Inverno Negro

Inverno Negro Stefano Sant Anna

Resenhas - Inverno Negro

livrosepixels 24/04/2023

Teve um piripaque em cada luta...
Sempre que leio fantasia comento que esse gênero não é o meu "forte", então é bem difícil eu conseguir gostar de histórias desse tipo. Há exceções, como Harry Potter, Red Queen, Meio Rei e uns outros, então às vezes uma leitura ou outra me "conquista".

Assim sendo, quando Inverno Negro foi anunciado (e eu acompanhei todos os anúncios em redes sociais), havia ficado bastante interessado em lê-lo. E a oportunidade surgiu não muito tempo depois. Mas, já tinha visto algumas reviews não muito positivas sobre o livro, e acabei ficando com receio.

De fato, a leitura é bastante prazerosa em vários momentos e fluida, mas, também é incômoda em vários outros. E essa sensação de "hmmm to gostando disso não" me seguiu até o final da leitura. O motivo principal é que (seja esse um modelo ou não da fantasia, sei lá) o protagonista meio que cai de paraquedas em um mundo totalmente novo e desconhecido, e ele meio que "ah, blz", não questiona muito o que está havendo nem por quais razões. Segundo que o arco narrativo lembra em muito Harry Potter. Tem magia? Sim. Vilão que quer destruir o mundo mágico? Sim. Só ele é o escolhido das profecias para derrotar o vilão? Sim. Desmaiar depois de cada confronto? Com certeza sim. Resumindo, muita coisa parecida com HP, inclusive nas partes chatas.

Outro fator também é que os personagens não são bem construídos, ficando muito superficiais e não gerando empatia em quem lê. Infelizmente isso me desconectou totalmente da leitura e acabei apenas seguindo o fluxo para terminar logo. Uma pena, pois era uma história com muito potencial.

Obs: a capa é muito bonita, algo difícil de ver às vezes em livros por aqui.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Lê Nandes 13/04/2022

Ótima literatura fantástica, e brasileira!
O livro apresenta um novo mundo muito interessante e facilmente apaixonante. Eu amei a escrita do autor e a forma como ele te envolve na estória. O livro é bem dinâmico e as cenas de ação são bem construídas.

Me identifiquei bastante com o protagonista em diversos momentos. A Samyra é a dona de tudo, né? E o que falar do Pittsonn que é o único possível melhor personagem desse livro?

Os últimos capítulos acabaram comigo e estou torcendo muito pra que tenha continuação.

Ps: Só para ressaltar que eu claramente seria um grabilian.

Comprem e leiam, pessoal :)

Alexander 03/02/2021

Recomendo
Gostei muito ds história, dos personagens e do trio principal, ela é a famosa jornada do herói, mas acho que tudo aconteceu muito rápido, o livro é ótimo, leitura fluida, mas o jeito como tudo foi acontecendo rápido demais, me deixou meu "decepcionado".
A escrita do autor é ótima e o final, meu deus do céu, o que foi aquele plot, fui pego de surpresa, me senti burro por longos minutos.
Muito triste em pensar que esse livro tem uma continuação, mas procurei pela internet e não vi sinal algum de que o autor esteja escrevendo a parte II.
Recomendo o livro pra quem gosta de fantasia, uma coisa mais rápida de ler e personagens com essência própria.

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

Inverno Negro
Vamos começar pelo que já salta ao primeiro olhar, a capa. Pra mim, que sou fã de fantasia nada melhor pra encantar o leitor do que visualizar a magia do mundo que vai adentrar logo de cara. A capa de Inverno Negro é muito bonita e as ilustrações são do Marcus Palla.

A fantasia nacional já tem bons nomes, mas eu estava com o pé atrás pois andei pegando algumas coisas bem fracas pra ler nesse campo ultimamente, e a premissa é aquele velho desenrolar que já vimos em vários outros livros: o garoto que não sabe que tem poderes, descobre que não pertence aquele local e precisa ir pra outro lugar/mundo pra ajudar a salvar alguma coisa. Mas, logo que comecei a ler, vi que a escrita do autor era bastante fluída e nas primeiras 50 páginas já estava completamente imersa na história.

Pra auxiliar Leonan dois personagem são inseridos. Pittson e Samyra são irmãos e são eles que acham Leonan logo que ele chega nesse outro planeta. Em seguida, conforme caminhamos pela história, é possível ver a riqueza do mundo que Stefano criou. Há uma magia, chamada de Éter e onde cada pessoa pode manifestar uma afinidade, podendo assim controlar algum elemento ou interferir com as coisas em outras formas.

“O Éter é a maior substância presente em Agnithi Vergo, este planeta. Quando a gente desprende a mente do primeiro plano, é possível sentir o que acontece no além-natural, que é a outra superfície. O poder do Éter sustenta todas as coisas desde quando o mundo foi criado. Você só precisa senti-lo e aprender a dominá-lo, por isso somos chamados de étereos.”

Onde há magia quase tudo é possível e é ai que vemos as lendas, profecias, passagens secretas, criaturas e várias facetas que o planeta de Agnithi Vergo tem a nos apresentar. Algo muito interessante é que eles acham que o garoto veio do reino dos mortos, já que o tempo se passa diferente nos dois locais e mesmo a irmã do garoto e atual Rainha sendo mais nova, em Starlândia ela tem muito mais idade. A existência da Terra e de suas “peculiaridades” é as vezes mencionada por Leonan, mas ninguém parece entender do que ele está falando.

Há vários momentos nesse livro, portanto não ficamos caminhando lentamente apenas para alcançar um objetivo no final. Isso torna a história dinâmica e prende o leitor, pois sabemos que logo algo mais pode acontecer e redirecionar a história. Assim como há algumas reviravoltas e nem todos são o que parecem.

Mas algo me incomodou bastante e depois da terceira vez que aconteceu, ficou difícil de ignorar. O protagonista, toda vez que entra em disputa com alguém, causa alguma coisa ou libera alguma energia e acaba desmaiando. Na primeira e segunda vez passou batido, porque poderia ser um comportamento normal. Porém, ele desmaia em mais 2 ou 3 ocasiões e é sempre a mesma coisa: ele ficou desacordado por dias, está em outro lugar, cercado por pessoas e ninguém explica totalmente o que se passou. Assim, logo algo novo surge e seguimos em frente na história.

Ficou parecendo que houve uma preguiça de finalizar os arcos que foram criados. Nunca vemos uma cena de batalha ser concluída ou chegamos ao fim verdadeiro de um impasse e isso é bem frustrante. Se o autor de propõe a iniciar uma cena, tem que estar disposto a terminar e não tomar o caminho mais fácil, simplesmente apagando o protagonista e deixando o conflito pra lá, pra começar um novo problema. O artifício pode ser usado uma vez, mas não 4 ou 5. Além do fato que, temporalmente, o protagonista passa mais dias desacordado do que ativamente fazendo alguma coisa no livro.

Outra coisa que normalmente me incomoda nos livros que tem essa proposta do garoto que se descobre poderoso é que ele sempre vai com a maré, onde mandam ele ir ele vai, quando dizem que não podem explicar ele aceita. Leonan felizmente não é totalmente assim, ele é capaz de tomar algumas decisões e por vezes recebe as explicações necessárias pra seguir em frente, mas também é conduzido por uma fé cega em algo que ele nem sequer conhece ou entende.

Dito isso, acredito que a história daqui pra frente deve ter muito o que caminhar e se for aperfeiçoada, pode sim se tornar o que a capa propõe, como uma grande promessa para os fãs de fantasia.

site: http://resenhandosonhos.com/inverno-negro-stefano-santanna/

LOHS 22/12/2016

#LOHS: Carol - A detetive dos livros
Eu sempre gostei de livros bonitos, confesso que já comprei alguns só pela capa, mas eu gosto mais ainda de ver um livro nacional bonito. Dá uma sensação de orgulho, sabe?
Então, eu gostaria de aproveitar para parabenizar a nossa editora parceira, Empíreo, pelo trabalho feito em Inverno Negro, primeiro livro do carioca Stefano Sant’Anna. A capa é um arraso e a diagramação interna (que tem um mapa do universo criado pelo autor, além de um glossário e um vocabulário para maior compreensão dos leitores) não fica para trás.

Conheci pessoalmente o Stefano Sant’Anna no evento parceiro do #LOHS, A Jornada do Herói, e pude conhecer um pouco mais sobre a longa criação dessa série com previsão de ser completa com quatro volumes. Stefano começou a escrever aos 15 anos, mas Inverno Negro demorou mais de sete anos para ficar pronto. O autor, agora com 25 anos, está começando a escrever o segundo título da quadrilogia e ainda não temos previsão de lançamento.

Por conhecer o autor pessoalmente, fiquei muito animada quando recebemos o livro da editora Empíreo e fui a primeira a colocá-lo na lista de leituras!

A história tem como protagonista Leonan Albuquerque, um adolescente que vive no morro da Boa Esperança, no Rio de Janeiro, com a mãe, Lydia - uma mulher sempre distante e que parece nunca amá-lo. Leonan não tem nenhuma memória do pai e apenas sabe que ele era uma caminhoneiro e morreu há muitos anos.

Leonan não tem amigos no colégio católico elitista que estuda e sofre bullying diariamente dos colegas devido à sua classe social. De uma forma muito antiética, até as madres que deveriam ajudá-lo se mostram intransigentes e antiprofissionais.

Tudo muda quando o garoto sofre um ataque epiléptico durante a aula e sua mãe o tira da escola e o proíbe de sair de casa. Mas eis que surge um guerreiro agressivo chamado Marwin e revela que Leonan na verdade é um príncipe de Starlândia, um outro mundo, e que sua verdadeira mãe havia morrido. Ao descobrir que sua vida não passa de uma grande mentira, Leonan não tem muita dificuldade em decidir se deveria abrir mão de sua vida na Terra para conhecer seu país natal.

E ao chegar em um local desconhecido e com seres mais diferentes ainda, Leonan conhece o jovem Pittsonn (apelidado de Pitt) e sua irmã Samyra que se tornarão seus principais guias e professores sobre os reinos amigos e inimigos de Starlândia, as tradições e crenças religiosas, além de ensinar Leonan a controlar seus poderes mágicos tão raros. Os irmãos têm o dever de escoltar o jovem príncipe até seu reino a salvo, mas isso não será fácil.

Leonan logo descobre que seu sonho de finalmente ter uma família será adiado mais uma vez porque seu pai e sua irmã estão desaparecidos. O reino de Starlândia está sem nenhum regente e é obrigação do garoto resgatar sua família para poder salvar o reino.

Só que além dos desaparecimentos da família real, o reino está sofrendo a maldição do Inverno Negro, uma praga que se espalha pelo Império e consome tudo o que tem vida. Leonan deverá então encontrar sua família e acabar com essa terrível maldição.

O destino era cruel. Cabia a mim assumir que eu era o herdeiro de um trono, aprender as coisas daquele Império e fazer algo em prol das pessoas de bem.
Leonan, p. 110

Inverno Negro é um daqueles livros que o texto flui naturalmente, não tornando a leitura cansativa em momento algum. Tenho certeza que uma pessoa com tempo - coisa que não possuo muito no momento - conseguiria ler a história toda em apenas algumas horas.
A fantasia é muito bem construída, tanto pelas diferentes espécies quanto pelos relacionamentos entre os diversos reinos, as crenças religiosas, e - é claro - pela magia.

Meu motivo para não dar uma nota melhor ao livro se deve principalmente à minha opinião pessoal relacionada com a construção de Leonan. O personagem não me gerou nenhum tipo de empatia. Leonan narra o livro todo e não mantém uma consistência. Por exemplo, ele nunca gostou de pessoas na Terra, mas assim que chega ao Império gosta de todos rapidamente sem grandes motivos. Outro exemplo seria o fato de Leonan - logo em sua chegada ao novo reino - descrever as suas ações como atitudes de um verdadeiro líder, algo muito egocêntrico para um adolescente que acabou de descobrir que é um príncipe e nunca na vida tinha tido tanta responsabilidade antes. Na minha opinião pessoal, o crescimento do protagonista foi muito acelerado até porque tem momentos no meio da história nos quais Leonan tem um retrocesso e volta a ser o adolescente sofrido do Rio de Janeiro em vez de evoluir para o herdeiro do trono de Starlândia.

A relação entre Leonan e Lydia também poderia ser melhor trabalhada, mas acredito que isso ainda terá um espaço maior nos próximos livros - digo isso porque já imagino alguns segredos que ela guardava.

De uma forma geral, o livro apresenta um enredo inteligente, uma aventura perigosa e alguns twists surpreendentes. Tenho muita esperança em ver um Leonan em melhor forma nos próximos livros e tenho certeza que Stefano irá me surpreender mais ainda nos próximos volumes.

Acrescento aqui, porém, que já imagino quem seja o verdadeiro vilão por traz de toda essa história e sua verdadeira relação com Leonan. Vamos ter que esperar os próximos títulos para ver se acertei!! ;)

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2016/06/inverno-negro-01.html

Queria Estar Lendo 04/06/2016

Resenha: Inverno Negro
O mais recente lançamento da editora Empíreo é a obra Inverno Negro. Nela, somos apresentados a um mundo fantástico devastado por uma magia obscura que leva o nome do título da obra; o que é essa magia? Como pará-la para, assim, impedir o fim de todo o mundo que eles conhecem? A chave para isso está em Leonan.

Leonan vive em Boa Esperança, no Rio de Janeiro, e não tem lá pretensões muito grandiosas para a sua vida. Solitário, o rapaz tem uma mãe sombria e de atitudes perigosas, com quem nunca se deu bem, inclusive por motivos que nunca entendeu. Em um certo dia, após voltar para casa por ter sofrido um ataque epilético na escola, Leo se surpreende ao descobrir que está vivendo no mundo errado; um caçador revela que ele é um príncipe há muito perdido em um mundo paralelo, e seu retorno é aguardado graças a uma grandiosa profecia. Preso na Terra e enviado subitamente de volta ao seu mundo natal, Leo confrontará verdades que nunca procurou, e descobrirá segredos que se intrincam em sua vida desde que nasceu.

"E todas as vezes em que penso sobre o meu último dia na Terra me vem à mente a pergunta para a qual eu nunca tive a resposta:
- Você tem certeza de que é normal?"

A construção do mundo mágico devastado pelo Inverno Negro foi a coisa que mais me agradou. Para um livro de fantasia ser rico, o lugar em que ele é ambientado tem que ser bem construído a ponto de parecer real, o que foi o caso de Starlândia e de tantos outros reinos e cidades pelos quais Leonan viaja durante sua jornada de auto-descobrimento. Acompanhado dos irmãos Meydym, Pittson e Samyra, Leo descobre que seu retorno marca uma corrida contra o tempo. O rei, e também seu pai, está desaparecido, e a maldição negra que cobre os reinos se aproxima de sua terra natal. Para salvá-la, uma profecia dita seus passos, mas a incerteza de seus conhecimentos e o perigo das trilhas que deve tomar confundem seus sentidos.

"- Oferecemos ouro, tecnologia e... ciência em troca de segurança. É por isso que a maldição do inverno negro não chega até nós."

Eu sou daquele conhecido: ou ama o protagonista ou não vai com a cara dele. Infelizmente, e de novo, o Leonan não me conquistou. Isso tem acontecido com muitos livros ultimamente, não é nem culpa dele.

O arquétipo de herói não é muito forte no Leo. Ele é só um garoto desconjuntado, confuso pela vida e pelas estranhezas de um mundo mágico até então inexistente. Gostei muito de como o autor desenvolveu o crescimento dele como herdeiro daquelas terras; ele é um príncipe perdido, ele aceita o seu destino, mas tem seus momentos de adolescente rebelde que condizem com a sua personalidade. Leonan é forte, mas é teimoso. É frágil, mas é determinado. Tive alguns problemas em aceitar os seus pitis, mais por achar que as pessoas em quem ele descontava a frustração não mereciam tanto quanto ele fazia parecer. Mas, de novo, adolescente é complicado né.

"Imagine quando estiver pronto. Vai poder ver, sentir e realizar coisas incríveis."

A responsabilidade que é colocada sobre as costas do Leonan faz com que ele se precipite demais em impressionar e conquistar o respeito e confiança de todo mundo. A força que o rege faz parte do Éter do mundo, a energia ancestral que rege tudo e todas as coisas naquele mundo. Ele precisa controlar o invólucro que foi confiado aos seus cuidados e, para controlá-lo, precisa se controlar. Parte de Leonan ainda está ligada à Terra e à sua normalidade, e a outra parte é mais intrínseca, um pedaço da sua herança mágica. O conflito entre esses dois pensamentos cria incerteza no rapaz, e é só quando ele se liberta disso que o poder responde totalmente ao seu comando.

" - Bem, o plano de Tróvis era tomar o poder em todos os impérios possíveis. Isso... aconteceu?"

Os meus favoritos da trama foram os irmãos Sam e Pitt. Samyra é uma guerreira impiedosa, cheia de personalidade e de atitude. Marcada pelas próprias aventuras e pelas dores que a vida trouxe, Sam não leva desaforo para casa. Ela é bastante da força racional e física do trio formado por esses jovens, e também os olhares e comentários mais afiados. Ela e Leonan se embatem em diversos momentos - ele por achar que merece saber de tudo e participar de tudo e ela por saber que ele não entende de nada dessa vida. Claro que eu sou Team Samyra em toda santa briga deles né!

Pitt, por outro lado, é a parte espirituosa, sempre disposto a levantar os ânimos dos dois briguentos. Ele é um rapaz apaixonado pela vida e pelas suas aventuras, um viajante louco por histórias e por criar as próprias narrativas fantásticas. Tal como a irmã, Pitt já viu muitas situações pesadas em suas vivências, mas ambos são fortes e inquebráveis por causa delas. Eu quero muito ver mais do passado deles desenvolvido no próximo livro, porque a riqueza na personalidade desses irmãos faz com que eles mereçam um livro só deles!

Outros personagens, como a grande rainha Lohan, o caçador Marwin, o pai dos irmãos Meydym, e o grande vilão Tróvis têm seus destaques merecidos na trama. Tróvis é a ameaça física, enquanto o Inverno Negro é o tempo devorando as chances dos heróis salvarem o mundo. A maldição conquistará tudo com sua magia sombria, e Tróvis, com o avanço de seu exército e de seus domínios. Ele quer subjugar todos os reinos ao seu poder, e não parará até conquistar o que deseja. Cabe a Leonan ter força suficiente para impedir o fim de tudo o que rege aquele mundo mágico.

"- Meu filho, você não entendeu. A morte estará aqui ainda hoje."

A narrativa desenvolve muito bem as cenas de ação, especialmente a batalha final. O livro é grandioso pela simplicidade de alguns momentos e pelas revelações chocantes de outros - puxo aqui uma observação para o plot twist do fim da história, que eu JÁ SABIA QUE IA ACONTECER, AHÁ, sou um gênio da investigação! Sempre suspeitei! Mas é bem trabalhado a ponto de, mesmo suspeitando, te dar aquele susto de "cara, não acredito que isso aconteceu!".

A parte fantástica da história é muito rica. O poder do Éter, as raças encantadas que existem no mundo, os poderes que mesmo os humanos desenvolvem, tudo é bem explicado e encaixado no decorrer da trama. Você realmente acredita que tudo aquilo existe; numa realidade paralela à nossa, um mundo mágico pode estar sendo devorado por um Inverno Negro, quem sabe?

"Eu queria minha família de volta e, se o desenho do meu destino me obrigava a agir como príncipe para conservar vidas, então eu só desejava estar pronto."

A edição da Empíreo está nota dez. Diagramação simples, delicada e sem erros. O mapa no início do livro ajuda muito a se situar dentro do universo fantástico, e um glossário te apresenta a termos novos que o autor inventou para construir a história. A capa é de tirar o fôlego, e o trabalho de revisão também arrasou.

No mais, acho que é uma obra excelente aos amantes de RPG, de Senhor dos Anéis e de infanto-juvenis no geral. De fãs de Harry Potter a Percy Jackson, a história tem aquele que de infantil ao mesmo tempo em puxa acontecimentos grandiosos e batalhas estrondosas. Fiquei extremamente curiosa com o gancho do final, e imagino que muita coisa surpreendente vai acontecer no próximo volume. Agora é aguardar para ver o que vem depois do Inverno Negro...

Diana de Brito 26/05/2016

E se tudo que você já viveu fosse apenas uma mentira?
Leonan Albuquerque é um adolescente de 16 anos que morava com a mãe, Lydia, no morro da Boa Esperança, no Rio de Janeiro. Léo sempre teve conflitos com Lydia, e por ser muito introvertido, nunca conseguiu se enturmar na escola, onde era apelidado de “calça jeans”. Ele vivia uma vida solitária e sem graça até que, após sofrer um ataque epilético durante a aula e ser levado para casa por sua mãe, recebe uma visita que vai mudar completamente a sua vida: um caçador de outro mundo revela que a vida na Terra como Léo conhecia não passa de uma farsa, e sua mãe também.

"A ficha caiu pesadamente, como um eco de receio infinito, como se eu sempre soubesse que alguma coisa errada tinha acontecido em minha história. E eu que sempre escondi o quanto achava que ali não era o meu lugar. No final, portanto, era Lydia quem tinha me traído. Ela tinha mentido para mim desde o começo?"

Confuso diante do que acabara de saber, Léo parte com o caçador para Starlândia, planeta ao qual pertencem. Lá, descobre que faz parte da família real e seu pai, o Rei Heldohan, está desaparecido, e todo o planeta está sofrendo com uma praga chamada de Inverno Negro. Enquanto busca respostas sobre suas origens, o garoto conhece Samyra e Pittsonn,os irmãos Meydym, que o levam ao castelo e aos poucos explicam os perigos que ele está prestes a enfrentar. Léo terá que dominar o poder do Éter para salvar o rei e o seu povo, antes que o Inverno Negro tome conta de tudo. Mas não será uma luta fácil, pois ele também corre perigo, e nem todo mundo é que aparenta ser.

"- Imploro que abra os olhos, senhor. Vossa Majestade ficou muito tempo longe. Não conhece tudo sobre o lugar. Pode ficar muito surpreso quando realmente descobrir quem é o povo do cordeiro."

Inverno negro é o primeiro livro do autor Stefano Sant’Anna, e tudo leva a crer que haverá uma continuação. Na verdade, o autor deixa claro tanto no final quanto nos agradecimentos (sim, eu sempre leio os agradecimentos). O livro é cheio de detalhes. O autor cria um novo universo e tenta ambientar o leitor através de detalhes que fazem de Starlândia um lugar único.

A diagramação está muito bem feita. Desde a capa, que está intimamente ligada à história e é explicada no decorrer do livro, até as folhas amareladas e a fonte média, que tornam a leitura mais confortável. No início do livro, tem um mapa de toda a cartografia que será abordada no livro, e, no fim, um glossário dos termos utilizados ao longo da história. Pra mim, não funcionou bem, pois só descobri o glossário no final (me julguem!) e acabei tendo certa dificuldade em entender do que se tratavam algumas expressões e palavras utilizadas pelos personagens durante os diálogos. Na minha opinião, esse glossário deveria ter vindo antes do início da leitura para que o leitor pegasse a linha de raciocínio e voltasse para consultá-lo à medida em que as dúvidas fossem aparecendo.
O livro é narrado em primeira pessoa por Léo, mas os personagens secundários são bastante participativos, bem elaborados e com personalidade própria. Odiei a Samyra desde o início, ela é extremamente medonha, fria e grosseira, e como ela é bem presente durante a história, senti um certo desconforto em ler as passagens em que a personagem “rouba” a cena. Com relação a Léo, embora pareça um clichê do menino introvertido, ele não paga de vítima em nenhum momento, e isso me fez gostar dele mesmo não conseguindo me arrancar suspiros. Pittsonn sim, ganhou meu coração. Ele é corajoso e engraçado, o único ponto negativo é a submissão que ele tem à irmã.

Para quem curte fantasia, o livro é indicado, mas para que não tem costume de ler, assim como eu, a leitura pode parecer um pouco confusa, tipo Game Of Thrones, porque fala de vários reinos e várias criaturas como elfos, centauros, anões e os curiosos anxius, seres com mais de dois metros, esverdeados, que não tinham olhos, boca, ouvidos ou nariz (eca!). Espero conseguir me entrosar melhor com todos eles no segundo volume. Apesar da ressalva, a leitura fluiu com mais facilidade do que eu esperava. As cenas de ação foram bem dosadas para não deixar a história cair na monotonia até porque, como é comum do gênero, as paisagens e objetos têm descrições detalhadas e isso geralmente me entedia.

No mais, a Editora Empíreo está de parabéns por acreditar e incentivar autores nacionais. E você já leu? Gostou?

site: https://porredelivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-inverno-negro-stefano-sant.html

Dessa 25/05/2016

Fantasia incrível!
Para quem não sabe, o blog voltou a ser parceiro da Empíreo ♥, e Inverno negro é o primeiro livro que recebemos deles este ano. Eu estava extremamente curiosa para ler a obra, pois adoro fantasia, e esta capa está muito linda, e um pouco sombria. Iniciei a leitura um pouco confusa, assim como o personagem principal, mas isso é algo comum, já que por ser uma fantasia temos que nos ambientar na trama, nos mundos e personagens. E a escrita do autor nos permite já no início entender melhor tudo o que está acontecendo.

Imagina você viver dezesseis anos achando que sua vida é aquela, e de um dia para o outro, que não é mais?! Você não é aquela pessoa, nem mora naquele lugar. Leonan conviveu com uma mãe que não o dava atenção nem amor, e que o fazia ser discreto para não chamar a atenção de absolutamente ninguém. Nunca teve amigos. O que ele descobre? Aquela mulher não é sua mãe, e ele é de um outro mundo, onde é considerado um príncipe. Quando um caçador vem buscá-lo, ele se vê frente à frente a essa nova realidade. Com o invólucro, um bracelete, ele volta para seu reino, e lá descobre que seu pai e irmã estão desaparecidos, e que depende dele salvar todos.

Leonan precisa aprender a controlar o poder do invólucro, e consegue contar com a ajuda de alguns amigos. Porém, com uma guerra iminente, é um pouco difícil saber em quem confiar, ainda mais ele sendo alguém que não conhece nada daquele mundo novo. O inverno negro é apenas uma das consequências que fazem os habitante perecerem ao terror e sofrimento, porém, se o vilão conseguir tomar o poder, tudo pode piorar. E não parece que um jovem de 16 anos, sem nenhum conhecimento, vai conseguir salvar todos. Será?

Inverno negro é uma fantasia cheia de reviravoltas surpreendentes e empolgantes. Eu sinceramente achei que a leitura ia ser um pouco mais lenta, mas me enganei. Foi muito fluída. O autor escreve com uma leveza que é difícil de achar em obras do gênero. Como amante de fantasia, o livro excedeu todas as minhas expectativas. Gostei de tudo. A trama é bem desenvolvida, e pode até confundir um pouco alguns leitores por conta dos termos, raças e quantidade de personagens, mas é tudo muito fácil de entender. Os personagens são cativantes, adorei o trio principal ♥, e bastante corajosos. Leonan é um personagem que tinha tudo para ser um coitado, mas que conseguiu entender sua importância e mostrou bravura. Eu gostei muito do amadurecimento dele, e de como abraçou sua vida nova.

A história é bastante extensa, mas como sempre tem algo acontecendo, é fácil se envolver nas lutas, intrigas e tudo mais. A escrita do autor é bastante envolvente, o que faz ser muito difícil querer largar a leitura. Todos os elementos do enredo combinam e dão um toque a mais. Até mesmo o vilão é admirável.

A edição está muito bonita, já falei que eu achei a capa linda?, com detalhes que combinam com a trama. Eu amei a leitura, e mal posso esperar pelo continuação. A Empíreo está de parabéns por trazer uma obra tão admirável, ainda mais sendo de um autor nacional. Leitura mais que recomendada!

site: http://www.apenasumvicio.com/2016/05/resenha-inverno-negro.html?showComment=1464105910277#c1300603673763356005

Brenda Sousa 25/05/2016

Resenha - Inverno negro (Blog Postando Trechos)
Por: Brenda Sousa

"Desde criança descobri que as pessoas te desprezam por não conseguirem te atingir."
Inverno negro, Stefano Sant'anna

Leonan Alburquerque tem 15 anos, está no Ensino Médio e é totalmente desprezado por sua mãe, Lydia, desde a infância. A única notícia de seu pai que ele tem é que este foi morto em um acidente de caminhão. Assim foi a vida pacata e entediante de Leonan até o dia que ele tem um ataque epilético na escola e uma enorme confusão se inicia. Sua mãe, que sempre foi uma dona de casa séria e irritada, aparece montada numa moto, com uma roupa totalmente radical, lhe dizendo que caçadores estão atrás deles e que precisam ir para casa, o único lugar seguro no momento.

O garoto, obviamente, está completamente perdido, de perguntando porque raios alguém estaria atrás de uma pessoa como ele? Então sua vida começa a virar de cabeça para baixo. Mesmo em casa, um caçador consegue alcançá-los. No meio do tumulto, Lydia conta que não é mãe dele e que, na verdade, o sequestrou de sua verdadeira família. Ela lhe entrega um bracelete, que se fixa ao seu braço, sem poder ser retirado. E a última coisa que Leonan se lembra é de ter simplesmente apagado.

Ao acordar, ele está em um lugar totalmente diferente de sua casa. Leonan cai na Sociedade Ungrol e acaba chegando em uma festa. Lá ele conhece Samyra e Pittson e explica a sua situação. É com a sua fala que os recém conhecidos, que são irmãos, percebem que Leonan é, na verdade, o príncipe perdido de Starlândia. O príncipe da profecia que veio para salvar todos.

"- A hora está chegando. E quando chegar, você só precisará ser você mesmo. Não existe um manual de sobrevivência. Existe você sendo você, com as experiências que já provou e as habilidade que conquistou. Com o poder que só você tem."
Inverno negro - Stefano Sant'anna

Tróvis foi o responsável por lançar a maldição do Inverno Negro, a fim de acabar com todos os reinos do império Agnithi Vergo, especialmente Starlândia, terra original de Leonan. Seu grande objetivo? Ter todo o poder deste mundo só para ele. Pouco depois da chegada do garoto, o Inverno Negro se instalou, com farpas negras perabulando pelos reinos, machucando e acabando com a vida de inúmeros seres. Essa é a maldição que enfraquece os agnianos e fortalece todos os Trovistas, aumentando a chance de vitória dos cavaleiros das sombras sobre todos os outros.

Leonan tem nas mãos uma grande missão: encontrar seu pai e sua irmã, ambos desaparecidos, encontrar a Pedra do Sol e acabar com o grande mandante desta maldição que tem espalhado desgraça por todo o império. Para isso, Leonan terá que atravessar cenários macabros e encarar criaturas dos mais diversos tipos. Mesmo com o bracelete que faz com que ele seja capaz de controlar todos os poderes do éter (mente, água, vento, terra e fogo), a questão é, será que esse poder será suficiente? Será que ele poderá mesmo confiar naqueles que estão ao seu redor para ajudá-lo com isso?

Em "Inverno Negro" temos uma aventura que nos deixa sem fôlego. Desde o momento que conheci Leonan fiquei imaginando como um garoto tão frágil seria capaz de cumprir um objetivo tão ousado e desafiador como o que cai em suas mãos, mas durante a história vamos descobrindo que os poderes que o envolvem juntamente como seu bracelete são muito maiores do que se pode imaginar. No começo da história somos avisados: "Não confie em ninguém", e durante todo o livro eu busquei indícios de quem poderia estragar tudo. Até imaginei algumas opções, mas o final me deixou revoltada com certo personagem, o que foi um ponto positivo, pois acredito que o autor conseguiu criar a história de forma muito coerente e não óbvia.

Eu adoro fantasia e esse entrou para a minha lista de ótimos livros do gênero. Eu gostei de como o enredo foi guiado, sem enrolações, porém também sem nos entregar tudo de bandeja. Curti muito os personagens, especialmente Samyra e Pittson, os irmãos Meydym. Outros dois pontos positivos foram: o mapa do reino por inteiro e os dados explicadinhos no final do livro. Ambos ajudaram bastante para que em alguns momentos eu não me perdesse, aliás, muito pelo contrário, soubesse muito bem onde eu estava.

Por fim, depois de tanto falar, indico a leitura para aqueles que gostam de fantasias bem guiadas, com personagens fortes e com um mundo desconhecido onde tudo nos fornece perigo.

site: postandotrechos.blogspot.com.br/

Daniela Garbez 25/05/2016

Resenha: Inverno Negro - Stefano Sant'Anna
O livro Inverno Negro, escrito por Stefano Sant'Anna e publicado pela Editora Empíreo, é uma ficção nacional maravilhosa e cheia de elementos da literatura fantástica.

Inverno Negro é uma leitura muito boa e tem tudo para ser um best-seller. Posso dizer que entrou para minha lista de nacionais preferidos. Foi uma honra para mim ter a chance de ser uma das primeiras pessoas a lerem esta obra.

Leia mais no blog!

site: http://biolivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-inverno-negro-stefano-santanna.html

Kamila 20/05/2016

O Inverno Negro traz a história de Leonan Albuquerque, que tem 16 anos, mora no estado do Rio de Janeiro e mora com sua mãe, Lydia. Até aí nada demais, porém Leonan não tem a melhor das vidas. Sobre bullying na escola (seu apelido é Calça Jeans) e sua mãe não liga para ele. Ele gosta de ficar sozinho em seu quarto. Na escola, fica na sua, sempre longe de problemas, ele é deslocado demais de seus colegas.

A história vai começar mesmo quando Leonan sofre algo como um ataque epilético na escola e sua mãe precisa ir buscá-lo. Em uma moto das grandes, tipo a Hayabuzza, digo isso porque ele era pobre e sua mãe só poderia ter roubado a moto. Chegando em casa, algo acontece: um cavaleiro - de nome Marwin - vem disposto a levar Leonan. Mas para onde?

Logo de casa, ele descobre que Lydia não é sua mãe e que seu pai era um rei de um reino distante. Até então, Leo achava que seu pai morrera num acidente de caminhão. Após várias revelações, Lydia comete suicídio. Antes de ser levado, Leo abre uma caixa que era de Lydia, que tinha um bracelente, um anel, uma carta e outras coisas. Ele pega tudo da caixa e em seguida é levado. Ele vai parar em um mundo completamente diferente. Starlândia era o nome do lugar. Assim que chega a esse mundo, Leonan conhece Pittsonn Meydym, um jovem que tem ligações com o reino.

Quando Leo e Pittsonn vão até um bar, para que Leo pudesse se situar onde estavam, ele conhece Samyra, uma moça sem papas na língua. Ela é irmã de Pittsonn. Eles têm poderes. No bar em que estavam, estava rolando uma determinada comemoração, mas, durante essa festa, um acidente acontece e os irmãos precisam tirar Leo de lá imediatamente.

No mundo em que estão, há o Éter, muito poderoso, que determina o que os starnianos podem manusear (terra, fogo, ar, água, mente). E como Leo era filho do rei, ele tinha praticamente o dom de controlar tudo. Mas ele, claro, não conhecia nada. Ele precisaria aprender a manusear seu bracelete, que grudou como cola em seu braço. Daí até o final, uma história que vai tirar o fôlego dos fãs de literatura fantástica!

Pois bem, eu acabei de dizer que os fãs de literatura fantástica vão amar. O que não foi o meu caso. Calma, eu explico: a história é maravilhosa, o Stéfano criou um mundo paralelo perfeito, eu o aplaudo de pé por isso, eu não tenho tal capacidade. Porém, não sei o que acontece comigo que, quando vou ler algo desse gênero, a leitura flui, mas aos trancos e barrancos.

Esse é o primeiro recebido da Empíreo, parceira do blog. Para uma editora nova, fizeram um trabalho impecável! No livro inteiro, um único erro de revisão. Fonte agradável, folhas amareladas dão conforto à leitura. A capa nem se fala, condizente com a trama, muito bem feita.

Eu não sou especialista em mundos paralelos na literatura, mas posso afirmar que o universo que o Stéfano criou é muito bom. Apesar de Tróvis querer dominar tudo, Leo, Pittsonn e Samyra, auxiliados por várias pessoas ao longo do livro, farão de tudo para salvar o reino.

Só não gostei dos anxius, que são uma espécie de guarda. Eles fedem e tem a cabeça em forma de espiral, sem olhos, nariz e boca. Sério, fiquei com nojo. Suporto muita coisa em um livro, menos seres sem olhos, nariz e boca. Fico com pavor.

Só me resta recomendar esse livro - que é o primeiro, provavelmente, de uma trilogia - provavelmente porque não fui informada de quantos volumes são. Apesar de ter funcionado em partes para mim, a galera que curte mundos paralelos vai amar. Sem falar que é nacional, e um nacional que pode bater de frente com os best-sellers de fora!

Ah, e sobre o título, não vou contar o que significa, só vou dizer que se trata de uma maldição, mas sem detalhes!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/05/resenha-inverno-negro.html

Ivi 20/05/2016

Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788567191195
Editora: Empíreo

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 40º livro lido e foi Inverno Negro (Stefano Sant'anna). Este livro chegou para mim pela parceria com a editora Empíreo e desde que a capa do livro foi divulgada nas redes sociais, fiquei bem curiosa para conhecer sua história.

O livro nos traz o Leonan, um adolescente de 15 anos que tem uma vida bem complicada: ele é alvo de bullyng na escola e a mãe dele é uma tremenda relapsa. Não dá a mínima para o garoto. Leonan acredita que seu pai morreu em um acidente de caminhão e tenta seguir a vida, sem exigir muito de si mesmo ou das circunstâncias que o cercam.

“As pessoas te desprezam por não conseguirem te atingir.”

Até que um dia, Leonan passa mal na escola, ele tem um mau súbito que é interpretado por todos como se fosse um ataque epilético e depois disso, a sua vida vira de cabeça para baixo. Ele descobre que existem caçadores, seres fantásticos de um universo desconhecido, o perseguindo e, atrelado a isso, percebe que a sua vida até aquele momento era uma grande mentira. Sua vida pacata, pobre e bem sem graça, o faz ter uma curiosidade absurda de quem estaria atrás dele.

O livro então se desenvolve na aventura eletrizante de Leonan descobrir quem ele é de verdade, de onde ele veio e qual a sua missão para que uma maldição lançada por um vilão lendário, não destrua a terra de Leonan: a Starlândia. Ele precisa reencontrar o pai, que nunca esteve morto e toma conhecimento que tem uma irmã, porém tanto o pai quanto a irmã, estão desaparecidos e encontrá-los, é fundamental para o sucesso de sua missão.

Desde o primeiro parágrafo do livro, eu me encantei pelo Leonan. Porque mesmo ele sendo um clichê ambulante e tendo muitos argumentos para embasar um mimimimi no estilo coitadinho, ele não fez isso. As primeiras páginas do livro nos jogam em uma aventura frenética e muitos seres mitológicos dentro de um universo desenvolvido com inteligência, nos engole em uma corrida que não é apenas do Leonan, é nossa também.

Os personagens secundários que acompanham o protagonista nesta busca, são muito carismáticos também. Samyra e Pittson me ganharam na simpatia e movimentaram o texto com eficiência. A característica de escrita do autor é marcante desde o início, com um enredo enxuto, com descrições na medida certa e com uma dose de aventura importante para que eu adorasse a leitura, mesmo o livro não sendo de um gênero que eu aprecie muito. Eu mergulhei na escuridão que o autor propôs, imaginei os seres, senti medo, alívio, corri, sofri e em troca disto tudo, recebi um final magistralmente bem desenvolvido.

A arte gráfica do livro está maravilhosa também. A folha de guarda preta nos insere em uma história que terá muitos momentos obscuros. O livro também traz um mapa que nos ajuda a entender a situação e não nos perder dentro da aventura.

Eu tinha uma boa expectativa para com a obra, mas minha satisfação foi muito maior do que eu esperava. Recomendo o livro para todo tipo de leitor porque apesar de ser fantasia, o livro tem um texto inteligente, fluido, consistente. O enredo é é bem desenvolvido e é impossível não se envolver na trama. Quem é amante do gênero, o livro é um banquete e, para quem não costuma ler muita coisa dentro deste perfil, irá se encantar com a narrativa.

Eu adorei, de capa a capa.

site: http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/2016/05/inverno-negro-stefano-santanna.html