The Secret Year

The Secret Year Jennifer Hubbard

Resenhas - The Secret Year

Murphy'sLibrary 04/07/2011

Classificado como 3 estrelas e meia em Murphy's Library

Colt e Julia se conhecem um dia, na ponte perto da casa de Colt. Ela é a garota rica da escola, ele é só um adolescente comum que ela normalmente ignora na escola. Mas por alguma razão, ela vê algo diferente nele naquela noite. Os dois conversam—e se divertem juntos, e logo eles não conseguem parar de se ver. Mas Julia tem um namorado—um garoto rico, como ela, alguém que sua família conhece e gosta—, e Colt concorda que os dois devem curtir, ele está perfeitamente de acordo com aquilo. Ele sabe que não há espaço pra ele na família dela, e ele não consegue realmente ver Julia em sua família também, então eles vão levando o acordo numa boa. Ninguém sabe, nem mesmo seus melhores amigos, e assim é por um ano inteiro.

E então Julia morre num acidente de carro, ela está com sua melhor amiga, indo pra casa depois de uma festa. Colt escuta a notícia e fica chocado. Ela não vai mais encontrá-lo na ponte todas as sextas-feiras. Eles não vão mais falar sobre nada e sobre tudo. Ela não vai mais fingir que o ignora na escola. Tudo o que ele tem é esse buraco vazio em seu peito... E ele não pode conversar com ninguém a respeito disso.

Até que um dia, na escola, o irmão de Julia, Michael, vem falar com ele. A princípio, ele não tem muita certeza do que Michael quer, mas logo o garoto começa a falar: ele encontrou um diário nas coisas de Julia, um diário com cartas que ela escreveu para Colt. Ele começa a reviver o relacionamento com Julia através das cartas—e descobre o que ela pensava a respeito dos dois, e do que eles estavam passando. Será que Colt conseguiria algum dia superá-la?

Eu li The Secret Year em umas duas horas, e terminei com um sorriso nos lábios. No começo eu achei que não ia gostar, porque esse é o tipo de história que sempre tem uma moral no final—aquele clichê de nós vamos ficar bem, vamos superar e seguir em frente, Colt provavelmente conheceria outra garota e se apaixonaria por ela e seria feliz. Eu meio que evito ler esse tipo de história, porque eu amei alguém que morreu de uma forma estúpida como essa, ele estava começando sua vida e tudo lhe foi tomado. Já faz quase 6 anos, e ainda dói—e, pra ser sincera, eu acho que vai doer pra sempre. Alguns dias dói mais, outros menos, e é assim que é: a vida continua.

Eu não acho que Colt jamais superaria Julia. O que eles tiveram era só deles, o relacionamento era algo que eles mantiveram só pra eles, e eles estavam bem com isso—ao menos na maior parte do tempo. Mas eles não tiveram a chance de seguir adiante, e ela sempre seria especial pra ele, de certa forma. É claro, eu acho que ele se apaixonaria por outra garota, e tentaria ser feliz, mas ninguém pode substituir Julia em seu coração, por causa dos "e se".

bizinhavieira 05/06/2011

The Secret Year
Colt não é nada mais nada menos que um rapaz de 17 anos. Acontece que ele acabou de perder sua namorada... E para piorar, não pode dividir isso com ninguém, precisa agir como se a morte de Julia não o afetasse, isso porque ninguém sabia do namoro entre o rapaz do bairro pobre a a menina da zona rica. Quer dizer, ele achava que ninguém sabia até que o irmão de Julia aparece com o diário da irmã e entrega para ele.

Esse diário ilustra toda a história, com poemas e passagens que nos contam o que houve antes da morte da personagem chave. Achei a forma que a autora usou o diário para mostrar o que houve no passado muito interessante, uma forma diferente de mostrar um outro ponto de vista sem afastar do personagem principal.

A história é bacana e adorei a forma de escrever da autora, mas devo dizer que tanto o Colt quanto a Julia me irritavam... Colt é um personagem que só pensa em sexo e não toma posição pra mudar as coisas, sabe? E a Julia... Bom, ela não tinha como se defender, mas mesmo assim me irritava o fato de não se decidir... Parecia não saber bem o que queria e arrastava outras pessoas nessa indecisão... Mas também, adolescentes são normalmente irritantes... Hehehe. (Desculpem os adolescentes, mas daqui há uns anos vocês vão concordar comigo...) Sem contar que eu adorei o final, primeiro por ser inesperado e também porque Colt merecia o que aconteceu...

Por fim, já devem ter notado que adorei o livro. Mas preciso fazer um adendo: acho que a capa ajudou bastante. O livro que a Lis do BookaholicLis enviou para o book tour tinha a capa toda preta só com a inscrição "The Secret Year" na lombada. (foto abaixo) Essa capa me deu uma sensação bacana de estar realmente lendo um diário, lendo os detalhes daquele ano de namoro secreto...

FRASES

"[...] She smacked the side of my face. 'Okay, you can drive, but if you crash the car you're paying for it.'
'I love the way tou believe in me.'" p. 35

"There must have been some reason besides that, though, something I was missing. It was hard to believe that a girl who went swimming in a black satin dress cared about what was easy and expected." p. 38

Clods 05/01/2011

No livro a autora nos apresenta Colten Morrissey, um garoto de 17 anos, mais conhecido por Colt. Numa noite qualquer e sem compromisso, Colt vai até o rio perto de sua casa, ao chegar lá ele conhece Julia Vernon, mais uma garotinha metida de Black Mountain. A principio ele também pensava isso dela, mas com o passar dos dias eles foram se conhecendo melhor. Sempre no mesmo lugar e da forma mais secreta possível, pra que ninguém soubesse desse relacionamento. Imagine... uma garota linda e rica da high de Black Mountain se relacionando com um garoto que mora nas baixadas da cidade, ou seja, nos flats. Mas é assim que se desenvolve esse relacionamento até o trágico acidente em que Julia morre.

(Bom eu não digo que a morte de Julia seja um spoiler, pois foi a primeira frase que eu li assim que abri o livro.)

Depois de da súbita morte de Julia, Colt perde seu chão. Então nesse meio tempo o irmão de Julia, Michael, o procura para entregar um diário de Julia. Lendo-o, Colt fica ainda mais confuso, ele não consegue se desprender de Julia.

Confiram mais em:

Vivi Barini 12/10/2010

Era Dia do Trabalho quando Julia morreu.

Colt, o rapaz das planícies com quem a garota se envolvia, não sabia o que fazer quando recebeu a notícia do acidente. Julia, por ser da Montanha Negra, onde só os ricos moram, não devia ter um relacionamento com alguém das planícies, onde moram as pessoas de classe média-baixa e pobres, como Colt. Então o rapaz, que mantinha tudo em segredo há um ano, não podia nem mesmo lamentar para ninguém a perda da garota que tanto amava.

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://thebookaholicprincess.blogspot.com/2010/10/secret-year-por-jennifer-r-hubbard.html