A rebelde do deserto

A rebelde do deserto Alwyn Hamilton

Resenhas - A Rebelde do Deserto

14/04/2024

O livro tem como cenário o deserto de Miraji e é onde nossa protagonista, Amani, mora com seus parentes distantes após a morte de seus pais. Os leitores podem ver claramente que não é só a vida de Amani que é cheia de dificuldades. As mulheres da Vila da Poeira, vivem sobre a certeza de que vão crescer em uma sociedade machista, serem escolhidas pelos homens para serem suas esposas, além de viverem sobre medo, de abusos morais e sexuais. Amani não consegue lidar com o fato que esse é seu destino e chega a conclusão que a única forma de viver sua própria vida, seria se ela fugisse para a capital, Izman e encontrasse sua tia. Com isso, vestida como um garoto, ela se inscreve em um concurso de atiradores que caso ela venha a ganhar, teria a grana certa para a fuga.

? Você acabou de atirar em alguém ou foi impressão minha?
? Acabei de conseguir um emprego para a gente, isso sim. E só atirei no copo.
Ele passou o braço em torno do meu ombro, se apoiando em mim.
? É por isso que gosto de você, Bandida.
E então veio aquele sorriso. Talvez eu tivesse olhos que me traíam, mas Jin com certeza tinha o tipo de sorriso capaz de converter impérios inteiros. O tipo de sorriso que me fazia sentir que o entendia direitinho, embora não soubesse nada sobre ele. O tipo de sorriso que me fazia sentir que éramos capazes de qualquer coisa juntos.

A melhor parte do livro foi a crítica social. Alwyn trouxe para seu livro de fantasia ingredientes que demonstram com bastante realidade da cultura Árabe repleta de desigualdade econômica, disputas religiosas, a dificuldade do papel da mulher na sociedade e claramente, o deserto. Tiveram várias cenas nos livros que me deixaram profundamente triste e infelizmente, não fiquei chocada. A Rebelde do Deserto é um livro de fantasia, com magia, lendas, mas trás a verdade que o mundo precisa. Eu amei como o tema foi tratado e além de ser uma estória envolvente pela ação, romance, amizade e magia, tem uma narrativa bastante reflexiva. Tudo em uma quantidade certa.

Eu dei 4.5 estrelas. O motivo disso foi unicamente pelo universo não ser tão explicativo no primeiro livro, mas ao ler o segundo livro foi bem compreensível. Porém, como ao terminar o primeiro, senti bastante falta de alguns detalhes. Principalmente sobre a natureza mágica que envolve a trilogia.

Isakk 13/04/2024

Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, e ele me surpreendeu bastante e superou minhas expectativas.
Esse livro trás um universo mágico um pouco diferente das fantasias que estamos acostumados como feericos, e isso é algo muito bom.
Vamos lá, pontos positivos do livro: a protagonista é super forte e independente; possui um desenvolvimento muito bom para um livro de apenas 280 páginas; personagens fortes e cativantes; criaturas mágicas diferentes das convencionais
Pontos negativos: romance entre Amani e Jin mal explorado e mal desenvolvido no final do livro, na primeira metade eles exalavam química mas na segunda parte eles se afastaram bastante e eu não entendi muito o que estava acontecendo entre eles, ja que não teve nenhum momento "só deles" para explicar o que estava acontecendo; não tinha uma passagem de tempo, coisas que aconteceram em 2 meses pareceram passar em no máximo 4 dias.
Enfim é isso, em geral o livro é muito bom, mas esperava mais.

Pat Cristina 12/04/2024

Muito bom, tá?
Eu já sabia que iria gostar da história, e por algum motivo antes eu achava que era um livro infanto juvenil, mas não é. A Amani é uma personagem muito bem construída e a relação dela com o Jin também é muito boa de acompanhar.
Toda a ambientação do livro também é incrível, eu me sentia lá com eles, conseguia sentir a areia.
Tem reviravoltas que pegam a gente de surpresa, mas se você já está acostumado a ler fantasia, talvez não se surpreenda tanto, mas o jeito que a autora traz esse elemento para a narrativa é bem legal.
AnnyCipriano 12/04/2024minha estante
Comecei a ler esse mas tô enrolando pra terminar ?

Pat Cristina 12/04/2024minha estante
Continua, é muito bom

Sabrina 11/04/2024

Uma história te ganhar desde o primeiro parágrafo sem perder o ritmo é raridade! Não existe absolutamente NADA tedioso nesse livro, vc encontra uma série de acontecimentos a cada capítulo. Conflitos políticos, um cenário incrível e diferenciado no deserto, uma mitologia criativa, tudo funciona de maneira harmoniosa e fluída até a última página. O deserto é mais do que apenas o pano de fundo, é como se tivesse vida própria. Os seres se misturam a areia, ao calor, tudo ganha um olhar diferenciado. Os personagens são críveis e facilmente você vai se conectar! Amani é a "girl power" que da orgulho de acompanhar, e isso nem foi questão de escolha, ela precisou ser assim! Encontramos tudo o que uma boa aventura com fantasia exige e ainda mais, pois conseguiu se diferenciar no meio dessa infinidade de livros genéricos. Como fã desse gênero fiquei de coração aquecido!

Michele.ACG 11/04/2024

Uma nova Alvorada, um novo deserto
Gosto de fantasias co abordagens políticas e sociais, deixam a história muito melhor.
Conhecemos Amani, presa num lugar ser perpectiva e um desejo e uma necessidade imensa de buscar uma vida melhor, embalada pelas memórias e sonhos da mãe dela que foi tirada dela de forma tão leviana.
O contexto mágico da história me encantou porque junca tinha lido algo nesse universo, temos umas migalhas de romance mas são suficientes, tinha uma revolução e eles estavam correndo risco de vida constante, então não dava kkkkk.
Eu amei! Sou uma leitora fácil de agradar, não sou tão crítica como a maioria, personagens com motivação certas, universo mágico coerente, luta e política e uma pitada de romance, e você me ganha facinho.

Eduarda814 10/04/2024

Quero o box pra hoje
Que livro maravilhoso, preciso saber o que acontece imediatamente, eu engoli o livro em dois dias sem MT esforço, leitura super fluída, escrita muito boa
Desenvolvimento consideravelmente rápido mas muito bom, adoreiii

HeloAsa105 10/04/2024

Uma nova alvorada, um novo deserto?
Me surpreendeu muito.
O livro é relativamente curto e contém uma história bem completinha e fácil de se apaixonar, tanto pelos personagens como pela história e mundo desenvolvidos.
Até uns 60% do livro, mais ou menos, eu estava achando uma história legal porém fraca, mas depois de um determinado acontecimento a história toma um rumo totalmente diferente e muito envolvente, com muita magia que prende do início ao fim.
Desfecho muito bom, com bastante ação e que faz o leitor ficar ansioso pela continuação, romance muito bem construído e com muita química.
Amei demais o desenrolar da história, fui ler sem nenhuma expectativa e sai completamente apaixonada!

Beloka05 08/04/2024

A Rebelde do Deserto
Esse livro foi simplesmente incrível uma história envolvente e impressionante, que prende nossa atenção muito interessante eu amei o enredo, amei tudo na história. Os personagens simplesmente perfeitos.
Estou muito ansiosa por ler o segundo.

Magno 07/04/2024

Peguei esse livro para ler sem colocar nenhum tipo de expectativa e olha ele me surpreendeu. É curtinho, mas entrega muita coisa, personagens legais, mitologia, poderes tudo dentro da medida. Espero que os demais livro da trilogia sejam tão bons quanto.

heronsdale 06/04/2024

Gostosinho de ler
é um livro curto e pode parecer um pouco corrida a história, mas os plot twists valem muito a pena e simplesmente adorei o universo criado, esse foi meu primeiro livro com temática de deserto e etc, adorei

Yas 05/04/2024

A Rebelde do Deserto
Livro de fantasia muito gostosinho de ler, tem uma trama bem diferente do que estamos acostumados (feéricos e blá-blá-blá) e a narrativa também é muito boa, você lê sem perceber e quando menos espera, já terminou, e os personagens foram muito bem desenvolvidos também