A História de Kullervo

A História de Kullervo J. R. R. Tolkien

Resenhas - A História de Kullervo

ATHOS 08/03/2017

Pura enganação.
Ruim pra cá ralho, dinheiro jogado fora, odeio esses livros do filho do Tolkien fazendo seus comentários cheio de achismo, po, cara sem talento fica lançando livro com rascunhos do pai.
Jeniffer 15/04/2017minha estante
eu ri kkkk
é muito verdade isso, eu to lendo esse livro agora, li só 3 paginas e já to achanso chato kkkk

Evelin 22/10/2023

Eu não sei bem se foi uma boa escolha de primeiro livro de Tolkien para ler. Foi uma leitura interessante, mas eu praticamente não entendi quase nada.
AndrAa58 04/12/2023minha estante
Começa com o Hobbit. Uma delícia de leitura ?

Edson Silva 19/12/2016

A História de Kullervo (The Story of Kullerv) — J.R.R. Tolkien
“Nos dias {de magia, muito tempo atrás, quando a magia ainda era recente}, uma mãe cisne criou sua ninhada de filhotes junto às margens de um rio tranquilo, no pântano cheio de juncos de Sutse.” — J.R.R. Tolkien. A História de Kullervo

A primeira tentativa de Tolkien de escrever uma história, em prosa e verso. Tolkien tinha então cerca de vinte e dois anos quando tenta recontar o mito de Kullervo, que ele conheceu através do Kalevala (uma coleção de mitos finlandeses reunidos em um livro, que teve muita infleência em seu legendário), Tolkien adiciona novos elementos e “corrige” alguns furos no mito, o que dá origem ao mais sombrio conto de Tolkien, que mais tarde serviu de grande inspiração para Os Filhos de Húrin.
Assim como na edição brasileira de O Ferreiro de Bosque Grande o material extra do livro, também composto por Verlyn Flieger ou pelo próprio Tolkien, é interessantíssimo para um fã de Tolkien, ou para qualquer um que se interesse por mitos ou literatura.

Honesto 27/12/2016

História para quem já conhece bem Tolkien.
Recomendo esse livro para quem já conhece Tolkien, pois quem não conhece vai achar confuso(quem conhece tbm rs). Uma história em prosa e verso que o mestre começou a testar sua escrita e tudo mais em cima de uma mitologia finlandesa(o Kalevala). É uma história que claramente influenciou na criação dos Filhos de Húrin. De resto o livro tem mais comentários sobre as possibilidades e etc sobre o que Tolkien quis fazer/dizer nessa obra. Mais uma vez vale para curiosos e quem já conhece Tolkien.

André 12/01/2017

Tolkien certamente foi um dos melhores escritores que já existiram, e fez sua própria versão de uma história folclórica estrangeira, mas, apesar de ter sido uma história muito boa, pra variar está incompleta, e o estilo é rebuscado demais para meu gosto.

Felizmente, as notas ajudam no entendimento das partes obscuras (além de dar uma visão muito bacana da gênese do conto - e de sua relação com a Terra-Média)

Tiago.Borges 19/02/2017

A gênese da genialidade Tolkieniana
Este conto é um marco na gênese do processo de criação do legendarium de Tolkien, uma estória que influenciou fortemente a sina de Turin Turambar em Os Filhos de Húrin, considero muito mais um anexo cronológico no processo de desenvolvimento de Tolkien e sua mitologia do que uma obra tolkeniana, de qualquer forma, vale para curiosos da saga de Tolkien na construção de Ëa, Arda ou Terra Media.

Glaucinha 06/03/2017

Para fãs
Uma história bem elaborada para os apaixonados pela terra média e seus contos sobre magia, mas não recomendo para quem nunca leu os livros de tolkien.

Fa_Bisson 13/03/2017

Ler Tolkien é muito mais do que apenas ler, é estudar aquilo o que você está lendo e A História de Kullervo é um exemplo disso. Encontramos uma obra não finalizada pelo autor, mas é bem interessante. Além dos comentários e notas que tem no livro.

Willian.Izidio 29/05/2017

Inspirador
Esta é a primeira obra literária escrita de J.R.R. Tolkien, embora publicada postumamente. Verlyn Flieger traz neste exemplar uma compilação inédita dos rascunhos do autor sobre esta epopéia finlandesa (trata-se de uma adaptação do "Kalevala"), que conta a história de um jovem herói que tem uma história trágica desde seu nascimento até sua morte. Tolkien leu esta história, em versão traduzida por Elias Lönnrot, e não satisfeito com a narrativa, resolveu criar sua própria versão do conto. O interessante, é que podemos perceber o estilo de escrita de Tolkien já bastante semelhante ao encontrado em publicações posteriores (em relação á datação dos rascunhos), além da semelhança de características históricas entre personagens desta história e do universo Terra-Média. Com isso, a atenção desta obra foca não na história, que por sinal é muito curta, mas na importância dela para o que viria a ser O Hobbit e o Senhor Dos Anéis, que são as suas magna opera (através das notas e comentários). Bem-aventurados sejam os Vikings.

Gabriel.Effgen 14/01/2018

Não e uma leitura para qualquer um...
Breve e rápido, explicar porque o livro não e para qualquer leitor...
-O livro tem bastante termos desconhecidos para leitores comuns, isso e ruim? as vezes sim, mas, para quem e curioso e bom;
-As metáforas que o livro usa para explicar certos aspectos do mundo deixa o leitor as vezes confuso, (de novo isso é bom e ruim ao mesmo tempo).
Para quem curte os Contos Inacabados do Tolkien, vai gostar do livro.
Dica -> O livro e pura mitologia Finlandesa, para os curiosos que querem saber mais sobre as metáforas dos aspectos do mundo descrito e sobre vários termos "desconhecidos".

Bruce 19/02/2018

Baseado em um conto mitológico, esta história traz elementos posteriormente vistos em Turin, um herói da Terra Média. Além disso, no livro são apresentados os poemas e adaptações nas quais Tolkien trabalhou. Um leitura profunda que nos faz entender um dos maiores personagens criados por Tolkien.

Gabriela 30/09/2018

Continuando meu projeto de ler a obra de Tolkien, meu autor favorito da vida, peguei este livro que é a versão do autor para a história de um dos personagens do folclore finlandês. O Kalevala é uma epopeia finlandesa que só foi compilada no século XIX, foi feita a partir da reunião de cantigas populares. Uma das histórias narradas nessas cantigas é a trágica história da família de Kullervo.

Kalervo, o pai de Kullervo, foi morto pelo próprio irmão e sua esposa e filhos foram levados como prisioneiros. Como se trata de folclore/mitologia, não estranhe ao saber que Kullervo, ainda bebê, vendo a tristeza da mãe, jurou-lhe que se vingaria do tio. Ele foi uma criança muito precoce (imagine que ele já falava quando bebê), cresceu rapidamente e tinha uma força extraordinária, mas era carrancudo e feio, não era alguém que inspirasse muito amor. Tanto que a única pessoa com quem ele realmente se importava (além da mãe) e que o amava de volta era sua irmã gêmea.

O tio de Kullervo tenta matá-lo algumas vezes, porque tem medo desse jeito dele, mas como Kullervo sempre escapa com a ajuda dos poderes do cão Musti, o tio resolve dar um jeito de mandá-lo para longe. Com a vingança sempre em mente, Kullervo vai acabar tomando decisões (e matando muita gente) que vão levá-lo de volta para o castelo de tio, mas com consequências trágicas para todos.

Para quem é fã de Tolkien e já leu O Silmarillion e/ou Os Filhos de Húrin, esta história tem alguns elementos familiares. O principal deles é que a história de Kullervo foi uma grande inspiração para a história de Túrin, filho de Húrin. Além disso há outros pontos em comum com a obra de Tolkien que são discutidos pela editora Verlyn Flieger no posfácio.

Também temos como posfácio duas versões de um ensaio de Tolkien sobre o Kalevala. Então, ficamos sabendo pelas próprias palavras do autor como o Kalevala exerceu um grande impacto e fascinação sobre ele. Imagine que ele até tentou aprender finlandês para ler no original, pois sentia que a tradução inglesa não era das melhores. Embora ele não tenha conseguido alcançar seu intento, o Kalevala continuou a influenciá-lo a ponto de levá-lo a fazer sua própria versão de Kullervo.

Só falta dizer que, como boa parte das obras de Tolkien, esta também é inacabada. Ele escreveu tudo com detalhes, inclusive com canções, até quase o final. Mas do finalzinho há apenas um esboço com os principais acontecimentos que ele deveria narrar, mas já dá para entender o que o autor pretendia fazer. Enfim, é um livro que serve mais para quem leu e gostou de O Silmarillion e quer conhecer uma das fontes de inspiração de Tolkien.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com/

Marcos Antonio 28/10/2019

Kullervo
História de Tolkien, boa história porém repetitiva e muito comentários iniciais sobre o livro.

Bruna 20/11/2019

O berço das histórias de J.R.R. Tolkien
Este é um dos primeiros livros escritos pelo autor e que dará forma aos demais personagens de seus livros posteriores, principalmente, o conhecido "Frodo Bolseiro" e "Turin Turambar", o herói trágico e incestuoso do livro "O Silmarillion".Além de ter a oportunidade de acompanhar o processo de criação da Terra Média.
Para quem não sabe, J.R.R. Tolkien era um grande fã das histórias folclóricas finlandesas, tendo até se arriscada a aprender sozinho o dificílimo idioma, para poder ler as histórias originais, sem ajuda das ruins (segundo o próprio) traduções de sua época.

Mas vamos a história em si do livro?!Aqui conheceremos o anti-herói Kullervo, o personagem principal e que dá nome ao livro. Ele é sombrio, amargurado, desajeitado e que não serve para nada, além da destruição. Kullervo é filho de Kalervo que morreu pelas mãos do seu irmão mago e, ainda criança jura se vingar da morte do seu pai e do sequestro de sua mãe( ele vai morar com a sua mãe, seus dois irmão mais velhos e sua irmã gêmea na casa do mago, onde eles são feitos de escravos e maltratados) e ao crescer ele é guiado pelo seu ódio e tem um destino ainda mais trágico.

Eu, confesso, que gostei mais do material de apoio e complementar do livro, do que dele em si. Não apenas por se tratar de um livro inacabado-pois é, Tolkien por algum motivo não finalizou sua obra, dizem que foi por causa da guerra-, mas porque o material disponível nesta edição é tão rico de curiosidades, o processo criativo do autor, explanações minuciosas sobre o Kalevala (mitologia finlandesa), uma transcrição de uma palestra dada por Tolkien sobre este tema, enfim, um material riquíssimo a quem se interessa por este universo.
Bem, mas não descartaria a "História de Kullervo", de qualquer forma, é uma boa história e vale a pena ser lida pelos fãs e aqueles que estão querendo adentrar neste universo particular.

Alice 26/03/2020

Kullervo
Uma história digna de Tolkien, inicialmente um conto simples mas com todos os elementos narrativos presentes nas obras de Tolkien, magia, encontros inesperados, e aquela inspiração em mitologias antigas que vemos perfeitamente em todos os contos, livros ou rabiscos a lá tolkianos.