Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Stonehenge foi o primeiro livro do Cornwell que eu li e eu gostei muito. O tema facilita, uma vez que sou fascinada pelas pedras e tenho muita vontade de vê-las ao vivo.Nesse livro, Cornwell dá sua visão sobre a construção do círculo de pedras.
A história começa com a chegada de um forasteiro ao povoado de Ratharryn e em sua posse são encontrados triângulos de ouro. A partir daí, os três irmãos Saban, Lengar e Camaban lidam a sua maneira com esse ouro, que é considerado um presente do deus Slaol (Sol). Vemos então a cobiça, a inimizade com a tribo vizinha, Cathallo, que cultua Lahanna (Lua) e como os deuses norteiam a vida das pessoas dessas tribos. A trama leva os personagens até lugares longínquos para então ter seu ápice novamente em Ratharryn.
Muito interessante essa versão para a Stonehenge, conseguimos visualizar a montagem das pedras.
É também fantástica a descrição de Cornwell dos costumes, com seus cultos aos deuses, sacrifícios para aplacar a ira, rituais, inimizades entre tribos, casamentos arranjados, enfim, ele fez uma bela pesquisa sobre como era (ou como achamos que era) a vida nessa época.
Para os fãs das descrições de batalhas de Cornwell, acho que esse livro será uma decepção, visto que não há grandes conflitos descritos no livro. Aqui as armas são os feiticeiros/sacerdotes que manipulam as mensagens dos deuses e não lanças e espadas.
Mas acho que vale muito a pena ler, a história é fantástica e dá mil reviravoltas até o clímax. Leitura recomendada!

Ed.Costa 14/11/2020

Mais uma obra prima do autor
Um livro intrigante... uma narrativa empolgante... mais um livro imperdível de Cornwell. Recomendo!!!

Rafael 29/01/2010

Sinto apenas uma coisa quando leio um livro de BERNARD CORNWELL: inveja. Daria um braço para escrever como esse cara. Sempre os adjetivos certos, nos momentos certos, da maneira mais apropriada. Minha paixão pelo mito de STONEHENGE me fez comprar este livro sem nem ao menos saber do que se tratava. Eu sou assim, meio doido quando o assunto é um livro inédito, hehe.
Adorei. Boa história, bons personagens. Final I N T R I G A N T E !
Vale a pena conferir, pessoal!

Julia 29/07/2013

STONEHENGE
Bom, quando uma coisa grandiosa está para ser feita, normalmente é para chamar a atenção de gerações de homens e uma legião de deuses e espíritos... E grandes obras revelam grandes histórias (e "Stonehenge" até me lembrou "Os pilares da terra")- onde alguns pedem obras divinas, em nome de deus, para prestígio próprio - e isso não parece acabar bem na maior parte das vezes.

o mundo que vivemos não parece distante do mundo de nossos antepassados, ainda somos muito supersticiosos e costumamos observar acontecimentos como sinais.
É incrível perceber como ainda almejamos que o mundo mude, que não haja mais dor, nem fome, nem inverno (e por morar em um país tropical, acho que nem este verão que temos por aqui)!
Esta semana o Brasil recebeu a visita de uma figura religiosa, enquanto eu devorava as páginas de Stonehenge e quase não assisti televisão... mas sei que esta visita encheu o coração de muitas pessoas, que acreditam que o mundo pode mudar com obras grandiosas, e que deus pode vir até nós um dia.

Cornwell encheu meus pensamentos e sonhos com seu livro! Acolhi um personagem favorito e chorei por ele e com ele...
acho que acabei puxando cada uma daquelas pedras também, só pra ver aquele tormento acabar...

Termino aqui com uma das frases de Hengall que ele diz no início do livro para o filho Saban (meu personagem favorito)
"[...]ser chefe não significa que possa fazer o que quer. As pessoas não sabem disso. Elas querem heróis, mas os heróis fazem com que seu povo seja morto. Os melhores chefes sabem disso. Sabem que não podem transformar a noite no dia. Eu só posso fazer o que é possível, nada mais. [...]" (Hengall)
Joviana 29/07/2013minha estante
Genial Ju!! Ameeeeei muito a resenha!!!

Myke 29/07/2013minha estante
Excelente!

Julia 08/03/2016minha estante

_Wesley_ 07/05/2022

Leite de pedra
Que Bernard Cornwell é um exímio e cativante escritor está mais que estabelecido por suas famosas obras. Em Stonehenge ele tira leite de pedra, sendo notável em alguns momentos no decorrer da trama. Famoso por suas cenas de batalhas, Cornwell se abstêm desta premissa, o que o expõe a um estilo diferente do seu habitual e assim busca preencher lacunas históricas que até hoje são mistérios. A dificuldade de se construir o templo é muito bem passada, mas seu personagem principal é muito apático não fazendo o leitor vibrar com suas decisões. Talvez o livro seja maior que o necessário, sendo sua terceira parte quase uma repetição da primeira. De todo modo Cornwell escreve muito bem e mesmo com essas dificuldades citadas, sua nota histórica sempre é uma recompensa surpreendente e enaltece sua obra.

Diocely 06/07/2020

Comecei a ler Bernard Conrwel por conta de uma série e amei... este livro no entanto precisei de um pouco de boa vontade, cheio de detalhes a narrativa as vezes era cansativa, mas a história em si é boa e vale a pena insistir.

Taíla 01/09/2020

Uma ótima primeira leitura de Cornwell
Bernard Cornwell, um autor que sempre ouvi falar, mas ainda não tinha tido contato. Mais um dos que estavam na minha lista de desejos literários. Sempre ouvi falar da série Crônicas Saxônicas e das Crônicas de Arthur, o Stonehenge eu tive o prazer de encontrar em uma troca de livros do Sesc Caxias e sem pensar duas vezes escolhi levar. Não era um dos livros que eu havia ouvido falar, mas só de conhecer a escrita do autor já estaria valendo a pena.

E não é que valeu mesmo?

Preciso admitir que nos primeiros capítulos pensei que seria uma longa leitura, porque, Ó MEU DEUS, o homem descreve absolutamente tudo, o rio, o chão, os morros de terra que eu não entendi a geografia até agora, e tudo nos seus mínimos detalhes.

Isso me trouxe uma reflexão, vocês já notaram como estamos mais impacientes para tudo? Queremos pular o que achamos demorado ou chato e queremos só o lado bom de tudo, queremos ir direto ao que interessa sem a menor paciência de curtir o caminho. Pois bem, esse livro foi para mim um exercício de ter paciência e curtir a jornada. No início admito que tive que colocar uma meta para ler um capítulo por dia para não perder o ritmo e que rolava um soninho. Mas, depois que a coisa andou, meus amigos, foi tiro, porrada e bomba e não consegui mais largar o livro até terminar.

Cornwell cria uma história de como teria sido criado o monumento (podemos chamar assim?) Stonehenge. E gente, que história, achei tudo muito redondinho e montado para explicar o porquê de o local estar como está hoje. Depois que passamos da fase de descrição avançada, temos aventura, traições, magia, lutas, um cidadão que só se ferra, mas é o meu mocinho, dá licença.

Os três irmãos que a história nos apresenta e que são o centro da história têm posições e aspirações diferentes em sua tribo, não sabemos o tempo em que tudo aconteceu, mas foi há milhares de anos pelo tempo que temos as pedras no seu lugar. As vestimentas, superstições e costumes são de épocas que vieram antes da escrita, tive que pesquisar o que eram alguns animais a que eles se referiam, mas no geral a linguagem é bem acessível.

As superstições das tribos envolvem a natureza e os elementos eram vistos como deuses e eles eram adorados de diferentes formas por cada tribo, com diferentes templos e tradições. Tentar unir os deuses do sol e da lua foi a missão que levou a todo o desenrolar da história, tendo ainda como pano de fundo a disputa pelo poder de um dos irmãos que se voltou contra o próprio pai.

Claro, que estamos falando total ficção, mas olha, se me dissessem que tinha sido desse jeito eu até acreditaria, mas acho que ficou até melhor do que a história original, que até hoje é um mistério. Então não tem como saber, né, minha filha.

Quando terminei a leitura realmente fiquei satisfeita com o que conheci e com certeza vou querer ler outras obras do autor. Você já leu alguma obra do Cornwell? Me conta o que você achou.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-stonehenge

Douglas 05/08/2013

Razoável
Eu li Stonehenge depois de ler duas séries de Cornwell (A busca do Graal e As crônicas de Artur).
Comprei o livro por ser justamente deste autor fantástico, que escreveu de forma magnífica as séries que eu citei.
Parecia ser um livro interessante, afinal, Cornwell criou uma história sobre este grande enigma da humanidade.

Mas o fato é que o livro está em um degrau abaixo das séries que eu falei anteriormente.
Ao contrário de grandes batalhas, este acabou sendo, na minha opinião, um livro sem sal.
O livro oscila bons e maus momentos. Tem horas que a história engessa. Você vira as páginas e a história não flui, fica chato, monótono, extremamente cansativo. Daí algumas páginas adiante a leitura volta a ficar boa, mas pra frente, cai de novo, depois volta a ficar boa, e assim vai.

Mas é claro, tudo isso pode ter acontecido porque eu comparei o livro com outras séries deste autor. Não sei. Mas o fato é que quando eu terminei a leitura, fiquei com a sensação que o livro deixou a desejar. Uma pena para um grande autor como Bernard Cornwell.

Mas é claro que isto é apenas a minha opinião. Você pode ler e gostar. Ótimo. Seja feliz!

Um abraço e meu respeito a todos.

Paula1735 21/03/2022

Bernard Cornwell é sempre sinônimo de boa leitura.
Não dei mais estrelas para esse livro, pois para mim, ele não foi tão formidável como outras obras do autor, mas é inegável que é um bom livro e como Cornwell é genial para desenvolver seus enredos, mais uma vez Bernard me tira de uma ressaca literária.

O nome do livro já diz tudo, vamos acompanhar a construção do Stonehenge. Como Bernard é um escritor de romance/ficção histórica, é de se imaginar que ele fez muitas pesquisas sobre o assunto antes de escrever o livro e nossa como é gostoso ler as notas históricas de seus livros e ver se onde ele tira suas inspirações para descrição da ambientação e personagens.

Na nota histórica dessa obra, ao saber que estima-se que o Stonehenge foi feito por volta de 4000 a.c. onde todo o estudo da época foi feito através de pesquisas arqueológicas, só deixou o enredo mais incrível e rico, pois Bernard Cornwell tem uma narrativa que me prende ao ponto de me perguntar "será que as coisas eram feitas assim mesmo?!", apesar de termos alguma cenas lutas por território (sempre muito bem descritas), cenas de morte e sacrifício aos deuses, grande parte da história é contando sobre a trajetória de Saban, desde o jovem que só queria passar na prova da sua tribo para se tornar "homem" até o velho Saban e tudo que passou para construir o templo para os deuses.
Em muitos momentos o ritmo da narrativa era quebrada, para voltar o foco na contribuição do templo, o que fez pra mim, com que a nota do livro não fosse maior, mas esse foco na construção é totalmente compreensível, visto que é Stonehenge o título do livro.

Se você é fã desse autor, pode pegar esse livro sem medo, se você só gosta de ficção histórica, leia sabendo que é um livro mais lento, com muita descrição a respeito do que fazer para conseguir construir o grande templo que gerações depois ainda encontra-se de pé.
Will 21/04/2022minha estante
Achei engraçado a capa do livro , o nome do autor está em maior destaque , deixando o título da obra em segundo plano.
Achava que os alienígenas tinha feito esse templo. ?
Massa a resenha , parabéns.

Patrícia 19/08/2009

Definitivamente não é um dos melhores de Cornwell. Chega uma hora do livro que fica realmente cansativo, mas ainda sim é um bom livro para ler (com muita paciência).

Victor 30/08/2021

Bem sólido.
Os Conflitos entre as tribos e interações entre os personagens são o ponto mais positivo e fluído da obra.

Contudo, as partes descritivas do manejo das pedras e construção do templo em si, são absurdamente arrastadas, quebrando o ritmo da leitura.

Não acho que um leitor casual ou mais impaciente vá gostar desse livro. Porém, é uma história completa e bem amarrada.

Natalia (Vitória) Sousa 22/01/2021

Você já se perguntou como e por que Stonehenge surgiu?
Será que o homem pode influenciar deus?
Até onde você iria para fazer as vontades de deus?

Esses são alguns dos questionamentos inseridos nessa narrativa.
Saban, nosso protagonista se vê no meio de tudo isso e vamos descobrir junto com ele se é possível trazer os deuses para a Terra e mudar o mundo.

Thiago 09/12/2020

Ótimo e inesperado
Um livro que sai do normal do autor, o romance de momentos históricos, já que, obviamente, não há fontes ou explicações sobre Stonehenge.
Contudo, a história é sensacional. O autor cria um excelente pano de fundo e explicações para o monumento. Mesmo que algumas coisas sejam bastante "modernas", a verossimilhança da narrativa é soberba. Nós nos pegamos odiamos todos os vilões e torcendo pelo sucesso dos protagonistas, sofrendo com suas angústias e esperando o fim da missão.
Um ótimo livro.

Renan 18/08/2009

Muito bom, mas não se compara aos outros trabalhos de Cornwell.
Stonehenge é de fato muito bom, mas na minha opinião os outros livros de BC (Crônicas Saxonicas, Crônicas de Arthur, Busca do Graal, Aventuras de Sharpe) são melhores. Talvez isso se deva ao meu gosto, pois prefiro o tempo entre a época de Arthur e Napoleão do que a pré-história, que é o tempo em que se passa o livro Stonehenge. O livro retrata a construção do monumento Stonehenge e é interessante ver como a história de Cornwell é totalmente plausível.

Thiago Henrik 10/07/2009

Muito Bom
Ótima leitura, personagens com profundidade e interessantes, história imprevisível e cheia de reviravoltas. Mas depois de ler as perfeitas e geniais "Crônicas de Arthur" eu esperava mais de Stonehenge. Talvez o fato de o protagonista ser um construtor faz com que, em vez das batalhas com as quais nos acostumamos nos livros de Cornwell, o livro seja repleto de detalhadíssimos procedimentos de construção de templos e carregamentos de pedras...