Médico ou Semideus

Médico ou Semideus Robin Cook

Resenhas - Médico ou Semideus

Thiaguinho 29/11/2023

Previsivo
A narrativa te prende do início ao fim, mas o livro é previsível e todas as reviravoltas são óbvias. Claro que havia possibilidade de melhora, mas o autor deixou algumas pontas soltas.

Bárbara 09/10/2023

Achei interessante o livro, não tanto pelo suspense, mas sim pela relação entre o casal principal, Cassy e Thomas. Gostei que o autor explorou a relação entre o uso de drogas no meio médico e o perfil dos médicos gananciosos e egocêntricos. Em relação ao mistério, ele foi um pouco óbvio, já dava para entender o que estava acontecendo no hospital, mas gostei da narração nos momentos de angústia de Cassy no pós-operatório. No mas, achei um livro interessante pela ambientação do meio hospitalar e pelo desenvolvimento dos tramas do casal.

Millena50 27/06/2023

Pesquisando a trajetória do autor, consegui interpretar melhor o enredo dessa história. Nas primeiras 250 páginas senti uma monotonia muito grande, só nas últimas páginas pude usufruir de um sentimento de ânimo, curiosidade e indignação.
Thomas consegue desintegrar exumar todos meus piores sentimentos, incluindo raiva e desprezo.
Esperava me surpreender mais com esse livro, não desejo tê-lo na minha estante.

daniel.vasco.716 20/05/2021

Danilo.Andrade 12/04/2021

A narrativa do livro é muito lenta. O suspense é bem ruim. Pra mim é o pior livro do autor!.

Erika Neves.1 04/01/2020

Infelizmente esse é um dos piores livros de Robin Cook. Extremamente chato, cansativo e óbvio não recomendo que ninguém comece a ler a obra do autor por esse livro pq é capaz de nunca mais ler outro livro dele.

Na história acompanhamos Cassi, residente de patologia, mas que em virtude de um problema de saúde, se transfere para a psiquiatria. Ela é casada com o Dr. Thomas Kingsley, renomado cirurgião cardíaco, e está enfrentando problemas em seu casamento.
Tudo pq o Dr. Thomas está viciado em toda sorte de medicamento que se pode imaginar e ainda por cima estão acontecendo estranhas mortes no centro cirúrgico.
Na minha opinião, o grande problema desse livro é que em nenhum momento ele pode ser considerado um suspense médico.Realmente, estão acontecendo mortes estranhas e sem motivos, mas isso é apenas o pano de fundo da história.

O principal da história é acompanhar o relacionamento extremamente problemático do casal de médicos, ou seja, é um drama médico.Isso torna o livro extremamente cansativo já que ficamos o tempo inteiro esperando um grande acontecimento, mas nada acontece.
Outro problema, pelo menos pra mim, é o tamanho dos capítulos, extremamente longos, o que torna a leitura mais enfadonha ainda. Tive que fazer muita força pra concluir a leitura. Definitivamente é um dos livros mais fracos de Robin Cook.
Rafaella.Dias 27/08/2020minha estante
qual livro você indica do autor?

Danniki 16/01/2019

Um livro ótimo de suspense e drama!
Quando mais nova eu tentei ler “Médico ou Semideus”, no entanto acabei não finalizando e isso ficou martelando na minha cabeça por muitos anos até que ontem tive a oportunidade de ler. É o primeiro livro que eu leio do autor Robin Cook e eu gostei muito, contudo é óbvio que no começo é difícil, por causa do lance de medicina, mas acabei pegando o ritmo e graça ao Google que pude ter respostas clinicas.
A história foi bem construtiva, inclusive os personagens e Thomas, um dos protagonistas, com seus ego e arrogância me perturbou seriamente. Enquanto o drama desenrolava, eu tinha suspeita de três personagens e acertei, porém, mesmo assim eu surpreendi com o desfecho. A questão de humanidade, a psicologia dos comportamentos, realmente me fascina!
Planejo ler mais livros desse autor e pronuncio o meu desapontamento da falta limitado, de investimento nas obras dele aqui no Brasil.
Instagram: @mundodedanniki

Jeff.Rodrigues 18/04/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Embora não seja da área médica, acredito que um dos grandes dilemas pelos quais um hospital-escola possa passar seja o de decidir quais as prioridades para tratamento em casos graves ou de cirurgias. Quando seu atendimento médico também se mistura ao aprendizado e ao avanço da ciência e suas vagas em leitos ou capacidade de procedimentos é limitada, como agir? Como decidir quem merece mais atenção ou quem pode esperar mais um dia ou dias? Pessoas ativas na sociedade precisam de mais atenção ou devem ter prioridade numa cirurgia em detrimento de idosos ou pacientes com transtornos que os impeçam de ter uma vida “normal”?

Mestre do suspense médico, Robin Cook se embrenhou pela complicada área das decisões que passam longe das salas de atendimento dos hospitais e se concentram nos gabinetes de gerência. Médico ou Semideus, publicado em 1983, mergulha no submundo de um hospital em que alguém decidiu ser o fiel da balança decidindo quais pacientes merecem viver e quais precisam sair de cena para abertura de vaga em leitos. Uma história que, pelo talento do autor, tinha tudo para ser eletrizante, mas que se mostra um fiasco a cada novo capítulo.

Abusando da lentidão da narrativa, Cook está irreconhecível neste livro. O suspense, se é que podemos dizer que existe um, não chega a se construir e é claramente desfeito já nos primeiros capítulos. Não há reviravoltas e nenhum clima de tensão no ar. Tudo se desenrola de forma muito previsível e até o desfecho, sempre um dos pontos mais fodas na obra do autor, deixa a desejar. Um dos maiores desafios para quem se aventurar por este livro será terminar a leitura. As chances de abandono aos primeiros sinais arrastados da história são muito grandes.

Mas se por um lado tudo aquilo que esperamos de um bom suspense vindo de um autor já consagrado não aparece nas páginas de Médico ou Semideus, por outro, podemos dizer que Robin Cook parecia estar mais preocupado em lançar alertas para a sociedade médica. Dois questionamentos constituem a base da história: cabe a um médico decidir quem merece sobreviver? Quando a sua rotina de trabalho é cada vez maior, é legal abusar de drogas estimulantes, mesmo que isso coloque em risco sua capacidade de atenção? Ao ir fundo nas questões éticas da profissão, Cook constrói uma história excepcional com personagens envolvidos em um drama profundo e bem próximo da realidade. Infelizmente tudo isso se perde pela forma como o livro foi escrito.

Aos fãs do autor, peguem esse livro deixando de lado tudo que vocês se acostumaram a ler dele. A pegada aqui é outra e pode decepcionar. E quem não conhece o universo do suspense médico, este livro não é a melhor porta de entrada para o gênero.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/04/15/resenha-medico-ou-semideus-robin-cook/

Rodrigo505 15/09/2017

Não gostei
Foi o primeiro livro q eu li do Robin Cook e achei decepcionante. Sem mais!

Magasoares 25/05/2017

Um assassino esperado.
Um dos melhores livro que li desse escritor. Vale a pena ler.

Jamille Santos 27/07/2014

Médico ou semideus
Eu pensei que não iria conseguir finalizar este livro, pois tive que ler o primeiro capitulo umas três vezes para conseguir armazenar todas as informações que este traz..
Como a trama principal se passa no hospital-escola “Boston Memoria” há muitos personagens (médicos, residentes, enfermeiras, recepcionistas e pacientes).
Cassi era residente da patologia, casada com o médico renomado da cirurgia cardíaca, Dr. Thomas Kingsley, mas por causa de sua saúde ela se transfere para a psiquiatria, mas continua a acompanhar os casos de MSC que ocorre nos pacientes da cardiologia juntamente com seu colega Robert Seibert.
Depois do segundo capitulo a leitura flui de forma prazerosa e envolvente trazendo fatos antigos e novos que levam a conhecer o individuo que mata os pacientes que estão se recuperando de suas cirurgias.

Nanda 14/09/2012

O melhor do autor!
Mto bom!

Leonardo1436 25/08/2012

Médico ou Semideus
Parece uma novela.
É um livro bom, mas não leia esperando suspense e reviravoltas que geralmente tem nos livros de R. Cook. Tem drama.

Simone de Cássia 11/01/2012

Mais fraquinho...
Não gostei muito não. Achei pouco interessante e até cansativo. Confesso que tive que fazer força pra ler até o fim.

Barcelos 25/01/2012minha estante
Primeiro livro de (pseudo) suspense ou horror que vi, que dá dica obvia do criminoso na contra capa. Fraquíssimo. Não é nem perto do que se propõe a ser, um livro de "horror médico", bem mais para vida de casal medicos problemáticos.

Simone de Cássia 25/01/2012minha estante
Bom saber que vc tbm achou isso, Carol... cheguei a pensar que era "implicância" minha.. rs rs