A Arte de Inventar o Amor Kristan Higgins

Resenhas - A Arte de Inventar o Amor

Sueli 02/07/2016

A Arte de Invertar o Amor
Incrível, hilário, viciante! Enfim, um livro delicioso!
Lizzy 02/07/2016minha estante
Eu também amei!! rs fico rindo só em pensar no livro =)

Sueli 06/07/2016minha estante
Lizzy, estou com vontade de ler tudo outra vez! Eu adorei!!!!!

Leila 07/07/2016minha estante
Também adorei. Ri demais!

Sueli 07/07/2016minha estante
Leila, foi o seu comentário que me fez ler essa maravilha, querida. Muito obrigada pela dica! Bjssssssss

Adriana.SzT 21/10/2018minha estante
Estou procurando livros engraçados e sua resenha me convenceu a ler este ;D

Lucimar 02/04/2019minha estante
Em minha lista peguei e comecei e agora vou terminar. Já leu Tirando el anzuelo? também divertido...

Jessica A 03/07/2016

Que delicinha de livro *-*
Como esses dias estava com o encosto da ressaca literária grudada no meu 'ser', fiquei dias sem conseguir ler nada, começava, parava, colocava pra escanteio... mas, eis que me deparei com esse livrinho aqui e finalmente esta bosta saiu de mim \o/

Eu nunca ouvi falar nessa autora, então estava super animada pra conhecer algum livro dela e gostei muito, confesso que tive alguns probleminhas durante a leitura, mas nada que me atrapalhasse ao ponto de eu não gostar.

Aqui temos a história da Grace, que perto do seu casamento o seu noivo termina o relacionamento entre eles para ficar com a sua irmã caçula, a Natalie. Pra que as pessoas deixem ela em paz, se toquem que ela está bem e "seguindo" em frente, ela inventa um namorado de mentirinha. Mas, muita coisa acontece por causa dessa mentirinha nada básica.

Grace é muito doidinha e divertida, junto com seu cachorrinho peculiar, sua família bizarra e seus amigos pirados, já imaginam como o negócio ficou uma loucura né?! Sem falar no Callahan O'Shea, ui ui ui adorei esse mocinho *-*

Achei a primeira metade do livro um pouco arrastada, senti que a autora deu uma enroladinha básica nas divagações da mocinha, mas já na segunda metade a história flui mais e foi bem melhor. Eu até queria que tivesse o POV do Callahan, saber o que ele pensava sobre a Grace.

Já as ressalvas que eu tive perante a este livro foi que em certos momentos a Grace foi um tanto preconceituosa com o Callahan, por ele ser um ex-presidiário, ela e os outros personagens em certos momentos o julgava muito mal. Outra coisa foi a Natalie, a irmã caçula da Grace, a achei um pouco egoísta com a irmã, analisa a situação: O ex-noivo da Grace termina com ela poucos dias antes do casamento e fica com a Natalie e a própria ainda quer que a Grace vá ver coisas do casamento, vestido de noiva, ir no jantar do pré-casório, ahhhhhhh eu não iria gostar não. Ok, que ir a alguns momentos até rola, mas em todos, dá não, Grace foi altruísta até demais. Sem falar, na avó Mémé, ahhhhhh ela me irritou diversas vezes!

Fora essas coisitas, eu gostei muito do livro!

Se recomendo?! Sim, uma leitura rápida e bem divertida.
Nota: 4
Tainara 04/07/2016minha estante
Eu também amei!!!!! Agora estou lendo Os Reis de Bourbon, a capa é bem sugestiva.

@gataleitora 05/07/2016minha estante
eu gostei também que curou minha ressaca, mas tinha horas que sentia vontade de esganar grace....arf

Jessica A 06/07/2016minha estante
Nem fala Tai, adorei! :D Ahhhh depois me fala se tu gostou desse da Ward!

Jessica A 06/07/2016minha estante
Mylena, sim! A minha tbm! Melhor escolha que eu fiz :D Nem fala, ela é muito doida kkkkkkkkkkk

Jana 15/07/2021

Perfeitinho
Não consigo nem me expressar... Achei esse livro sensacional. Lembrei bastante do filme Doce lar, pois lá também aparecem encenações da Guerra Civil. Adorei o modo como a autora desenvolveu a história... foi fofa, engraçada, sexy, além de ter um draminha de leve. Também achei a escrita muito gostosa! Sempre que pegava pra ler pensava "só mais um capítulo e vou dormir" hahaha Gostei demais do final. Que pena que não tem mais livros dessa autora em português... com certeza leria. 5 estrelas e favorito.
Vanessa.Wisniewsky 15/07/2021minha estante
Também queria mais livros dessa autora no Brasil!

CALINE 15/07/2021minha estante
Você conseguiu chamar minha atenção.

Cinderelas Literárias 16/06/2016

Comentários da Mari
Acabei de ler um livro realmente ótimo. Depois de quatro livros inacabados, este é daqueles que nos prendem. Um livro sobre amizade, amor, família, crescimento, amadurecimento, escolhas de vida, carreiras e preconceitos. Um pouco de tudo, mas de forma leve, num romance fofo, mas que faz a gente pensar. Realmente gostei muito deste chick lit. 5 estrelinhas!

A capa do livro sugere um romance adolescente, mas os protagonistas são jovens adultos de 25 anos aproximadamente, e a sinopse deixa a entender um romance meio pegador, quando na realidade é muito mais um drama. Ou seja, é um livro surpreendente, envolvente, verdadeiro, com sentimento.

Grace, a protagonista mora numa cidade do interior dos EUA, é professora de história numa escola particular e não tem namorado.

Num casamento de uma prima, tem que inventar um namorado fictício por que a pressão da família fica muito forte, e a mentira vai aumentando cada vez mais. Mas não posso contar muito, por que senão seriam muitos spoillers. Só posso dizer que a irmã dela vai casar com o ex-noivo da Grace, tem um amigo gay que ajuda ela, uma família louca que ela passa o tempo ajudando, um ex-presidiário envolvido, um vizinho gatérrimo, e muitos bailes da terceira idade, kkkkkk. Mais que isso tenho que contar a história e aí termina a graça do livro! Leiam, eu amei.

site: www.cinderelasliterarias.com
Janise Martins 30/06/2016minha estante
Estou lendo esse. Ainda estou no comecinho, mas estou gostando.
Já quis dar uns tapas no Andrew e na Nat, que irmã sem "código" hehehe e já deu umas risadas.
Gosto da Grace, mas queria saber porque a bichinha é tão azarada com homem!
Gostei do seu comentário
Bjoo

Sereia.literaria 25/10/2021

Autora: Kristan Higgins
HarperCollins Brasil
336 páginas

Sinopse: Grace apenas criava o homem ideal et voilá! Ficava amiga das meninas mais populares da escola. Quando começa a ser cobrada pela família para arrumar um marido, Grace anuncia em alto e bom som que tem se encontrado com alguém maravilhoso, bonito, alguém completamente ilusório! Mas desta vez é convocada a apresentar o novo pretendente em carne e osso.
Callahan O' Shea, vizinho de Grace , é totalmente o oposto do "senhor perfeito" renegado e com passado que o condena, ele não se encaixa nos devaneios dela.

❤️ Grace é professora de história da escola Manning , ela adora a Guerra Civil Americana, e ama sua profissão de paixão. O que não agrada muito seus pais , pois a profissão não é bem remunerada, isso é verdade. Mas amor é amor.
Andrew abandona Grace 3 semanas antes do casamento. ( Babaca)

❤️ Jim e Nancy Emerson tem três filhas ,Grace a filha do meio, Margs a mais velha , uma advogada bem sucedida, que seguiu os passos do pai , é casada com Stuart , Natalie é formada em arquitetura, e já é bem sucedida na carreira também. Nancy faz arte soprando vidro. Grace faz qualquer coisa pela felicidade da irmã caçula.

❤️ Em um jantar em família onde os Emerson estão reunidos , inclusive a avó paterna Mémé, Grace se encontra em uma saia justa, para fugir da situação de sempre ser o patinho feio, a coitada, sem marido, sem vida social, ela anuncia que está saindo com Wyatt Dunn , um cirurgião pediatra, perfeito, lindo, romântico, um príncipe encantado. (Suspiro)

❤️ E aqui vai nossa heroína com uma boa dose de criatividade, e um amigo como Julian , que topa tudo para ajudar a melhor amiga. Julian também está a procura do namorado perfeito . E nessa vamos embarcar em encontros feito via internet, já imaginou? Muitas risadas. Ah!!! Tem Angus o cãopanheiro de Grace, que criaturinha mais adorável, ele é motivo de momentos hilários.

❤️ E o vizinho Callahan ou simplesmente Cal , lindo, maravilhoso, gostoso, solteiro. Amo Cal .
Adoro Margs com suas respostas rápidas, sua mente afiada, seus olhos revirando com histórias sobre Wyatt Dunn de Grace.
Grace é um coração enorme. Natalie tem um apelido que Grace deu a ela, porém eu compartilho da mesma opinião de Margs.

❤️ Esse livro tem muitas reviravoltas, e a autora narra as aventuras e deventuras de Grace, Margs, Cal , Julian, Mémé a vovó que eu achei que merecia umas verdades na cara. Stuart que eu também quiz bater na cara dele. Não posso culpar Grace por seu preconceito com o passado de Cal , mas devemos sempre dar a oportunidade da pessoa se pronunciar ,para conhecermos a verdade. Pois a verdade os libertará.
Grace lavou a alma de todas nós. E Nancy parabéns .

❤️ O livro é muito fofo , ele fala sobre superação, aceitação, confiança, perdão, verdade.

⭐⭐⭐⭐⭐

site: @irmandadeliteraria
Sereia.literaria 04/05/2022minha estante
Esse livro é tão fofo e gostoso de lê ?.

Laura 10/08/2017

Emoções ambígua!
Emoções ambíguas. Essa é a palavra perfeita para definir meus sentimentos por esse livro. Comecei gostando muito, depois de alguns capítulos detestei. Mais capítulos e passei a gostar novamente e por ai foi quase que até 80% do livro nesse ama e odeia, até passar a amar totalmente. Tudo isso basicamente por conta da personagem principal, Grace Emerson. Ela é engraçada, gentil, altruísta, romântica um dos personagens mais criativos que já vi. Mas na minha opinião é também uma idiota de primeira. Serio! Teve momentos que eu queria entrar no livro e dar uns tapas nela. Eu sei que sou um pouquinho agressiva (mais só um pouco gente! risos!!)
O problema é que a família da Grace abusa da criatura, ela deixa e depois fica com o velho e bom mimimi sou uma coitadinha. E é justamente por esse excesso do mimimi que não dou 5 para o livro. Para fechar a resenha me vem a mente 3 frases feitas e populares que combinam perfeitamente com esse livro.

_ Não se deve julgar um livro pela capa (e essa serve para a capa propriamente dita que achei horrorosa e para um dos personagem)
_ Mate-os com bondade.
_ Justiça divina vem a cavalo
Bia 23/08/2017minha estante
Exatamente!

Tayna 17/05/2016

Que livro!!!!!

A Arte de inventar o amor é um livro leve, divertido e que aborda as diferentes formas do amor.
Grace é uma jovem professora de história que tem sérios problemas quando o assunto é relacionamento, recém deixada pelo noivo e ouvindo críticas de seus familiares, decide inventar o amor perfeito.

Quem nunca idealizou um homem ideal?

Wyatt Dunn é lindo, perfeito, médico, carinhoso, mas só existe na cabeça de Grace, se tornando sua válvula de escape em um universo onde ser solteira aos 30 é imperdoável. Mas é o vizinho irlandês gato e musculoso, Callahan O'Shea, impetuoso, mal humorado e ex-presidiário, que conquista o coração de Grace e a deixa dividida entre o real e o imaginário.

Meu Deus, que escrita fantástica tem Kristan Higgins!!!
A autora escreve de forma realista, engraçada onde tudo flui como deve fluir, nada forçado ou apressado, a história caminha por si e o enredo é de se encolher tamanha a Fofura.

Val Riet 11/06/2016

Foi esta frase que me fez comprar o livro e não me arrependi. Devorei em uma noite. É um livro leve, mas que aborda dramas bem comuns vivenciados por muitos.
Grace é professora de história, ajuda em um lar de idosos, adora encenar batalhas antigas e foi deixada pelo noivo dias antes do casamento e desde então ela não teve mais nenhum relacionamento. Ela tem uma família esquisita (quem não tem?) e eles vivem atormentando-na por causa disso. Ela terá que comparecer ao casamento da prima e sabe que será interrogada, então resolve (de novo) inventar um namorado (coisa que ela fazia desde a adolescência). Wyatt Dunn é médico pediatra, lindo, incrível. Pena que só exista na imaginação fértil de Grace. Com a ajuda de amigos ela consegue enganar a família, que fica feliz por este relacionamento.
É então que ela vê alguém, tarde da noite, espionando as janelas da casa vizinha que está abandonada. Grace então decide resolver o problema e quando o "ladrão" bate à sua porta ela o ataca com um taco. Para sua surpresa ele é o novo vizinho e para alegria geral é lindo, musculoso e muito gostoso. Pena que ela viva dando foras com ele.
Logo ela descobre que ele é ex-presidiário, irlandês e extremamente mal-humorado. E que acredita seriamente que ela tem um namorado.
Ela sente atração pelo vizinho, mas também tem medo de se envolver com alguém que acabou de sair da prisão, então resolve sair com caras que conheceu em sites de relacionamentos. Cada um é mais bizarro que o outro e ela acaba se aventurando no gramado do vizinho... Neste meio tempo precisa resolver seus problemas familiares, aturar suas irmãs mimadas e sua avó louca, o ex-noivo indeciso e sacana, uma colega de serviço vaca e lidar com alunos que não estão nem um pouco interessadosem aprender.
O livro trata de muitos assuntos, mas principalmente de relações familiares, de amores idealizados e sites de relacionamentos. É uma leitura fácil e divertida, mas também te faz pensar... É o segundo livro que leio da editora e pressinto que ela se tornará uma das minhas "queridinhas". Grace sabe que precisa acabar o relacionamento (de mentira) antes que as coisas saiam do controle, mas como terminar com alguém tão incrível?
Ela sente atração pelo vizinho, mas também tem medo de se envolver com alguém que acabou de sair da prisão, então resolve sair com caras que conheceu em sites de relacionamentos. Cada um é mais bizarro que o outro e ela acaba se aventurando no gramado do vizinho... Neste meio tempo precisa resolver seus problemas familiares, aturar suas irmãs mimadas e sua avó louca, o ex-noivo indeciso e sacana, uma colega de serviço vaca e lidar com alunos que não estão nem um pouco interessados em aprender.

site: http://feitadelivrosesonhos.blogspot.com.br/2016/06/a-arte-de-inventar-o-amor.html

Marcada pelos Livros 29/03/2024

Amor inventado ??
Gostei da leitura, é divertida e encantadora os personagens são cativantes e interessantes!!! Mas esperava mais pelo título ???

Leilane 30/06/2016

Kristan Higgins traz uma história cheia de nuances e momentos apaixonantes em “A Arte de Inventar o Amor”
Grace sempre inventou namorados para passar por momentos estressantes: impressionar amigas, evitar homens indesejados, não ter de se preocupar em ter um relacionamento de verdade em determinados momentos etc. De certa forma, é sua válvula de escape, tira a pressão externa e cria uma sensação reconfortante. Ela não esperava usar mais isso depois de tantos anos, mas quando a família começa a pressioná-la por sua atual solteirice, ela inventa um namorado perfeito. Mas diferente de antes, a família quer muito conhecer esse homem e a pior parte é que talvez ela tenha conhecido um homem de verdade que não é “o cara perfeito”, mas sem dúvidas a faz sentir como nunca se sentiu, seu vizinho, Callahan O’Shea. Será que o ela precisa desistir deste conceito universal de perfeito e escolher quem é perfeito para ela?

Acho que todas as pessoas já idealizaram um parceiro em algum momento de suas vidas. Dependendo da situação, alguns podem até terem usado este ser fictício em benefício próprio, tanto para tirar alguém do pé, como para se sentir melhor ou superar um relacionamento anterior, e por aí vai. A Grace leva isso para um patamar bem sério e consegue enganar quase todo mundo, ela passou por uma situação bem difícil e isso repercute na sua dinâmica familiar até hoje, por isso ela tem de encarar com firmeza para que sua família não sofra, algo que ela sempre evitou, por sempre preferir vê-los felizes.

Gostei do livro, ele trabalha bem estereótipos no que diz respeito a mulheres, principalmente que para ser feliz é preciso fazer um bom casamento com um homem bonito, educado e com uma profissão estável. A família dela me irritou muito com essa insistência absurda, aliás. Outro fator bem legal que a história transmite é que amor é bem relativo, você pode achar que o encontrou, mas pode haver obstáculos no caminho que você nem imaginava, e por esse lado o livro me surpreendeu, pois deu um toque de realismo que eu não esperava.

Uma coisa interessante é que este livro foi publicado em 2009 e é peculiar observar como as coisas ficam datadas, Grace se refere ao celular com sistema Blackberry e mais outras maneiras de se referir a comunicação que entregam que o livro já tem alguns anos, então fico feliz que a editora HarperCollins Brasil está preocupada em trazer boas histórias e não só os últimos lançamentos

Acho que o meu favorito do livro é o Callahan, ele foi obrigado a reconstruir sua vida depois de algo que a mudou para sempre. Mas também adorei a paixão que a Grace tem pela história, por ensinar e por sua família. E eu me diverti muito com as interações entre os dois, em cada encontro, desde o primeiro momento, dava alguma coisa errada, até o cachorrinho da Grace atacava o Cal o tempo todo, mas cada um foi deixando os próprios preconceitos e primeiras impressões de lado e foram se aproximando cada vez mais.

O livro tem uma série de reviravoltas e trabalha bem os personagens secundários que variam de cativantes a irritantes, mas todos bem interessantes. Eles levam vidas tão normais que acabam sendo complexas. A minha vontade é de contar todas as nuances dessa vida normal, mas nem um pouco pacata que eles levam, mas foi tão bom ir descobrindo essas camadas da história que só dá para ficar a dica: leiam!

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2016/06/kristan-higgins-traz-uma-historia-cheia-de-nuances-e-momentos-apaixonantes-em-a-arte-de-inventar-o-amor/

Tainara 03/07/2016

Divertido e engraçado!
Bom antes de tudo nunca tinha lido na da Kristan e realmente gostei, escrita fluida e engraçada e divertidíssima.
Nesse livro iremos conhecer a Grace e sua familia, seu ex-noivo que será seu cunhado futuramente, um cachorro fofo, um vizinho delicioso e uma vovó muito louca!!!!!!
Antes de falar mais uma coisa tenho que dizer de tanto rla inventar e nao é que o Wyatt apareceu? Ai fiquei oensando "se fosse para ser ela teria ficado com ela, mas a vida e assim, ela do nós da o que realmente merecemos". Eu amei quando o Wyatt surgiu e veio do lugar que ela e eu menis esperávamos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Basicamente ela nao "inventou", ela apenas nao sabia que existia tao perto dela.
E outra eu achei o Callahan meio apagado, pensei que ele iria interferir mais na estória ou aparecer mais, sei lá, pensei que ele teria mais presença de espírito. Eu o acheio meio vago na estória.
Basicamente só isso a reclamar...
Como quem lê minhas resenhas sabe que eu nao dou muito detalhes dos livros mas exponho muito minhas opiniões.
Bom esse foi um livro que me surpreendeu pelo fato de ter um ex-presidiário como mocinho de uma estória de comédia. E a lição que ele passa é simples e clara, quanto mais você mente mais você de embola e lembre-se todo mentira tem pera curta, mais cedo ou mais tarde você será descoberta. E mais outra, essa lição foi a que mais marcou, nunca tente agradar tido mundo, pois todo mundo nunca será agradado ou satisfeito.
A redenção dela foi uma das melhores partes. Ela teve que perder um grande amor para ver a verdade bem na frente dela, para cair na real e se colocar em primeiro lugar independente do que todos diriam. Gostei muito, palmas para ela, amei a Grace em todos os sentidos.
De primeiro momento achei ela meio preconceituosa com o vizinho gostoso por ele ser ex-presidiário, mas depois pensando bem, quem não ficaria com receio? Com medo? Ja que nao sabe o que ele fez. Só a palavra já dá um mefo por si só, uma tensão, uma coisa estranha. E o "preço" que ela pagou pelo preconceito dela foi bem pago. E teve outra essa coisa de sempre querer ter alguém e coida e tal, parecendo até que iria morrer de por acaso nao tivesse um homem, foi bem chatinho também, mas isso foi o que deixou o livro com um tom mais cômico.
Basicamente eu amei o livro todo, amei os corações no início de cada capítulo, a letra que achei bem pequena, mas não chegou a incomodar tanto, não achei nenhum erro de revisão e o que dizer da capa? Muito linda e fofa e te faz querer comer o livro de tão fofo e doce.
Amei os personagens que vieram como complentares, a irmã Margs, a vovó Mémé, o pai, a mãe com dua esculturas doidas, o relacionamento de todos, uma coisa tão família. No início fiquei meio incomodada com a Nattie, mas para o fim da estória conseguir engolir ela melhor.
O livro esta super indicado, espero que quem leia, goste tanto quanto eu gostei.

Tai 06/07/2016

Sei lá...
Eu teria gostado bastante se a trama não fosse tão machista.
Tem uns personagens engraçados e uns diálogos legais, mas já li histórias de época onde os personagens eram menos machistas.

Hay 29/08/2016

Amei !!!!
Um livro fofo e engraçado ao mesmo tempo e muito viciante não conseguir parar de ler

Rafaela Regis 29/08/2016

A Arte de Inventar o Amor - Kristan Higgins
Lá estava eu mais uma vez em busca de um romance mulherzinha para desopilar e eis que me deparo com essa capa!! Sim! Bem tipo pichação de cartaz mas que ficou um barato!

A Arte de Inventar o Amor de Kristan Higginsme cativou logo de cara pela capa, mas quando li a sinopse me rendi sem vergonha nenhuma e caí na leitura muito emocionada pelo que eu ia encontrar.

Quem nunca inventou um namorado fictício, que jogue a primeira pedra! Sim, nós leitoras temos vários namorados fictícios que se pudêssemos tirar das páginas dos livros, a fila ia ser enorme para ver quem ia ser a primeira a ter esse privilégio.

Grace é uma mulher que tinha tudo nas mãos, estava noiva do homem que amava, uma casa linda e mobiliada do jeitinho que ela queria, casamento marcado, vestido comprado, enfim tudo pronto para o dia "D", até que um percalço aparece e tudo vai abaixo! Sim, o que aconteceu foi o que nenhuma noiva deveria passar! Grace soube praticamente as vésperas do casamento que seu noivo não a amava mais, e sim que estava loucamente apaixonado pela sua irmã caçula!

Mas calma!! Grace conseguiu se reestruturar e seguir em frente, pois na separação ficou com a linda casa que ela havia escolhido, mas isso não quer dizer que a relação ficou estremecida com os familiares, e para piorar o livro já começa num casamento, não o da irmã mais sim o de uma prima, o que não quer dizer que os olhares de piedade para ela são poucos e para completar a irmã está lá com o seu ex noivo!

No entanto para a sua felicidade ou infelicidade, depende do ponto de vista, ela acaba criando um namorado fictício para que as pessoas deixem de ter pena dela, porém o destino da o seu jeitinho e eis que seu novo vizinho, Callahan O'Shea, é um gato com um passado conturbado, porém não impede que a paixão floresça entre eles.

A Arte de Inventar o Amor é um livro que nos fala claramente que para o amor não existe perfeição e não importa qual seja o seu tipo ideal, mesmo que você só sinta atraída por morenos altos de olhos claros, vai que o destino lhe arrume um baixinho loiro de olhos castanho, afinal... nunca se sabe.

Claire é uma mulher que pelo que se descreve parece ser insegura, mas o pior é que não, ela sabe muito bem o que quer, no entanto não gosta de ficar para trás em nada e por isso inventa lindos namorados para fazer inveja as amigas ou até mesmo aplacar os instintos casamenteiros da mãe.

Callahan é um homem que já sofreu muito com mentiras dos outros que acabaram sobrando para ele, e sim, nada disso foi legal porque ele acabou pagando por algo que ele não fez!

Callahan e Grace se tronam um casal improvável mas com toda a química que se tem direito, mas quando ele descobre esse pequeno detalhe sobre ela, coloca todo esse amor em cheque.

Um romance fofo e cheio de clichês com um final diferente e adorável, sim aqui não é mais um dos finais que prevemos logo de inicio, sim os dois terminam juntos mas o que acontece até que isso aconteça é que dá todo o charme ao livro. Recomendo!

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2016/08/a-arte-de-inventar-o-amor-kristan.html

Lizzy 07/09/2016

Eu AMEI esse livro! Foi uma leitura refrescante e divertida. Grace, a heroína, é uma graça. Altruísta, doce, romântica e também completamente louquinha. Ela mente boa parte do livro, e de uma forma absolutamente criativa, o que faz jus ao título, uma verdadeira arte. Ela inventava namorados namorados fantasiosos e durante a leitura compreenderemos os seus motivos, ainda que não venhamos a concordar com eles. A família da heroína é completamente insana. Morri de rir com a “arte” da mãe de Grace, que adorava os órgãos femininos, criando os apetrechos mais inusitados. Fiquei encantada com o amigo Julian, todo mundo merece ter um Julian em suas vidas. E a avó maldizente, bizarra. Agora, vamos combinar, a Nat é uma irmã prá lá de sonsa, ainda bem que ela recebe uma grande lição de vida. Quanto a Grace, ela queria um homem perfeito e recebe um presente magnífico. Vocês não imaginam o quando ela foi sortuda. Só lendo para saber. Ah, o mascote da Grace, esse é impagável e rouba boas cenas do livro.