Distância de resgate

Distância de resgate Samanta Schweblin

Resenhas - Distância de resgate

1 | 2 | 3 | 4

Wellington.Pimente 28/05/2024

Muito original e interessante.
O livro "Distância de Resgate" da escritora argentina Samanta Schweblin começa sua obra com o personagem Davi, bem ansioso em busca de respostas, pelo que vivenciou e respondendo às perguntas da Amanda (que se encontra numa sala de enfermaria). Amanda relata ao mesmo, o período em que conheceu Carla (a mãe do Davi) e como houve uma forte identificação com a mesma. Depois acompanhamos o relato da Amanda a respeito do que a Carla lhe confidenciou, sobre a sua paranóia quando teve seu filho Davi, achando que lhe faltava uns dos dedos e que recontou mais de uma vez para ter certeza que estava tudo bem com ele. Depois de alguns acontecimentos no cotidiano dos personagens, entramos numa espécie de fantasia espiritual em que a Carla leva o Davi, que estava morrendo, a uma curandeira esotérica que faz um tipo de migração de almas. Assim, parte do espírito do Davi sai do seu corpo humano e aparentemente vaga num tipo de limbo, que provavelmente seja de onde conversa com a personagem Amanda. Aliás, percebemos como ela se preocupa intensamente com a distância de resgate em relação a sua filha Nina, em uma clara alusão ao fio invisível, que as mães se impõem como forma de ter uma distância mais segura de seus filhos e assim evitar riscos.

A autora traz originalidade e uma narrativa intensa que ainda não li igual em nenhuma outra obra, num diálogo constante, em que memórias de acontecimentos passados e presentes se intercalam de forma única. Assim a obra cria uma atmosfera claustrofóbica, numa sensação de suspense e tensão do início ao fim. Além disso, a escrita de Samanta Schweblin mostra uma habilidade em explorar temas complexos, como maternidade, culpa e responsabilidade. Assim como faz uma crítica, no pano de fundo de sua narrativa, da intoxicação ou manipulações químicas que pode nos levar a morte.

Acredito que para algumas pessoas a história parecerá confusa e difícil de acompanhar, principalmente devido à sua narrativa fragmentada e não linear. Além disso, a natureza perturbadora e desconcertante do enredo pode incomodar o leitor, especialmente aqueles que preferem histórias mais tradicionais e lineares. Mesmo assim, a leitura é fantástica, pois não tem como ler Distância de Resgate e ficar indiferente a essa forte história.

Fê Aljarilla 23/05/2024

Me senti tendo uma paralisia do sono
Tudo acontece, nada é explicado e eu não posso fazer nada. Realmente a escrita passa uma tensão e um desespero muito grande, um desespero pra entender o que está acontecendo e para que a resposta surja e salve a todos.
É uma experiência muito diferente, tira totalmente da zona de conforto. Isso incomoda, mas traz uma satisfação por inovar a maneira que a história foi mostrada.

jojolvr 22/05/2024

Eu gosto muito quando o livro me desperta emoções, e aqui eu me vi com medo de ficar no escuro enquanto lia. o livro não entrega muitas respostas e detalhes, mas traz uma experiência interessante de terror e essa questão da necessidade de proteção que a mãe tem com um filho.

Icaro 16/04/2024

Resgate
Distância de resgate - Samanta Schweblin

"Distância de Resgate" é uma obra fascinante escrita pela autora argentina Samanta Schweblin. A narrativa gira em torno de Amanda, uma mãe angustiada que compartilha sua história com David, um garoto perturbador. A trama se desenrola em uma atmosfera sinistra e claustrofóbica, onde o leitor é levado a questionar a realidade dos eventos narrados.

Schweblin habilmente utiliza o elemento do suspense para explorar temas complexos como maternidade, culpa e os limites da relação entre mãe e filho. A prosa é compacta e intensa, capturando a atenção do leitor desde as primeiras páginas. A técnica de narrativa fragmentada cria uma sensação de desconforto e inquietação, fazendo com que o leitor se sinta envolvido na angústia e no terror psicológico dos personagens.

O uso de elementos sobrenaturais e simbólicos adiciona uma camada adicional de profundidade à história, permitindo que o leitor explore temas mais amplos sobre a condição humana e a natureza do mal. A ambientação rural e isolada contribui para a sensação de isolamento e desamparo experimentada pelos personagens.

"Distância de Resgate" é uma leitura desafiadora e envolvente que permanece com o leitor muito depois de terminar o livro. Schweblin demonstra um domínio impressionante da forma narrativa e oferece uma reflexão provocativa sobre os laços que nos unem e as distâncias que nos separam.

???

Faluz 05/04/2024

Distância de resgate - Samanta Schweblin
Um fluxo de pensamento.
Nesse fluxo um diálogo constante entre duas mulheres e um menino. É intensa essa escrita formando um suspense gradativo em que vagarosamente vamos entendendo quem são os personagens e a situação da protagonista.
Instigante. Muito bem elaborado.

Mari 21/03/2024

Esse livro parece um estranho pesadelo
Linhas temporais que se confundem, uma ameaça que nunca fica clara , diálogos que se perdem , o livro é uma experiência desconfortável, mas não por isso menos notável.

brunamp 25/02/2024

Sentimentos maternos
Tive certa dificuldade para acompanhar o enredo. Apesar disso, achei que o livro trouxe por meio de uma história de ficção e suspense uma reflexão atual e importante sobre culpa materna, superproteção e impotência.

VITo_o 15/01/2024

A nightmare come to life
OBRIGADA DEUS PELA LITERATURA LATINO AMERICANA!!!

Todos têm que ler autoras latinas é uma experiência indescritível. O terror psicológico que elas transmitem nas palavras não tem igual.

Ismael.Chaves 17/10/2023

Uma das grandes obras do horror latino-americano
Um dos movimentos mais interessantes que a Literatura tem presenciado, na atualidade, é o chamado "novo boom" latino-americano, em referência ao movimento anterior que nos legou grandes autores como Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar, Adolfo Bioy Casares, Roberto Bolano e Gabriel Garcia Marquez.

Mas, se a aquela primeira fase foi marcada majoritariamente por autores homens, na atualidade são as autoras mulheres que vem se destacando, com várias editoras brasileiras disputando contratos e direitos autorais.
Com nomes como Mariana Enriquez, Giovanna Rivero, Maria Fernanda Ampuero e Silvia Moreno-Garcia, novamente temos o fantástico, o estranho e o horror como norte dessas narrativas que, sob o olhar feminino, nos apresentam situações ainda mais intensas.

E, sem dúvida, a argentina Samanta Schweblin é um dos maiores destaques desse movimento. Ela já conquistou os Prêmios Haroldo Conti, Fondo Nacional de las Artes, Prêmio Casa de las Américas e Juan Rulfo, da França. E, em 2019, foi escolhida pela renomada revista GRANTA como um dos "melhores jovens narradores em espanhol".

Seu romance de estreia "Distância de Resgate" é uma narrativa hipnótica, incômoda e fascinante. O livro inicia com os personagens Amanda e David num pronto-socorro de uma pequena vila da Argentina. Amanda foi passar as férias com Nina, sua filha, a quem sempre mantém sob controle por meio da distância de resgate, fio imaginário que liga sua cria ao seu estômago, de forma que não a perca, que nada lhe aconteça.

David é uma criança, filho de Carla e Omar, que tendo sido envenenado (como o foram muitas pessoas que habitam a vila), foi levado às pressas por sua mãe à casa verde, onde reside uma espécie de curandeira, que para salvar o corpo do pequeno, dividiu-lhe a alma.
E essa é só a sinopse do livro. A partir disso, a autora escreve uma narrativa extraordinária, urgente e claustrofóbica, que consegue nos manter inevitavelmente presos e mergulhados numa trama perturbadora.

Simplesmente imperdível!

Athenna 20/09/2023

Li somente por conta de uma palestra da faculdade e posso dizer que é algo que sai totalmente da minha zona de conforto. Gosto disso.

Tales Martinelli 26/07/2023

Distância de resgate é um livro muito único e com muita personalidade, com uma narrativa super interessante e confusa, que te prende na leitura... fazendo você sempre continuar lendo pra ver até onde a história te leva.

Bem curtinho e gostoso de ler, mas a história não me cativou tanto, tava esperando algo mais surpreendente no final... Mas independente disso, achei um bom livro!

Breno 25/06/2023

Distância de resgate
"Distância de resgate" é a distância variável entre uma mãe e o filho. A mãe está a todo momento calculando, avaliando se ela é capaz de cobrir o espaço até seu filho e salvá-lo de qualquer que seja o perigo. Amanda tem total ciência dessa distância de resgate, passada de geração para geração, de mãe pra filha.
Mas será que ela é suficiente pra salvar sua filha, Nina, da "maldição" que rodea o povoado? A história de Carla e seu filho, Daniel, terá uma ligação fundamental com essa questão.
Com uma narrativa diferente, pelo menos pra mim, Samantha consegue envolver o leitor do começo ao fim. É super rápido e fácil de ler. Recomendo muito!

Adriano.Cury 21/04/2023

Perturbador
Horror, tensão, expectativa. Pequenos alívios e novamente o horror. Vão e vêm.
Os pais envenenam os filhos?
Os filhos são sempre conduzidos em segurança pelos pais?
Podemos escapar do inescapável?
Distância de resgate: culpa, prepotência.

Camila.Nunes 21/03/2023

Texto confuso
Quando comecei a ler o texto fiquei confusa, quando cheguei no meio tive que voltar no começo e quando estava no final continuei sem entender. Rs

Victoria.Olzany 09/03/2023

Li de uma vez só. Dá muita vontade de entender o que está acontecendo e o que vai acontecer, um suspense.
Me lembrou um pouco "O Cemitério" do Stephen King (que não gostei muito, rs).

1 | 2 | 3 | 4