Superfreakonomics

Superfreakonomics Steven D. Levitt

Resenhas - Superfreakonomics

Bruno 19/04/2021

Bom, mas não é super
Levitt e Dubner se tornaram leitura obrigatória na minha estante.
A ciência é impiedosa com o senso comum, a dupla faz questão de nos lembrar disso.
Vejo alguns dizerem que são "politicamente incorretos". Seria como dizer que é politicamente incorreto viver na ignorância.
Na era das opiniões sem dados, Levitt e Dubner nos bombardeiam com dados sem opiniões.
Você vai se pegar contrariado em pelo menos um dos estudos da série, e, se tiver bom senso, entenderá que está errado.
Levitt nos torna obscecados em dados. Dubner nos torna curiosos.
Superfreakonomics não é freakonomics, muito menos super. É vítima das expectativas que o primeiro livro cria em nós.
Por sorte, Levitt e Dubner não pararam por aí. Tenho dados suficientes para saber que sairão por cima.

Dayanne 17/11/2020

Bom.. eu queria mesmo ler esse livro sem fazer comparações com o Freakonomics, só que isso é inevitável. Esse livro é bacana, não tanto quanto o outro, tem o bom humor e a forma de explorar as situações nos prende, o primeiro capítulo pra mim é o melhor, o empreendedorismo da prostituição e sua evolução!
Eu li esse livro por conta de um trabalho de Direito Empresarial, é uma matéria que eu nem tenho tanto gosto mas os livros estão melhorando isso, é uma excelente referência mas pra mim o outro é bem melhor!

Ramon Cristian 28/08/2020

Resenha Freakonomics e Superfreakonomics
A sociedade é um organismo muito complexo. A ciência tenta mostra a essência das coisas e assim entender mais os fenômenos que estão a nossa volta.

A Economia é uma área que possui várias interpretações do mundo, cada teoria mostra uma visão. Há uma busca de espaço e de reconhecimento.

Sobre os livros

Esses livros são bem interessantes pois mostram elementos que em um primeiro momento pensamos que não têm nenhuma conexão, mas que de fato são conectados. Ou supostamente conectados, fiz Economia e alguns professores criticam a abordagem dos livros, se bem que maioria são conversadores nos costumes, talvez por isso.

Uma mudança em um fator um pode afetar muito o outro. Esta pesquisa deu uma amplitude em conceitos econômicos e o que chamamos de extra-econômicos.

Os autores me ensinaram a ter uma visão mais ampla dos problemas, dos governos, das instituições e do próprio indivíduo, não devemos nos prender ao conceitual e é interessante explorar todas as formas de resolver um problema.

Algumas vezes a solução de algo pode ser mais simples do que se imagina.

Lições do livro

Uma lição interessante de Freakonomics e Superfreakonomics é saber que as pessoas são movidas por incentivos. Que qualquer lei, política ou regra deve ser pensada em saber como que os afetados por tais medidas podem reagir.

Os livros têm exemplos polêmicos que podem chocar os mais conservadores, é preciso ter a mente aberta para conseguir realizar a leitura desse conteúdo.

Há certas coisas que acreditamos que podem não ser verdade. O censo comum cristaliza muitos fatos e eventos, percebi que devemos ter curiosidade para indagar e não aceitar tudo o que ouvimos, principalmente o que é mostrado na mídia.

Recomendo muito a leitura de Freakonomics e Superfreakonomics, os autores possuem mais livros, quando for possível, quero ter acesso a essas publicações, pois o trabalho deles é freak. É algo que vale a pena conferir.

site: https://projetoautodidata.com/freakonomics-e-superfreakonomics-de-stephen-dubner-e-steven-levitt/

Christofaro 08/06/2020

Boa continuação
Seguindo a linha de Freakconomics, a continuação é igualmente instigante. Leva-nos a pensar quão pouco pode ser que saibamos sobre assuntos que supomos ter certeza, bem como nos lembra do exercício mais básico para se obter boas respostas, saber fazer a pergunta certa.

Chrystian 24/05/2020

Superfreakonomics
A leitura não chega a ser tão instigante quanto o primeiro livro

Carioca_cult 05/02/2019

Interessante!
Super Freakonomics (2010) - Continuação do best-seller do NY Times “Freakonomics”, que vendeu mais de 4 milhões de cópias!

O livro foi escrito por dois autores: um professor de economia da Universidade de Chicago ganhador de prêmios e um escritor e jornalista da The New York Times Magazine.

Os autores analisam através de casos do cotidiano, o comportamento das pessoas, como elas respondem a incentivos e como muitas vezes estas ações tomadas apresentam resultados inesperados.

Alguns casos analisados por exemplo são como a tv a cabo afetou as famílias indianas, o mercado de trabalho da prostituição feminina, o terrorismo e seus custos indiretos, a doação de órgãos, entre outros inúmeros casos.

O livro é muito interessante, as análises são ótimas e é super fácil de ser lidos por todos. Recomendo!

marcelgianni 06/12/2017

Melhor que o antecessor.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Este livro, lançado em 2009, é a continuação de Freakonomics, tendo sido escrito novamente pelo economista Steven Levitt e o escritor e jornalista Stephen Dubner.

São 208 páginas, utilizando-se, basicamente, da mesma forma de seu predecessor, já que Freakonomics, obteve grande sucesso, permanecendo um bom tempo entre os mais vendidos dos Estados Unidos. Os escritores continuam escrevendo os capítulos como artigos de um jornal ou revista – sem um tema unificador -, dissecando assuntos do nosso dia-a-dia, com análises do ponto de vista econômico/sociológico/psicológico/antropológico.

Em uma parceria bastante afinada entre os autores, em que Dubner “traduz” para o leitor, por meio de um estilo de escrita bastante agradável, os resultados das exóticas pesquisas de Levitt, este livro acaba por tornar-se um pouco melhor que o anterior, talvez até por abordar uma maior variedade de assuntos em menos páginas, visto que em Freakonomics vez por outra os autores voltavam para o tema “Aborto x Redução da Criminalidade“, trunfo de Levitt, e que o levou à fama.

Baseado em sua singular e excêntrica maneira de analisar os dados, Eles apresentam ao leitor diversas informações surpreendentes, contrariando a sabedoria convencional que possuímos de diversos assuntos.

Os autores abordam os mais variados pontos, sempre tentando unir uns aos outros, de alguma maneira durante a narrativa. Dentre suas “descobertas”, estão a probabilidade bem maior de um bêbado ser morto andando do que dirigindo; as melhorias que a TV a cabo trouxe às mulheres indianas; a crise causada pelo esterco dos cavalos no século XIX; chances de ser atacado por um tubarão, dentre outros temas do dia a dia.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2017/08/30/superfreakonomics-steven-d-levitt-stephen-j-dubner/

Antonio Curi 25/11/2016

LIDO.
LIDO.

eduardoin 06/05/2015

Análise de dados com prazer de leigo.
Super Freakonomics é uma ótima continuação ao best-seller que tornou os autores mundialmente famosos. Conheci este trabalho através da versão cinematográfica do primeiro livro, e a fórmula do sucesso empregada – casos curiosos (e polêmicos) analisados e desvendados através de uma visão de economia – se repete aqui, com histórias pra lá de distantes mas que guardam sempre alguma relação em como as coisas funcionam. De acordo com Levitt e Dubner, o ser humano é movido por incentivos, e suas narrativas colocam essa regra à prova, gerando sempre surpresa e fascínio com as explicações apresentadas. Leitura leve e rápida, para quem gosta de pensar sem precisar cavar fundo demais.

Cezar Felipe 22/02/2015

Economia em outra perspectiva
Economia+cotidiano=um livro leve, espirituoso e muito curioso. Muito bem escrito, nos trazendo a visão da macroeconomia para apresentar uma nova visão dos assuntos corriqueiros e também importantes do dia-a-dia.

Nicole 12/02/2015

Economia nunca foi tão legal
Acho que serei sempre grata por esse livro que me tirou um grande preconceito: economia
Essa combinação de jornalismo e economia, a vida e a economia da tão certo! Ele mudou minha forma de encarar a macroeconomia mostrando como a microeconomia funciona e isso é sensacional, super recomendo! principalmente pra quem vai ter economia na faculdade haha

Rafael Reis 10/04/2014

Respostas saudáveis de microeconomistas
Eu não li Freakonomics, mas de tanto o pessoal da faculdade falar, aproveitei uma promoção e peguei a continuação. Esse lado da microeconomia sempre me atraiu na faculdade e acredito ser uma das coisas mais curiosas e interessantes da abordagem econômica para leigos. O cruzamentos de dados e a explicação de comportamentos, convincentes ou não, são o foco da análise dos autores economistas. O primeiro capítulo trata de prostituas e papai noel. A comparação foi muito forçada, mas acredito que eles não acharam uma coisa mais bizarra pra fazer a relação e realizar uma abordagem econômica sobre a prostituição. Os resultados são bem interessantes e tudo que eles analisam é de fato curioso, mostrando assim porque o livro caiu no gosto do público: uma análise científica para comportamentos sociais que ninguém se interessa em saber como realmente funciona. Somente a relação com o papai noel foi bem infeliz porque realmente só gastaram uma linha pra fazer a relação com as prostitutas, hehehehe. Eles deveriam ter arranjado algo bizarro mais convincente.

Já a relação do capítulo 2 - homens bomba/seguro de vida - se mostra mais contundente, apesar do conteúdo mostrar mais sobre a unidade de emergência de um hospital de Washington. Na avaliação final faz bem mais sentido do que no capítulo anterior, na verdade o caminho da explanação, mesmo trazendo ambientes e explicações estranhas, se revela numa conclusão convincente.

A maneira que o assunto do capítulo 3 foi orquestrado é muito interessante. Falar sobre a atitude humana é bem complicado, principalmente se economistas estão por trás do discurso. Lembro que na faculdade o pessoal da direita dizia que o homem era egoísta e primeiramente pensava em si, já os da esquerda diziam sobre muitas pesquisas do homem em comunidade, na verdade o sistema que formava a cultura individualista para o ser humano, mas sua natureza sempre foi altruísta. E sobre isso que trata o capítulo, de forma bem engenhosa acredito eu, pois nunca me deparei com tantos testes estatísticos sobre esse assunto. Gostei bastante.

O 4º capítulo fala sobre decisões baratas e simples que resolvem grandes problemas, como o ato de lavar as mãos por parte dos médicos e também o uso do cinto de segurança para a comunidade em geral. Muito bom. O último e mais extenso capítulo traz a discussão do "aquecimento global". Estava por fora de como muita coisa sobre o assunto não chega a grande mídia. Realmente é complicadíssimo, como mostrado no capítulo, falar sobre aspectos ambientais que mexem com todo o planeta. Mas é tranqüilizante saber que tem gente desenvolvendo tecnologia e ideias para amenizar o problema. Muitas informações sobre o resfriamento global, questões de temperaturas ao longo de anos e eventos naturais ou não são bem esclarecedores para a discussão. Obviamente foi a parte do livro mais viesada e praticamente deve ter tido um patrocínio da empresa que é citada em quase todas as páginas, rsrsrsrs. Ah, o epílogo é sensacional: treinamento de micos para entenderem o valor da moeda. Caramba, tem muita gente maluca nesse mundo!!! hahahah Cuidado com os economistas!"

A ideia dos autores continua brilhante, amarrar tantos estudos estatísticos diferentes numa linha de raciocínio para responder uma pergunta que ninguém nunca ouviu falar, não é um tarefa fácil."

Ana 27/12/2011

Super Freakonomics
Esse é aquele livro que ao término de cada capítulo você dá aquela paradinha básica para assimilar uma nova forma de ver situações aparentemente banais. Comprei pela internet, porque havia lido o Freakonomics anterior e gostado bastante. E li o anterior em razão de uma crítica de revista que me deixou curiosa.
É um livro que fala de economia, mas você nem percebe! Apesar de não ser um livro para ler em qualquer situação - pois exige uma leitura mais atenta, em ritmo mais lento para que se possa absorver as associações - o texto flui, os autores te levam pela mão para acompanhar o raciocínio deles, passo a passo, e por mais que o resultado não seja o que você esperava, as respostas para as perguntas-título dos capítulos são indiscutíveis, pois fundadas em fatos.
É divertido de ler, agrega muita informação interessante e, tão importante quanto se divertir, faz você (re)pensar valores e condicionamentos sociais.

Varga 25/10/2010

Com conteúdo totalmente novo em relação ao livro anterior dos mesmos autores (Freakonomics) Superfreakonomics vem com tudo. Histórias novas. Novos assuntos. Novas surpresas, mas sempre dentro do conceito original: o lado oculto e surpreendente da vida, desafiando o censo comum.

Descubra porque...
. bêbado é melhor ir de carro que a pé.
. indianos não usam camisinha.
. é possível prever nos Países Muçulmanos com exatidão, o mês no ano com maior incidência de nascimentos com má formação fetal.
. existem prostitutas de temporada como papais-noeis de shopping.
. o sexo oral ficou mais barato no mercado de prostituição.
. homens-bomba deveriam fazer seguro de vida.
. no séc.XIX morria-se mais de parto assistido por médicos que por parteiras.

Destaque especial para os pontos sobre o Aquecimento (ou seria Resfriamento?) Global e sobre experimentos econômicos com micos. Não me refiro a "produtos micos" e sim aos símios mesmo. Contrariando Adam Smith, poderiam animais entender economia? Genial!

Sem dúvida, a dupla Levitt & Dubner continua trazendo fatos e dados surpreendentes sobre nosso mundo.
E pelo jeito, matéria-prima não faltará a dupla para mais outra edição no futuro.

Mais informações no site do livro: http://freakonomicsbook.com/
e no blog: http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
(ambos em inglês)

< / >.

Vini 19/08/2010

Esquisitonomia
É super interessante os pontos de vista dos autores e as estatisticas usadas para comprová-los! Mas estatísticas nunca são inteiramente confiáveis! Gosto especialmente sobre os tão falados incentivos economicos, bem no fundo ninguém é totalmente altruísta! Como químico não posso concordar com tudo o que é dito no capítulo sobre as mudanças climáticas, deve-se fazer uma avaliação bem a fundo para ver se os experimentos da IV não teriam nenhuma externalidade negativa como os próprios autores definem!