Qualquer outro lugar

Qualquer outro lugar A. G. Howard

Resenhas - Qualquer outro lugar

Anna Laitano 15/04/2016

Uma ótima finalização para uma trilogia maravilhosa
Preciso começar dizendo que esta esta é uma das minhas trilogias favoritas dos últimos tempos. Se você gosta de Alice, provavelmente se sentirá assim também... E se não gosta do clássico de Carroll, talvez goste dessa releitura mais gótica e moderna.

Seguindo os acontecimentos do Baile, Alyssa deve arriscar-se em Qualquer Outro Lugar para resgatar Morfeu e Jeb, e restaurar a ordem no País das Maravilhas, derrotando a Vermelha. Contudo, as coisas estão prestes a tomar rumos totalmente inesperados. Afinal, nada em Qualquer Outro Lugar é totalmente estável desde suas paisagens, até seus habitantes. E em meio ao caos, ela ficará ainda mais dividida entre aceitar sua loucura Intraterrena ou escolher a sua Humanidade.

Uma coisa interessante a se notar, é que as capas entregam o foco da história. No País das Maravilhas, tudo era sobre Alyssa, a descoberta do local e do legado de sua família. Já o segundo volume foi mais focado em Morfeu, sua dualidade e sua ida ao Reino Humano. Da mesma forma, o terceiro livro agora põe Jeb em foco.

Apesar de eu ter uma quedinha declarada por Morfeu e suas tiradas rápidas, seu jeito convencido e todo o mistério que o envolve... Jebediah é apaixonante de uma forma mais realística; ele simplesmente tem um coração bonito, bondoso. Aliás, as cenas entre os dois rapazes resultam em diálogos divertidos e ácidos, com muitas alfinetadas, mas também uma estranha e bela ligação. Mesmo com todo o drama de Atrás do Espelho e com a personalidade inicialmente sombria de Jeb em Qualquer Outro Lugar, finalmente vamos conhecendo-o mais profundamente e tendo a chance de desvendar suas camadas, inclusive, vislumbrando a sua tão citada infância traumática... Dá até para entender porque Alyssa não consegue decidir a quem o seu coração verdadeiramente pertence.

O que vocês talvez queiram saber é sobre o desfecho do triângulo amoroso, não é? Obviamente, não posso contar detalhes, para não estragar a leitura alheia. Mas o que posso adiantar é que há grandes chances da resolução te agradar. Ouso até mesmo dizer que a saída criada por Howard foi uma das mais criativas e satisfatórias que já li. Apenas mais um quesito no qual ela me deixou impressionada.

A. G. Howard definitivamente me tem na palma de sua mão após esta trilogia. Ela se tornou a autora de quem eu "leria até a lista de compras". Além de criar uma releitura digna que faz uma bela homenagem ao clássico, sem deixar de ser original , a autora não abandona nenhuma ponta solta. Cada palavra usada no texto, ao longo dos três livros, está lá por um motivo. Não existe uma cena despropositada, um diálogo inútil. Howard é um gênio que conecta tudo em um intrincado complexo, mas sempre inebriante e fascinante, que fará o leitor perder o fôlego e se encantar cada vez mais por seu talento como contadora de histórias.

Sou fã da Novo Conceito e já tive a honra de ser parceira e, mesmo assim, acho que nunca fui tão grata quanto eu sou por terem trazido esta obra ao Brasil. Esta trilogia foi parar na minha lista de favoritos da vida! A. G. Howard criou uma história fascinante e totalmente must-read. Seja o que for que você esteja procurando, esta trilogia é uma boa pedida: Com doses de inteligência, romance, ficção, personagens profundos, protagonista forte, finais redondos... O que você ainda está esperando? Eu sei que já recomendei aos quatro ventos, mas continuarei repetindo entusiasticamente: Leia. Pare tudo agora mesmo e vá comprar o seu exemplar, porque você não vai se arrepender.

site: http://tecendopalavras.com.br/

Vely 14/06/2021

Eu me senti completa
Eu nunca imaginei que ia ficar tão bem terminando a história de um universo. Eu estou completamente rendida a tudo que aconteceu nesse livro, cada coisa foi no seu devido tempo e lugar, e foi fechado tão bem, que a gente sente o arco fechando e ficamos em paz com isso. Eu estou mt feliz de ter dado uma chance a essa história perfeita.

Silvia 21/05/2022

Alyssa, o melhor de dois mundos.
Gostei do final. Foi previsível, mas não deixou de ter o seu charme.

Jenni Sara 30/07/2021

A única coisa que me fez ler os três livros foi pq o Morfeu iría aparecer, ele foi o único personagem que me cativou.

Eu estou chateada com esse final, a autora enrolou e enrolou nos romances para no final falar por cima sobre o que acontece.

Essa passada por cima do que aconteceu depois que eles resolveram os problemas foi uma grande merda.

Decepcionada pelo o tanto de potencial que a autora tinha e deixou de lado.

Essa coisa de triângulo amoroso não foi feita pra mim ler, desde o começo do primeiro livro eu não tinha gostado, pensei que seria resolvido durante a leitura mas não foi. A autora nos enfiou isso goela abaixo até o fim e esse foi um grande erro.

PS: sim, eu odeio o Jeb.

Lanny 03/06/2017

Os fins NÃO justificam os meios
Há algum tempo eu deixei de comprar livros "pela capa" por não ter mais onde colocar e também porque alguns que eu comprava, quando lia, eu pensava "Eu bem poderia ter economizado esse dinheiro". Daí vieram os ebooks... comprei meu leitor digital e daí só comprava aqueles livros que eu gostava muito mesmo para poder ler e reler quando quisesse. (Tá, claro que eu posso fazer isso com livros digitais, mas qual a graça?) Até agora essa estratégia vinha dando certo...até agora...até essa série.

Li "O lado Mais Sombrio" e fiquei de queixo no chão com a história, a química entre Alyssa e Jeb era impressionante. A cena final em que eles invertem os papéis do que aconteceu durante o livro me deixou maravilhada com essa história e eu fui rapidamente comprei toda a série para ler logo o livro físico. Antes tivesse lido a série inteira e me poupado desse gasto, ou talvez eu só comprasse o livro e considerasse como história única.

Qual o problema? Um ser intraterreno egoísta, manipulador, mentiroso, de cabelo azul, chamado Morfeu.

Depois de construir tão lindamente a história de Jeb e Alyssa, me parece que a autora ou quis compensar as coisas pro lado de Morfeu, ou quis agradar fãs que gostaram do personagem (porque hoje em dia o mundo tá de cabeça pra baixo e gente que mente pra chegar onde quer, o famoso "os fins justificam os meios" ganham a simpatia das pessoas - menos a minha) e deu um destaque ainda maior a ele rebaixando o humano.

Coisas que me indignaram nesse livro... haverá spoilers:

1. Jeb não acreditar que Alyssa fosse a Qualquer Outro Lugar para buscá-lo. Isso já foi feito para manchar a imagem de Jeb, já que Morfeu não tinha mais onde ser manchado.

2. Morfeu contar a Jeb que ele quase matou Alyssa quando estava sob o efeito do suco Tumtum e sob a promessa de vida que fez a ele, manipulando a cabeça de Jeb para ele acreditar que as criações dele vinham do ódio por Alyssa, assim fazendo com que Jeb desistisse dele mesmo e por tabela de Alyssa e mesmo assim ter a desfaçatez de se indignar pelo fato de Alyssa ainda amar Jeb depois dele tê-la magoado. Eu fico estarrecida como uma pessoa em sã consciência (Morfeu é maluco), ache que isso é absurdo, mas é absolutamente normal amar a ele (Morfeu) depois de todas as manipulações e mentiras que ele fez que colocou em perigo a vida da própria Alyssa, de Jeb (a quem ela ama) e dos pais dela.

3. Como a vida de Alyssa e Jeb juntos foi totalmente abolida do livro. Não foi contado nem como ela foi embora do País das Maravilhas com ele, como ele a pediu em casamento novamente, como foi o casamento, a lua de mel, os filhos, etc... Mas pulou tudo isso para o reencontro de Alyssa e Morfeu, ainda contando um pouco como foi a cerimônia de casamento. (Sei que essas coisas ficaram para o livro de contos, mas até lá a narrativa foi reduzida, muito simples, enquanto as cenas de Alyssa e Morfeu eram detalhistas ao extremo, só faltou fazer uma cena a la 50 tons de cinza)

4. Para um louco, mentiroso, manipulador e egoísta, Morfeu ficou com a melhor parte da barganha. Vamos lá, incluindo o livro de contos, Morfeu...

a. Induziu a mãe de Alyssa a ir ao País das Maravilhas colocando o vizinho no caminho dela
b. Invadiu os sonhos de Alyssa quando criança para que ela se habituasse ao País
c. Mentiu sobre o objetivo das provas, fazendo com que ela chegasse ao trono sem saber que era esse o objetivo
d. Prendeu a rainha de Marfim na caixa Linguardarte o que causou Jeb ser preso, aliás, o próprio Jeb já tinha sido preso pelo próprio Morfeu sendo usado como chantagem para Alyssa fazer o que ele queria
e. Causou uma inundação que quase matou Alyssa
f. Sequestrou Jeb para que ele repintasse os mosaicos de Alyssa, dando a ele suco Tumtum que o dominou e fez com que ele quase matasse Al
g. Fez um acordo com a Vermelha para que ela possuísse o corpo de Alyssa, novamente colocando-a em risco

E mais outras coisas que agora não me recordo e no fim ele passou mais de 60 anos nos sonhos de Alyssa- mesmo que de forma platônica, mas estava lá - e depois que ela foi ficar com ele no País, foi pra sempre. O que isso ensina? Que você pode mentir, roubar, manipular, colocar seus próprios interesses acima de todos que você terá sua recompensa no final, e será muito boa.

Entendo que para cada uma dessas coisas, ele fez algo de bom para "compensar", mas consertar os erros que cometeu não apaga o fato que ele foi responsável por essas coisas terem acontecido e me abala profundamente o fato de apenas Jeb ter sido prejudicado nessa história. Ele perdeu sua arte em favor do adorado País do idiota, e teve que viver sua vida inteira sabendo que quando dormia, sua esposa se encontrava com o verme, e que após sua morte era pra ele que ela iria.

Ele disse que não era diferente de uma mulher que casa após a morte do marido. Isso é relativo. Um marido não sabe se ele morrerá primeiro que a esposa, e se isso acontecer, ele não sabe de antemão que tem alguém a esperar por ela. Jeb viveu sabendo que tinha alguém esperando por Alyssa e que se algo acontecesse ao corpo dela, ele a perderia antes mesmo dele morrer. Agora eu pergunto... o que foi que Jeb fez de tão errado que merecia um destino desse?

Eu já listei o que Morfeu fez de errado e o que ele perdeu de verdade por causa de tudo isso? 63 anos da vida de Alyssa? O que são 63 anos quando se tem a eternidade para viver? Principalmente para alguém que passou 75 num casulo fazendo nada? Além do mais, ele não passou 63 anos sem ver Alyssa, ele a via todas as noites. Como se isso tudo não bastasse, ela ainda fez questão de salientar que assumindo a forma que tinha aos 16 anos, Alyssa era virgem novamente. Até isso ela tirou de Jeb,

"Ah, mas ele teve que ver Alyssa com Jeb"... Jeb estava disposto a abrir mão dela quando soube que ela amava Morfeu. Ele disse "Se é ele que você quer, eu não vou ficar no seu caminho", enquanto Morfeu dizia "Você me ama, fique comigo" e como ela mesma disse, ele só aceitou esse "trato" porque ele sabia que no fim ela voltaria para ele. Ele nunca abriu mão dela, não de verdade.

A melhor parte para mim foi quando ela achou que Jeb tinha morrido e ela pegou Morfeu pela garganta e disse que iria matá-lo.

Essa solução que a autora encontrou para o triangulo Jeb-Alyssa-Morfeu, só foi benéfico para os dois últimos. Jeb recebeu o tratamento de migalhas pela sua colaboração com a história toda. A autora deveria ter mostrado um pouco mais de respeito pela sua própria criação e ter:

1. Mostrado mais detalhes da vida dos dois.
2. Ter deixado Morfeu realmente de fora da vida deles. O fato dele ter tentado estragar o casamento foi ridículo de todas as formas
3. Ter amenizado nos detalhes da vida de Morfeu-Alyssa, ou pelo menos ter acrescentado mais influência dele na vida de Alyssa
4. Ou ter feito com que Alyssa se dividisse em duas de verdade. A metade humana casando, envelhecendo e morrendo com Jeb e a intraterrena ficando com Morfeu.

Terminei o livro na base do "Que remédio amargo de engolir!" Muito decepcionada.
Lah 04/04/2019minha estante
Eu cheguei a achar que a solução ia ser dividir a Alyssa de verdade mesmo! Não sei COMO que eu gostei do Morfeu na primeira vez que li o livro. Pra ler o último livro, re-li os dois primeiros e OLHA foi difícil de engolir o Morfeu. Poxa, queria que ela tivesse matado o insetão.

LS0 23/05/2020minha estante
" Jeb viveu sabendo que tinha alguém esperando por Alyssa e que se algo acontecesse ao corpo dela, ele a perderia antes mesmo dele morrer. Agora eu pergunto... o que foi que Jeb fez de tão errado que merecia um destino desse?"

EXATAMENTE. Gente, eu não gosto do Jeb, (nem odeio), mas sério, eu DETESTEI o destino que a autora deu pra ele. Ele merece alguém melhor que a Alyssa. Depois de tudo que ele fez por ela, (e ela falsa do jeito que é), eu queria um final mias justo pra ele.

Mariana 17/06/2021minha estante
Você descreveu PERFEITAMENTE o que eu penso sobre o livro. Por que endeusam tanto o Morfeu?

@pamelarobooks 31/07/2020

Conclusão de uma trilogia inesquecível
Os portais para o País das Maravilhas foram fechados, prendendo a mãe de Alyssa. Morfeu e Jeb foram levados para Qualquer Outro Lugar. Com isso, a personagem principal, com a ajuda de seu pai, se vê em um jogo para encontrar seus entes queridos. Em contraponto, ela precisa derrotar a Rainha Vermelha, para então, conseguir viver o seu feliz para sempre.

É notável o quanto eu odeio o Jeb e esperava que a personagem principal fosse meter o pé nele, mas não foi isso que aconteceu. Ele é aquele personagem do estilo "eu sou uma vítima, oh, tenha pena de mim. Irei me sacrificar por você.", Ou seja, estilo de personagem que carrega um vitimismo muito grande.

Durante toda a trama, Morfeu sempre chamou minha atenção por suas falas carregadas de mistério. Sempre fazendo o que seja melhor tanto para a Alyssa quanto para seu lar. Na minha opinião, ele foi um pouco injustiçado nesse livro.

Acho que esse livro demonstra muito o quanto vários personagens amadurecem durante o enredo. Tanto os pais, quanto a própria Alyssa, conseguem se entender e colocar todos os segredos sobre a mesa.

Dando um ponto final na história contada ao longo de dois outros livros, Qualquer Outro Lugar vai te fazer sentir falta dessa interpretação do País das Maravilhas. Algumas cenas são nostálgicas e até mesmo remetem aos acontecimentos anteriores, amarrando todas as pontas.

Nathália 26/02/2020

Apenas o que achei
Eu só queria deixar registrado aqui a minha indignação com esse final: pra mim essa Alyssa é uma traíra e o Jeb é um otário por aceitar o que ela fez e o que faria depois da sua morte, ele merecia mais. Um final com a Alyssa se dividindo em duas (como já vi alguém comentando aqui) teria sido, ao meu ver, um final bem melhor do que esse, mas eu recomendo a leitura.
Também queria deixar registrado que acho que nunca passei tanto ÓDIO na minha vida lendo um livro por conta de personagem tão filho da puta quanto esse Morfeu... se eu pudesse entrar no livro certeza que eu tinha matado ele!
LS0 24/05/2020minha estante
Alyssa é uma das protagonistas mais chatas que tive o desprazer de conhecer.

" pra mim essa Alyssa é uma traíra e o Jeb é um otário por aceitar o que ela fez e o que faria depois da sua morte, ele merecia mais."

AMÉM. Só li verdades.

Nêssa 06/01/2021

O que mais me cansou nesses livros é o triângulo amoroso que tem e que não é spoiler, logo no início do primeiro livro você já sabe que vai ter isso. Tirando isso, são livros bem gostosos de ler e esse aqui, sem sombra de dúvida, foi o que mais gostei. A mudança da personagem, e não só dela, mas do Morfeu e Jeb que aprenderam a se tolerar. Foi muito bom ver a transformação desses três e o equilíbrio que teve. E, finalmente, esse livro termina do jeito que eu esperava desde o primeiro livro (AMÉM).

Carolinasantos 29/07/2022

O fim da trilogia o lado mais sombrio foi tão incrível e envolvente é o livro que encerra a jornada de Alyssa em busca de um equilíbrio insano que o país das maravilhas sempre buscou.

saturno 22/12/2020

Eu travei completamente nessa leitura. O Jeb se tornou um personagem insuportável, se a intenção era nos fazer ficar tão divididos quanto Alyssa nesse triângulo amoroso, a ideia falhou completamente.
Jeb é possessivo e inseguro. E a Alyssa do primeiro livro, que foi engolida no segundo, desapareceu internamente nesse. Nada é por ela. Não existe uma terceira opção, se ela ficar no reino humano vai ser por Jeb, se for Rainha ficará com Morfeu.
E a ideia dela ser dividida em duas para suprir o amor dos dois homens me deixou incomodada. Chegou um ponto em que fiquei: garota?? e você? o que você quer?
O romance foi de revirar os olhos. Eu gostei das intrigas do livro, o mistério e o universo gótico não são deixados de lado. Adorei a história dos pais da Alyssa, eles foram corajosos, assim como a garota fora ao se tornar a Rainha Vermelha. Eu me apaixonei pelo Rabido Branco e pelo Chessie.
O que me desagradou foi esse final romântico, o triângulo vive até a última linha.
Por um momento shippei Jeb e Morfeu. Alyssa já não os merecia.
Giselly.Silva 04/05/2021minha estante
Moça kkk eu jurei que eu tinha sido a única que shippei os dois Scrr

Letícia 09/09/2020

Finalmente terminei essa trilogia, que final... com certeza virou uma trilogia favorita da vida, recomendo muito.

Ashley.Amanda 11/09/2022

Eu tinha uma idéia diferente de como o livro era antes de ler. Gostei muito da trilogia, mas o final me decepcionou, não gostei como a história se desenrola nesse livro.

Ana Tereza 10/05/2022

Qualquer outro lugar
Continua a aventura de Alyssa, agora ela tem que enfrentar a si mesma e só depende dela querer ganhar ou perder. Seus dois cavaleiros se unem e a decisão é somente dela. Qual lado de seu coração ela irá escolher.

Livros da Mar 16/07/2021

??
Eu achei que teve um ótimo final, os personagens são bem encantadores (uns mais que outros, claro) e toda a história do primeiro até esse último livro é bem boa e criativa.