O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Lety Tate 24/05/2024

O problema de tudo é a expectativa
Não é um livro ruim, tem uma ótima mensagem. Mas é um livro TÃO arrastado. Nossa, até engatar na leitura já tava na metade do livro me forçando a continuar. Esperava mais por ser meu primeiro livro da autora que é tão aclamada no gênero

J.W.Ribeiro 21/05/2024

Não acredito que levei tanto tempo para conhecer essa obra
Trata-se de um livro sobre um ser humano, que também é um feiticeiro. Uma história bem desenvolvida, com um personagem cativante com quem é possível se identificar, É fácil perceber, as lições que autora nos passa, através do desenvolvimento do Gavião. Estou ansioso pelos próximos livros. Recomendo.

Elaine Messias 14/05/2024

Jornada do Herói
Os caminhos e desafios do órfão Ged contra seu pior inimigo: seu orgulho, farão com que ele seja responsável pela chegada de um grande mal no mundo. Agora sua vida é dedicada a corrigir esse horrível erro.

Lip Balestra - 14/05/2024

Caramba, fiquei impressionado ao descobrir que muito de outros autores que ja li se inspiraram nesse livro. Super legal a representatividade do livro e uma historia simples mas ao mesmo tempo introspectiva. Foi excelente conhecer a autora, sinto que vai virar uma das minhas favs.

Ju 24/04/2024

Queria ter gostado mais de O Feiticeiro de Terramar do que gostei (e olha que gostei bastante). Algo não encaixou comigo, mas isso não me impediu de ficar encantada com as aventuras de Ged em sua constante fuga, a qual culmina em sua transformação em o caçador.

Ursula toca em pontos até então não vistos na fantasia (lá nos anos 70) e envolve o leitor com sua narrativa fluída, rápida e pouco detalhada. Além disso, os personagens não são bons ou maus, eles vivem no cinza, assim como a própria humanidade.

Ao fim de tudo, não consigo apagar da memória a cena no oceano. O desespero na chegada, os caminhos percorridos e as partes de si perdidas.

alpaco 20/04/2024

O Feiticeiro de Terramar
A narrativa não foi um grande ponto pra mim, a história se passa bem rápida, até porque o livro é bem curto, não criei laços muito desenvolvidos com nenhum personagem, mas também lembro da maioria. Não vai ser um livro tão memorável, mas não é ruim, definitivamente. O final da história mostra uma visão mais profunda da escritora sobre o cuidado que ela teve com a criação da história e o posfácio mais ainda, confesso que isso me fascinou. Um autor ou qualquer outra pessoa que produza ter uma noção da importância de sua mídia e como ela deve ser usada não é fácil de encontrar, isso me encantou e é provável que me faça ler mais da Úrsula futuramente, mesmo que não sendo a sequência do Feiticeiro de Terramar.

Emanuel231 13/04/2024

Humano, realista, e inteiramente belo.
Foi um livro rápido de ler, mas de uma profundidade imensa, todo o universo presente nesse livro é riquíssimo e muito bem trabalhado em apenas 200 páginas, trazendo personagens únicos e profundos e histórias separadas muito boas que acrescentam mais ainda para a riqueza de vida do universo desse livro. É inteiramente belo ver um protagonista tão humano, que erra bastante até aprender com seus erros, de uma forma gradual e consistente. Úrsula K. Le Guin se mostrou uma escritora extremamente a frente de seu tempo, não só com uma fantasia tão única, mas trazendo representatividade muito boa com um protagonista de pele escura e vários outros personagens também de pele escura. Recomendo enormemente a leitura.

Cams 29/03/2024

Comecei a ler despretenciosamente nas férias e me APAIXONEI. Estava sentindo falta de uma fantasia bem escrita e legal. O texto no final da autora explicando porque essa não é uma fantasia de guerra como as outras foi um tapa na minha cara, mexeu com meu jeito de olhar pro gênero e meus escritos. Me emocionei.

nudols 16/03/2024

É um livro que parte de pressupostos super interessantes, tanto acerca das questões raciais, que só por estarem presentes já se distanciam da literatura fantástica juvenil da época, quanto no que diz respeito às questões embrionárias de gênero, como expresso pela divisão social do mundo da magia e o papel relegado às mulheres no curandeirismo e na bruxaria, mas que infelizmente de modo algum são pontos focais na história ou passam de uma análise superficial. O mesmo vale no que tange à construção de mundo, ao brilhantismo da ideia de equilibrio da magia e à forma que a autora apresenta a possibilidade de transmutar materiais atravessada pelo olhar cultural que carrega a determinados recursos diferentes valores arbitrários que não se traduzem na realidade, mas que, novamente, de modo algum são o foco da história.

Nesse sentido, é justamente a história que me frustrou. Apesar de ter sido uma leitura divertida e fluida que me fez esquecer o calor e o balançar do trajeto até a faculdade, a simplicidade e, às vezes, previsibilidade da narrativa somaram-se ao potencial perdido de certos temas, resultando no que eu tomei como uma leitura não muito memorável, mas com grandes aprendizados. Definitivamente vou ler mais livros da autora e pretendo dar uma chance à adaptação do Ghibli.

Cris.Vidal 09/03/2024

Conta a história de Ged, um jovem feiticeiro descobrindo o seu caminho e sobre si mesmo, encarando medos e vários desafios. Quando ele descobre sobre o potencial de seu poder logo percebe as consequências, que não pode fazer tudo o que quer alterando equilíbrio da vida e da morte.

Eu realmente amei essa história, que acabei dando cinco estrelas. Virou o meu fav, é uma leitura pequena, mas intensa, a autora consegue contar muitas coisas em poucas palavras, sem contar em como é belo tudo que escreve.

Amorim 28/02/2024

Emocionante demais!!
Admito que fui ler a história de Ged um tanto desanimado, já que poucos livros sobre magia são de fato envolventes e ricos em universo, ou quando são a linguagem é tão rasa que beira a infantilidade, não entenda mal, Harry Potter é bom, mas a escrita atrapalha um pouco a experiência - para mim.
Aqui, em O Feiticeiro de Terra-Mar, a história é incrivelmente emocionante e de um desfecho incrível! Ged enquanto Mago e em sua jornada por responsabilidade, trata de forma tocante várias esferas da psique humana e seus relacionamentos.
Sinceramente, não lembro de outra história onde o personagem principal e igualmente poderoso seja negro e seu mestre também, e o Arquimago, os mais importantes assim também o são, e foge da esteriótipação trazendo sentimentalismo e afeto de uma muitas vezes sutil, mas enormemente envolvente.
Ged e sua jornada ensinam muito por meio da sutileza.

Fabi 27/02/2024

?Um homem que, conhecendo todo o seu verdadeiro eu, não pode ser usado ou possuído por qualquer poder que não seja ele mesmo, e cuja existência, portanto, é dedicada à vida e nunca à ruína, à dor, ao ódio ou às trevas.?

Este é um trecho do livro O Feiticeiro de Terramar da autora Ursula K. Le Guin e que eu acho que se não fosse neste contexto, talvez você leria e nem pensaria se tratar de uma fantasia daquelas mais fantásticas? Talvez você pensasse que é de algum livro de filosofia ou coisa que o valha - ou eu to doida?!

E é por isso, também, que amei esse livro.

Além de um texto perspicaz e direto ao ponto, os personagens são incrivelmente queridos - mesmo que sigam um certo convencionalismo, sempre acabam surpreendendo de uma forma ou de outra?

A dona Ursula deixa pérolas para os leitores mais atentos e que na minha primeira leitura, eu não fui capaz de entender? Mas relendo, estou ENCANTADA!