Max

Max Sarah Cohen-Scali

Resenhas - Max

1 | 2 | 3 | 4

Lê Golz 17/06/2016

Leiam, leiam, leiam! É incrível!
Que livro é esse? Esperava um livro bom, que simplesmente atendesse as minhas expectativas. Mas não, Max foi além e me deixou estática, tentando compreender o que foi tudo isso que senti, do início ao fim. Max é um lançamento da Editora Jangada e só tenho a agradecer a ela por essa publicação incrível. Sem mais delongas, afinal, vamos conhecer Max?

Max é o primeiro representante puro da raça ariana, um protótipo perfeito do programa "Lebensborn" iniciado por Himmler, o comandante supremo da temível SS. Como Hitler espalhava sua mensagem pela Alemanha, acreditando que a sociedade deveria consistir em uma raça ariana pura após a Europa ter sido ocupada pelo Terceiro Reich, o programa consistia em selecionar mulheres alemãs, que dormiriam com soldados da SS e dariam à luz aos primeiros bebês dessa raça. Max então nasce e assim é chamado por sua mãe, porém é rebatizado pelos nazistas como Konrad von Kebnersol. Ele então cresce em um ambiente sem mãe, amor e carinho, mas em meio ao ódio e horrores da guerra. Ele foi criado para seguir os preceitos educacionais nazistas, e desde pequeno realizaria missões como ajudar no rapto de crianças polonesas e induzi-las a seguir as regras impostas pelos nazistas.

Completamente fiel as leis nazistas, as crenças de Max começam lentamente a desmoronar quando ele conhece Lukas, um judeu polonês, que têm todas as características físicas de um ariano, e dessa forma se passa por alemão. Sentindo-se totalmente ligado a Lukas, pela primeira vez Max questiona-se sobre tudo que aprendeu, e se Hitler realmente estaria certo sobre os judeus. Ele mudará completamente e presenciará ainda inúmeros horrores até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Quem narra a história é o próprio Max, o que torna tudo ainda mais perturbador. Sarah escreveu com maestria todos os personagens, fictícios ou não, e o cenário da Segunda Guerra Mundial. Com uma escrita simples e incrivelmente envolvente, a autora me deixou totalmente viciada na obra. É assustador esse programa absurdo criado pelos nazistas e como a mente de Max vai sendo formada. Não há como não se apegar ao livro e não devorá-lo rapidamente. Como se não fosse suficiente, a obra ainda tem momentos divertidos (se é que isso é possível em uma Alemanha nazista).

O que mais me impressionou no decorrer da leitura, sem dúvidas, foi o fato da autora colocar Max como narrador de sua própria história, antes mesmo de sair da barriga da mãe. É claro, é impensável um bebê já ter pensamentos nazistas, conhecer todas as leis, e sequer saber com que propósito veio ao mundo. O fato é que Max sabe tudo isso. A autora recheia assim o livro de ironia nas entrelinhas, e deseja mostrar, pelo menos ao meu ver, como os preceitos nazistas se infiltravam na mente da sociedade e assustadoramente na das crianças, que cresciam até mesmo denunciando os próprios pais que iam contra as leis do Führer. Como odiar Max? Ele é apenas uma criança que acredita fielmente nas "belas" palavras de Hitler. E como culpá-lo, se ele cresceu nesse ambiente cheio de ódio, sendo ensinado a não amar?

Alguns personagens reais e importantes dessa época são citados ao longo da narrativa, outros são fictícios, porém representam pessoas que realmente existiram. Lukas, impressionantemente representa um judeu polonês que realmente existiu, e se passou por alemão durante a guerra. Embora o destino deles seja complemente diferente na vida real e no livro, a criação desse personagem foi extremamente inteligente, pois rendeu cenas perturbadoras e comoventes.

"Concebido sem amor. Sem Deus. Sem lei. Sem nada além da força e da raiva. Morderei em vez de sugar. Berrarei em vez de balbuciar. Odiarei em vez de amar. Heil Hitler!"

Devo ressaltar que não é uma leitura densa, como pode parecer, pois a autora narra de forma simples os acontecimentos mais tristes, e esses serão no mínimo comoventes. Livros que abordam a Segunda Guerra Mundial, com foco no nazismo, é claro que rende momentos perturbadores e chocantes, mas Max tenta nos fazer enxergar além - no coração e na mente de uma criança criada nesse ambiente. Por esse motivo, queria poder conseguir convencer todos os leitores a lerem esse livro. Não importa qual seu gênero literário favorito ou se você não curte enredos de guerra. Esse livro é brilhante e incrivelmente bem escrito. Não se pode ignorar um passado como esse. Leiam, leiam, leiam!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/05/resenha-max.html
andredeof 04/02/2017minha estante
Livro perfeito, perfeita resenha!

Lê Golz 05/02/2017minha estante
Esse livro é incrível, né?

andredeof 06/02/2017minha estante
Demais!

Godoy 11/03/2017minha estante
Ótima resenha. Também estou adorando a leitura.

Lê Golz 12/03/2017minha estante
Amo muito!

Carolina1364 03/12/2017

Maravilhoso!
Confesso que esperava um livro mediano. Que surpresa boa ao ler essa história! Tão bem contada, chorei e ri com esse livro! Indico muito para todos que se interessam pelo horror da segunda guerra mundial.
Mila.Mesquita 03/12/2017minha estante
Já tinha me interessado nela, agora quero ler mais ainda. ; )

Carolina1364 03/12/2017minha estante
Indico mesmo! Gostei bastante

Lorrane Fortunato 12/05/2016

Resenha - Max / Dreams & Books
"Nasci no dia do aniversário do nosso Führer para ser o modelo da raça superior.
E mesmo sabendo que era um predestinado, não levou muito tempo para que minhas crenças começassem, lentamente, a desmoronar..."

O que dizer sobre esse livro?
É o que eu me pergunto há exatos 45 minutos.

Só consigo encarar, sem ver, a tela em branco do notebook, enquanto minha mente viaja e passam por meus olhos as imagens e situações descritas nesse livro.

E eu, logo eu, não chorei. Em nenhuma das passagens, mesmo as mais tristes. Quando ele acabou, eu não surtei, não berrei e nem fiquei abraçada com o livro curtindo minha tristeza. Eu apenas disse: "Que livro é esse?" e fiquei encarando o vazio por vários minutos, estática, sem nenhuma reação.

E até agora, eu estou assim. Sem reação, anestesiada. Não sinto nada e só consigo deixar minha mente dar voltas e voltas e imaginar mil e uma maneiras de as coisas terem sido diferentes.

Como superar esse livro? Como parar de pensar nesse livro e em seus acontecimentos? Como lidar com não ter mais Max e Lukas? Eu prometo que aviso se chegar a achar as respostas.

"As meninas, após se tornarem mulheres, são submetidas a lei dos três K: Kinder, Kuche, Kirche - filhos, cozinha, igreja."

Eu não costumo ler livros sobre guerra. Apesar de, quando estudava, meu tema favorito de história era guerras, eu não tenho costume de ler/assistir sobre guerras, por não ter muito estômago mesmo.

Foto por Dreams & Books.
Instagram @dreamsebooks
Mas, Max tem algo de diferente que acabou me encantando e me deixando curiosa pela leitura. Então, eu resolvi arriscar e que bom que fiz isso!

Max é um livro como poucos, e o Konrad/Max é um protagonista ímpar. Você vai gostar dele, vai odiá-lo, vai sentir pena, vai odiar novamente, depois amar e vai chegar uma hora que você nem sabe mais o que sentir.

Será que você pode odiá-lo? Será que é mesmo válido ter raiva de uma criança por seus atos, quando ela foi imposta a pensar/agir daquela forma?

Novamente eu me pergunto: o que dizer sobre esse livro?

"O estupro, imagino, é a guerra das mulheres. É só nesse momento que elas estão no fronte."

A escrita da Sarah é uma das mais incríveis que eu já tive a oportunidade de conhecer. E com certeza, é um dos pontos fortes desse livro, que é narrado por Max. Esse menino apesar de nazista, apesar de suas atitudes e pensamentos nazistas é uma das crianças literárias mais incríveis que eu já "conheci".

Max é encantador, inteligente, perspicaz, engraçado, irônico e, as vezes, mordaz. Ele mistura características boas e ruins e, mesmo que, num momento você sinta muito ódio dele, sempre consegue amá-lo, mesmo que seja só um pouco.

O livro é viciante, é algo como uma droga, após iniciar a leitura, você sente necessidade de pausar sua vida e só voltar a rotina após ler a última palavra.

Eu li página após página sem nem ao menos me dar conta. O livro chegou, eu fui dar uma olhada nele e, quando percebi, estava na página 200. Fui obrigada a parar por causa do horário, no dia seguinte, li as outras quase 200 que restavam e pronto. Ele terminou e eu me encontro assim agora.

Heil Hitler!"

Max está lindo! É fácil ver o cuidado da editora com esse livro. As páginas são amareladas, as letras têm um tamanho perfeito e ele é dividido em quatro partes.

A capa que é a original é maravilhosa! Ela te atrai e te faz refletir sobre o conteúdo. A suástica no braço do bebê e a na lombada do livro são elementos que te dizem o que esperar, sem precisar de nenhuma palavra.

www.dreamsandbooks.com
Foto por Dreams & Books.
Instagram @dreamsebooks
Ah, falando sobre as suásticas, você pode se preparar para olhares tortos e curiosos caso leia esse livro na rua. Eu tenho o costume de carregar meus livros pra todos os lugares e levei muitas olhadas feias por causa da capa.

Uma pergunta que acabou sendo feita dezenas de vezes sem ser, de fato, foi: esse livro incentiva ou apoia o nazismo?

A resposta é não. Só olhar a inscrição na capa pra ter certeza que não apoia. Não se preocupe, Max não te faz mudar ou rever seus conceitos sobre determinado assunto. Ele fala abertamente sobre o nazismo, mas, expõe o quanto ele foi absurdo e irracional.

Algo muito interessante também, que precisa ser dito é a forma da autora descrever determinadas situações. Ela fala sobre acontecimentos tristes, mas, faz de uma forma que não te choca, não te deixa mal ou deprimido. Não é algo forte ou detalhado. Ela joga uma realidade na sua cara, mas, de uma maneira que acaba por não te ferir.

Concluo essa resenha recomendando Max! Não pense em razões para não ler Max, até por que, não há. Não pense que é ruim refletir sobre o passado ou relembrar barbaridades, não pense que livros sobre guerra nem são tão legais. Não pense em nada disso. Jogue toda e qualquer desculpa pra não ler esse livro fora.

Apenas leia Max! Você deve lê-lo!

É necessário conhecer mais a fundo os erros do passado, para que eles não se repitam no futuro. Não é o que dizem?

"Minha mãe é a Alemanha.
O meu pai, o Führer!"

site: www.dreamsandbooks.com
Lê Golz 24/05/2016minha estante
Terminei esse livro a pouco e sua opinião traduz tudo que senti. Que livro incrível!! Estou boba!

Gabi 21/04/2020

Vai ficar no meu coração
Assombroso e fascinante, escrita perfeita, personagens espetaculares. História que fica na sua mente e no seu coração. E pensar que realmente existiu uma escola onde fariam das crianças verdadeiros arianos. É de arrepiar.
Black Flower 15/01/2023minha estante
Vou iniciar, mas pelo enredo parece ser uma leitura estilo O Menino do Pijama Listrado, de Jonh Bonne. Logo, imagino ser uma leitura deliciosa de se fazer. Eu me amarro em livros históricos!!

Marche 01/07/2016

Inocentes da Guerra
O livro me deixou extremamente interessado não somente pelo tema segunda guerra mundial, mas também pela forma que a escritora Sarah escreve.
A narração em primeira pessoa feita pelo menino MAX é divertida, intrigante e emocionante.
O fato de ser uma história real, ajuda muito no conteúdo e detalhes.
Pude aprender um pouco mais de história e como cereja do bolo, expressões e palavras em Alemão:
"- Mebr sein als scheinen!"
Muito Bom!!!

Paulo Felipe 22/02/2017

História fascinante! Realidade pertubadora!
Max foi um livro que logo de cara me chamou a atenção. Senti só de ler o título e a sinopse, que se tratava de um grande enredo. Porém ao iniciar a minha leitura, fui percebendo pouco a pouco que era muito mais que isso. Se trata de uma história fantástica e emocionante que ao mesmo tempo é perturbadora. Com diversos fatos históricos da segunda guerra mundial que se cruzam com a intrigante história de Max.

Ronaldo 29/03/2017

No início o livro é uma espécie de crônica da vida no lar das crianças Lebensborn, o local onde seriam criados os representantes da raça ariana pura, preparada desde o nsscimento para servirem ao Terceiro Reich. Max foi um personagem que em alguns momentos eu odiei, mas que muitas vezes me divertiu com sua narrativa. Na maioria das vezes com um ridículo tom de superioridade, em alguns momentos repleta de humor negro, em outras de uma inocência tocante. Uma criança condicionada a acreditar nos ideais do terceiro reich, e que acabou por se tornar uma caricatura dessa própria ideologia. Max se achava superior não apenas aos judeus, mas aos seus próprios colegas arianos. Acreditava ser o filho de Hitler. Tripudiava sobre a fraqueza de seus companheiros. Mas no fundo era uma criança sedenta de afeto, que nunca soube o que era ter um vínculo com outro ser humano, que usava sua couraça de arrogância para impedir que sua solidão abrisse uma brecha em sua alma. Até que com a chegada de Lukas, ao internato sua vida tem uma grande virada. O pequeno judeu, que tem as caracteristicas físicas de um ariano, opera uma grande mudança em Max. Nesse ponto, a narrativa também ganha um novo ritmo, deixando de ser um relato sobre a vida na "escola", para se desenvolver e ganhar mais ação. Pontuado por diversos acontecimentos históricos, o livro fica mais empolgante à cada capítulo. Uma obra que, acredito, agradará qualquer público.

Resenha completa no blog:

Ádila 12/12/2018

Que livro bom!
Uma escrita bem fluida, envolvente, história super original!
Mostra de dentro o programa de criação da raça " ariana pura", com um protagonista completamente doutrinado nessa loucura, mas que depois vai se afeiçoar ao Lukas, um menino polonês e judeu que tem o aspecto físico da raça ariana.

O personagem que gostei mais foi justamente desse judeu, ele é resistência pura! Konrad (Max) passará por alguns conflitos internos, aprenderá empatia, e ao final da guerra, verá que o mundo não é bem o que ele pensava ser.

Gostei muito de saber que Lukas foi inspirado numa pessoa real e que está vivo até hoje!
É um livro muito original e muito interessante. Recomendo!

Luizgustavo 16/11/2019

muito bom!!!! sem palavras!!!
Quem diria, um livro pouco divulgado e falado seria tão bom assim.Romance historico de alta qualidade,foi m carrossel de emoções lendo MAX, resumindo nota 10, em todos os quesitos, konrad, lukas, manfred, que personagens.

Carolina.Viegas 03/08/2020

Fantástico!
Que história incrível! Achei muito boa a narrativa pela visão do feto/bebê/menino. Chorei e me emocionei durante a leitura! Entrou para a lista dos meus livros preferidos.
Se paramos para pensar que o contexto histórico e concepção do projeto "Lebensborn" é baseada em fatos reais... chega a ser assustador! Recomendo muito!

larissa.queiroz 22/10/2020

Foge do convencional, do clichê, e do previsível.
Não houve nada neste livro, que eu esperasse acontecer.
Ele surpreende a cada nova trama.
A escrita te prende sem precisar dar muitas voltas em um mesmo assunto.
Ele trás mistério e resolução.
Que escrita gostosa de acompanhar, e
ao mesmo tempo chocante.
E sobre os personagens, muito bem desenvolvidos, e gostosos de acompanhar ???

Thais.Guerra 30/11/2020

Uma leitura bem rapida se tratando do conteúdo apresentado. Confesso que o tipo de escrita nao me agrada mt, sei q o intuito era p facilitar e dar o olhar de uma criança nesse assunto pesado mas EU nao curti. Comecei o livro sem vontade nenhuma e mesmo assim li bem rápido, a escrita é bem fluida e com uma linguagem bem facil de entender tudo q esta acontecendo. Gostei da autora explicar varias coisas e assuntos de um jeito didático, sem ficar enfadonho.No começo, achei mt cômico e vergonhoso o bebê pensar tudo isso, o bebê sabe mais q td mundo?Kksk Mas conforme ele vai crescendo a escrita parece msm q é uma criança vivendo isso daquela forma naquele período. Nao sei explicar mas as partes pesadas, tipo qnd alguem morre sao tratadas com tanta naturalidade, como algo tão rotineiro q só depois q cai a ficha do q realmente aconteceu. Foi uma leitura fora (em uma distância quilométrica) da minha zona de conforto, me abalou e fiquei e ainda estou pensando no que eu li. Agora, eu n sei se me deixou abalada o livro em si ou as coisas que aconteceu durante a guerra, de qualquer maneira nao recomendaria esse livro pq nao foi prazeroso de ler nem informativo, foi angustiante. Mas nao teria como eu achar um livro que mexeu tanto cmg tao ruim assim, por isso vale pelo menos 3.5 estrelas.

Emília 09/12/2020

Brutal
É cheio de brutalidade e violência. Maldade humana e crueldades. Quem tiver estômago, recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4