Before - A História de Hardin Antes de Tessa

Before - A História de Hardin Antes de Tessa Anna Todd

Resenhas - Before: A História de Hardin Antes de Tessa

Priscila Porto 01/09/2020

Fechando o ciclo
A ideia do livro era boa mas a forma como foi escrito deixou a desejar, achei que seria interessante mas muitas partes se arrastaram, foram superficiais e Hardin só provando a escrotidão. Fechei esse ciclo de Anna Todd e não quero mais.
Jess 01/09/2020minha estante
Tentei ler, mas nao passei da segunda página (li a série td de after)

Priscila Porto 02/09/2020minha estante
Exatamente, o livro se arrasta.. te entendo pq diversas vezes tb pensei em parar ?????

Laura.Claudino 02/09/2020minha estante
Nossa, tô chocada, li a seria After toda e me apaixonei, já estava preparada para comprar before, nao quero mais kkkkkkk

Priscila Porto 03/09/2020minha estante
Eu tive essa impressão, mas tente a leitura já que completou todos os outros. Eu acabei desistindo da saga por me irritar demais com os personagens depois voltei, então tenho esse julgamento comigo, pode ser diferente para vc.

Dennysc1 09/11/2020minha estante
Concordo, li toda série After e adorei, mas a leitura de Before foi meio que tediante, principalmente na parte 2, o que salvou o livro foi a parte 3, pq pra mim, foi a melhor

Carol 20/11/2020minha estante
Achei decepcionante porque quando dizia na contracapa que seria a história de Hardin antes da Tessa, pensei que fosse mostrar a rota com as garotas (principalmente a Natalie e a namorada do Zed, o que foi que aconteceu afinal. E também o envolvimento dele com aquela do trabalho, que agora não me lembro o nome. Mas foi apenas o primeiro livro contado pelo ponto de vista dele, e as demais informações ficaram muito jogadas e sem sentido. Desconheci a autora nesse livro. Seria ótimo ter o ponto de vista dele se estivesse com essa proposta na apresentação da capa e contracapa, mas ansiei chegar ao sexto livro para ver como ele era antes. E confesso que a visão dele me decepcionou um pouco, achava que ele era muito mais apaixonado pela Tessa do que realmente ele era de acordo com esse livro. E uma coisa que não ficou explicada até agora, é por que ele nunca disse à Tessa que se ele quisesse, teria tirado a virgindade dela desde o encontro no riacho. Porque se dependesse dela, era o que teria acontecido. E depois ele ainda se desvencilhou de transar com ela algumas vezes, mesmo ela muito afim. Então, eu não perderia a oportunidade de informar isso a ela como tentativa de ela saber que não era apenas isso que ele queria.

Lilica 28/11/2020minha estante
Como faço para ler o livro? eu sou nova aqui

RAyssA.SoOuzA 10/04/2021minha estante
Como faço para ler?

Anacleto 25/07/2021minha estante
exato, to lendo agora before e cansei de ler !! vou fazer igual vc , n quero ler mais anna tood

Wal 08/11/2021minha estante
Por isso que todo mundo reclama, faltou um bom arco de redenção. Faltou ele se culpar mais, a trama na visão dele precisava de mais profundidade.

Samya.Braga 19/11/2021minha estante
Como faço pra ler o livro? N consigo ler

Vanessa 28/07/2022minha estante
Alguém me orienta a como começa a ler? sou nova no app. Estou um pouco perdida, confesso!

Taisa 30/03/2016

4,5
Eu tenho amor muito louco por After. Amor esse inexplicável até para mim. Quando penso no que eu gosto nela, o tico e o teco entram em parafuso.

Inexplicável aqui na verdade é a palavra.
Não há explicação para eu gostar tanto o Hardim, esse mala sem alça, mau humorado, escroto, egoísta e sem coração.
Não há explicação para eu admirar a Tessa, essa guria mole, permissiva, sempre irritantemente pronta para ver o lado bom em tudo e em todos, doce e compreensiva.
Não há explicação para eu perdoar.
Não há explicação para eu torcer por eles.
Não há explicação para eu me interessar por toda essa novela mexicana que é a vida deles

Mas eu amo o Hardim, admiro a Tessa, perdoo os dois quantas vezes for preciso, torço por eles, e quero saber tudo. O antes, o durante, o depois.
Sim aqui estou mais uma vez odiando amar tudo isso.

Não sei exatamente qual era o objetivo da Anna Todd com esse livro. Quando vi o lançamento achei que ele viria a suprir a defesa do Hardim, talvez elucidar um pouco os porquês desse personagem tão "singular".

Não vou dizer que ele não ajudou um pouco (um milimitrinho) a limpar a barra dele. Realmente dá para sentir nesse livro o quanto ele era inseguro, o quanto interpretava de maneira errônea muitas ações da Tessa e principalmente como não sabia se comportar com alguém que ele se importava, porque até então essa pessoa não existia.

Mas sinceramente não acredito que uma pessoa que chegou até o livro 6 já não tenha entendido e de certa forma perdoado ele. Então no fim acredito que Before veio complementar algumas pontas soltas que ficaram da série.

Vemos interessantes pontos de vistas das meninas que ele se relacionou. Dentre eles o que eu mais gostei foi da Molly, ela já tinha me surpreendido muito (se não me engano no terceiro livro) e aqui eu realmente me interessei pela sua história. Adoraria ver um livro dela.

Outra ponto que eu adorei foi do Landon e do Zed. Gostei tanto que ficou aquele sentimento de está faltando alguma coisa. Devo dizer também que senti falta de um POV do Trevor, esse é outro que me surpreendeu E MUITO nos livros anteriores. Mas depois me lembrei que essa é uma serie sobre outro casal e que não tinha nada a ver ela se aprofundar nessas questões.

Foi uma delícia ver a família linda que eles criaram, o quanto todo o esforço e sofrimento não foram em vão. Toda a evolução e empenho foram árduos mas valeram a pena. Acho que a grande questão nessa história é que a vida real é assim mesmo, a superação vem de forma lenta, os defeitos não são apagados com juras de amor, as pessoas são feitas também de falhas. As vezes o preço que você paga por perdoar essas falhas é alto, mas muitas vezes a recompensa também é.

Esse não é um livro para se recomendar. Ou você ama. Ou odeia. Se leu o primeiro e não gostou te entendo completamente. Mas se leu e amou, me dá um abraço, que até chegar aqui você vai precisar de conforto.

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/03/leitura-before.html#sthash.n3y8LvYQ.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Crika || @pitacosliterarios 01/04/2016minha estante
Adorei, Taisa, penso como vc em relação ao livro. Tb gostei muito, mas o meu POV preferido foi o do Smith pq amo aquele mlk desde sempre. Pra mim, foi onde rolou a carga emocional do livro, qnd a gente vê o lado amoroso do Hardin com a família e em relação ao Landon. Achei lindo lindo!!!
Agora vem aqui e me dá um abraço! hahahaha

Karina 02/04/2016minha estante
Me abraça, Taisa

Fran 08/04/2016minha estante
Você se expressou mto bem! Ou vc ama, ou odeia e pronto. Eu amo, e sempre que relembro a historia deles, me dá um aperto no coração. Ainda não li Before, estou me segurando um pouco, pois quero reler o último After.

Carol 08/06/2016minha estante
Taisa, e agora a gente fica orfã de Hardim e lê o que? #ajudapeloamor

Taisa 22/06/2016minha estante
MEninasssss se sintam abraçadas!!!!!! kkkkkkkkkkk
Infelizmente o skoob não me avisou da existência desses comentários, e só vi agora por acaso!
Tb fiquei órfã deles, agora é esperar e torcer que a Anna venha com outros livros desses para gente pirar!!! kkkkk
Bjus.
=]

Ivine 28/09/2016minha estante
Adorei Taisa! Tbm tenho um amor muito louco por After!
Mais uma que ama Hardin! Achei que era só eu que gostava dele,pq só ouvia:"Eu não gosto do Hardin!" "Eu odeio o Hardin Scott!" Você é a segunda pessoa que eu sei que gosta dele,e fico muito feliz por isso!

Taisa 10/12/2016minha estante
Ivone simmm! Kkkkkkkkk
Mas assim, eu gosto mas super entendo o ódio que as pessoas tem tb sobre essa série de um modo geral....hahhahahahahahahahagga
É uma relação intensa nível hard..

Maria Viviane 21/07/2020

Não acredito que acabou...
Confesso que poupei esse livro até onde deu, não estava preparada para me despedir dessa série que me ganhou desde o primeiro livro, já sinto uma ressaca literária pós After kkkkk.
Eu amei esse último livro, de início achei que seria todo narrado na versão de Hardin, mas não, tem capítulos de praticamente todos os personagens, o que foi ótimo, porque deu pra conhecer e entender melhor cada um. Explicou todas as coisas dos livros anteriores, o porquê de certos personagens serem daquele jeito. Amei, amei, amei, série maravilhosa e que eu amei e com certeza vou reler futuramente.
amanda_sonholiterario 21/07/2020minha estante
Só acho que você me deixou curiosa e me deu vontade de ler esse livro.?

Maria Viviane 22/07/2020minha estante
Fico feliz, leia, você vai gostar, e no final ainda mostra como eles estão atualmente, muito bom mesmo.

amanda_sonholiterario 22/07/2020minha estante
Mentira ,perai que tô indo atrás agora kkkkkkk. Obrigada .

Maria Viviane 22/07/2020minha estante
Vou ficar no aguardo do seu feedback

amanda_sonholiterario 22/07/2020minha estante

29/03/2019

Esse é pra lacrar a história...amei
Marisol 05/04/2019minha estante
Tô amando tbm!

Marisol 09/04/2019minha estante
Como ler outro livro agora Ju??

10/04/2019minha estante
Nem me fale....vai ser difícil superar after

Marisol 11/04/2019minha estante
Agora vai ser mais difícil ainda depois do filme kkkkk

Cris 03/09/2016

Foi estranho ler o Antes quando já se sabe o Depois...
Foi estranho voltar pro começo dessa historia depois de já saber o final...
Achei interessante ver como o Hardin se apaixonou pela Tessa, em como muda seu comportamento sem nem perceber, em como sente algo diferente nela desde o começo, embora não saiba o que.

"Estou com ela, pensando demais em tudo.O que ela esta fazendo comigo?"

Adorei como ele se apaixona por ela sem nem se dar conta.Fica arranjando motivos pra estar com ela e usa a aposta como desculpa, e quando se toca do que sente, a aposta se torna o maior problema de todos.E eu simplesmente amei como a Anna Todd conseguiu descrever a paranoia e o medo que ele sente dela descobrir tudo que ele esconde.E a culpa por não contar ele mesmo.

"A culpa está me consumindo, me corroendo, implorando para ser libertada.Fico apavorado ao pensar no que acontecerá quando eu contar, mas ela merece saber.Precisa saber."

É um livro muito fofo e me ajudou a ver o Hardin de outra maneira, nunca entendi realmente todos os seus traumas, e esse livro me ajudou a compreende-los melhor e mudar algumas opiniões que eu tinha sobre ele.
Mas o que mais gostei foi ver a historia por trás de outros personagens secundários da série, elas com certeza me fizeram pensar em cada um deles de maneira diferente, alguns pra melhor, outros pra pior.Eu ainda tinha esperanças na Steph, a Molly subiu no meu conceito, o Smith é um fofo, Zed voltou pro posto de cara legal, e estou quase convencida que a mãe do Hardin é uma vaca.
Também aceitei que eles realmente precisavam daquele tempo separados, pra ficarem juntos de vez.
Barbara.Franca 30/03/2017minha estante
Aaaaa Steph eh uma sebosa, achei que ela tivesse trauma igual a Molly, mas vi que era uma vaca desde sempre!!! A Molly subiu uns 7 pontos no meu conceito, e Zed continua amorzinho ?

Cris 30/03/2017minha estante
considerando o que perdoei no Hardin, o vacilo do Zed pode ser relevado e ele sempre foi tão legal.. sei la, gosto dele

Barbara.Franca 30/03/2017minha estante
Minha relação com Hardin era amor e Ódio, mas dps que vi que ele mudou mesmo e virou um Hardin Família, é só amor! ?

Cris 31/03/2017minha estante
também adorei o homem que ele se tornou :)

Marcia277 24/03/2016

Lindo, deveria ter mais paginas de tão perfeito
Before - Anna Todd
__
E foi até o vento esvoaçar os cabelos que emolduravam seu rosto. Até o tom acinzentado dos olhos dela assombrarem seus sonhos e até o cor-de-rosa dos seus lábios dela o enlouquecerem. Ele estava se apaixonando por ela no inicio, foi tão rápido que não tinha certeza se estava mesmo sentindo aquilo ou só imaginando
__
Ai ai, gente, muitos suspiros, muitos sorrisos, algumas lagrimas de felicidade e foi assim lendo esse livro MARAVILHOSO, que sim merecia muitas paginas, 298 é muito pouco.
__
Nesse livro a Anna trouxe pensamentos de outros personagens, como das vacas Molly e Steph, pensei que não dava para odiar mais as duas kkk, duas do passado do Hardin. E de outros personagens, deixou a duvida de com quem o Landon ficou, quero saber logo mulher. Só no livro dele
__
O ponto alto e principal claro que é do lindo, louco, estressado, maravilhoso do Hardin Scott, serio que dava amar mais um personagem? São alguns dos pensamentos do 1ºLivro, como After e narrado só pela Tessa tudo mundo estava curioso para saber oque se passava na cabeça dele.
__
Como já amava ele, me divertia muito com os pensamentos, como pode um louco ser tão fofo e engraçado, as atitudes, o fato de negar oque sentia por ela no começo e muito cativante. Aposta que no começo era sua diversão, mas depois pesou demais.
__
Quando li os 5 livros After fiquei tão apaixonada que eu era movida ao Hardin, só pensava desses livros, depois que terminei foi difícil focar em outros, tanto que em uma semana depois eu estava relendo o primeiro, loucura eu sei, mas amo demais esse livros.
__
Esse é para acabar, usei muito post it, em quase todas as paginas. Apaixonados por #hessa preparem o core pq esta demais esse livro, PERFEITO, e a vontade de ler toda a serie de novo como fica??? kkkk.
__
Quero exibi-la com o maior orgulho, e mostrar para todo imbecil que ela é minha. Só minha. Mas sou idiota demais para conseguir fazer as coisas deram certo entre nós, e por isso tenho que esconder a coisa mais linda, o único tesouro da minha vida toda. Tenho que esconde-la, em vez de deixar que floresça ao sol, e isso esta me matando por dentro.
Ivine 28/09/2016minha estante
Concordo Maah! Adorei BEFORE! E acho que deveria ter mais algumas páginas! Mas,mesmo assim,amei esse livro!
Que bom que vc gosta do Hardin Scott! Eleé o meu personagem favorito!
O fato de vc começar á reler After depois de uma semana que acabou de ler o quinto volume,não é loucura! Eu tbm! Me viciei tanto nesse livro,que eu tbm comecei a reler ele em menos de uma semana.
#Hessa #After #Afternator

Rayza.Figueiredo 22/02/2020minha estante
voc falou tudo q eu penso! kkkk ?

Beu 17/05/2020minha estante
compartilho do mesmo sentimento!!!

Lena 30/03/2021

Eu li todos os livros na intenção da história melhorar, mas na verdade só piora. Um livro pior que o outro, aí você decide dar uma chance (infelizmente) pro Before e só se decepciona também, a romantização do abuso, do homem possessivo e cheio de si tem de sobra, é uma tristeza cada capítulo que passa, tenho muita vergonha de ter lido uma porcaria dessas.
lele 30/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKkk morri. Véi eu abandonei na metade do segundo livro, não aguentei. Uma vez perguntei a uma menina, que tinha lido a série toda, quando ele deixava de ser tóxico daí ela respondeu que só no quinto ?????

Hyasmmim 30/03/2021minha estante
Essa série é o próprio Chernobyl, eu não li mas já sei que não passaria do primeiro capítulo

lele 30/03/2021minha estante
@Hyasammim Néeeee e tipo tem pessoas que dizem que essa foi a intenção da autora, de escrever esse livro sobre um casal tóxico. Haham sei

Angelucia.Souza 23/10/2021

Que série maravilhosa.
Logo quando comecei a ler o primeiro livro eu achava que iria odiar, principalmente pq eu já comecei a leitura cheia de preconceitos, logo depois eu achei que a história não renderia 6 livros, mas eu estava errada, (e como estava).
A série é muito boa( agora eu sei pq minhas amigas gostam tanto dela), tive todos os sentimentos durante a leitura, raiva, alegria, medo, mais raiva.
Enfim, o que eu mais gostei foi que eu aprendi muito com essa leitura, sim, o relacionamento é abusivo, ambos personagens tomam atitudes ridículas, mas é um livro que nos faz parar e refletir.
Eu amei o livro, e só tenho a agradecer a Estrela e a vivi por terem recomendado essa série( terminei a série e não avisei a vcs, não me matem)
Maria Viviane 24/10/2021minha estante
Merece uma surra, acabou e só descobrir por aqui ????

Angelucia.Souza 24/10/2021minha estante
Kkkkkkkk obrigada por ter me indicado esses livros ????

Bárbara Barros 18/08/2020

Surpreendente!!
Before conta a história de Hardin antes de Tessa, o livro é dividido em três partes sendo a parte final Hessa, que é como se fosse uma continuação do quinto livro (After - Depois da Promessa). Nessa trama vamos realmente conhecer quem foi e quem é Hardin Scott e automaticamente quem ele se tornou. Uma das coisas que mais acho incrível nesta série toda e principalmente nesse livro é o fato do amadurecimento de Hardin ser tão explícito e presente.
A história vai nos mostrar quem foi Scott quando criança e vai nos fazer entender o porquê dessa mudança radical que ele sofre ao longo dos anos, de uma garotinho que ama romances para um BadBoy que é mesquinho, arrogante e bem galinha. Eu sou suspeita para dizer algo porque simplesmente AMO livros na visão masculina dos personagens. Before é na maior parte narrado por Hardin, o que nos ajuda também a ver como funciona sua cabeça (que é bem complexa).
É um livro esclarecedor, Anna fecha a história com chave de diamante, não é nem ouro, muitas pontas soltas no fim da história são explicadas neste livro e é quando tudo faz sentido. Sem contar que o final é incrível. Ver até onde o casal Hessa chegou depois de todos aqueles anos turbulentos é muito gratificante.

site: https://www.instagram.com/livrelevelido/
Peu 18/08/2020minha estante
Necessito ler

Bárbara Barros 25/08/2020minha estante
É muito incrível esse livro!

Reffatti 29/09/2021

Before
Bem, eu li toda a coleção de After, quando eu era um pouco mais nova, eu gostava, mas agora eu odeio demais, tem tantas coisas tóxicas, coisas inadmissíveis. Não vou dar uma resenha para todos os livros, me recuso, apenas para esse. Primeira coisa, eu estou lendo Orgulho e preconceito e tentam comparar Hardin com Darcy, e Elisabeth com Tessa, e eu não aceito isso. Não vou dar spolier, mas só posso dizer que todos os livros são tóxicos (mas deixo eles na estante porque fica muito bonito).

Irei postar coisas sobre livros, se quiserem passar lá...
Instagram: @reffatti_vi
Twitter: @reffatti_vi
Sejam 29/09/2021minha estante
Concordo com vc! Eu amava antes tbm, agora não consigo nem cogitar reler, pq sei que vou passar raiva

cacu 07/12/2021minha estante
amg eu passei mt raiva qnd li mais nova, nunca conseguiria reler. é pessimo
ainda bem q nao comprei, li em pdf

Stitcha 26/03/2021

Quase tive empatia...
Mas passou kkkkkkkkkk eu QUASE gostei do hardin! Mas acho que a maioria do comportamento dele não se justifica! Ele é BIRRENTO e ponto final!
kika.ferrer 26/03/2021minha estante
nossa esses livros sao muito ruins hahahah o pior é que a fanfic consegue ser pior, ate hj n entendo como transformaram essa fic em livro

Stitcha 26/03/2021minha estante
Menina kkkkkkkk sim! Mas apesar disso eu fiquei curiosa pra ler tudo sabe?

mxavier 01/09/2021

O fim do ciclo
Before - A história de Hardin antes de Tessa traz a proposta de contar a história do casal sob a perspectiva do garoto problemático que mudou em razão da pessoa amada.

O livro não trabalha somente com a perspectiva do protagonista, mas também com o de vários personagens que estão ligados a ele, o que pode ser bom ou ruim dependendo de quem lê e como interpreta. A linha cronológica é confusa e o texto é fraco. Chega a ser um tanto o quanto redundante, se considerarmos seu tamanho.

Ademais, não é de todo ruim avaliar a história pela visão masculina, mas não é tão bom quanto os outros livros da série. After se despede de maneira amarga, dividindo opiniões quanto ao desenrolar do relacionamento que por vezes foi bastante tóxico e que tentou se salvar na narrativa de que o amor verdadeiro pode mudar drasticamente a vida de alguém.
Juh 02/09/2021minha estante
O relacionamento de tessa e hardin é igual um yôyôKKKKKK

7776544 07/06/2021

Fim da saga.
não sei explicar oque essa saga fez com a minha vida de verdade, não encontro palavras
agora eu conheço um mundo diferente, agora eu conheço os livros e não quero parar de ler nunca mais, obrigada after, você despertou o melhor de mim e fez eu me tornar uma versão melhor de mim mesma.
lembrando que não é intenção da autora romantizar um relacionamento abusivo, tentem ver as coisas de outra maneira, como as pessoas podem mudar, pode ser melhores e construir relações saudáveis com outras pessoas.
Ella Carstairs 01/07/2021minha estante
acho que nunca me identifiquei tanto com uma resenha

Line 29/12/2020minha estante
Eu também amei o final!

thalitapnhr 09/06/2021

Raso
Sem grandes detalhes, passei muita raiva com o começo do livro, eu sabia que o Hardin era escroto, mas o nível que mostra no livro me da ânsia.
Maapaes 09/06/2021minha estante
Depois de chernoafter, vem ai