O Enigma das Estrelas

O Enigma das Estrelas F.T. Farah

Resenhas - O Enigma das Estrelas

ju1101 03/02/2023

esse foi o primeiro livro que eu li na vida. faz muitos anos desde que o li e lembro que gostei tanto que sabia tudo de cor (hoje em dia não me lembro de quase nada kkkkk). não sei se eu iria gostar agora, mas quando eu era uma pequena humana eu me lembro de ter amado

Minha Velha Estante 31/12/2015

Oi, galera,

quem acompanha o blog sabe da minha paixão por literatura fantástica e ficção, mas devo confessar que nunca fui muito receptiva em relação a extra terrestres, nem mesmo o clássico E. T. da sessão da tarde. Imagine então qual não foi a minha surpresa quando vi chegar em minha casa O enigma das estrelas! Juro que fiquei dividida entre ler e fingir que ele não estava ali. Rsrsrsrs. Mas vamos à resenha e às minhas impressões.

O enigma das estrelas é um livrinho fofo, voltado para a galerinha jovem, escrito por um brasileiro! Bem, ai o livro começou a me ganhar! Primeiro livro da série Clube dos Mistérios (que só entenderemos o porque ao final), o livro conta a história de um grupo de adolescentes que costuma se reencontra na época de férias em sua cidade natal Morro do Ferro, em Minas Gerais.

Morro do Ferro é conhecida pelo aparecimento de luzes estranhas no céu que são vistas frequentemente pelos seus moradores e consideradas por muitos naves espaciais e extraterrestres. Esse é o pontapé inicial para conhecermos os cinco amigos aventureiros: Jonas, Alfredo, Vicentinho, Carmem e Carola. Por sugestão dos pais, eles vão acampar no Morro dos Anjos por três dias, sozinhos, e é quando coisas realmente sinistras começam a acontecer...

Jonas é o mais velho e, portanto, líder do grupo, apaixonado por Carola, para quem pretende se declarar. Carmem é a patricinha medrosa, e Alfredo e Vicentinho são os melhores amigos de Jonas. Sem sinal de celular ou qualquer outra forma de comunicação, coisas assustadoras apavoram o grupo, e aí será a hora de escolher em que acreditar!

Livro curto, ricamente ilustrado, com capítulos curtos que tornam a leitura bem dinâmica. Uma história para os mais jovens, leve, para ser lida num final de tarde. Ponto forte para as informações aprofundadas em relação a extraterrestres e ufologia em geral.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2014/04/resenha-da-drica-o-enigma-das-estrelas.html

Jessica599 25/10/2015

Gostei muito!
O Enigma das Estrelas é aquele tipo de história legal e descontraída que prende aos pouquinhos e te faz gostar dos personagens logo de primeira, pelo carisma.
A história de passa em Morro do Ferro, um município de MG que muitos acreditam ser um local assombrado. Lendas locais dizem que um padre foi flagrado com uma mulher nua e recebeu condenação de morte. Mas, antes de morrer em praça pública, rogou uma maldição na cidade. Dizem até que o padre foi levado pelo próprio demônio. Desde então, luzes no céu e presenças misteriosas têm assombrado seus moradores.
E é exatamente em Morro do Ferro - nesse lugar macabro - que Jonas, Carola, Alfredo, Vicentinho e Carmem vão passar as férias. Assim que chegam ao vilarejo, os cinco são envolvidos pelos mistérios do lugar, e incentivado pelo pai do Jonas - que convence os outros pais - as crianças vão acampar sozinhas em Morro dos Anjos.

É nessa atmosfera mística de lendas, maldições ETs e abduções alienígenas que os garotos enfrentam a maior aventura (de terror) de suas vidas! Um dos meninos começa a ouvir vozes, e os outros têm terríveis pesadelos e dificuldades para dormir. Três dias de aventura, sozinhos na mata, era tudo o que os garotos queriam. Mas... Eles não estavam sozinhos.

O livro é muito divertido. Mas, lembre-se que ele é direcionado para crianças, então não espere uma narrativa adulta. O livro tem ilustrações muito legais e curiosidades bem interessantes; além de ótimas referências musicais pra quem curte o bom e velho rock nacional, também tem dicas de filmes de alienígenas!

site: www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

Sheila 06/02/2015

Resenha: "O Enigma das Estrelas" (F. T. Farah)
Por Sheila: Oi todo mundo como estão, tudo tranquilo? A resenha de hoje é de um livro lançado pela editora Geração, e seu selo Jovem. Pelo que pude entender, será o primeiro de uma série, intitulada "Clube dos mistérios".

Um vilarejo mineiro, chamado Morro do Ferro, foi amaldiçoado ...segundo a lenda, um jovem padre foi pego em pecado com uma de suas fiéis, sendo queimado em praça pública, mas não sem antes soltar sobre o pequeno vilarejo e seus habitantes uma pequena maldição.

Desde então, os moradores afirmam verem luzes no céu, e há quem diga - bom, não precisamos fazer mistério, o personagem se chama Rui e é conhecido como o bêbado do vilarejo - que as luzes nada mais são do que espaçonaves. E que, de tempos e tempos, alguns são abduzidos para passarem por estranhas experiencias.
Desceu da caminhonete e tentou olhar para cima. Apertou os olhos. A luz era muito forte e parecia flutuar poucos metros acima de sua cabeça. Levantou a arma e deu um tiro em sua direção ...
- Eles existem - murmurou. - Se tudo o que o Rui conta é verdade, não é à toa que o coitado vive bêbado. E o que ele... O que ele fazia lá?
Vicentinho, Alfredo, Carmem, Carola e Jonas são amigos de longa data, com uma coisa em comum: seus pais costumam passar as férias em Morro do Ferro, o que não seria diferente naquele ano. Bom, havia algo diferente sim. Vicentinho, o mais novo, era o único empolgadíssimo em rever os amigos. Alfredo estava apaixonado, e não queria ir a Morro do Ferro aquele ano. Carmem estava um tanto quanto indiferente e Jonas e Carola... bom esses dois só tinham olhos um para o outro.

Outra coisa seria diferente: neste ano, eles iriam acampar no topo do Morro dos Anjos, conhecido por este nome por ser o foco principal das estranhas luzes que as vezes eram avistadas em Morro do Ferro. Só que não será bem anjos que os cinco amigos encontrarão no alto do morro...

Jonas olhou para o relógio de pulso. Marcava 19h32. Estava frio. Ele seguiu na frente, iluminando o caminho com a mão direita e carregando a água na outra. Foram surpreendidos por um estranho e intenso grunhido a poucos metros dali. Jonas sentiu calafrio e Carola gritou, agarrando-se a ele.

Querem saber o que aconteceu a Jonas e Carola? Bom, infelizmente - ou felizmente! - vocês terão que ler o livro para saber. Aliás, parabéns a F. T. Farah. Gostei muito da abordagem do mesmo, já que assuntos como alienígenas parecem um tema batido. É sempre interessante ver alguém que consegue pegar um tema já batido e construir alguma coisa nova.

A narrativa é bem construída e acredito que as perguntas sem resposta serão respondidas nos próximos capítulos desta série, com temáticas que serão muito bem acolhidas pelo público infanto-juvenil: namoros, crescimento, relação com os pais e amizade.

Uma narrativa com um bom ritmo e uma dose de suspense e aventura adequada, que me deixou curiosa pela continuação. Recomendo.

site: http://www.dear-book.net/2015/02/resenha-o-enigma-das-estrelas-f-t-farah.html

Ana Luiza 14/01/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books

A amizade de Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho surgiu através da amizade entre seus pais. Entretanto, morando em diferentes cidades, os jovens só se veem uma vez por ano, nas férias de julho, quando vão todos para a pequena e misteriosa Morro do Ferro, apesar de trocarem e-mails ao longo do resto do ano. Logo que chegam a cidade, os garotos são envolvidos pelos muitos mistérios do lugar, que dizem ter sido amaldiçoado por um padre há muito tempo atrás. Corre em Morro do Ferro muitos “causos” e lendas, são poucos os moradores que nunca viram luzes estranhas no céu e há até mesmo aqueles que afirmam ter sido abduzidos.

Todo esse ar quase que místico de Morro do Ferro, assim como as curiosas e assustadoras histórias sobre ET’s, desperta medo e receio nas crianças, mas também a curiosidade. Jonas é quem mais fica interessado, pois logo que chega à cidade começa a ter problemas para dormir e ouvir uma voz misteriosa, vinda do nada, sussurrando que ele é o escolhido. Os outros amigos também não têm noites tranquilas e começam a ser afligidos por pesadelos. Mesmo com grande receio, a turma é incentivada pelos pais e acaba indo acampar no Morro dos Anjos, lugar onde passaram por grandes emoções, descobertas e temores. Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho não estavam muitos animados por passarem três dias sozinhos na mata, entretanto, pode ser que eles não estejam realmente sozinhos.

O Enigma das Estrelas é o primeiro volume da série Clube dos Mistérios. Apesar de ser uma obra para o público infantojuvenil, o livro também pode agradar adultos. Comecei Enigma das Estrelas com boas expectativas, sem esperar que, por causa da faixa etária a qual está destinada, essa fosse uma história muito complexa ou aprofundada. O enredo foi bem desenvolvido, com boas pitadas de mistério e aventura. Entretanto, achei o desfecho da obra muito abruto e um pouco sem graça, cheio de pontas soltas, o suficiente para me deixar curiosa pelo próximo volume, mas um pouco demais a ponto de me deixar levemente frustrada.

Apesar de não ter gostado muito do final, gostei do livro como um todo. A temática é muito interessante e todo o ar de mistério da obra é cativante. Fica evidente, durante a leitura, que Farah pesquisou bastante sobre o assunto que desenvolveu, o que deixou a história bem mais rica e interessante, principalmente em determinados capítulos onde nos deparamos com quadrinhos explicativos com mais informações sobre ET’s, além de lendas, listas de filmes, dicas do que é essencial em um acampamento, etc. Outro detalhe enriquecedor são as referências musicas, principalmente ao Raul Seixas. O autor também me conquistou com sua narrativa em terceira pessoa objetiva e fluída, mas madura.

Entretanto, senti falta de descrições mais aprofundadas, especialmente quanto aos personagens. E falando neles, gostei dos protagonistas, apesar de certas atitudes deles me desagradaram. Outra coisa que me incomodou foi a atitude dos pais dos garotos, afinal, que pai em sã consciência deixa filhos de 11, 12 anos acamparem completamente sozinhos? Entretanto, apesar de irreal, essa é a situação mais importante do livro, pois é partir daí que a história fica mais emocionante.

O Enigma das Estrelas não é uma leitura complexa ou difícil e sim uma história rápida e emocionante, que pode agradar todas as faixas etárias - especialmente quem gosta de tramas de mistério e aventura, e de histórias envolvendo alienígenas -, apesar de quem ficaria mais bem servido com a obra é mesmo o público infantojuvenil. Gostei do livro e fiquei curiosa pelos próximos volumes da série.

A edição de O Enigma das Estrelas é uma delícia. A diagramação está perfeita, cheia de detalhes legais e com ilustrações no início de cada capítulo. Por ser um livro curtinho, as páginas brancas não chegaram a me incomodar e o tamanho e tipo da fonte também estavam bons. Eu adoro essa capa, que além de combinar perfeitamente com a história, é uma gracinha! Eu amei o traço das ilustrações do Samuel Casal!

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com/2015/01/resenha-o-enigma-das-estrelas-ft-farah.html

Mel 08/08/2014

É um livro simples, até engraçadinho, sobre uma turma de amigos (cada um de uma cidade) que se encontra durante as férias no interior e decidem acampar durante 3 dias. Porém, um deles some durante o acampamento e passa por experiências com extraterrestres, retornando após mais de duas semanas, inexplicavelmente.

Sol Brasil 18/07/2014

{Resenha} O Enigma das Estrelas (F. T. Farah)
Iniciamos a leitura com um prólogo que me deixou muito confusa e curiosa sobre a história. Que com o decorrer da leitura, o autor foi conseguindo, nos explicar o que de fato aconteceu no inicio do livro. Logo em seguida vamos conhecendo os personagens principais da narrativa, os adolescentes Vicentinho, Alfredo, Jonas, Carola e Carmem que estão ansiosos para se reencontrarem e passar as suas férias em Morro do Ferro, uma cidade do interior de Minas Gerais.

"Como todos os moradores daquela região mineira, já ouvira diversos ‘causos’ de luzes misteriosas que surgiam no céu e desapareciam sem deixar rastro."
Pág. 10

Uma lenda rola solta em Morro do Ferro onde os moradores comentam que um padre foi queimado vivo por ter um pacto com o diabo e ter sido encontrado junto a uma moça nua, ele foi amarrado e morto em uma árvore no meio da praça e que, antes de morrer lançou uma maldição sobre a cidade. Após esse dia a cidade sempre se depara com luzes misteriosas e bolas de fogo que cruzam o céu. Também a boatos de óvnis, visitando a cidade e de casos de pessoas que afirmam até ter sido abduzido por extraterrestres.

"Sempre que ele via algo estranho no céu, no dia seguinte um boi ou vaca aparecia morto no pasto, sem várias partes do corpo. Era horrível ver aquilo."
Pág. 25

Os cinco amigos após chegar à cidade e saber de tais histórias ficam animadíssimos com as férias que terão naquele lugar tão inusitado. Então, com a autorização de seus pais, eles seguem rumo ao topo do Morro dos Anjos onde ficaram acampados por alguns dias. A narrativa de fato pra mim começou a rolar a partir dai. Onde muitas coisas sem sentido vão começar a acontecer e deixara o leitor com muita curiosidade para saber o que está acontecendo.

"A criatura enfiou o cilindro em sua narina esquerda. Após sentir pontadas doloridas na cabeça, sua vista escureceu e ele, novamente, perdeu os sentidos."
Pág. 90

O autor é brasileiro para quem não sabe, e a escrita dele nesse livro é voltada para o publico jovem, você vai encontrar algumas gírias, mas nada que atrapalhe a leitura. Dependendo do capítulo ou do que o autor citou durante a narrativa, ele sempre vai colocar quadros que expliquem o que ele está se referindo. Achei isso muito importante, para que compreendemos a visão do livro. Outra coisa que chamou minha atenção foram as ilustrações que nos acompanha em cada inicio de capítulo, dando um toque diferente ao livro. A Geração Editorial caprichou na textura das páginas e na diagramação. Outra coisa que ia me esquecendo, é que o autor colocou e citou diversas vezes Raul Seixas, só vocês lendo para saber onde ele se encaixa na narrativa. Recomendo.

"Várias pessoas nos vêem todos os dias. Muitas preferem o silêncio, outras resolvem contar o que aconteceu, outras simplesmente esquecem. Isso não importa. De uma maneira ou de outra, os escolhidos nos ajudam a preparar o futuro. E o futuro é a volta ao passado."
Pág. 109

site: http://www.loveebookss.com.br/2014/07/resenha-o-enigma-das-estrelas-f-t-farah.html

Vanessa Vieira 13/07/2014

O Enigma das Estrelas_F. T. Farah
O livro O Enigma das Estrelas, do paulistano F. T. Farah, nos traz uma aventura bem interessante e exótica. A história abordada em suas entrelinhas é bem diferente do habitual, mas infelizmente não conseguiu me agradar por completo. O autor usou de muitos artifícios e elementos para compor a trama, o que acabou tornando-a um pouco confusa e até mesmo, maçante em alguns momentos.

A história se passa no município mineiro de Morro dos Ferros, um lugar assolado por muitas erosões, tanto naturais quanto artificiais. Reza-se a lenda que um padre foi queimado vivo após ter sido encontrado junto a uma moça nua e que, antes de morrer, lançou uma maldição sobre a cidade. Desde então, luzes misteriosas pairam pelo local, assolando os seus moradores.

Tal vilarejo mineiro se torna o destino de férias de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. Cheios de energia e incentivados pelos pais, eles acabam indo acampar no topo do Morro dos Anjos e vivenciam uma experiência de outro mundo, que marcará suas vidas para sempre...

O Enigma das Estrelas é o primeiro volume da série Clube dos Mistérios e nos traz uma aventura infantojuvenil bem diferente do convencional. Apesar de sua originalidade, alguns pontos não me agradaram. Achei que o autor acabou misturando muita coisa de uma só vez, o que gerou uma verdadeira salada mista na trama e acabou me deixando um pouco confusa. Conhecemos extraterrestres com aparência de cobras e uma outra face do cantor Raul Seixas, como uma espécie de profeta do apocalipse, dentre outros elementos sobrenaturais. Não que a escrita não tenha sido criativa, mas achei que ela ficou um pouco saturada devido a tantas informações. Narrado em terceira pessoa de forma bem detalhada e retratando todo o contexto juvenil, a história é interessante e tem os seus atrativos, mas comigo não funcionou muito bem.

"A vida é um negócio esquisito. Ela gosta de pegar a gente no contrapé. Se a gente balança pra um lado, ela joga a gente pro outro. Em um dia a gente dá gargalhada, no seguinte cai em uma tristeza profunda. A vida é um negócio esquisito."

Apesar do teor exótico de seu enredo, os personagens não são muito diferentes do convencional. Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho são crianças de espírito aventureiro e cheias de energia, típicas de um dos filmes da Sessão da Tarde. Como todo pré-adolescente, eles também fazem inúmeras descobertas, tanto no círculo de amizades quanto no campo amoroso. Pelo que eu pude perceber, os próximos volumes de Clube dos Mistérios reservam ainda mais surpresas para eles.

Em síntese, O Enigma das Estrelas é um bom livro e soube mostrar toda a criatividade de seu autor, apesar de não ter me agradado por completo. Achei a trama exótica demais e suas combinações muito excêntricas, o que acabou fazendo com que o enredo não fosse totalmente digerido por mim. A capa é bem teen e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, ilustrações belíssimas de Samuel Casal e revisão de qualidade. Mesmo não tendo sido uma leitura de toda agradável, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2014/07/resenha-o-enigma-das-estrelas-f-t-farah.html

Lucas 08/07/2014

Acredito que a primeira a coisa a dizer sobre este livro, é que se trata de um infanto-juvenil. Portanto, para que haja uma boa leitura deve ser visto de uma forma mais leve e sutil, sem muita complexidade. “O Enigma das Estrelas” é o primeiro livro da série Clube dos Mistérios, do autor brasileiro F.T. Farah.

Nesta primeira aventura iremos conhecer o grande mistério que ronda Morro de Ferro. Na pacata cidade do interior de Minas Gerais, paira uma lenda sobre que naves espaciais assombra o vilarejo, desde que um padre foi morto em praça pública e amaldiçoou a cidade. Além de tudo, muitos dos moradores alegam já ter visto clarões e naves.

Se é verdade ou não, um grupo de amigos – Carmen, Vicentinho, Jonas, Carola e Alfredo – irão descobrir, após seus pais enviarem para um acampamento no Morro dos Anjos. Jonas, líder do grupo e de comportamento mais impetuoso, resolve amedrontar seus amigos através das histórias que seus pais contaram. Mas, as vezes, lendas podem ganhar forma... e terão que lutar contra seus pesadelos.

“O Enigma das Estrelas” foi uma leitura rápida e confortável. Li apenas numa tarde, foi divertido acompanhar a aventura desses amigos. Contudo, não consegui estabelecer uma ligação com os personagens, são rasos e sem muitas apresentações, com exceção do Jonas que foi o personagem bem mais trabalho, durante toda a trama.

A diagramação me surpreendeu. Foi muito bem trabalhada, com ilustrações a cada início de capitulo e letras num ótimo tamanho para leitura. Outra coisa que me chamou bastante atenção foi que o autor se preocupou em explicar termos de ufologia e as lendas sobre alliens com pequenos textos no final da página que eram citados.

A obra também está com uma trilha sonora espetacular e que não poderia ser diferente, entre eles, as músicas do Raul Seixas se destacam. Apesar de ser ter um texto simplório, é uma leitura que eu recomendo, principalmente quem está na faixa etária de 10-12 anos.

site: https://livrosecontos.blogspot.com

Geeh 30/06/2014

Quando iniciamos a leitura de "O enigma das estrelas" somos introduzidos no cotidiano de cinco adolescentes, Vicentinho, Alfredo, Jonas, Carola e Carmem. Todos estão se preparando para passar as ferias de verão em Morro do Ferro, uma cidade do interior de Minas Gerais. Mas Morro do Ferro não é uma cidadezinha de interior qualquer, e sim a cidade conhecida pelos casos de aparições de ovnis e por suas lendas, não há um cidadão em Morro do Ferro que não jure ter presenciado algum acontecimento sobrenatural, seja luzes brilhantes no céu a noite ou animais mortos no pasto. Há alguns que afirmam até ter sido abduzido por extraterrestres.
Reza a lenda, que a cidade foi amaldiçoada por um padre, que após se envolver com uma mulher, foi acusado de ter um pacto com o diabo, amarrado e morto em uma arvore no meio da praça, e em seus momentos finais amaldiçoou a cidade e seus habitantes. Foi desde então, que luzes estranhas e bolas de fogo começaram a cruzar o céu de Morro do Ferro.

(...)Um padre se apaixonou por uma mulher. Certo dia, o sacristão pegou os dois atrás do altar. Pelados. Revoltado, ele saiu da igreja aos berros(...)(...)Muitas pessoas se mudaram daqui e as que ficaram diziam que os demônios vieram se vingar da morte do padre(...)

Mas a viajem não é do agrado de todos, não. Alfredo foi para Morro do Ferro obrigado pelos pais e não consegue parar de pensar em sua paquera na escola, e que vai passar o verão todo sem ver. Vicentinho e Carmem são os mais jovem no grupo, e apesar de relutantes em abandonar suas amadas "tecnologias", seguem viajem com os pais. Jonas e Carola estão empolgadíssimos com o reencontro, já que ambos pretendem passar um tempo juntos, e quem sabe, engatar um namoro que ficou pendente desde as ferias do outro ano.Mas Jonas também esta empolgado com as lendas do lugar e em como pode assustar seus amigos usando-as.
Logo os cinco embarcam uma aventura. Incentivados por Jonas e seu pai, a turma segue para um acampamento de três dias em uma das matas de Morro do Ferro onde nem sinal de celular se consegue. Assim que seus pais não estão mais por perto, o grupo monta as barracas e começa com as historias de terror ao redor da fogueira.Quando a noite chega e a tensão toma conta, dormir é quase impossível. Mas o mais impressionante acontece ao amanhecer, quando ninguém consegue encontrar Jonas e a barraca continua fechado pelo lado de dentro.

Olha, eu realmente nem tenho o que falar sobre esse livro, é simplesmente fantástico. Se você procura uma leitura rápida é leve, pode confiar , pegue e "O enigma das estrelas".
Sim, é um livro infanto juvenil, mas é extremamente bem escrito e desenvolvido que com certeza vai agradar a todos os gostos.
Este é o primeiro livro de uma serie de cinco volumes, então não conhecemos realmente afundo nenhum dos personagens, e muito pontos ficam soltos de gancho para a continuação que vira, que se continuar no mesmo estilo, vai ser viciante também.
Uma coisa fantástica neste livro é a diagramação, ele é todo ilustrado e o autor também vai acrescentando notas durante a trama, seja alguma informação sobre alienígenas, ou explicando algo citado no capitulo, é realmente muito interessante, e desenvolve uma intimidade maior entre o leitor e o tema.

Outra coisa que afirmo com toda a certeza, o autor tem um bom gosto musical, já que Raulzito está incluído na trama, e não somente com suas musicas, ele é um dos grandes mistérios de Morro do Ferro.

"- Você não conhece a musica de Raul Seixas?-Não ouço isso, não. Não é da minha época.-Também não lê livros que não são da sua época? Por isso eu digo que essa juventude ta perdida - retrucou Bento, servindo-lhe uma xícara de chá."

Enfim, a única coisa que poso garantir é que o leitor não vai se arrepender, vai agradar aos pré adolescentes que curtem um sci-fi, mas também satisfaz os leitores adultos que procuram uma leitura leve e despretensiosa, vai te deixar intrigado e garantir umas boas gargalhadas junto com essa turminha.
O livro é uma obra linda, uma diagramação perfeita, cheia de ilustrações, revisão impecável e uma capa que condiz exatamente com o tema misterioso. Pode ler,eu garanto! hahaha

"Dizem que observam pessoas que simplesmente se interessam pelo assunto...Enquanto lia este livro,não notou nenhuma presença suspeita seguindo seus passos??"

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-enigma-das-estrelas-clube-dos.html#.U7IW5fldVqY

Quatro Amigas 16/06/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
No primeiro livro de cinco, da saga Clube dos mistérios da Geração Editorial, iremos conhecer Alfredo, Carola, Carmem, Jonas e Vicentinho. 5 amigos que todos os anos se reúnem durante as férias escolares de meio de ano em Minas Gerais, mais exatamente no misterioso Morro do Ferro, cidade natal de seus pais, que decidem durante um tradicional churrasco de boas-vindas liberar seus filhos para acamparem no Morro dos Anjos, deixando-os sob a responsabilidade de Jonas, o mais velho do grupo. Mas o que era apenas para ser uma gostosa aventura tradicional, se tornará uma experiência de outro mundo para esses jovens que estão apenas começando a descobrir sobre os mistérios e lendas desse misterioso local cercado de erosões, maldições e naves espaciais.

Julgar esse livro na minha visão pessoal seria algo injusto já que obviamente o foco da escrita dele era atrair crianças/adolescentes, talvez de 10 a 12 anos, ao hábito da leitura. Então pra mim que já sou uma burra velha de 26 anos na cara opinar sobre o livro assim friamente, seria algo complicado de se fazer sem antes avaliar a proposta do autor F.T. Farah. Se eu fosse fazer isso, diria que é uma loucura os pais deixarem os filhos de mais ou menos 12 anos de idade, irem acampar no meio do mato sozinhos e sem a companhia de um adulto para supervisionar eles, ainda mais no dia de hoje!

Pensando assim tentei passar ele para que minha prima dessa faixa etária de idade pudesse estar lendo e me ajudando a dar uma visão mais adequada sobre o livro, mas infelizmente, minha prima que antes era uma leitora voraz e que aos seis anos (SIM, 6 anos!) lia mais livros que eu na época, foi picada pelo bicho transmissor da preguiça, o tal do Facebook, e desde então deixou os livros de lado. E foi ai que percebi o quanto é importante termos livros voltados para esse público, porque apesar de muitos livros serem classificados como um infantojuvenil, poucos realmente são voltados exclusivamente para eles, com uma escrita que eles possam a vir a se identificar e não somente os adultos, que apesar de não serem o público alvo, são as pessoas que mais se identificam e compram livros desse gênero.

Foi então que passei a ver o livro com outros olhos e consegui dar uma avaliação mais ampla sobre a proposta do autor que me encantou! O enigma das estrelas é um livro que deveria ter em todas as bibliotecas escolares brasileiras do ensino fundamental.

Além de ter um trabalho gráfico belíssimo, e deixo aqui meus parabéns a Samuel Casal pelas lindas ilustrações no começo de cada capítulo, a história também é atraente aos jovens, envolvendo aventuras e mistérios de forma educativa, com diversas anotações do autor espalhadas pelo livro. Anotações como: O que não pode fazer em um acampamento, sobre a teoria dos Homens de Preto, sobre ets, sobre lendas e etc.

Não posso deixar de dar meus parabéns também ao F.T. Farah pela bela proposta e a Geração Editorial por acreditar e investir nela.

Título: O Enigma das Estrelas
Saga: Clube dos Mistérios #1
Autor: F.T. Farah
Páginas: 160
Editora: Geração Jovem
Resenha por: Thainá Cristina

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/05/resenha-o-enigma-das-estrelas-ft-farah.html

Liachristo 12/06/2014

O Enigma das Estrelas - F. T. Farah - Geração Editorial
Este livro, foi enviado de surpresa pela Editora, e talvez por isso não tenha tido tantas expectativas sobre ele, o que de certa maneira foi bom. Pois no momento, meus interesses literários são outros, e já não aprecio tanto ler livro com uma temática muito juvenil. Mas, como toda leitora compulsiva que se preze, eu não consigo deixar um livro na prateleira sem ser lido. Foi então que resolvi dar uma chance para O Enigma das Estrelas, e embarcar nesta aventura prometida em sua sinopse...

O livro é narrado em terceira pessoa, e possui poucas páginas, o que proporciona uma rápida leitura. Nele iremos conhecer a história de cinco amigos ( Alfredo, Carola, Carmem, Jonas e Vicentinho). Amigos que costumam passar as férias do meio do ano em Morro do Ferro, um vilarejo amaldiçoado, cheio de lendas.

Em Morro do Ferro, costumam ocorrer alguns fenômenos com luzes. Uns dizem ser extraterrestres que abduzem os moradores, outros que são anjos, e outros ficam achado que são demônios enviados por um padre que ali foi condenado e queimado em Praça Pública.

O pai de um dos meninos, dá a ideia de um acampamento em Morro dos Anjos, onde os cinco ficariam sozinhos. Até aí nada demais. Isso, se o local escolhido não fosse ermo, distante vários quilômetros de qualquer ajuda e ainda por cima os celulares não tivessem sinal. Devido a todo o clima misterioso da cidade, fiquei me perguntando que tipo de pai, daria uma ideia dessas? Como assim, largar todos lá sem nenhuma proteção ou meios de pedir ajuda se fosse preciso?

Neste acampamento eles terão experiências perturbadoras, e que darão início a fatos surpreendentes sobre eles mesmos. E o personagem Jonas será o mais afetado entre eles. A partir de um acontecimento traumático vivido por Jonas, os cinco amigos resolvem criar o Clube dos Mistérios que dá título a série.

Percebemos que o autor fez uma extensa pesquisa, já que no livro temos algumas referências sobre o assunto, e menção a fatos que já foram noticiados sobre ufologia. Inclusive indicando alguns filmes sobre o assunto. Isso é um dos méritos do livro.

O livro tem um belo trabalho gráfico, realizado por Samuel Casal. A cada início de capítulo temos um desenho de algo relacionado a história. A revisão ficou boa. A diagramação e as fontes escolhidas ficaram legais também, mas não curto muito páginas brancas, pois acho cansativa a leitura.

A premissa do livro até que é bem interessante, mas em minha opinião a história não foi muito bem desenvolvida. Talvez por ser o primeiro livro de uma série, e nele conter muitas informações, as coisas ficam meio corridas. Pode ser que nos próximos livros, as coisas entrem nos eixos e a história fique mais coerente.

Não consegui me conectar aos personagens, e isso é sempre frustante durante uma leitura, e achei que o final ficou meio corrido e sem emoção. O que de certa maneira acabou me deixando curiosa a respeito do próximo livro.

Mas, é claro que esta á a minha opinião. Vocês devem ler para conferir essa história.

Recomendo aos leitores mais jovens(entre 10 a 12 anos) e que curtam livros de mistério e fantasia.
Bjus

site: htto://www.docesletras.com.br

Gabrielle 05/06/2014

Blog ABCD dos Livros
E você? Acredita em Alienígenas?

Morro do Ferro, localizado em Minas Gerais, é um lugar que foi amaldiçoado por um padre que foi queimado vivo em praça pública por cometer um pecado.
E desde então, coisas misteriosas começaram a aparecer e boatos a surgir.
E é para lá que nossos aventureiros irão passar as férias. Cinco amigos de lugares distantes, Jonas, Alfredo, Carmem, Carola e Vicentinho, o mais novo da turma.

Uns estão indo arrastados, pois não querem sair de suas casas e outros estão indo para se encontrar com seu "amor". *NÃO LEMBRO DO AUTOR TER DITO A IDADE DOS PERSONAGENS, MAS EU CREIO QUE ENTRE 12 E 13 ANOS*
Sabendo dos boatos que rolam em Morro do Ferro, as crianças tentam planejar algo divertido para fazer nas férias. Os pais dão a dica de acamparem ao ar livre por 3 dias em Morro dos Anjos. Os meninos se animaram muito com a ideia, mas as meninas morreram de medo.
Depois de convenceram elas de que tudo ia ficar bem, partiram em direção ao local com 2h de caminhada.
Depois de instalaram, perceberam que não tinha sinal em seus celulares e tiveram que se virar com a lenha para fazer fogueira, prepararem comida, buscarem água, e claro tiveram um tempinho para contar histórias assustadores em volta da fogueira
Mas coisas misteriosas começaram a acontecer de madrugada, sentiam que

estavam sendo espiados, e viam luzes flutuando no céu.
Convencidos de que era só imaginação deles, foram todos dormir!
Mas no outro dia, Jonas tinha desaparecido. Pensando que o amigo só queria pregar uma peça de susto neles, Alfredo foi procurá-lo e quando achasse ia tirar uma boa satisfação com ele.
Mas não achou, desesperado correu para a cidade mais próxima e de um telefone público ligou para seus pais, para que viessem buscá-los e procurassem Jonas.
Duas semanas se passaram e nada de Jonas aparecer. Desesperados e quase no fim das férias, seus pais decidiram chamar uma equipe especializada em desaparecimento. Quando tudo parecia estar completamente perdido e desabando, encontram Jonas nu, perto da represa. Totalmente pálido, magro e cheio de ferimentos.

Depois de recuperado, contou para seus pais e amigos tudo o que tinha acontecido com ele: Jonas foi abduzido por alienígenas e eles lhe disseram que ele era o escolhido. Fizeram experiências dolorosas com ele e disseram também que iriam destruir a raça humana e lhe disseram como iriam fazer isso.
Seus amigos disseram que ele tinha sumido por duas semanas, sendo que para Jonas não tinha passado de horas.
Decidido a enfrentar esses Aliens e descobrir esse mistério, Jonas e seus amigos decidiram formar o Clube do Mistério.
Mas isso é história para outras férias.

Sempre fui fascinada por Aliens, sempre acreditei que eles existem, e acho que são criaturas fantásticas, porém muito más.
Achei o livro muito diferente de tudo que estou acostumada a ler. Gostei bastante. É uma leitura fácil, rápida e gostosa.
O livro cita muitas músicas e frases de Raul Seixas, o que me motivou a gostar mais ainda!
Alienígenas bonzinhos? Nem pensar. Eles querem acabar com a humanidade. Fazem experiências com os seus "escolhidos", e Jonas não escapou. Mas ele é o "escolhido" de quê? Para quê?
O livro acabou com um gosto de quero mais. Porém não vou mentir, nas primeiras páginas achei um pouco entediante, mas pouco antes de chegaram ao acampamento, o livro tomou outro rumo, ficou mais empolgante, mais legal, e desde então não parei de ler.
Ele contém imagens em cada começo de capítulo e as imagens são demais, muito bonitas, a diagramação está muito boa também, tem algumas folhas pretas que dão um charme no livro.
Ponto negativo: Folhas brancas. Sim, vocês me conhecem e sabem o quanto eu tenho dor de cabeça com folha brancas. Mas mesmo assim eu recomendo muito esse livro, é engraçado e ao mesmo tempo tem um suspense, sem contar que com crianças tudo fica mais divertido.

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-clube-dos-misterios-o-enigma.html

RafaCésar89 05/06/2014

Resenha: O Enigma das Estrelas - F.T. Farah
Quero começar essa resenha com um desabafo. Quando comecei a ler O Enigma das Estrelas, fui procurar saber um pouco mais sobre livro, autor, ler algumas resenhas, classificações, etc... Eis que me deparo com os seguintes comentários em algumas resenhas: "O livro é um infanto-juvenil voltado para infantil então, não leia caso você tenha mais de 15 anos, ok?!" e "Páginas enroladas e extremamente infantis!" Certo, o livro, como todos sabem ou quem quiser pesquisar, é um infanto-juvenil, então comecem a leitura já com esse pensamento, agora você começar a resenha de um livro indicando que se você tiver mais de 15 anos não leia, eu simplesmente abomino comentários assim. Tirando algumas exceções de livros que são censurados para certa idade, generalizar quem pode ou não ler certo livro é um erro. Com certeza é interessante classificar um livro, mas não falar se uma criança ou um adulto pode ou não ler. Assim como crianças, adolescentes podem ler um clássico, um adulto pode ler um infanto-juvenil e vice versa, jamais limitar ninguém a ler qualquer coisa. Falo com propriedade, tenho 24 anos e me envolvi bastante com esse livro, achei uma leitura fácil e agradável e não acho que se você tiver mais de 15 não poderá ler, leio desde pequeno e de tudo e isso sim fez de mim o leitor que sou hoje. Então para concluir esse desabafo: não importa a idade que tenha, leia o que tiver vontade de ler, independente se seja um drama, um infanto-juvenil, um clássico, apenas nunca deixe ninguém determinar o que quer ler e sim você mesmo sempre.

Bom voltando ao livro, ele se passa na cidade de Morro do Ferro e é nesse pequeno vilarejo mineiro que conhecemos os nossos protagonistas, cinco amigos que moram em lugares diferentes e que só se encontram nas férias. Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. O mais legal do livro foi a amizade que o autor mostrou entre eles, mesmo morando longe eles mantém contato por e-mail e é assim que eles combinam de se encontrar em Morro do Ferro. Entretanto, nessa cidade há grandes indícios que extraterrestres tenham passado por lá, rodeada de histórias, há quem diga que até já foi abduzido e é nesse contexto que o autor começa a história, e foi tão interessante ler sobre E.T.s, pois leio tão pouco e já tive professores ufólogos, que contavam histórias tão interessantes sobre o assunto que eu me vi voltando na escola e escutando as histórias que o meu professor contava e gostei disso.

As coisas começam a desandar quando os pais deles combinam de seus filhos irem acampar, entre alguns preocupados e outros convictos que é seguro, eles preparam tudo e deixam os cinco sozinhos. Até que algo acontece na primeira noite com um deles, algo que marcará a todos e mudará por completo a vida de um deles.

Não quis determinar nomes e nem o que acontece para não soltar spoilers e como sempre cito nas minhas resenhas só lendo para saber. Gostei da escrita do autor e não sabia que era um livro de um autor nacional, só quando peguei o livro que soube (falha minha). Por mais que algumas pessoas tenham dito que era um livro mais infantil, eu já discordo, acho que o livro puxou bem para o juvenil, focando bem a amizade, intrigas, amores entre eles e o sempre drama adolescente, sem deixar de lado o tema central do livro e isso não me incomodou nem um pouco.

É uma leitura rápida que deixa na expectativa para o próximo volume, apesar de que o autor poderia ter explorado um pouco mais a história, entretanto, ele não deixou o suspense e a aventura de lado. É um livro que eu indico a todos, lembrando que é sempre bom apreciarmos os nossos autores nacionais, pois sempre encontramos histórias incríveis para nos proporcionar ótimos momentos, assim como em O Enigma das Estrelas.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-enigma-das-estrelas-f-t-farah.html#comment-form

Thais 28/05/2014

Realmente estou aproveitando essas férias para colocar minha leitura em dia, e aproveitei o dia frio de hoje para ler algo leve e rápido, por isso optei por 'O Enigma das Estrelas: Clube dos Mistérios', que é o primeiro volume da saga. E eis que o livro cumpriu o esperado, li em apenas algumas horas, devido a simplicidade de sua narração.

Aqui temos a histórias de cinco jovens amigos: Jonas, Carola, Carmen, Alfredo e Vicentinho. Todo ano o grupo se encontra durante as férias de Julho em Minas Gerais, especificamente na cidade de Morro do Feno. Segundo seus moradores, o vilarejo vem sendo amaldiçoado desde que um padre foi queimado em praça publica, a muitos anos atrás. Além disso, em Morro do Feno não é nada anormal acreditar em Extraterrestres e Disco Voador, uma vez que a maioria de seus moradores já presenciaram casos de luzes misteriosas que surgiam no céu e desapareceram sem deixar rastro.

O relacionamento do grupo vem desde o tempo de seus pais, que faz com que os encontros sempre aconteçam, e desta vez acaba incentivando as crianças a irem acampar sozinhos em Morro dos Anjos. A intensão é que o grupo faça destes três dias fora, uma espécie de 'rito de passagem', e é ai que damos inicio a uma misteriosa aventura envolvendo seres de outro planeta/dimensão.

Quero deixar explicito que a série é totalmente voltada ao publico juvenil, - tanto é que faz parte do selo Geração Jovem - e como embarquei nesta aventura com a consciência disto, procurei encarar a narração de acordo com seu publico alvo. Além dessa característica juvenil estar na linguagem e diálogos dos personagens, as ilustrações também faz com que isso fique bem evidente. Coisa que é importante levar em consideração para que alguns pontos do livro não fique desinteressante quando visto com outros olhos.

Eu sou fã de fantasia, mas o fato de eu não me simpatizar com seres como Extraterrestre por exemplo, fez com que óvnis e abdução fugisse completamente dos meus temas favoritos. É que ainda prefiro a fantasia das fadas e elfos não me julguem, do que encarar esses tipos de lendas urbanas (#medrosa). Mas se tem algo que achei sensacional neste livro, foi o fato do autor deixar notas no rodapé e diversos quadrinhos contendo as lendas detalhadamente, lista de filmes alienígenas, e dica do que não pode faltar para fazer um acampamento. Falando em filmes alienígenas, juro que sempre que assisto Sinais, não consigo dormir. Mas é segredo, viu?!

Fora isso a unica coisa que não me agradou muito, foi o fato do enredo fazer varias referencia a Raul Seixas, sempre achei as musicas dele sinistra, porém deixar as coisas sinistras era exatamente o propósito deste detalhe na história. Então quanto a isso o autor foi bem criativo, e esse detalhe não atrapalhou em nada a narração, pois são coisas que não fazem o meu perfil, mas que deram total incrementada na premissa do livro. Quero deixar claro que 'O Enigma das Estrelas' foi uma boa leitura, do tipo que me fez rir de varias situações sabe? Eu recomendo para os jovens leitores, que estão começando abandonar os quadrinhos e embarcar no mundo dos livros. E também para aqueles que buscam uma leitura leve, rápida, e que simpatize com o tema alienígenas e lendas urbanas.

No blog: http://migre.me/jqg2O