O passado esteve aqui

O passado esteve aqui Stella Carr

Resenhas - O passado esteve aqui

Min 30/04/2022

flash back bem desbotado
Vou aqui compartilhar um resumo que fiz dessa obra em meados de 2018, foi graças a esse registro que fiquei sabendo que tinha lido haha

A dita cuja:

O livro conta uma brilhante história, cheia de adrenalina e emoção. Valter veio de 1918 para 1988 em um flash, Sandra e ele buscam entender e arrumar um jeito de não mudar os acontecimentos passados para que Valter possa retornar sã e salvo ao seu tempo.
Dentro da trama ainda é explorado um pouco do que é ser adolescente hoje em dia, a obra não deixa de ser atual. No final eles encontram uma solução e o passado é restaurado e o presente preservado.

Ao ler isto e ver a capa ainda não recordava, mas ao ver a sinopse do livro rolou um flash back bem desbotado. Por isso é muito importante registrar e guardar suas anotações.

EsterCristina 07/08/2021

Que livro gostosinha de ler!!
Gostei bastante, só acho q podia ser mais longo, tudo acontece muito rápido, acho q dava fácil umas 300 páginas se aprofundando mais nas histórias, nos dramas, nas descobertas e na resolução, mas não tira o brilho do livro, muito bom!

Ana_Escura 28/01/2021

Leitura Gostosinha.
Um livro que dá prazer de ler , a história me prendeu . Não conhecia a autora , mas sua criatividade e escrita me fizeram querer ler outras de suas obras.

As descobertas de Valter e suas descrições deste mundo novo , me fizeram dar boas gargalhadas , seria mesmo muito louco vir do passado e encontrar este mundo tão diferente .

Autora me faz refletir em como os ser humano destrói as belas paisagens , a querida praça de Valtér já não tinha era a mesma, a água que passava da pontezinha era suja com lixos boiando. Não era mais o " recanto de sonho".
Não percebemos essas mudanças e nos acostumamos a não enxergar mais a beleza natural , enquanto ela morre , ignoramos construindo prédios .

Geralmente não leio livros nacionais , e esta obra me fez ver que devo ler mais de autores brasileiros .
Grata a poeira por ter me feito limpar alguns livros . Não fazia ideia de que encontraria este livro envolvente .

Ratinha de Biblioteca 19/12/2020

Para viajar na história
Um livro antigo, com romance e ficção científica, mas muito divertido! Para "viajar" no tempo mesmo!
Ah, premissa é muitíssimo parecida com "Em algum lugar do Passado". Não digo plágio, mas forte "inspiração"! rsrs

João 28/10/2020

Leitura de 50 minutos pra inspiração para sempre!
Incrível como um pequeno livro tem um poder de transportar o leitor pelo tempo. Nessa obra Stella Carr conta uma história de um viajante no tempo muito carismático que surge inesperadamente 70 anos no futuro e se entrelaça com as "esquisitices" contemporâneas. Nessa viagem o nosso personagem corre um risco sério de encontrar seu grande amor.

Karolina.Birk 30/06/2020

Começa interessante e tem mais uma ou duas partes interessantes. Mas no geral é um pouco bobo. Se eu tivesse lido quando criança, talvez ?????
shoes4books 21/01/2024minha estante
Eu li criança e a memória afetiva me diz que é bom ?

Juliana Santip 01/05/2020

O passado esteve aqui
| Lido por Juliana |
No início da história estamos em 1918 e conhecemos Valter, um professor de física que decide pagar um retratista para tirar uma foto sua para a posteridade. O retrato será tirado em uma praça pública onde famílias fazem seus encontros e piqueniques.

Em seguida, estamos em 1988 e somos apresentados a Sandra. Fotógrafa de uma revista que está trabalhando em uma reportagem sobre as praças e como hoje em dia elas estão sendo cercadas pela modernidades e grandes prédios.

Sandra acha a foto de Valter na Praça que já está asta pelo tempo e decide refotografar e retocar a foto para a sua matéria. No momento do flash algo inesperado acontece...Valter em carne e osso e diretamente de 1918 aparece atrás de Sandra, deixando o banco da praça na foto vazio...

Agora em 1988, Sandra e Valter tentam descobrir como realizaram essa viajem no tempo. O professor de física fica admirado com tanta tecnologia e descobertas feitas nesse futuro. Sandra que desde que viu a foto de Valter na Praça sente que o reconhece de algum lugar começa a investigar a vida desse homem e tenta descobrir como fazer para mandar ele de volta para 1918.

Mal sabem que eles tem mais em comum do que parece...

site: https://www.instagram.com/p/BpDcdCQASyW/

mara sop 13/04/2015

Viagem no tempo em um flash!
No ano de 1918, Valter posa para uma fotografia numa praça logo após se encantar com uma moça de vestido branco que passeava em cima de uma ponte no Parque da Luz. Mas o flash da maquina o prende na fotografia e ele só é liberado quando o retrato é refotografado pela brilhante fotografa Sandra, 70 anos após a foto original ter sido tirada. Sandra não vê outra alternativa a não ser ajudar Valter à voltar à sua época, e para isso tem uma ideia, fotografá-lo novamente para ver se ele consegue voltar ao passado. Durante esse processo, eles acabam descobrindo que tem muito mais em comum do que imaginavam.

Esse foi o primeiro livro que escolhi sozinha (sem a ajuda de um adulto) na minha primeira Bienal do Livro. E foi paixão à primeira vista, não só pela capa que é linda, mas pela história que é uma gracinha! O livro é curtinho (menos de 100 paginas) mas deixa aquele quentinho no coração toda vez que releio. Esse é daqueles que só se acha em sebo bem baratinho. Então vale a pena conferir essa história fofa!

site: infanto juvenil, viagem no tempo, nacional, belle epoque, eduardiano

Dani 19/08/2011

Este foi um dos livros mais queridos da minha pré-adolescência. Devo ter lido umas cinco ou seis vezes.

A história é muito bem bolada, prende a atenção do leitor, é emocionante, com vários acontecimentos surpreendentes. Ótimo para fazer os novos leitores tomarem gosto pelos livros.
Erika_Spencer 16/10/2011minha estante
Eu tb faço parte do time que teve sua adolescência marcada por essa história linda de amor!

Dani 17/10/2011minha estante
É realmente adorável, Erika!

Lilyce 29/10/2010

Marcou minha história
Esse livro é maravilhoso e recomendo à todos que gostam de ler livros. Porque esse livro é muuuuuuuuuuito bom. Quando eu li ele acho que eu tinha 11 anos. Já li ele umas quatros vezes e vou ler de novo assim que puder. A história é bem interesante, foi o primeiro livro em que eu precisei usar muito minha imaginação(isso é algo que eu gosto muito de fazer). E sempre que eu vou fazer a lista dos meus livros preferidos ele tem que está. Então quem não leu ainda, pode ler que com certeza vocês vão gostar.
Pandora 08/11/2013minha estante
Marcou minha vida também!! Que livro lindo!!!

Ich heiÃe Valéria 12/08/2010

marcou minha infância. quero ter na minha estante. [y]

Fimbrethil Call 04/10/2009

Bom livro
Livro muito bonito, uma história de amor linda. Na verdade, duas: são duas histórias, duas irmãs, uma uma adolescente com todas as inseguranças da idade e problemas na escola, outra já adulta, uma fotógrafa que traz do passado um homem na verdade muito importante.
Deve ser lido.