é confesso que fui com ressalvas, no primeiro que li, o misterioso caso de Styles, o assassino estava muito na cara então o final não surpreendeu kkkk. Mas esse foi diferente, a única pessoa de quem eu não desconfiei veio a ser o assassino, ela conseguiu de forma brilhante tirar totalmente o foco do assassino e concentrar em pessoas que não tinha nada a ver, mas que poderiam ser realmente o assassino ela conseguiu me enganar kkkkk
Como é um livro escrito em 1957 eu senti falta de uma descrição mais detalhada dos locais e das pessoas, como fazem os escritores da atualidade, tirando isso ela faz jus ao título de Rainha do Crime que lhe é outorgado, ela sabe como cometer um crime e levar suspeitas errôneas com um brilhantismo fantástico.

"A verdade é que as pessoas uma extraordinária mistura de heroísmo e

João Paulo 15/07/2011

Muito bom! Nunca havia lido nenhum livro com essa personagem encantadora que é a Miss Marple! Dizem que é o retrato da própria Agatha Cristie: uma senhorinha agradável e assombrosamente persicaz.

Achei a trama muito bem elaborada, os personagens muito bem caracterizados e, de resto, toda a genialidade dessa autora, que na minha opinião devia ter um Q.I. muito acima da média, para construir romances policias tão engenhosos.

O difícil é tentar adivinhar o assassino, porque todos parecem ter motivo suficiente para matar: aliás, sempre há "pistas falsas" pregadas pelo narrador, como a querer nos dizer: "olha, pode ser esse personagem o assassino".

O interessante é que os suspeitos vão morrendo também, e você fica: "Meu Deus do Céu, quem será o assassino!?" E começamos a suspeitar de personagens insuspeitáveis!

Achei que este foi o grande barato do livro: a confusão mental que o narrador apronta com o leitor, fazendo com que a gente leia velozmente para saber quem é o danado do assassino!

Fora isso, como já disse, os personagens bem caracterizados: a velhinha Elseph, a Lucy Eyelesbarrow (única vez que ela aparece nos romances), o sr. Crackenthorpe, os meninos, etc. Vale a pena ler.
Naldo.Vieira 24/03/2024minha estante
Os trens vinham na mesma direção. Foi no momento que eles se emparelham que ela ver o crime

Pâm 30/08/2023

Impecável
Simplesmente perfeito.

Como os outros que li da Agatha, esse me prendeu do início ao fim, sou amante de romance e não senti a mínima falta de um romance na história, de tão perfeito que é!
O livro é intrigante do início ao fim, se surpreendeu demais, os plots foram impecáveis e o final foi de matar.

Preciso ler mais dela, gostaria de esquecer a história só para ler com a mesma emoção de novo.

Gi 27/02/2020

A rainha das reviravoltas
Cada vez que leio um livro de Agatha Christie me pergunto como alguém pôde pensar em tantos detalhes e fazê-los funcionar tão bem juntos.
Em A Testemunha Ocular do Crime, a maravilhosa Miss Marple se vê às voltas com Mrs. McGillicuddy, uma amiga que diz ter testemunhado um assassinato num trem. Mas sem um corpo para comprovar sua história, a senhora acaba por ser desacreditada, e considerada apenas como uma senhora de mente fértil, entretanto, Jane Marple está disposta a ajudar sua amiga a provar que realmente viu um crime acontecer. Para tanto, ela se desloca até Brackhampton e coloca uma informante na casa da família Crackenthorpe. Lucy Eyelesbarrow é uma jovem eficiente que é definida como uma "empregada para todo serviço com um diploma de Oxford"; mesmo sem entender ela aceita ajudar Miss Marple e se infiltra na vida da família Crackenthorpe, que pode estar completamente envolvida nessa trágica história, com o objetivo de encontrar um cadáver. Um livro muito interessante, repleto de reviravoltas, um grande enredo com um mistério que leva o leitor a questionar as pistas a todo momento e, claro, com um final surpreendente.

Terezinha.Clepf 12/09/2023

MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA
MINHAS CONSIDERAÇÕES
A trama inicia-se com um trem em movimento e ao cruzar com outro é presenciado um crime de estrangulamento por Elspeth.

Mesmo com as denúncias apresentadas por Elspeth, não houve a credibilidade necessária pelas autoridades competentes. Mas ao relatar o caso à sua amiga Miss Marple, a mesma acreditou prontamente pois mesmo sua fala sendo confusa e/ou vaga, seu intelecto era claro e arguto.

Miss Marple após ouvir a amiga resolve contratar Lucy, uma jovem de 32 anos de intelecto aguçado para investigar o caso.

Lucy ao infiltrar na família Crackenthorpe, em sua grande propriedade, se depara com a triste realidade de uma família desajustada, onde não há amor entre seus membros e ainda há disputa por herança.

Assim, temos um verdadeiro mistério, diante do assassinato no trem, com muitos suspeitos e delirantes revelações.

Minha avaliação: QUATRO ESTRELAS

Carol 30/08/2021

Sou sempre suspeita pra falar de Agatha Christie. A construção dos personagens sempre me surpreendem!

Carolina2177 27/06/2021

Interessante
Primeiro livro que leio da Agatha, achei bem interessante a história e o final me surpreendeu.

idk 05/05/2020

Meu primeiro contato com miss marple.
Testemunha ocular do crime é um livro rápido de se ler. A forma que a autora constrói a história é bem notória, além dos personagens, pois ela aprofunda em um por um.

Porém, apesar da história fluir bem, na metade do livro a mesma se torna um pouco chato e monótono. E como no final de todos os livros de AGATHA CHRISTIE, sempre nos surpreendemos ao saber o(s) assassino(s) ou a(s) assassina(s). Vou admitir que o final não é tão bom quanto em outros livros da autora, e poderia ter se extendido mais.

NOTA: 65%