Mérica, Mérica!

Mérica, Mérica! Luiz Galdino

Resenhas - Mérica, Mérica!

@fran_rodrigues_92 16/06/2020

Vamos falar de Imigração?!
Leitura 2020
#24 #bookpen

Título: Mérica, Mérica! Italianos no Brasil
Autor: Luiz Galdino
Editora: Editora Senac
Páginas: 119
2002

Os protagonistas do livro de Luiz Galdino formam um grupo de adolescentes que em nossos dias mantém vivo tudo aquilo que seus parentes, imigrantes italianos no Brasil, lhes transmitiram, mostra a importância dessa herança para nossa história.
A narrativa se desenvolve na capital dos paulistas, cenário de aventura desses jovens que se preparam para ingressar na vida adulta. Em seu cotidiano, eles refletem a influência recebida de um povo estrangeiro que atravessou o oceano trazendo na bagagem, acima de tudo, esperança para recomeçar.
Este é mais um livro juvenil publicado pelo SENAC de São Paulo, que inicia uma série dedicada à imigração de pessoas que vieram ao Brasil para reconstruir seu sonho e, como muitas delas dizem para "fazer a América".
Na história da imigração no Brasil, um capítulo de destaque é o dos italianos vindos para trabalhar em cafezais do estado de São Paulo. O tempo da escravidão terminava, e os fazendeiros viam-se diante da necessidade de recorrer a outras fontes de mão de obra, favorecendo a chegada de imigrantes europeus desde o final do século XIX.
A provinciana cidade de São Paulo da cresceria rapidamente, transformando-se na "capital do café" e em seguida em centro industrial. No interior, muitas outras cidades surgiram ou se desenvolveram com o impulso que faria do estado paulista o mais próspero.
Inspirado na história das famílias que quase sempre embarcavam em navios sem nenhuma noção da terra onde iriam se estabelecer, Luiz Galdino, ele mesmo neto de imigrantes italianos, nascido no Vale do Paraíba e escritor premiado por sua obra de ficção para jovens, escreveu este livro, que inaugura a Série Imigrantes.
Trata-se de uma aventura de adolescentes que vivem na São Paulo atual, vão ao teatro e ao cinema, visitam museus e shoppings, percorrem parques, amam e estudam, sem nunca esquecer a tradição a que pertencem. Um deles se aflige com o fato de que seu bisavô italiano foi assassinado no Brasil cem anos atrás; o avô de outro ainda fala de Martinelli, "que construiu o prédio mais famoso da América do Sul".
É uma viagem ao passado sem perder de vista o futuro. Ninguém ignora o Palestra Itália, hoje Palmeiras, a arte de Brecheret e de Alfredo Volp, as pizzas e o vinho, as festas de San Gennaro e Achiropita, as lutas operárias, a produção de Matarazzo, Ramenzoni, Crespi, tudo o que a fértil presença italiana deixou como marca registrada.
Mérica, Mérica! Italianos no Brasil é um texto ficcional sobre jovens paulistanos que atrai, instrui e emociona. Ele revela, fundamentado em informações históricas, a contribuição dessa comunidade de imigrantes a uma cidade, a um estado, a um país.

O livro é muito didático, diálogos não muito trabalhados e um tanto mecânicos. Uma boa leitura para conhecer a Imigração italiana, principalmente para ensino fundamental II. Um ponto muito bom é que nos atrai a pesquisar mais sobre nossas origens.

"Aldo, Felipe, Fernanda, a violência ou a virtude não são privilégio de ninguém, de nenhum povo..."

#livros #literatura #leiaclassicos #book#quarentena #leianaquarentena #mericamerica #italianos #imigrantes #senacsp #luizgaldino #cultura

Aline164 29/02/2016

Decepcionante
Essa "Série Imigrantes" da editora Senac está sendo muito decepcionante. Primeiro foi o "Corações de papel", ficção baseada na imigração japonesa, e agora este.

A história tem aspectos interessantes, pois entrelaça fatos históricos da imigração italiana no Brasil e sua influência na cultura brasileira, principalmente na cidade de São Paulo (onde o grupo de amigos adolescentes, os protagonistas, mora), mas o fio condutor (morte do bisavô de um dos personagens, a tristeza desse personagem e a tentativa de descobrir o que aconteceu) não convence nem comove. Além disso, os personagens, netos ou bisnetos de italianos, misturam palavras e frases em italiano e falas em português, o que para mim parece bastante inverossímil, pois netos e bisnetos de italianos muitas vezes nem conhecem o idioma de seus antepassados.

Nanci 29/02/2016minha estante
Triste! Pouca chance de gostar de portugueses e espanhóis...

Aline164 29/02/2016minha estante
É... já estou até vendo o que me aguarda. Como já comprei os outros dois livros da série, vou ler, mas minhas expectativas estão baixas. Os dois primeiros livros me dão a impressão de que a editora instruiu os autores a escrever uma história dentro de certos formatos, por exemplo, "tem que ser uma turma de jovens, todos descendentes de tal etnia" (o que, hoje em dia, é meio improvável, as turmas em geral são compostas por pessoas de vários tipos e etnias) ou "tem que mostrar explicitamente tudo que for possível da imigração de tal povo para o Brasil na história fictícia" (sendo que no fim há um resumo da imigração, com vários dados históricos), entre outros. Talvez os autores ficaram amarrados demais e não conseguiram desenvolver boas histórias - ou pelo menos é essa a impressão que me dá - e por isso a série não decolou, como outras séries voltadas para jovens da minha época.