O Mito da Caverna

O Mito da Caverna Platão

Resenhas -

moacircaetano 21/05/2024

Leitura profunda, dura, instigante.
O mito da caverna em si foi a parte mais fácil do livro, talvez por já ser amplamente conhecida.
Já os demais excertos da República nos exigem mais atenção, foco.

Jheny Jhe 02/05/2024

Filosofia é mó brisa
Gente... geral tá na caverna, na sua amada bolha, ou seu mundinho de ignorância, como preferir..
Sair dela vai mudar sua perspectiva de mundo? Com certeza.. mas é melhor do que permanecer lá dentro olhando pras sombras.

Estranhamente eu só consegui lembrar do filme "Matrix"

Flá 26/04/2024

Um clássico!
Muito atual por sinal, presente diariamente nas nossas relações. Quem não conhece, precisa conhecer. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Não é uma leitura simples e fácil, mas necessária.

Klist 22/04/2024

De uma vitória no visível para a sabedoria no inteligível.
Logo após vencer de virada uma partida de League of Legends, por meados de 04 horas da manhã, decido então ver novas possibilidades de leitura no celular. Me deparo com o Mito da Caverna, o mesmo das aulas de filosofia que eu gostava no ensino médio, mas que nunca me aprofundara. Em um âmbito de impulso, ao ver a baixa quantidade de páginas, pensei: por que não?

O livro é o diálogo entre Sócrates e Glauco, que debatem (mais Sócrates que bate e Glauco que escuta e opina) com profundidade e metáforas muitos quesitos que se referem ao ensino das verdades absolutas do mundo inteligível e da abdicação do ignorante visível, tanto para crianças, quanto de grandes líderes do Estado. A escrita recheada de metáforas, a passo de ter que ler o mesmo parágrafo quatro vezes para conseguir entender o sentido, tornou a leitura um pouco mais massante, porém, problemas esses que pouco destronam essa passagem grandemente importante para que não vivemos em ignorância nos dias atuais, servindo de paralelo para obras "atuais" em comparação com o diálogo, como o filme de ficção científica Matrix.

PetersonJr 08/04/2024

Ótimo livro para exercitar e desenvolver o pensamento crítico (no qual é o conteúdo principal do livro).

~Elisabeth Darcy~ 27/03/2024

Tive que ler essa joça por causa da escola. Nas primeiras páginas que Sócrates fala do mito até que dá pra entender. Mas depois disso? Não entendi nada.

Mavi 16/03/2024

Li por causa de um trabalho da faculdade, até que gostei da escrita não foi tão difícil de ler, e foi rapidinho, tem algumas reflexões.

zuko. 13/03/2024

Filo sofia
Primeiro livro lido por causa da faculdade ?????????????????

(Mas ja tinha visto esse antes)

mhsmaran 13/03/2024

Essa história me faz pensar sobre todos os medos que coloco em mim mesma e nos limites que posso ultrapassar.

Carlos531 25/02/2024

O Mito da Caverna, de Platão
"O mito da caverna" é um trecho da obra "A República". A narrativa destaca a jornada de um indivíduo, que, ao sair da escuridão da caverna e contemplar a luz do sol, representa a ascensão do intelecto, sendo-a uma ótima metáfora.
Mas ela pode ser uma obra elitista, enfatizando a superioridade de quem tem conhecimento filosófico, o que pode parecer exclusivo e desconsiderar outras formas de sabedoria. Em resumo, a separação rígida proposta pelo mito pode limitar a compreensão da diversidade de perspectivas e conhecimentos no mundo.

Thaís 20/02/2024

Não sou especialista em filosofia. Também tenho consciência da minha limitação ao ler certos textos, mas aprendo muito com eles.

Em "O Mito da Caverna" Platão expõe os dois tipos de cegueira que nos acomentem, seja fisiológica ou espiritual. E a partir daí explora qual seria a melhor formação para um líder de estado. Mesmo cnsiderando as limitações disciplinares da época, acho a escolha de temas bem elaborada e justificada. Serve como ponto de apoio para as nossas escolhas atuais.

#primereading

Beatriz Almeida ð«ð 17/02/2024

Livro rápido, marcante e questionador. É interessante ver suas indagações sobre o que acreditamos ser verdade e os inúmeros modelos de governo existentes...

Natche 04/02/2024

Atemporal
Para quem gosta de filosofia, vale a pena ler esse livro. Leitura rápida, porém densa pois traz bastante reflexões.
É atemporal, tem trechos que grifei que facilmente seriam aplicáveis hoje.
O mito da caverna é uma alegoria criada por Platão que ilustra a natureza da realidade e a busca pela verdade, que é sair da ignorância.

Vitoria.Milliole 01/02/2024

Comecei a ler O Mito da Caverna esperando um livro inteiro destrinchando a alegoria da caverna, que coloca homens acorrentados atrás da luz de uma fogueira, virados para a parede, onde tudo o que sabem da realidade é através de sombras. De fato, nas primeiras páginas é isso o que o diálogo entre Sócrates e Gláucon propõe. No entanto, comecei sem saber que a obra é um fragmento de A República, livro que está na minha lista de leituras futuras, mas que não pretendia ler tão cedo, antes de ter algum repertório para melhor aproveitá-lo.

Assim, a avaliação que dou ao livro não é, de forma alguma, uma nota ao livro em si, mas ao que pude absorver dele. Em outro momento, quem sabe eu não retorne aqui com uma compreensão bem maior.

Apesar da minha leitura leiga, pude absorver algumas coisas e até marquei algumas citações. Trata-se de uma jornada sobre o conhecimento, sobre a busca por sair da ignorância através da filosofia e, sobretudo, sobre a importância dessa sabedoria para a política, devendo o governante ter conhecimento de mundo suficiente para que não governe por poder, mas por libertação.

"Mas certamente são os que não são amantes do governar que devem governar, pois, caso não o façam, os amantes do governar, que são rivais, por ele lutarão."