Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

P.Victor 21/05/2024

Vamos desafiar toda oz e voar...
Um livro recheado de conflitos, personagens icônicos porém vistos de outro ponto de vista, em Wicked temos s famosa história de origem da bruxa ma, porém ela não era tão má assim, ela ficou na pela forma como as pessoas a tratavam , sempre a renegada, a excluída por não seguir os padrões impostos pelo mágico, uma forma de olhar pela janela do outro, no livro vemos esse outro lado, o lado mais humano e justo da bruxa ma do oeste , é incrível como tudo se encaixa e o prende o leitor.
Porém a escrita é tão rebuscada que as vezes cansa ler e parece que o livro não sai do lugar, mas tirando isso é algo incrível de descobrir.

Helo 12/05/2024

História cativante e encantadora
O livro é muito bom e bem desenvolvido trazendo altos e baixos em uma história cheia de reviravoltas e cenários tão curiosos que dá vontade de entrar na trama e poder acompanhar a história mais de perto.

Rhae_nyr* 05/05/2024

Eu não gostei muito, achei muito chato, as coisas acontecem de forma muito lenta e eu fui com muitas espectativas então por isso creio que não funcionou comigo.
Samuel1149 17/05/2024minha estante
Acabei de comprar o livro ??espero não me arrepender ?

Marilia.Sofia 05/05/2024

Elfhaba, Elfinha, Fabala ......
É muito interessante conhecer a história da Bruxa Má do Oeste, toda a sua vida até a sua morte.
Amei como o autor escreveu essa biografia (de certo modo) sobre as bruxas de Oz, com foco em Elfhaba (Elfinha).
Li antes de ler a história de Oz, a que todos conhecem e tal, mas gostei do livro no geral.
No início você fica meio perdido, se acostumando com os nomes, lugares e personagens da história.
Quem tiver vontade de ler leia, mesmo sem ter lido o Oz original, ele é bem lendo no começo, mas vai criando uma atmosfera política muito boa..... (melhor parte do livro)

Camila 27/04/2024

O livro é bom, mas às vezes se torna muito confuso. No começo a história estava interessante aí do nada já pula pra ela na faculdade e depois vai contando aos poucos o que aconteceu. Depois passa tempo de novo e de novo?. Não desenrola a história.

David656 27/04/2024

O pior livro que já li. Nunca tinha abandonado um livro antes desse. Ele é mal escrito, enfadonho, os personagens tiveram sua personalidade deturpada e perderam sua essência, não há nada de positivo nesse livro, uma completa porcaria.

Nnamzloh 21/04/2024

Que fantasia!!!Diferente.
Li acreditando, que seria um bom romance, mas o conceito vai além parte para um jogo detalhes que se torna uma lição de como tudo pode ser corrompido.

Zelia4 14/04/2024

Elfinha!!
Quem for ler wicked pensando no filme o mágico de Oz é totalmente diferente. A bruxa má do Oeste não é tão má assim e em vários momentos me peguei torcendo para que algo bom acontecesse para ela. Dorothy e toto só aparecem por volta da página 400. Temos a Glinda mas confesso que me apeguei mesmo a elfinha, fiquei triste por ela quando Fyero morreu a culpa que ela sentiu e a sua busca por perdão.

Debs Vezzali 03/04/2024

What is this feeling?
Wicked é um livro que tem uma história peculiar. Se você leu O Mágico de Oz antes, vai gostar muito mais do clássico de L. Frank Baum, o que foi o meu caso.

A questão é, fui saber recentemente que Wicked era um livro e não só um musical renomado da Broadway, sabia que era baseado em O Mágico de Oz e tudo mais, mas não sabia da existência do livro de Gregory Maguire e pensava que o musical tinha sido criado apenas com base no livro com a Dorothy e tudo mais. Bem, em partes eu não estava errada, mas de fato existe o livro ? que é BEM diferente do musical.
Não vou dizer que não gostei, mas o enredo só começou a ficar bom nos 50% do livro. É, bom, não foi incrível. Eu achava que ia encontrar o que vi no musical (e amo aliás) mas, foi diferente e como ficou bom só depois de um certo tempo de leitura, foi uma leitura pesada, um pouco enrolada e até chata. Uma pena, já que a história do musical é incrível.

A verdade é que eu mais li esse livro por causa do filme que vai lançar esse ano, porque se for pensar no musical, eu sei a história de cor e salteado, então em partes não precisava ler o livro, mas quis ler só para o contexto ser maior. Mas, não me arrependo e a leitura foi um plus. Pelo menos, eu acho que foi melhor ter lido e não ter sido uau do que não ter e ficar pensando como seria o livro.

Michel 29/03/2024

Elfhaba ...... Em busca de redenção
O livro me atraiu para saber as origens da bruxa má do oeste, porém acabei me encantando ainda mais por Elfhaba, uma vez que ela mostra que o "má" é no sentido abstrato...... Será que ela realmente morreu no embate com Dorothy ou quem morreu foi apenas o codinome adotado por ela ????m

Pena o livro não sanar esses questionamentos, esperava mais ...... Terminou de forma insonsa, o que me decepcionou.

hyril 29/03/2024

Esperava bem mais!
O livro tem seu valor, mas tem alguns problemas. gregory tem boas ideias, mas não soube desenvolvê-las. em alguns momentos do livro ele se faz muito prolixo, em outras, muito raso.
é difícil simpatizar com os personagens em alguns momentos, falta carisma, falta proximidade com o leitor. os saltos temporais reforçam essa falta de proximidade com os personagens e com a estória. bem como a falta de desenrolo dos relacionamentos que são criados ao longo do livro.
a personagem que mais conhecemos é a elphaba, o que faz sentido, afinal, o livro é sobre ela. acontece que alguns detalhes na vida dela são muito pouco explorados ou explicados pra gente. algumas cenas aleatórias poderiam ser trocadas por maior profundidade na relação entre os personagens e na vida deles, pra gente navegar e, talvez, se identificar.
o autor traz críticas sociais no livro, política, religiosa... mas, infelizmente, ele não soube explorar o suficiente. ou seja, alguns assuntos, se bem destrinchados, agregariam mais valor a estória, mas gregory se perde...
vale a pena? sim, vale! eu me diverti bastante no início do livro, gostei de saber como foi a infância da bruxa má do oeste e de sua passagem pela "escola de magia"! mas poderia ter sido um milhão de vezes mais bem escrito e, daí, acredito que teria se tornado um favorito. fico, então, com o musical, que é bem diferente do livro!
não espere uma estória infantil, não tá na categoria infanto-juvenil, definitivamente. é sombrio, é desafiador, é maluco (no bom sentido)! muita coisa fica sem resposta, o meio do livro causou uma bela ressaca, deu vontade de abandonar, e eu não amei o final, mas foi minimamente satisfatório pra fechar o arco.