1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Ikaro Uzumaki 09/06/2024

AEIOU - 1+1: A matemática do amor
Já tô cansado de tanto escrever resenha, nunca mais deixarei acumular. Aqui vamos nós. Livro bom, poderia ter sido melhor em muitos aspectos. Eu mudaria todo o final e escreveria de outra maneira. Juro que é uma leitura muito divertida, vale a pena tentar. è escrita por dois autores e tem o ponto de vista de dois personagens, então acredito que cada autor ficou com um. Um dos pontos de vista era escrito de maneira bem amadora, não lembro qual. Enfim, leiam.

hwngcosmic 09/06/2024

Foi o livro mais lindo que eu já li...
"? Queria poder guardar este momento pra sempre? ? A voz do Lucas estava embargada. ? Pra que, nos momentos mais difíceis, aqueles em que eu precisar de você e souber que não vou te encontrar do outro lado do muro, eu possa recorrer a isso e sentir que tudo ficará bem?
? Eu queria poder guardar você pra sempre ? respondi, o que fez com que ele sorrisse"

Beatriz 03/06/2024

?Jamais ofendi ninguém, nunca roubei, nunca matei. Meu crime fora o amor. Quando foi que amar se tornou um crime? Quando foi que deram permissão pra pessoas comuns julgarem as diferenças??

1 + 1 é doce, é sereno, é o primeiro amor. Bernardo e Lucas são incrivelmente preciosos, com uma relação tão genuína que dá um calorzinho no coração. Se completam e sempre se completaram, e vão continuar se completando para o resto das vidas fictícias, tenho certeza, o autor deixou isso tão bem escrito, que nunca acreditei tanto em felizes para sempre como neste livro.
A relação do amor e da partida me deixaram balançada o livro todo, a narrativa com os pontos de vistas de cada um, é um charme que adoro no Vinicius Grossos, nos faz ficar tão pertinho dos personagens, entendê-los.
O frio na barriga de gostar de alguém e começar a entender isso, entender que é diferente, entender que vai ser difícil, entender que não é hétero. É um turbilhão de sentimos, sentimentos muito bem narrados em 1+1, que me deixou emocionada por várias vezes. Falando das coisas boas e coisas ruins dessa fase. Muito importante e docinho, para todo jovem LGBT, os que já foram e os que são. Os olhares, as carícias, as falas, as afirmações, é um amor puro que cativa. E os dois, enfrentando juntos.
Único ponto negativo é, como o contato físico comparado com a idade deles, é inexistente, quase como uma censura irritante, os dois tem momentos lindos e íntimos, só deles, e sentem aquela eletricidade que por diversas vezes, mas isso é totalmente ignorado, como se houvesse alguma voz maior no momento fazendo eles se afastarem, mudando o cenário, parte essas em que me senti distante de todos os sentimentos e vi uma barreira invisível.
Tirando isso, foi uma experiência fofinha e doce, com referências de músicas brasileiras dedicadas, o que é sempre muito gostoso de ler em livros nacionais ^^

?Amar você é tão natural quanto respirar.?

Heloisa 06/05/2024

Lindo
O livro foi uma experiência gostosa de ler, são adolescentes descobrindo a sexualidade então achei ótimo abordar toda a temática de modo calmo. Foi tudo muito gostoso e só não amei por conta do final, achei meio corrido.

andersondynastheon 03/05/2024

Um Olhar Essencial para o Amor LGBTQIA+ na Juventude
"1+1: A Matemática do Amor" é um livro simples, mas de grande importância para a comunidade LGBTQIA+. Apesar de seu enredo e desenvolvimento serem bem lineares e previsíveis, o que pode deixar a leitura um pouco chata para um adulto, especialmente para aqueles que buscam mais complexidade e intensidade nas histórias, o livro ainda oferece algo fundamental para os leitores mais jovens.

O grande mérito do livro está em sua capacidade de retratar o amor de forma natural e autêntica, evitando a erotização excessiva ou estereótipos prejudiciais. Isso é crucial para os jovens LGBTQIA+, que muitas vezes não encontram representações verossímeis e saudáveis de suas experiências em outras mídias. Ao apresentar relacionamentos amorosos que são construídos em bases de respeito, carinho e cumplicidade, a obra possibilita que esses jovens tenham um espelho no qual se ver e sonhar.

Além disso, o livro ajuda a normalizar a diversidade de relacionamentos amorosos, ao apresentar diferentes formas de amar sem julgamento ou preconceito. Isso pode ser particularmente benéfico para os jovens que estão em processo de descoberta ou aceitação de sua identidade, pois mostra que é possível encontrar amor e felicidade em suas vidas, independentemente de quem amem.

Embora "1+1: A Matemática do Amor" não tenha me cativado enquanto adulto, acredito que o livro cumpre um papel importante ao oferecer uma narrativa que valida as experiências amorosas LGBTQIA+ para os jovens leitores. Isso contribui para um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde todos possam se ver representados e respeitados em sua busca por amor. Recomendo esta leitura especialmente para o público jovem LGBTQIA+ ou para aqueles que buscam uma história leve e representativa.

Gustavo195 28/04/2024

1+1 A Matemática do Amor
Esse livro é incrível. Ele apenas me deixa feliz, me emociona, me cativa.
Não é um livro perfeito, tem alguns pontos em questão de diálogo e estrutura da história que poderia ser mudado mas a experiência do livro é simplesmente maravilhosa.
O Bernardo e o Lucas são um casal lindo, com um romance extremamente fofo e gay do jeito que eu gosto. Me deu aquela inveja e tristeza familiar por desejar algo semelhante, sem as partes ruins claro, mas ainda assim.
Me identifiquei muito mais com o livro do que eu imaginava, esse tema de mudança e despedida é muito próximo de mim e eu amei o jeito que foi abordado.
Em geral uma leitura incrível que eu recomendo muito pra aqueles que querem ler um romance fofo, emotivo, cativante e levemente trágico.

18/04/2024

Você se lembra do seu melhor amigo de infância? Lembra das coisas que passaram juntos? Lembra de ter se apaixonado por ele?

Eu me lembro muito bem dessa fase, de ter encontrado ali um amor puro, até mesmo fofo.

A história de Bernardo e Lucas é assim, uma grande jornada sobre se descobrir, sobre olhar o outro, sobre sentir e amar, independente da distância e do preconceito.

E uma das coisas mais lindas é que essa construção do romance deles é silenciosa, atravessa pelo olhar, pelo toque.

Somos apresentados pelo Vinícius e o Augusto dois personagens totalmente diferentes, mas que se complementam. Temos visão geral da história porque cada capítulo e narrado por um deles e são bem curtinhos, então temos ritmo de leitura.

A escrita do Vinícius nunca me decepciona, é uma história melhor que a outra a do Augusto tive contato agora.

Podemos enxergar o preconceito, da troca de olhares das pessoas, mas também da presença muito importante da família, de como eles acolheram Lucas e Bernardo.

Não é um livro tão pesado nessa questão como Feitos de Sol, mas é tratado de maneira poderosa.

Ahhh outra coisa característica pelo menos nos livros do Vinicius é a presença da trilha sonora e ela está presente mais uma vez.

Eu recomendo demais esse livro incrível, delicado, sensível, rápido de ler, de se envolver e tenho certeza que você vai gostar também!

Dantas 12/04/2024

Foi ótimo. Travei um pouco porque achei a que ia ser tão intenso quanto Feitos de Sol, mas adorei a leitura e os personagens.

Cássio Cipriano 11/04/2024

Para aquecer o coração e chorar de emoção.
Friends to lovers é um clichê bem batido, aquela coisa dos melhores amigos de infância que acabam descobrindo que se amam e tal, mas se eu tiver que recomendar um, que seja este aqui. Mostra uma relação pura, romântico e verdadeira. Uma história muito bem escrita, por dois autores que estavam no começo de suas carreiras, mas hoje em dia são nomes consolidados na literatura jovem-adulto, além da edição física ter um design e diagramação maravilhosos. Me apaixonei pelos protagonistas e tive tantas sensações emocionantes com essa leitura. Lembro de ter virado madrugada e chorar lendo algumas partes.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Juju Do Pix 15/03/2024

E o prêmio de melhor gênero textual vai para...
É FRIENDS TO LOVERS!!! ?????

Peguei aleatoriamente na biblioteca na esperança de ler um romance calminho e agradável de se ler, e ganhei no bingo por ainda ser FRIENDS TO LOVERS!!! ?

Esse é mais um livro de romance onde existe uma "engrenagem enferrujada" que impede a relação do casal de andar pra frente. Em '1+1: A Matemática do Amor', o problema que representa essa engrenagem é algo comum mas complicado, isso não torna a leitura do livro uma experiência tão diferente de outros livros, mas se destaca muito em alguns outros pontos, como a suavidade da escrita dos personagens, a história ter os pontos de vista do Lucas e do Bernardo, como eles se apoiam em relação a essa engrenagem, ser uma leitura fácil e já mencionei SER FRIENDS TO LOVERS! ?

O desenvolvimento do livro também é a coisa mais linda, ver a paixão entre os dois melhores amigos ocorrer sem pressa (tá, com alguma deslizes) é muito bom, desde o começo do livro você já consegue ver que eles se amam, mas não de amar romanticamente, de amar por amar de alma mesmo. Coisa mais fofa eles sempre procurando ajudar um ao outro em tudo, como verdadeiros amigos, nem amigos, não tem palavra que descreva a relação deles de tão... Tão tão tão que é

Se o livro fosse sobre eles sendo irmãos, só melhores amigos ou qualquer outra coisa, ainda sim continuaria sendo uma leitura que me agradaria! Se fosse 500 páginas só deles sendo amigos e vivendo o dia do lado um do outro, eu ainda sim iria ler com um sorriso no rosto de tão linda que a amizade deles é

Mas voltando ao foco da história e da relação linda deles, algumas partes eu fiquei meio indeciso se gostava ou não, e outras eu chorei até não dar mais (o vídeo...), o Lucas e o Bernardo merecem o mundo ? É um romance fofo, gostosinho de ler, com personagens fofos que você se apega E MUITO, e um final de deixar o coração quentinho ????

Agora espero um dia poder ter uma amizade assim e que o livro tenha uma segunda parte

Alex690 25/02/2024

O clichê "não chato"
A grande conquista desta estória foi conciliar um universo adolescente cheio de empolgação, medos, desejos e contratempos à uma dinâmica simples, extensa, de um clichê ?não chato?, e até bom.
O enredo e os personagens (vou destacar o fofo Bernardo, e o lindo Lucas) produzem verdade, fui capaz de me sentir ali dentro das páginas, envolvido com cada vai ou não vai, cada hesitação que às vezes era engraçada, outras, provocava raiva.
O final me parecia completamente decifrado, sem espaço para dúvidas, porém, fazendo uma nova menção ao clichê ?não chato?, o final não foi clichê, não seguiu nenhuma lógica pré concebida por mim, ou nós, que esperamos ?àquele final?.
Mas significa que fiquei decepcionado?
Claro, com o meu pré julgamento. A estória não podia ter caminhado para um desfecho melhor, na minha opinião.
Bom! Dito isto, espero que você mesmo tire suas conclusões, caso queira.

jessicat 24/02/2024

é um livro adolescente bem tranquilo e eu gostei muito desse detalhe! quando prendeu minha atenção eu nem percebi o tempo passar enquanto lia

Vladia Castro 16/02/2024

1+1 A matemática do amor
Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga. Bernardo e Lucas são vizinhos e amigos desde q nasceram. Um gosta mais de exatas, outro de letras. Só que eles notam que não é mais só amizade. Só que eles ainda não reconheceram esse sentimento. E ainda tem a questão da aceitação dos outros.

vivianlopesyx 08/02/2024

Toques. ?? CONTÉM SPOILER ??
A leitura é leve, engraçada, empolgante de ler, você tem ali o pensamento de ambos e sente o que os dois sentem, que livro mais lindo. Tem sua fase obscura, a homofobia foi dolorosa porém a todo momento você sente o amor do Lucas e do Bernardo no ar.

Bernardo vai embora para Portugal assim que as férias acabarem, últimas férias deles juntos, Lucas faz o possível para ser as melhores férias, mas o tic tac do relógio não para de atormentar ambos e com isso, surgi algo inesperado dessa amizade.

Lucas ganhou meu coração, ele é tímido, prevê tudo, sempre ajudou o Bernardo e sempre soube o que sentia.

Bernardo é mais corajoso mas para questões do amor, ele deu uma estremecida, tomou atitudes imaturas mas também se permitiu viver momentos únicos, principalmente na cidade grande com a tia do Lucas.

Os pais de ambos não apareceram tanto, quando apareciam fazia o momento ficar melhor ainda.

Esse livro é puro clichê, tudo tão lindo, tão sentido, os toques deles, as mãos, as dinâmicas com a mão sempre serão lembradas por mim.

Ps: Eu sou apaixonada na tia do Lucas, ela usa qualquer pano com qualquer pano e não se importa com opiniões, eu adorei aquela garota.

Pág. 194

Sabe quando você se sente bem com tudo e com todos? Quando parece que o Universo finalmente te olha e diz "Ei, cara, sorria! Hoje é um belo dia para ser feliz!", e você realmente se sente assim?
O dia era aquele.