Londres

Londres Edward Rutherfurd

Resenhas - Londres, o Romance

Marion 03/10/2022

Não é a história da cidade
Histórias fictícias que se passam em Londres, cita alguns bairros, reis e acompanha algumas famílias por 2000 anos.
Mary 09/10/2022minha estante
Acabou

Marion 09/10/2022minha estante
Depois de quase 1 mês perdido

Uiara 13/10/2021

Maravilhoso, mas às vezes enfadonho
Encontrei este livro em um sebo há algum tempo, e demorei uns dois anos para começar a ler, uma vez que o grosso volume de mais de mil páginas e com letras pequenas desencoraja à primeira vista. Trata-se de um romance que pretende contar a história de Londres durante dois mil anos, desde sua ocupação Celta até o século 20. Para tal empreitada, o autor estabelece uma linha genealógica e temporal através de 9 famílias fictícias (Ducket/Dogget/De Quette, Bull, Silversleeves, Barnikel, Carpenter, Fleming, Meredith e Penny), que em determinados momentos se cruzam com personagens históricos e acontecimentos reais. Cada capítulo, na maior parte do tempo, se dedica a uma época diferente, portanto, inicialmente são como contos. O fato de haver tantas referências a locais e acontecimentos históricos é fascinante, e percebe-se que o autor teve um grande trabalho de pesquisa por trás da obra. Cada capítulo vai ficando mais complexo, com histórias mais longas e detalhadas, e o ápice ocorre a partir de "Hampton Court", com uma narrativa que se prolonga por mais 4 capítulos, praticamente com os mesmos personagens. Na sequência, parece que o autor perdeu o fôlego, e voltou com os contos curtos e com pouquíssimos detalhes sobre o que está acontecendo, até terminar. Considerando-se o tamanho da obra, às vezes torna-se enfadonha a leitura, uma vez que não há um acontecimento específico que seja esperado para o final, os pequenos clímaxes, se ocorrem, são levemente em cada final de capítulo. No fim, eu mais gostei do que desgostei, mas levei mais de 2 meses para concluir, lendo de 1 a 2 horas diariamente. Achei as características físicas dos personagens um pouco forçadas - parece-me impossível sempre uma pessoa da mesma família ter um nariz imenso, por exemplo, até porque a mistura étnica foi intensa, mas vamos descontar porque é uma obra de ficção. O tal ouro romano, que me deixou na expectativa por vários capítulos, só apareceu aos 45 do segundo tempo? Analisando os prós e contras, é uma boa leitura!

Mi Hummel 30/12/2018

O livro que conta décadas de miscigenação
É muito triste quando é difícil a gente ler o quanto gostaria. O cansaço acaba drenando as nossas energias e este último ano não foi fácil para manter o ritmo de leitura. De qualquer modo, botei na cabeça que terminaria "Londres - O romance". E voilá! No último dia do ano cumpri a meta.

Sou fã de Edward Rutherfurd. O cara é fera porque, acreditem, 1022 páginas de vários personagens durante várias épocas e ainda por cima... acompanhando as mudanças da estrutura arquitetônica de Londres...Não é tarefa para qualquer um. Rutherfurd foi fundo na pesquisa sobre a cidade e propõe uma verdadeira viagem histórica partindo dos Druidas até...As consequências da guerra mundial.

A gente é convidado a acompanhar uma família que possui um traço interessante: dedos membranosos e um tufo de cabelos brancos. A partir daí, as características destas personagens vão dando sentido aos descendentes que virão. É interessante que estes aspectos físicos também interferirão nos acontecimentos, pois as épocas mudam e as crenças são também determinantes nos destinos das personagens.

" - Então, a alardeada raça anglo-saxã...
- É um mito. A metade norte da Grã-Bretanha é mais dinamarquesa ou celta; e até mesmo no sul - ele deu de ombros - duvido muito que nossos ancestrais anglo-saxões compusessem uma parte em cada quatro. Somos simplesmente uma nação de imigrantes europeus com novos enxertos sendo acrescentados o tempo todo. Um rio genético, se você quiser, alimentado por uma quantidade de afluentes. (...)"

Esse trecho define o objetivo do livro cuja principal personagem é a cidade de Londres. Vale a leitura. Não é monótona, pois a cada parte somos apresentados a novos núcleos familiares e aventuras distintas dentro de classes e épocas distintas. A precisão do autor para descrever as mudanças da cidade é tão...Realista que fiquei espantada.

Impossível não se sentir em Londres. O trabalho do autor é imenso porque não apenas se preocupa em definir as mudanças urbanas mas também leva em conta os acontecimentos políticos e religiosos que dão a tônica para as mesmas. Acredite. Não são poucas.

Se você não tem medo de livros com muitas páginas, recomendo mergulhar neste rio genético que é Londres - O Romance.

Jennifer.Borelli 30/08/2016

Londres
Londres é o cenário para as estórias deste livro... o autor mescla fatos reais da cidade com personagens fictícios.
Acho que pra quem conhece a cidade esse livro é extremamente envolvente uma vez que cita locais que existem até hoje!

Kizzy 12/07/2016

Comprei esse livro por uma indicação logarítima de um site enquanto eu fazia compras on line em um sebo e apareceu uma janela: “você vai gostar de”, e foi desses dias que os logarítimos e os marketeiros acertaram em cheio. Eu tinha acabado de voltar de Londres e comprei por curiosidade, e hoje, o que eu tenho a dizer é: sempre tive vontade de conhecer Londres, quando fui voltei apaixonada, agora que li o livro estou obcecada pela cidade.
“Londres” é um romance histórico, desses que eu adoro. Conta através de narrativas recheadas de personagens interessantíssimos, a história de Londres e da Inglaterra desde a formação das rochas, passando pela invasão romana, a idade média, moderna e contemporânea. Antes de ler vi algumas críticas dizendo que o livro era muito mais “estória” do que história, argumento com o qual tenho que concordar, porém, sendo o título da obra “Londre: o romance”, me leva a crer que era exatamente esse o objetivo.
De fato o foco é a narrativa, e dentro dessa narrativa estão permeados os contextos históricos, em alguns capítulos mais em outros menos detalhados. Os personagens históricos nunca eram protagonistas, tirando do autor a responsabilidade de ser biografo e criando com isso enredos interessantíssimos. Aventura de conquistadores, falsários, piratas, navegadores, historias de amor, atores que trabalhavam com Shakespeare, batalhas, Guerras e muita barbaridade, mas também emoção. O texto é muito bem trabalhado, a estrutura genealógica dos personagens que eram sempre descendentes de um capítulo ao outro trazem muita beleza e muita qualidade ao trabalho. Achei adorável ler apesar da extensão do texto e sempre acho que história contada assim é muito eficiente para conhecimentos básicos.
Quanto à parte histórica achei bem abrangente e interessante. A construção cronológica é clara e eficiente, os contextos são bem construídos e os fatos são bem narrados. Para pessoas que só estudaram história da Europa no colégio e por leituras esporádicas como é o meu caso, é bem curioso e esclarecedor. Obviamente, como o próprio autor esclarece no prefácio, um livro que se propõe contar mais de 2000 anos, mesmo que em mais de 1000 páginas, terá de fazer opções e compreendo isso. Porém me chamou bastante atenção a completa ausência de fatos históricos como o trafico de escravos, do qual a Inglaterra foi protagonista e se enriqueceu fortemente, ou o bloqueio Europeu à Inglaterra na era napoleônica, aliás, quase nada se fala de Napoleão Bonaparte, exceto quando ele é derrotado. Tenho que dizer que nessas questões me pareceu um tanto parcial.
Exceto por essa ressalva, a pesquisa me parece de alta qualidade e abrange a formação da região desde os anglo saxões, celtas e Vickings; a invasão romana; as diversas ondas imigratórias e miscigenação da população, o início do cristianismo, a construção de monumentos históricos, a reforma protestante e depois calvinista, os diferentes reinados e invasões, a revolução industrial, a emancipação da classe média, o início do feminismo e a concepção de reconhecimento de Londres como um centro histórico.
De uma forma geral, em se tratando de narrativa o livro é criativo e encantador. Em se tratando de história, pensando na obra como uma fonte de referência e não como um fim em si mesmo (como devíamos pensar todas as obras históricas), vale muito a pena a ler. Recomendo que, ao final da leitura, leia-se novamente o prefácio e a árvore genealógica dos personagens que estão no início. Fica muito mais divertido. É extenso e em alguns momentos parece muito texto, mas vale muito a pena. Dá vontade de voltar para Londres e entrar em cada um dos lugares de novo lembrando de cada personagem que passava por lá.
“Assim, quando cavamos a terra debaixo de nossos pés e encontramos tudo o que sobrou daquele homem e daquela mulher, eu tento lembrar que o que estou vendo e manuseando é uma compressão enorme e interminável de vidas. E algumas vezes, em nosso trabalho aqui, eu sinto como se nós tivéssemos entrado naquela camada de tempo comprimido, aberto aquela vida, até mesmo um único dia, com sua manhã, sua noite, seu céu azul e seu horizonte. Nós abrimos apenas milhões e milhões de janelas escondidas no chão.”
Adriano.Mota 19/03/2018minha estante
Esse trecho que você transcreveu no final me mar ou bastante. Belíssimo! O livro é muito bom!

Daniel 01/02/2013

Muita estória, pouca História
Iniciei a leitura acreditando que seria um livro sobre Londres, sobre a história real da cidade, baseada em fatos reais e em personagens verídicos.

O que este livro apresenta na verdade são pequenas estórias, todas fictícias, com personagens igualmente fictícios, em diversos períodos da cidade, da pré-História até o final do século XX.

Londres não é o personagem principal, mas mero pano de fundo para as aventuras inventadas (algumas interessantes, outras nem tanto) pelo autor.

O livro melhora, ou me agradou mais, no seu terço final. As partes que mais gostei são exatamente os fatos históricos, verídicos, que aparecem aqui e ali no meio das tramas.

Agora: um livro com 1020 páginas (!!!) TEM QUE SER muito bom prá valer a pena. Não foi o caso deste. Muitas vezes me senti perdendo tempo com as estorinhas, que podem até agradar leitores que procuram apenas um livro de aventuras...
Mas falta literatura. Londres merece mais.
Arsenio Meira 01/02/2013minha estante
Eita, Daniel, nossa primeira discordância.

Acho que você direcionou suas expctativas e quando viu, ou leu, o gato tinha virado lebre.

Eu esperava mesmo a ficção como cenário principal, e não algo próximo de um romasnce histórico, com passagens verídicas e personagens principais idem ditando o ritmo o tempo todo.

A combinação tempo e ficção (distribuídas entre estórias diversas) funcionou bem na minha cabeça.

Num primeiro momento, Londres serve tão somente como pano de fundo para o romanece. Mas - ao menos para mim - a cidade foi crescendo junto com as tramas paralelas. Durante a leitura senti-me em plena Riflemaker Gallery ou na Red Lion Square, ao lado de Bloomsbury e Holborn, sob o olhar daquele esplêndido jardim inglês, e sua sensação de mistério e encanto, num típico dia de sol pálido em Londres, prenunciando os fogs e os pubs repletos de poesia e da arte da convivência.

Abraço

Daniel 03/02/2013minha estante
Acho que a minha expectativa é que foi errada... Mas se o livro fosse mais enxuto acho que eu ia gostar mais

Celso 14/12/2014minha estante
Obrigado por nos avisar Daniel, eu li a resenha e tinha achado interessante só que eu gosto de ler romance histórico, logo, este livro não irá me agradar.

Daniel 29/01/2015minha estante
Celso, de repente vale a pena arriscar, principalmente se vc não for com a expectativa errada...
Dei uma olhada aí nas outras resenhas e pelo jeito quem leu não entendeu que este livro se trata de FICÇÃO, e não de História

Eduardo Kasse 28/12/2010

A pedra fundamental de Londres
Esse livro narra o início do que seria uma das maiores cidades da Europa.

Conta 2000 anos de história da capital inglesa.

Imperdível como romance e como narrativa histórica.

Seixas 14/01/2010

Fascinante. Tendo suas 1022 páginas, é um livro que pode ser cansativo às vezes, mas o esforço é totalmente válido. Um romance histórico que através de algumas famílias descreve a vida em Londres desde a sua conquista por César até o final do século passado. Os detalhes históricos são incríveis assim como a narrativa, o que possibilita uma visão aprofundada do passado dessa cidade cosmopolita. Henrique VIII, o Globe de Shakespeare, a Revolução Gloriosa, a construção da Tower Bridge, os bombardeios em Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Os fatos mais marcantes da história londrina são retratados nas páginas de Londres, o Romance.

As características marcantes, tanto físicas quanto comportamentais e psicológicas, são passadas de geração em geração, criando uma certa intimidade entre nós e os personagens. É impossível esquecer as membranas entre os dedos das mãos e o tufo de cabelos brancos dos Ducket, a honestidade dos Bull, o nariz avantajado dos Silversleeves e os cabelos ruivos e os olhos azuis dos Barnikel.

É um ótimo livro para aprender mais sobre a história de Londres, de um jeito que nenhum livro didático proporciona.

Fimbrethil Call 03/10/2009

Ótimo!
ótimo esse livro. Adorei conhecer a história de Londres, desde a época da invasão romana até os dias de hoje. É muito triste ver quanto conhecimento se perdeu com o incêndio que destruiu a cidade em mil seiscentos e pouco, e da peste, que matou tanta gente.
Ótimo livro, mesmo.