Ação Afirmativa ao Redor do Mundo

Ação Afirmativa ao Redor do Mundo Thomas Sowell

Resenhas - Ação Afirmativa ao Redor do Mundo

Mazinha 25/12/2021

Fatos
Nada além de fatos comprovam que as ações afirmativas, as famosas cotas, só atrasam a sociedade e prejudicam a quem deveriam proteger.

Caroline.Sandin 30/05/2021

Ninguém pode constrastar ?seu lugar de fala? pra analisar as ditas ações afirmativas e cotas . Sowell sempre genial !
Rebeca 03/11/2022minha estante
verdade, é só silenciar os oprimidos que tá tudo certo

(ironia)

Bruna 28/05/2021

Sua vida antes e depois de ler este livro
É um dos livros mais esclarecedores que já li.
Não há rodeios, não há floreios nem belos discursos. O autor traz dados empíricos, fatos, história.
Uma análise intelectualmente honesta e objetiva sobre as reais consequências das ações afirmativas em diversas sociedades.
Thomas Sowell mostra irrefutavelmente que por trás de belos discursos - politicamente corretos e em nome de um maravilhoso porém inalcançável bem comum - há todo o peso da realidade e das consequências que nos mostram o que funciona e o que não funciona. Insistir num tipo de ação que já se demonstrou ineficiente, mesmo que mascarada de justiça, não trará resultados positivos que se sustentem a longo prazo. A realidade sempre se impõe diante de nossos erros. Se partimos de premissas incorretas, se a base do nosso entendimento de mundo são sentimentos e paixões, estamos fadados ao fracasso. E a história nos mostra isso.

Valeria.Pinheiro 21/04/2021

O autor compara ações afirmativas em diversos países, de que forma foram criadas e suas implicações ao longo da história desses países.
Muito boa a leitura.

Cris 18/04/2021

Ação afirmativa ao redor do mundo
Seres humanos que somos, eu sou igual a você ? num primeiro momento você até pode discordar, mas não pode negar que nossa origem é a mesma. Eu sou uma pessoa. Você também. Ponto.

Mas por que alguém disse que temos de ser tratados de formas diferentes? Por que alguns (muitos) são prejudicados em detrimento de outros? Por que outros são beneficiados em detrimento de alguns? Dívida história (sério?)? Por que para uns há algumas facilidades e privilégios e para outros não sobra nada a reclamar? Quem determina quem será o beneficiado?

Thomas Sowell apresenta neste livro um estudo empírico realizado em diversos países do mundo sobre as cotas e grupos preferenciais ? as chamadas ?ações afirmativas?.

Nele ele apresenta dados concretos, históricos, apontamentos e questionamentos que, no mínimo, te fazem pensar sobre a necessidade de tais ações afirmativas, suas consequências e os motivos reais de elas existirem e como tais ações influenciaram (e continuam influenciando) o mundo.

A favor ou contra cotas, não importa, eu duvido que, após essa leitura, você continuará olhando as ações afirmativas do mesmo jeito. Afinal de contas, dados empíricos não são divagações filosóficas ou afirmações sem justificativas. São verdades ? que muitos não querem nem saber de ouvir.

Rutinha100czs 13/04/2021

O autor faz comparações das ações afirmativas e cotas entre diversos países, mostrando suas implicações e consequências a longo prazo. Muito bom.!

Igor Almeida 27/05/2020

Resultados empíricos
O pilar central que me atraiu aos livros dos autores de economia de mercado foi a proposição básica de que, para determinado projeto de lei, não importa em absoluto as justificativas que seus criadores derem, não importa o que digam o que vai acontecer ou o motivo moral que justifique. O que importa verdadeiramente são os efeitos reais na sociedade que essa lei causará. E é preciso ser criterioso, afinal muitas vezes o efeito real é o oposto do prometido. Esse modo de pensar é transferido também para as leis de ação afirmativa. O autor não se prende ao debate ideológico sobre ser ou não moralmente/socialmente justo, mas faz uma análise empírica dos países que adotaram tais projetos em seus territórios e nos mostra os resultados ocorridos, inclusive nos EUA. Via de regra, os resultados são sistematicamente negativos em todos os países, muitos gerando hostilidades e mesmo conflito armado. Definitivamente vale a leitura.
Ezequiel.Soares 28/05/2020minha estante
LIVRO extraordinário!

IgorPessoa 15/02/2020

Sowell
Sowell, sem dúvidas é um desses autores que nos tira de um canto, onde estamos completamente inertes para nos colocar numa posição completamente oposta, pra ver coisas que estavam bem na nossa cara e a gente se recusava a ver. Nesse livro com bastantes dados empíricos ele nos mostra o perigo das ações afirmativas. Com certeza indicadissimo.

Matheus 12/02/2019

Análise empírica de cotas
Sowell analisa a política de cotas na Índia, Sri Lanka, Malásia e EUA para chegar à conclusão de que elas não são bem o que se vende por aí. Rebate a ideia de que as ações afirmativas só possuem benefícios por meio de dados, fugindo do discurso político comum. Um excelente livro para abrir a cabeça sobre um assunto tão em voga na sociedade.

pdrrms 03/06/2018

Thomas Sowell, de forma objetiva demonstra as consequências que políticas de ação afirmativa trouxeram a cinco países: Índia, Sri Lanka, Malásia, Nigéria e Estados Unidos. Podendo tais consequências atingir grandes tragédias nacionais como as guerras civil ocorridas no Sri Lanka e na Nigéria.
A principal critica de Sowell é a falta de honestidade das entidades e países em mostrar as consequências empíricas que a ação afirmativa como as cotas trouxeram a sociedade.

Dissensão e Tréplica 12/11/2017

link
link

site: https://dissensaoetreplica.wordpress.com/2016/09/19/conheca-a-acao-afirmativa-ao-redor-do-mundo/