Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Dear.Manoel.Neto 04/08/2020

Uma origem pouco encantadora da Bruxa Má do Oeste
Conheço bem pouco do musical, mas o pouco que sabia, quando descobri que havia um livro, já criei uma expectativa de ler algo super interessante, estilo o filme Oz Mágico e Poderoso, ou algo encantador, como o livro inspirado no musical Querido Evan Hansen, onde traz mais conteúdo e adapta as músicas do show. Porém em Wicked, o musical foi desenvolvido com base neste livro e não o contrário, então pode esquecer músicas adaptadas, ou cenas mágicas que só uma peça pode proporcionar. Aqui vamos encontrar uma origem da bruxa má do oeste de uma forma séria, desde o seu nascimento até os eventos do clássico Mágico de Oz.

O livro começa com um epílogo intrigante da Elfaba avistando Dorothy e seu bando, mas ao iniciar o primeiro capítulo, a história falha em nos situar no universo de Oz, com sua política e questões religiosas, além do teor sexual e profano, tudo isso durante a infância da Elfaba, que apesar de não ser uma parte longa, pouco acrescenta narrativamente se não fosse algumas características e referências, como sua alergia a água.

Dando um salto temporal, agora estamos na faculdade, onde conhecemos Galinda e acompanhamos os embates dela com Elfaba, recheado de momentos interessantes, onde focamos na exclusão e preconceito que Elfaba sofria, ao mesmo tempo que temos amadurecimento de ambas as personagens ao longo dos anos.

Porém quanto mais caminhamos para o fim, mais volta a ficar desinteressante, seguido por mais conteúdos explícitos, confusos, aleatórios e pouco significativos. Até que no último capítulo tudo começa a ficar mais urgente, onde vemos o auge da loucura da Elfaba, que particularmente não achei nenhuma motivação genuína para tais atos, apenas segui o fluxo, aguardando algo mais impactante ou surpreendente, que infelizmente não aconteceu.
alissonferreira.c1 12/12/2020minha estante
Assisti o musical e li o livro e posso dizer que a única semelhante entre as duas obras é o fato de Elfaba sofrer preconceito por ser verde. Achei a trama do musical bem melhor que a do livro. A Elfaba do musical acaba sendo revelada como uma das mais poderosas feiticeiras e no livro eu fiquei com a expectativa desse momento, mas não rolou.

alissonferreira.c1 12/12/2020minha estante
Semelhança*

Dear.Manoel.Neto 14/12/2020minha estante
Puts Alisson, uma pena mesmo, ainda tenho que ver o Musical. Da pra entender o fato de ser melhor pq veio depois do livro, e conseguiram pegar a ideia e fazer melhor.

Anne 10/01/2021minha estante
Eu achei o livro um pouco confuso, não consegui entender a Elfaba, o que aconteceu em 10 anos, o menino era filho dela, do nada ela tava em outro lugar, não entendi o que era alguns personagens, mas amei o fim achei melhor do que o do musical até e tive mais empatia pela Glinda

Anne 10/01/2021minha estante
E também no musical a parte onde tem Defying Gravity é muito nobre, no livro a Elfaba foge simplesmente e abandona a Glinda

Dear.Manoel.Neto 22/01/2021minha estante
O livro eh sim muito cansativo e confuso! Anne, preciso muito esse ano assistir o musical ?

Maikom1 09/04/2024minha estante
comprei o livro semana passada, estou ansioso para ler

Maelen0 27/12/2020

Toda história tem dois lados
?livro INTERNACIONAL

"Eles estão queimando todas as bruxas, mesmo se você não for uma
Eles têm seus forcados e provas
Suas fontes e motivos
Eles estão queimando todas as bruxas, mesmo se você não for uma
Então me queime"

? Nesse livro lemos a história de Elphaba, uma garota que é verde, por conta disso ela goi desprezada a vida inteira por todos que ela ama, mas isso mudar quando ela chegar na falculdade e conhecer Glinda que ser tornar uma grande amiga até tudo vira de cabeça para baixo.

?Apesar do livro ser bom, ele é uma pouco cansantivo de ser ler, mas vemos a origem da Elphaba e a vida dela enquanto ela ser escondia.

? O musical é uma versão bem mais positiva do livro, porque o livro me fez sofrer com tanta desgraça, a Elphaba não sofreria tudo aquilo ser ela não fosse verde, e isso é critica a nossa sociedade que sempre pensamos que as pessoas más tem um rosto estranho ou feio.

? Infelizmente a vida não é justa com pessoas, e nem aqui vai ser diferebte, Elphaba sofreu a vida toda para no final também sofre mais, e ela sera lembrada para sempre como a Bruxa Má.

Clarissa P. 11/05/2020

Maravilhoso
Livro conta parte da história de Oz aos olhos da Bruxa Má do Oeste. Leitura instigante e divertida
Bruno B. 11/05/2020minha estante
Acompanhe o Mais Um Capítulo em todas as redes

Canal no YouTube

link do blog https://brunobts2014.wixsite.com/maisumcapitulo

Instagram @mais.um_capitulo

Izabela 01/06/2016

Pensa numa pessoa que quebrou (lindamente) a cara. Eu \o/. Contei para vocês um tempo atrás, aqui no blog, que realizei meu grande sonho de ver o musical Wicked, que está em cartaz em São Paulo. Como sou uma pessoa muito ansiosa (e maníaca, rs) eu acabei conseguindo uma gravação (linda e em HD) de uma apresentação da peça na Broadway e é claro que já vi cinquenta mil vezes, ou seja, eu já decorei, de verdade, o musical. Estava muito ansiosa para ler o livro que deu origem para a história da Bruxa nem tão má assim do Oeste. O problema é que o livro é uma coisa e a peça é outra, tipo assim, os nomes dos personagens são os mesmos e os eventos são relativamente parecidos, mas a peça é leve, divertida e encorajadora, enquanto que o livro tem uma onda mais dark e bem desanimadora, sem esquecer que definitivamente não é para crianças. De forma alguma é um livro ruim, é muito bem escrito e não podemos negar que o autor se superou ao pegar personagens mega conhecidos (principalmente na cultura americana) e criar outra profundidade para eles. De forma geral, o livro ficou com três estrelas. Não é meu estilo de livro, por mais que seja de fantasia. Por outro lado, o musical continua ocupando um grande espaço dentro do meu coração. O foco da história, tanto no livro quanto na peça, é tentar entender de onde vem o mal. Se você não conhece a história do Mágico de Oz pode considerar uma coisa ou outra daqui como spoiler.

O livro, assim como a peça. conta o antes, o durante e o depois da conhecida história de Dorothy, a menina do Kansas que foi parar em Oz. Temos como foco a história por trás da história da bruxa má. Elfaba (no original, Elphaba) não teve uma infância nada fácil. Além de crescer cercada de problemas familiares e apenas com o carinho de uma babá, ela também tinha nascido com um tom de pele diferente de todos em Oz, ela era verde. Acompanhamos um pouco de sua infância, mas logo vamos para quando ela vai para a faculdade. É aí que conhecemos alguns personagens que marcam a história, como Mandame Morrorosa, Dr. Dillamond, Nessa, Boq, Galinda (que depois viraria Glinda, a bruxa boa) e, claro, o rebelde Fiyero. Aprendemos um pouco mais sobre ela, como sua alergia a água, e percebemos que o que a diferencia mesmo dos outros não é bem a sua cor, mas sim a forma como pensa. Muitas coisas absurdas estavam acontecendo em Oz e ela não podia ficar quieta.

Não podemos negar que toda a história que se passa no livro, principal ou de fundo, é bem ligada a tudo que vivemos em nossa sociedade. Uma grande crítica a tudo, na verdade. Principalmente quando o assunto é política e acredito que esse seja um dos principais motivos de eu não ter me apegado muito ao livro. Não consegui me ligar aos personagens, por exemplo, por mais que G(a)linda tenha uma personalidade mais leve na história, ela não é a maluquinha que eu adoro da peça. O mesmo serve para Elphie (apelido que em português virou Elfinha), ela é minha personagem favorita e no livro não consegui sentir o que senti (e ainda sinto) com a peça. Sei que é muito chato fazer tais comparações, mas elas são inevitáveis.

Claro, existem prós também, afinal, estamos falando de um livro. Os detalhes são bem mais presentes no livro e conseguimos entender um pouco melhor toda a bagunça que rolou em Oz, mas algumas das explicações ainda são melhores no musical (por mais que no livro tenha muito mais detalhes). O que me lembra, o musical é para toda a família, o livro não. Tem cenas de sexo, palavões e por aí vai. Indico para quem gosta de livros de fantasia com um toque de política e, claro, para quem ficou curioso com tudo isso.

site: http://www.brincandodeescritora.com/
bia calado 03/06/2016minha estante
Eu estava me sentindo um pouco incomodada com a leitura e vim ver se mais alguém compartilhava da mesma sensação. E acho que é isso que você falou, não consigo me apegar aos personagens do livro e o pano político não agrada muito meu gosto. Mas sim, de fato é muito bem escrito.

Mariana.Machado 06/06/2016minha estante
Estou doida para ler, mas bom saber que a pegada do livro é diferente da do musical (que é perfeito ne!). Acho que ainda vou dar uma chance.

Josué 14/09/2016minha estante
O livro é massante, excessivamente lento no desenrolar dos fatos e sinceramente estou lendo apenas por uma questão de honra pois cada parte é mais incoerente que a outra, todos os personagens parecem fruto de uma mente delirante pois oscilam de um extremo ao outro sem a menor transição... Sinceramente ouvi tanto do musical e achei que o livro seria ao menos passável mas ele é um monte de lixo intragável...

Thaira.Corpes 28/12/2016minha estante
Tbm não curti muito. A parte que tem aventura e fantasia eu gostei, só que ficou enredando muito na política, foi o que me fez perder o interesse. A primeira parte li bem rápido mas depois foi arrastando.

Izabela 23/03/2017minha estante
Bom saber que não estou sozinha nessa haha

Aline Oliveira 29/05/2017minha estante
Acho que nossos sentimentos foram parecidos. Me apaixonei pelo musical. Na mesma semana que assisti, comprei o livro, e acabei me frustrando um pouco rs.
Obs. : compartilha a gravação comigo. Rs adoro esse musical, queria assistir mais vezes. Também sou maníaca por musicais. Rs

Brudoida7 19/06/2017minha estante
Não curti muito o livro por ter partes muito paradas, e também na questão de ter sexo, palavrão e várias outras coisas que infelizmente meio que estragaram o livro.

Nayamillet 07/07/2018minha estante
Estou chocada em cristo que existe uma versão em HD do musical nessa rede. Seria meu sonho? Como não encontrava de forma alguma resolvi que ler o livro seria mais fácil, mesmo sabendo das grande diferença entre uma peça e outra. O bom é que como nunca consegui assistir o musical em sua totalidade, não posso dizer que esperava encontrar diversos dos seus aspectos apresentados no livro kjjk
Ainda não iniciei a leitura, mas vim aqui ler o que o pessoal achou. Gostei da sua resenha. Obrigada.

Cristian.Azevedo 02/04/2021

Esplendido!
Eu sempre pensei que as revisitas a clássicos geralmente eram somente uma forma fácil de ganhar dinheiro dos fãs fieis, porém aqui criaram uma história legítima que realmente merecia ser contada. Maguire se utiliza de personagens pouco explorados do clássico infantil "O Maravilhoso Mágico de Oz" que, por se tratar de uma obra infantil não tenha se aprofundado grandemente nos personagens como o autor faz aqui. Essa não é mais uma obra infantil e não deve nada a obras já consideradas essências da literatura de fantasia. A politica aqui é superimportante o que dá dimensões suficientes pra compreendemos que a bruxa má do oeste não é tão má assim, ou talvez tenha motivos suficiente para justificar se assim fosse

Cássia 12/11/2020

Wicked
Uma nova perspectiva sobre o clássico mágico de Oz, vista especificamente pela bruxa má do oeste. Muito rica em detalhes e criatividade. Esse universo poderia ser muito mais explorado.
Algumas vezes é uma leitura cansativa, mas vale a pena chegar até o final.

Encantada 08/11/2020

Leitura cansativa
Esse livro trás uma extensa gama de personagens e situações que se desdobram para as mais diversas questões políticas e religiosas, fazendo do universo do Mágico de Oz amplo e profundo. Os personagens são muito construídos, porém não acho que o autor conseguiu manter a personalidade deles do começo ao fim, os deixando volúveis (e até hipócritas às vezes). O final é corrido e confuso... Não é o que eu esperava porém tenho certeza que muitos irão gostar (como também não gostar). Indico ler caso haja curiosidade e descobrir por si mesmo o que achar dessa história.
Uiara 08/11/2020minha estante
Exatamente o que senti, muita complexidade no começo e o último capítulo totalmente sem nexo para se encaixar no livro O Mágico de Oz. Eu não entendi porque passar o livro inteiro falando sobre o direito dos Animais para o assunto morrer do nada.

Encantada 08/11/2020minha estante
Fora suposições que foram criadas para trazer O Mágico de Oz para a história e ser totalmente sem sentido, como o Espantalho ser considerado o namorado da Dorothy!

Ellen 21/10/2020

"As pessoas que se dizem más normalmente não são piores do que o resto de nós. - Ele sugeriu. - É com as que dizem que são boas ou melhores do que o resto de nós que devemos nos preocupar".

Gostei da leitura. A narrativa no início é meio arrastada, mas o livro trata de questões como a origem do mal, preconceito, indiferença, incompreensão.
Pobre Elfaba, pagou o preço por ser diferente em uma sociedade excludente.

Dani 24/11/2023

Time Elfaba
Que livro minha gente!
Achei profundo, sensível e com uma história que te envolve do início ao fim. Livro cheio de detalhes, no começo um pouco complexo de ler, mas depois a leitura flui muito bem.
Uma pena que Elfaba nunca foi compreendida e muitas pessoas a julgaram o seu jeito como mal, mas será que ela conheceu a parte boa da vida? Será que ela teve exemplos bom de felicidade? É difícil ver o lado bom da vida, quando você é privado de algumas coisas.
Apenas o final que achei que poderia ter sido melhor explicado.

bixa 21/04/2022

só pode estar de brincadeira
não acredito que perdi dias da minha vida lendo esse livro.
ele não é horrível. há reflexões muito boas, crítica sociais e alusões à nossa realidade que, se eu estivesse com mais paciência, adoraia ler. trechos e frases que, não vou mentir, anotei no meu caderninho. com certeza alguém com maior clareamento mental gostaria da leitura. eu não sou esse alguém.
a verdade é que me enganaram quanto ao conteúdo do livro, e se eu pego essa pessoa na rua rola paulada. só isso. não enganem seus amigos pra eles lerem 500 páginas de um livro que em suma vão odiar.
talvez tenha dado estrelas de menos, mas não sou especialista e estou muito bolada

Jamily 09/07/2020

Resenha - Wicked: A história não contada das Bruxas de Oz
Particularmente, eu demorei bastante pra fazer essa resenha, porque esse livro me deixou sem palavras por muito tempo.

Primeiramente, não recomendo pra quem está começando a ler agora, porque a escrita é bem difícil. Um livro com escrita parecida que eu já li e que Wicked me lembrou foi O Circo Mecânico Tressault; mas não é que seja ruim, muito pelo contrário! Há uma riqueza de detalhes em Wicked e isso é ótimo.

Eu vi várias resenhas de pessoas dizendo que só conseguiram engatar realmente na história da metade do livro pra frente, e eu não fui exceção. Eu gostei bastante do começo do livro, que mostra a infância da Elfaba e a sua relação com a própria família, também gosto da personalidade dela quando começa a estudar em Shiz, mas o que me conquistou realmente foi o que começou a acontecer quando ela resolveu ir embora.

Gente, que livro magnífico, sério. Toda a dificuldade que eu tive em ler do começo ao meio foi recompensada do meio ao fim - apesar de achar que, no fundo, eu só me acostumei com a escrita e não parei mais depois disso. Eu não esperava que o livro seria tudo isso até eu começar a ler: ele é muito detalhado, e aborda temas muito relevantes, que por mais que estejam sendo abordados no mundo de fantasia de O Mágico de Oz, pode muito bem ser assimilado com a nossa realidade, e eu estou falando de política, racismo, preconceito, genocídio, religião e não-religião, e isso ainda é pouco!

Não vou mentir, o livro te entrega muitas perguntas, e algumas delas ele não te dá a resposta. Vi que isso incomodou algumas pessoas, mas eu, Jamily, não me incomodei nem um pouco com isso quando acabei. Obviamente eu queria saber, mas não foi algo que me fez não gostar do livro, até porque tem um 2°, uma oportunidade de ter as respostas. Há também um período na qual você não sabe o que aconteceu com a Elfaba e o autor não te entrega nada, e por mais incrível que pareça - até mesmo pra mim! -, isso também não me incomodou (estou começando a achar que eu sou cadelinha desse livro). A conclusão que eu tirei desse meu sentimento é que o autor quis realmente expressar as vontades da Elfaba: se ela não sabe de algo, então nós também não vamos saber; se ela não quer falar de algo que aconteceu em certo período, a gente também não vai ouvir falar, e tudo gira em torno dela.

O mais louco de tudo isso é que, não importa o tanto que falei sobre esse livro, ainda parece muito pouco!

Essa é uma leitura que eu realmente recomendo. Obrigada por lerem até aqui.

PS.: Eu nunca assisti o musical, portanto não tenho como comparar ainda.

Mikael_13 22/05/2021

Gostei do livro, achei a história um pouco confusa e muito descritiva, de forma desnecessária, em alguns momentos, mas no geral, foi uma leitura legal.

Lobinha Sincera 22/05/2020

História que levarei no coração
Um tanto diferente
Porém é incrivelmente intrigante e muito bom