Um de nós Åsne Seierstad

Resenhas - Um de Nós

TercioTesta 23/01/2024

Espetáculo em detalhes!
Um relato incrível de um dos acontecimentos mais terríveis da história da Noruega. o livro é detalhadíssimo, contando tudo sobre o autor do atentado e o ato em si. os dois terços iniciais do livro tratam do próprio, sua família, amigos e tempos desde infância até se tornar a pessoa capaz do ato já conhecido. a jornalista, Asne, fez um trabalho de pesquisa extenso, detalhado e reflete isso no belíssimo livro! vale realmente muito a pena sua leitura.

@daafcampioto 01/09/2023

Livro - 55.
Muitos não se lembram do atentado ocorrido na Noruega em 2011. Eu mesma não lembrava, estava no último ano do ensino médio integrado com o técnico.

A última coisa que eu pensava era em acompanhar as notícias, mas desde que esse livro chegou nas minhas mãos, desde que eu abri e entendi nas primeiras páginas o que tinha acontecido e do que se tratava eu não sabia o que sentir.

A preparação de tudo é angustiante, mas nada se compara ao que eu senti na descrição dos fatos e menos ainda na descrição do julgamento.

Ele é completamente desprovido de emoções, quando não são direcionadas a ele, ele durante todos os depoimentos e as pessoas que contavam o que aconteceu e o que estavam sentindo ele ria, ele fazia de tudo pra segurar o riso e não conseguia.

O livro levou quatro estrelas, mas por ser uma história que precisa ser contada e não por ser um livro que eu gostei tanto que me deixou sem ar!

O livro é necessário, principalmente pra entendermos como o sistema policial precisa funcionar. O sistema policial em 2011 era uma zona, e espero, de coração, que isso tenha mudado desde então.

Dani Aragão 03/07/2023

Intolerância
Já tem um tempinho que essa mudança ocorreu mas não deu pra vir aqui contar... Terminado "Um de Nós" de @asneseierstad da @editorarecord e temos um livro arrasador, não só pela escrita, pela descrição dos fatos, dos personagens, tanto das vítimas quanto do assassino, das famílias... O livro conta a história do maior massacre na Noruega; a autora nos faz acompanhar toda a história de vida de Breivik pra encontrarmos, junto com ela a motivação pra tamanha crueldade. Ele tirou os sonhos de 77 jovens numa única tarde, com tudo minuciosamente premeditado e milimetricamente calculado. Não tem como não se sentir impactado ou parte dessa histórias lendo sobre as famílias, as vidas e projetos dessa gente. A autora consegue passar os fatos com o olhar crítico mas ao mesmo tempo, com a emoção das família e até mesmo dele, contando os relatos da mãe do assassino. É um livro dolorido, pesado mas que mesmo tendo acontecido lá atrás, faz parte da nossa realidade hj. A intolerância!

Thalita 12/04/2023

Um livro que mostra que nenhum ligar é perfeito
Esse livro mostra o antes, o durante e o que aconteceu depois do maior massacre da Noruega. Onde uma única pessoa matou 77 pessoas em uma única tarde. O que eu mais gostei desse livro, é que a gente até acompanha a história do assassino (é necessário pra tentar entender o motivo de tanta atrocidade), mas ele vai além e mostra um pouco a vida de algumas das vítimas, prestando um bonito tributo àqueles que perderam suas vidas na mão de um 🤬 #$%!& .

PITUCALELE 25/02/2023

Um de nós
Tenho todos os livros publicados no Brasil dessa autora, ela consegue passar os fatos com com olhar crítico e ao mesmo tempo com emoção, nos fazendo entender, amar ou odiar com muita intensidade.

Tiarajú 12/02/2023

Terrorismo na Noruega
A ótima jornalista Asne Seierstad, acostumada a cobrir conflitos no Oriente Médio, agora retorna para sua terra natal para contar a história de um atentado terrorista ocorrido em seu pacífico país. Ela conta como era a vida do autor, como foi o planejamento e os motivos que o levaram a cometer esse atentado. Impressionante como muitos dos argumentos são os mesmos utilizados pela extrema direita por aqui (marxismo cultural etc).

Cristiane 07/02/2023

Um de nós
O livro conta a história do maior atentado terrorista da história da Noruega. Uma história comovente de 77 pessoas que perderam brutalmente a sua vida, sendo que a maioria delas eram jovens e adolescentes. Uma história triste. Retrato do que o homem pode ser ao se deixar levar pelo egoísmo, pensamento mesquinho, e, principalmente por estar longe de Deus.

belladonne0 02/02/2023

O livro mais doloroso que eu já li
Quando comprei um de nós já sabia que seria uma leitura pesada, mas eu não imaginava que seria um livro tão doloro e difícil de ler. A história passa em alguns pontos de vista diferentes, das vítimas, do terrorista, dos pais das vítimas e da própria mãe do terrorista, é uma narrativa tensa, apesar de fácil de ler, e extremamente imersiva. Passamos pela, infância, adolescência e parte da vida adulta de Anders Breivik, acompanhando todas as mudanças e acontecimentos que levaram ao plano e ao ataque terrorista. Durante a leitura da vida de Breivik refleti muito sobre como a frustração e a falta de amor são nocivos ao ser humano. Anders tentou se encaixar em todos os lugares que lhe pareciam bons, e em todos eles não foi bem ou foi rejeitado, não teve o amor e a compreensão de sua mãe quando precisava, nunca teve um pai, nunca alcançou de fato o amor, e a forma que encontrou para liberar toda essa frustração e ódio contido foi se tornando o monstro detestavel que é, fez algo imperdoável e injustificável. Åsne fez longas pesquisas sobre o contexto político, histórico, social, falou com as vítimas e testemunhas, com famílias que perderam seus entes queridos e trouxe uma obra que dói no fundo da alma. Åsne buscou relatos dos sonhos, histórias e ambições dos jovens que foram colocados na história, e fez tudo Isso da forma mais sensível e humanizada possível, ela consegue trazer todo pesar das vidas perdidas, dos sonhos que jamais vão poder se realizar, dos pais destruídos e de um país em luto com uma ferida profunda que jamais vai se curar. Chorei muito durante a leitura e vou guardar esse livro para sempre no fundo do coração.

Tati Bertoldo 27/11/2022

Um de nós
Livro mostra algo do passado de um país distante. Mas que ao mesmo tempo me faz reviver falas e atitudes e principalmente posicionamentos que vemos hoje tão abertamente em toda roda que fala sobre política. Esse livro só me fez ter mais certeza do quanto é necessário aprender sobre política, e falar sim! De todos os aspectos que vem se levantando com ares de banalidade, opiniões, e liberdade de expressão.

Emilly473 20/11/2022

Para Bano, Simon, Anders, Viljar, Marte e todas as outras vítimas de Anders Breivik.
Esse é um livro que é difícil não sentir raiva, tristeza e revolta por todo esse acontecimento e o pior é saber que é um caso que não é comentado em jornais ou na internet, se você não conhecesse esse livro, você não iria pesquisar sobre esse caso da Noruega.
Saber que toda a história é real é triste pois além de vermos o lado do criminoso desde da infância, que talvez se tivesse acompanhamento muitas mortes poderiam ter sido evitadas, vemos a vida de alguns dos adolescentes que perderam suas vidas tão novos.
Passar pelo capítulo do dia do dia das mortes foi muito complicado, ver quantas vidas foram perdidas por despreparo policial difícil de superar.

Silvia AC/DC 02/08/2022

Muita inteligência desperdiçada...
Demorei um pouco mais que o meu normal para terminar este livro. Primeiramente, acho que por (infelizmente) ser sobre uma chacina real. E também porquê a autora escreveu capítulos longos sobre algumas vítimas. Durante a leitura acabei assistindo o filme, então quando chegou a parte do julgamento infinito, eu já estava impaciente para terminar.
Se o idiota tivesse canalizado sua inteligência e seus esforços para algo bom, certamente teria tido muito sucesso. Mas é um doente 🤬 #$%!& , e sempre será só isso. Tomara que apodreça na prisão... 😠😔

Juhh 12/07/2022

"Se eu dissesse que você tem um belo corpo, você usaria isso contra mim? Se eu jurasse que você é um anjo, você me trataria como o demônio hoje à noite?"

Susan.Kelle 27/06/2022

Engraçado como mesmo em um mundo globalizado as atrocidades conseguem desaparecer tão rapidamente de nossas mentes. Não sei se por aqui simplesmente se falou pouco, ou se eu simplesmente não estava atenta ao jornalismo na época desse atentado tão triste. Vidas inocentes sacrificadas em nome do ego. O fato de acompanharmos ABB desde a infância nos faz refletir se havia algum sinal, alguma coisa que poderia ter mudado o rumo das coisas. Claramente ele desde criança tinha um comportamento diferente, desde muito novo sua família foi desestruturada, tanto que mãe se pergunta se foi falha dela mesma? Mas talvez tenha sido a falha de todo um sistema que não observou aquela criança de perto quando já haviam sinais de atenção, ou talvez ele seja simplesmente esse narciso egoísta. Recentemente li sobre outra figura perturbada e homicida, Andrew Cunanam, e as coincidências nas relações sociais são assombrosas, na maneira como ambos se portavam, se viam e tratavam as pessoas em volta, e também sobre como poderiam ser encantadores e ao mesmo tempo pareceram tão plásticos, e sobre como eram profundos conhecedores de armas. Ambos sucumbiram na loucura após um período mudança física brusca. Ambos eram inteligentes mas afoitos por atalhos de vida. Ao mesmo tempo ABB é muitíssimo pior por que mesmo depois de seus atos terriveis ainda era capaz de sorrir e se ater a seus objetivos megalomaníacos de juntar na vida uma guilda assim como fez em WoW. Seus crimes mesmo que cometidos sob a justificativa da posição política, apenas foram um meio de chamar a atenção para si mesmo, carecendo inclusive da falta de obstinação que seu ato extremista pretendia sugerir. A dor desses pais e mães é simplesmente inenarrável, nada nos prepara pra ver uma vida indo embora tão repentinamente, sobretudo quando essa vida é ceifada de maneira tão violenta. Sofri muito lendo as histórias dessas famílias, vendo suas vidas comuns caminharem para um fim tão doloroso. As falhas na operação policial foram absurdas, desde o momento em que o cara das flores fez a ligação, até a confusão dos barcos, a dispensa do piloto do helicóptero, erros grotescos que fariam total diferença no resultado final desta tragédia. No fim a Noruega foi vítima de seu pacifismo, a violência não faz parte de sua cultura, aqueles jovens eram acostumados a ser ouvidos mas mais do que isso eles não eram acostumados a tão extrema violência, a falta de protocolos de emergência simplesmente passou despercebida.

Ana Galo 08/06/2022

Uma dor sem tamanho ?
Não devo ter dado valor as notícias na época pq n lembro dos acontecimentos, mas fui olhar e me aprofundar no que havia acontecido. Difícil não ter empatia por tantos que sofreram e por tudo que perderam. Nada se compara a dor dos que ficaram. Tristeza é o que define.

Aninha 16/05/2022

Eu achei esse livro muito bem escrito, com detalhes bem minuciosos não só da vida de Anders Breivik mas também de algumas vítimas do atentado. Eu gostei bastante apesar de ser um livro triste, intenso e devastador pelos relatos do acontecimento, onde morreram 77 pessoas em um ato terrorista, na maioria jovens. Mas vale a pena ler eu gostei bastante.
A escritora Asne Seierstad também escreveu o livro O livreiro de Cabul (grande sucesso de vendas).