Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Eric 05/06/2024

"Wicked? de Gregory Maguire é uma obra-prima da literatura moderna que merece cada uma das cinco estrelas. Com uma premissa ousada, Maguire reimagina o universo de "O Mágico de Oz" através dos olhos de Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste.

O livro oferece uma profunda exploração dos temas de identidade, moralidade e a natureza do mal, ao mesmo tempo em que critica as normas sociais e políticas. A narrativa é rica e complexa, com personagens tridimensionais que desafiam o maniqueísmo tradicional dos contos de fadas.

Elphaba, como protagonista, é uma figura fascinante. Sua luta contra a opressão e a busca por justiça a tornam uma personagem trágica e heroica. Maguire habilmente tece a sua história com nuances e profundidade, tornando-a uma figura que evoca empatia e reflexão.

A ambientação é igualmente impressionante. O mundo de Oz, sob a visão de Maguire, é vasto, detalhado e impregnado de realismo mágico. Ele reinventa locais icônicos e introduz novos, todos vibrantes e cheios de simbolismo.

A prosa de Maguire é elegante e evocativa, com descrições vívidas que transportam o leitor para o coração de Oz. Sua habilidade de combinar humor, tristeza e crítica social resulta em uma narrativa envolvente e provocativa.

"Wicked" não é apenas um livro; é uma experiência literária que desafia preconceitos e convida à introspecção. É uma leitura essencial para qualquer amante da fantasia, oferecendo um novo olhar sobre um clássico e levantando questões atemporais sobre a natureza humana.

Com uma história poderosa e inesquecível, "Wicked" de Gregory Maguire ganha, merecidamente, cinco estrelas e o status de favorito em qualquer estante.

Deb_ 05/06/2024

?Talvez o mal seja uma forma de arte?.
?Wicked? é uma história muito mais política do que eu poderia imaginar. O grande foco, inclusive, é essa parte governamental de toda Oz.

Não vou mentir: todos os personagens, principalmente a Elfaba, são extremamente esquisitos. Eles tem zero carisma, parecem não ter nenhuma capacidade de sentimentos ou afeto, e os diálogos são muito grosseiros também. São todos tão agradáveis e educados quanto uma parede.

APESAR DISSO, eu gostei bastante da história, muito mesmo. Achei demais entender todo o universo pré ?o Mágico de Oz?, e amei essa ?humanização? da Bruxa Má.

rubiabferreira 02/06/2024

Livro com uma leitura rica em detalhes dos personagens e do meio, além de ter um enredo muito envolvente. A história é incrivelmente boa e com questões filosóficas sobre a natureza do mal que me fizeram refletir muito. Acho que vale muito nos desprendermos da história da Dorothy e Magico de Oz que conhecemos e que acabamos criando expectativas sobre ela neste livro e se entregar mais a história da bruxa (Elphaba).

Liiz 02/06/2024

Comecei com muitas expectativas, pois estou ansiosa para ver o filme, e eu sei que são histórias um tanto diferentes, livro e musical, mas quis ter uma base para o filme. A primeira metade é muito boa, simplesmente não conseguia parar de ler, mas aí a segunda metade começou a ficar mais chata e fui desanimando. A leitura se tornou arrastada e tive que me forçar a terminar. Acredito que o filme será melhor, mas valeu a pena para ter uma base mesmo.

samuelrodrs 31/05/2024

Obra-prima! ?
"Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz" é uma obra verdadeiramente cativante que me fez mergulhar em um universo fantástico que eu já conhecia, mas tive a oportunidade de conhecer ainda mais e de uma perspectiva completamente nova. Aqui, Gregory Maguire nos presenteia com uma reinterpretação brilhante e original do clássico conto de Oz, focando não na protagonista Dorothy, mas sim nas intrigantes (e maravilhosas) bruxas, Elphaba e Glinda.

A profundidade psicológica dos personagens é um dos pontos mais marcantes do livro. Elphaba, a Bruxa Malvada do Oeste, é retratada de forma complexa e humana, o que nos leva a questionar o conceito de bem e mal. Sua jornada de autodescoberta e luta por justiça é inspiradora e emocionante do começo ao fim.

Além disso, a narrativa é habilmente construída, alternando entre momentos de humor, drama e reflexão, o que me fez ficar extremamente envolvido na história. Outro ponto a se destacar é a escrita de Maguire, que é extremamente rica em detalhes que nos faz facilmente imaginar e viajar para esse mundo mágico que fez parte da infância de tanta gente.

Sou muito fã de "Wicked - O Musical", mas aqui a narrativa é mais aprofundada de uma forma que eu não pude deixar de me apaixonar ainda mais pela história. O livro nos convida a refletir sobre temas como preconceito, poder e amizade, de uma maneira mais inteligente e provocativa do que no musical. É uma leitura que nos desafia a questionar nossas próprias crenças e a enxergar além das aparências.

"Wicked" sem dúvidas é uma obra-prima da fantasia contemporânea, que encanta, emociona e provoca reflexões profundas. Recomendo este livro a todos os amantes de uma boa história e da magia da literatura. ?

Ps: Com certeza lerei os outros livros do universo de Wicked.

Rafael.Servelino 29/05/2024

Elphaba sempre vai ser a melhor personagem para mim!
Inteligente, corajosa e maravilhosa.

Livro ótimo!

PixDy 28/05/2024

Interessante
Tem altos e baixos, e eu destaco como baixos principalmente os capítulos liderados por personagens masculinos (tal qual o Boq e o Fyero - que quase me matou de tédio).
Tem muitas reflexões legais, mas no geral elas parecem mal expostas no estilo de escrita que o autor adotou.
Também temos muitos personagens que são uma junção de "ninguém liga" com "quem é esse mesmo?", enquanto os que são realmente interessantes deixam de aparecer com o tempo.
Me faz imaginar profundamente qual foi o processo de pensamento que levou desse livro ao resultado final do musical.
No geral, valeu a leitura e ainda vou estar refletindo sobre a sequencia final, mas duvido que eu leria de novo.

Karol 28/05/2024

Com muito custo consegui chegar aos 70% de leitura mas infelizmente não consigo terminar. É muito triste descobrir que um livro que deu origem a um dos musicais mais populares da última geração possa ser TÃO RUIM. Não tenho literalmente nada de bom a dizer de Wicked. A escrita é simples e fantasiosa até demais para uma história com temas tão pesados. TODOS os personagens são rasos e desnecessariamente cruéis e nojentos, sem redenção alguma. Os acontecimentos são rápidos e parecem não ter consequencias palpáveis. A única coisa que parecia promissora era a discussão sobre a política de Oz e a tirania do Mágico, que é um assunto bem mais forte no livro do que em qualquer outra adaptação, mas também é comentada por diversos personagens apenas de forma rasa e nada acontece. Uma discussão que é iniciada no começo é se as pessoas nascem más ou tem a maldade imposta à elas, e a conclusão que eu tirei a medida que lia é de que não é possível determinar algo assim, mas que definitivamente todos os moradores de Oz são pessoas desprezíveis. Inclusive a Elfaba rainha da coitadolândia.

maffessoni 27/05/2024

Simplesmente sensacional
Assim que terminei a leitura vim conferir algumas resenhas no Skoob e fiquei um pouco chocada com a quantidade de pseudocríticas a respeito da escrita do livro. A galera realmente tá faltando em muitas aulas de interpretação de texto no ensino fundamental.

A história é contada a partir de diferentes perspectivas e linhas temporais, então às vezes realmente surge aquele sentimento de confusão e de ?omg o que está acontecendo quem são essas pessoas que lugar é esse?. Porém, acredito eu que o intuito do autor seja realmente esse ? existem várias ?pontas soltas? na narrativa e mistérios que ficam à mercê do leitor para serem resolvidos e compreendidos, o que eu (particularmente) acho muito incrível por estimular a nossa criatividade.

A escrita é rebuscada e detalhista, mas não achei a leitura maçante. É um livro de fantasia sobre um universo fantástico, então os detalhes nos ajudam a construir a narrativa e o mundo de Oz de modo a possibilitar o aprofundamento nesse universo (que é muito foda, diga-se de passagem).

As críticas quanto à escrita me parecem vindas de pessoas de no máximo 15 anos, sério mesmo. Meu amor, o autor não tem culpa se você tem o vocabulário de uma criança de 8 anos e a interpretação de texto semelhante a de uma porta. Po, eu pelo menos gosto MUITO de conhecer ao máximo sobre o universo em que se passa a história (e Wicked faz isso muito bem).

Enfim, eu gostei muito da história, dos personagens, da escrita e dessa edição. Recomendo muito aos fãs de fantasia.

Minha dica é: não leiam com o intuito de comparar com o musical ou com os textos originais do Mágico de Oz, porque são obras diferentes com autores diferentes.

P.Victor 21/05/2024

Vamos desafiar toda oz e voar...
Um livro recheado de conflitos, personagens icônicos porém vistos de outro ponto de vista, em Wicked temos s famosa história de origem da bruxa ma, porém ela não era tão má assim, ela ficou na pela forma como as pessoas a tratavam , sempre a renegada, a excluída por não seguir os padrões impostos pelo mágico, uma forma de olhar pela janela do outro, no livro vemos esse outro lado, o lado mais humano e justo da bruxa ma do oeste , é incrível como tudo se encaixa e o prende o leitor.
Porém a escrita é tão rebuscada que as vezes cansa ler e parece que o livro não sai do lugar, mas tirando isso é algo incrível de descobrir.

Helo 12/05/2024

História cativante e encantadora
O livro é muito bom e bem desenvolvido trazendo altos e baixos em uma história cheia de reviravoltas e cenários tão curiosos que dá vontade de entrar na trama e poder acompanhar a história mais de perto.

Rhae_nyr* 05/05/2024

Eu não gostei muito, achei muito chato, as coisas acontecem de forma muito lenta e eu fui com muitas espectativas então por isso creio que não funcionou comigo.
Samuel1149 17/05/2024minha estante
Acabei de comprar o livro ??espero não me arrepender ?

Marilia.Sofia 05/05/2024

Elfhaba, Elfinha, Fabala ......
É muito interessante conhecer a história da Bruxa Má do Oeste, toda a sua vida até a sua morte.
Amei como o autor escreveu essa biografia (de certo modo) sobre as bruxas de Oz, com foco em Elfhaba (Elfinha).
Li antes de ler a história de Oz, a que todos conhecem e tal, mas gostei do livro no geral.
No início você fica meio perdido, se acostumando com os nomes, lugares e personagens da história.
Quem tiver vontade de ler leia, mesmo sem ter lido o Oz original, ele é bem lendo no começo, mas vai criando uma atmosfera política muito boa..... (melhor parte do livro)

Camila 27/04/2024

O livro é bom, mas às vezes se torna muito confuso. No começo a história estava interessante aí do nada já pula pra ela na faculdade e depois vai contando aos poucos o que aconteceu. Depois passa tempo de novo e de novo?. Não desenrola a história.