O conceito de Deus após Auschwitz

O conceito de Deus após Auschwitz Hans Jonas

Resenhas - O conceito de Deus após Auschwitz

Everton Gonçalves 28/09/2023

O breve texto é uma conferência proferida pelo filósofo Hans Jonas ao receber um prêmio na Alemanha em 1984. Como filósofo e judeu tenta compreender o tema de Deus em meio ao horror de Auschwitz e se ainda é possível pensar Deus após isso tudo.
Trabalha o tema da onipotência divina no que ele chama de mito da impotência de Deus. Um Deus que opta por abrir mão de seu poder absoluto. Um Deus que sofre, um Deus aberto ao devir, um Deus que por ser bondade precisa renunciar sua onipotência. Os termos são complexos como todas leitura filosófica, mas o todo é bem interessante. Vale a pena a leitura.
No final ele cita uma vítima dos campos de extermínio cujos diários foram preservados, onde a jovem holandesa corrobora com a ideia de Jonas de que nós podemos ajudar Deus mais do que ele pode nos ajudar. É uma ideia instigante que abre caminho para muitas reflexões religiosas.

Mila Góes 24/01/2021

O conceito de Deus após Auschwitz
O livro propo?e o debate de um tema muito interessante mas, ao meu ver, demora muito a chegar ao ponto em questa?o.