O que é Ética

O que é Ética Álvaro L. M. Valls

Resenhas - O que é Ética

millsbooks 30/03/2024

Embalos de um sábado à noite com reflexão!
Não era um livro que estava na minha lista de leituras de 2024, mas tive que ler para a disciplina de bioética da universidade e confesso que não odiei como imaginava.

É um livro curtinho de um pouco mais de 80 páginas e bem introdutório quanto ao tema ética e moral. Trazendo teorias e pensamentos de filósofos de várias épocas, a obra vai retratar do conceito de ética durante estudos de culturas de vários povos.

Dividido em capítulos que focam em pensadores de diversas épocas, o livro inicia-se com questionamentos e reflexões acerca do tema e sobre as ações humanas, assim como no decorrer da leitura podemos degustar sobre a Grécia Antiga, temas como religião e sociedades antigas, a liberdade e o Estado, como também a influência da moral no "bem" e no "mal", finalizando com uma reflexão sobre a ética na sociedade atual e como a família e o Estado influenciam em diversos campos.

Enfim, não é uma leitura cansativa para quem gosta de ler sobre filosofia, mas também não traz nada de inovador sobre a questão. E sobre alguns filósofos citados no livro, temos: Weber, Sócrates, Kant, Platão, Aristóteles, Marx, Hegel, Kierkegaard e outros.

Suzana245 30/03/2024minha estante
Vc acha que isso se deu por você ter conhecimento aprofundado ou porque o livro acaba sendo raso mesmo? Me interessei e queria ter algo introdutório, mas que também não fosse superficial e me forneceria um norte sobre o assunto

Catharine.Nabuco 30/03/2024minha estante
Tu acha bom pra redação?

Catharine.Nabuco 30/03/2024minha estante
De vestibular

millsbooks 31/03/2024minha estante
@Suzana245 eu já costumo ter o hábito de ler alguns livros sobre filosofia ou nessa pegada, então pra mim esse foi mais superficial por esse fato, de não ter nada diferente dos que já sou acostumada ler. agora pra quem vai entrar nesse estilo de leitura, acredito que seja uma boa esse livro, já que a linguagem dele é mais simples e traz pontos famosos sobre o tem trabalhado. :)

millsbooks 31/03/2024minha estante
@Catharine.Nabuco eu acho incrível pra redação, estava até comentando ontem pra mim irmã, que é vestibulanda, que o livro traz muitos pensamentos de filósofos e que seria ótimo para argumentos na hora da dissertação, além de ter uma linguagem simples e de fácil entendimento. :))

Catharine.Nabuco 31/03/2024minha estante
@millsbooks que maravilha!! Eu tenho esse livro lá em casa, acho que vou ler. Obrigada

MathFeitosa 21/03/2024

Recomendo
Um livro básico para a compreensão do conceito de ética. Acredito que é muito bom para o que se propõe, acabo recomendado a leitura - sendo ela até muito rápida por ser curto.

Liny Arguilera 18/12/2023

É um livro interessante, li para a disciplina de ética profissional, não é lá muito profundo, mas para uma pessoa com dificuldades em filosofia, posso dizer que a linguagem dele é bastante simplificada.

Carl9 22/10/2023

Um livro interessante
Um livro introdutório sobre a ética, desde a grécia antiga, até os tempos atuais. Um livro pequeno, que dá pra ler em uns dois dias.

Marcel.Trocado 21/09/2023

[SINÓPSE PRESENTE NO LIVRO]

Não existe povo ou lugar que não tenha noções de bem e mal, de certo e errado. Da Grécia Antiga aos nossos dias, a ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades. Mas apesar disso, as dúvidas não muitas. Seria a ética apenas um princípio supremo que atravessa toda a história da humanidade? E numa sociedade capitalista, qual a relação entre ética e lucro?

Áreas de interesse: filosofia.

Carl7 12/08/2023

A ética de agora e a ética antiga
O livro mostra de forma didática os rumos da ética antiga e atual, um livro pequeno que dá para ler em um dia.

Claudenor3 13/07/2023

Livro sobre a ética contemporânea e antiga
O livro fala sobre a ética nos dias atuais e principalmente na antiga ética grega, é um livro na minha opinião de leitura fácil agradável que dá para ler em um dia com 83 páginas. É um livro introdutório.

Carl5 10/05/2023

A visão da filosofia daética para os gregos e na visão atual
Livro bem curto sobre os princípios da ética na Grécia antiga e na vida atual é um livro que dá para ler em um dia. É um livro filosófico

Obika 06/03/2023

Pre introdutório
O livro se propõe a a esboçar as visões de ética atravéz da sequência dos pensadores ocidentais, não se aprofundando nelas, nem ao menos tocando as propriamente.
Talvez tenha seu 'motivo de ser' em nós familiarizar com as discussões e temas

Claudenor 10/12/2022

Um livro filosófico
Um livro que fala sobre ética nos primórdios da humanidade até a atualidade, de forma simples e agradável de se ler, um livro curto que pode ser lido em um dia.

Claudenor 11/11/2022

Um livro bom e curto
O que é ética ? o livro procura dizer o que é ética pela visão da religião da sociedade como um todo e da filosofia. E o livro é amplamente bem sucedido nessa tarefa . um livro curto pode ser lido em um dia.

Da Silva Ferreira 30/09/2022

Um mundo fascinante da ética e da filosofia por trás dela
Um livro pequeno de 86 páginas de leitura fácil e simples onde mostra a ética e a filosofia, e como elas combinam em uma só

Iv Cabral 21/04/2022

Feito...
Com bastante referência dos Antigos Filósofos, Álvaro escreveu uma boa introdução sobre Ética.
*Li o livro para um debate em sala para a disciplina de Moral e Ética

Sidneia.Ruthes 02/04/2022

Ética
O livro fala como a ética foi vista desde a antiguidade até atualmente, tem os escritos de muitos filósofos famosos que tem opiniões diferentes sobre o assunto.
Uma pessoa ética é aquela que age sempre a partir da alternativa bem ou mal,ou seja,aquela que resolveu pautar seu comportamento por uma opção.