A Teia da Aranha

Resenhas - A Teia da Aranha

1 | 2 | 3 | 4

Tatiely 07/07/2013

Cadê o Poirot??rsrs
Primeiro livro da Agatha que leio que não é com o detetive Hercule Poirot, no começo fiquei imaginando se a história seria tão boa quanto aos outros livros dela. E posso dizer que ela conseguiu me enganar outra vez.Falo isso pq nunca consigo adivinhar quem é o assassino, e não foi dessa vez que eu acertei, mas mesmo assim esse livro não foi um dos melhores dela. Acho que estou acostumada com as aventuras de Poirot.
Carla.Queiroz 27/06/2017minha estante
Boa noite! Em alguns livros dela a investigadora é uma senhora idosa- Jane Marple- que devo confessar, ninguém dá nada por ela, por assim dizer, mas ela é ótima!!!

Ali 27/03/2013

Por ter sido uma peça de teatro escrita por Christie e adaptado para os livros por outra pessoa, acredito que olhei para esta obra com um certo preconceito. A trama me pareceu muito rasa e os personagens por vezes mal construídos. Será que fui só eu?
Ani Siqueira 17/05/2018minha estante
Tive a mesma impressão!

Mad Jr 14/12/2009

Boa adaptação!
A TEIA DA ARANHA - Agatha Christie
Adaptado por Charles Osborne
Bem, para os amantes da leitura "Agathachristiniana" (como é o meu caso), muito me alegra ver que as pessoas não se esqueceram dela após sua morte e que continuam a pensar numa forma de trazer sua obra ao conhecimento de todos.
É isso que eu sinto ao pegar um exemplar de "A Teia de Aranha" e começar a lê-lo. Saber que se não fosse a boa vontade desse senhor acima citado, eu nunca conheceria esse lado mais cómico da rainha do crime. Pois, afinal, A Teia da Aranha foi uma peça de teatro encenada em Londres e em alguns outros cantos do mundo, mas aqui no Brasil peças de teatro parecem não ter mais valor nenhum.
Sobre o livro: Clarissa Hailsham-Brown, uma mulher lindíssima e espirituosa, casada com Henry Hailsham-Brown e morando com a filha do 1º casamento do marido, a pequena Pippa. Clarissa decide passar o tempo convidando alguns amigos a passar uns dias em sua casa. Seu marido, Henry é um diplomata e está prestes a receber uma visita super importante em sua casa nesse dia tbm... mas parece que o mar ñ tá pra peixe. Logo após Henry ter saído de casa e suas visitas, Jeremy, seu amigo, Hugo, juiz de paz da região e Sir Rowland Delahaye, seu padrinho, decidem sair para um golfe, Clarissa encontra o corpo do homem que foi amante da 1ª mulher de seu marido estirado na sala.
Pra piorar ela escuta uma horripilante confissão de culpa, e pra ñ causar estragos, decide pedir ajuda de seus amigos pra esconder o corpo. Qual não é sua surpresa quando um policial chega em sua casa dizendo ter recebido a denúncia de assassinato??
Enquanto Clarissa inventa mil e uma desculpas e juntamente com seus amigos tenta elaborar algum plano, o leitor se pergunta: quem matou? Quem avisou a policia? E o que uma escrivaninha antiga teria a ver com o crime?
São perguntas fascinantes e bem respondidas ao fim da peça...ops, do livro.

Oliver 16/12/2010

PURA AGATHA CHRISTIE
"Spider’s Web", peça teatral escrita por Agatha Christie especialmente para ser encenada pela atriz britânica Margaret Lockwood, estreou em Londres em 1954 e até hoje é encenada na Inglaterra e mundo afora. Até aqui em terras tupiniquins já houve montagens da peça.
A partir do roteiro da peça, Charles Osborne, biógrafo e estudioso da obra de Agatha, compôs este delicioso romance policial. Praticamente 80% do livro consistem em diálogos, ou seja, o material da peça é aproveitado em sua essência. Trocadilhos, expressões idiomáticas, jogos de palavras, tudo o que Agatha Christie tem de melhor aparece com primor e é preservado na tradução.
Outra coisa que este pequeno grande livro realça é a importância do teatro na obra de Agatha Christie. Qualquer leitor que tenha se aprofundado um pouco na obra dela já notou que as referências ao teatro e as experiências dela como dramaturga aparecem de modo constante nos romances. Em outras palavras, na obra de Agatha, a literatura alimenta-se do teatro e vice-versa.
Além dos diálogos ágeis, em "A teia da aranha" encontramos uma diversidade de truques cênicos, como passagem e gaveta secretas. Por fim, o livro conta com personagens bem delineados, que parecem ganhar vida, como a bela Clarissa, o irascível Hugo Birch e a impagável Miss Peake. Tudo isso faz de A teia da aranha uma leitura divertida, recompensadora e, para os fãs de Agatha, essencial!

Rafaella 02/12/2009

Adaptação
Importante lembrar que este livro, lançado recentemente, é uma adaptação por Charles Osborne de uma peça de Agatha Christie. Realmente, não tem a maestria da Dama do Crime, visto que há uma grande diferença entre os estilos de teatro e romance, mas é uma boa opção para passar o tempo.

Joe Silva 26/08/2010

Sobre o livro
A Teia da aranha é um livro bom, ele pode ser considerado uma comédia romance policial, pois se desenvolve uma personagem comica que é Clarissa, uma ex-atriz que adora contar mentiras e quando conta a verdade ninguém acredita. Após acontecer o assassinato, milhares de coisas acontecem fazendo um emaranhado de probabilidades de descobrir quem é o assassino, uma verdadeira "teia de aranha". E o final, como sempre, brilhante. Só uma grande mente como a de A.C. para confudir e depois desconfudir nossas mentes com suas histórias brilhantes.

Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
Estou esperando ansiosamente minha vez no livro viajante!

Te 17/08/2010

Otimo como ssempre, AgathaChristie é realmente fantastica .

bornos 16/10/2010

Acho que esse foi um dos melhores livros que li de 'autoria' da Agatha Christie (já que o texto original é uma peça dela, adaptada como livro por Charles Osborne)
Para aquele já acostumado com os romances de Agatha, este livro é um pouco diferente dos usuais. Sem a personagem de um detetive conhecido mas com o acréscimo de uma trama milaborante e uma personagem principal com suas mentiras bem contadas - que valem mais que as verdades - A Teia da Aranha é uma ótima sugestão de leitura.

Baralhão 14/12/2010

Indigno da genialidade de Agatha Christie
Um atentado à memória da grandiosa Agatha. A capa deveria vir invertida, com o nome do sr. Charles Osborne escrito bem grande, e, discretamente, "pobremente adaptado da peça teatral de Agatha Christie".

A estória só teria valor no teatro, onde provoca gargalhadas e surpreende. No livro, qualquer pessoa que saiba o significado da palavra "filatelista" desvenda o mistério antes de ler metade do livro!

Mila F. @delivroemlivro_ 27/01/2011

O que fazer com um corpo em sua casa?
A Teia da Aranha, Agatha Christie, adaptado por Charles Osborne, Porto Alegre, RS: L&PM Pocket, 2010, 176 pág. (tradução de Henrique Guerra)

Nascida em 1890, Agatha Christie ficou conhecida por seus famosos romances policiais, muito embora tenha escrito peças, romances não-policiais e poemas. “Spider’s Web” (1954) é a peça teatral escrita por Agatha Christie que se tornou o romance de comédia e mistério homônimo adaptado por Charles Osborne, foi publicado em 2008. Agatha escreveu outras peças que também foram adaptadas em romance por Osborne: “Café Preto” e “O Visitante Inesperado”.
Nesta obra, nos deparamos com um intrincado mistério que vai se desdobrando paulatinamente. Um corpo aparece na sala da casa do ilustre casal Hailsham-Brown misteriosamente. Clarissa Hailsham-Brown pensa que aquele assassinato foi um acidente e tenta convencer seus amigos: Sir Rowland, Jeremy Warrender e Hugo Birch a se livrarem do corpo antes que seu marido Henry Hailsham-Brown volte para casa com um importante político.
Há um impasse entre o que é o correto a ser feito e porque não fazê-lo. Entretanto Clarissa com seu poder de persuasão consegue convencer os amigos a praticar a funesta ação. No entanto, surge um imprevisto: a policia chega a casa. Uma ligação anônima denunciava o assassinato. O inspetor Lord vê-se imbuído em uma cadeia de mentiras, na qual todos estão usando de subterfúgios para esconder os reais fatos: “Ó, como a teia se emaranha, se o ludíbrio é o primeiro fio” (p.172). Ao passo que as mentiras vão sendo descobertas, os reais fatos vão se entrelaçando promovendo um desfecho que por sua vez é inusitado e quiçá, cômico.
Esse livro “inédito” de uma das peças de Agatha Christie é uma alegria imensurável para os fãs da mesma. Ademais o trabalho e esforço de Osborne deve ser reconhecido, pois ele deu a oportunidade de todos os leitores poderem se debruçar sobre mais uma obra de Christie cheia de intricamentos fantásticos que mostram, mais uma vez, as habilidades dela em envolver os leitores em atmosferas misteriosas.
“A Teia da Aranha” é uma obra de ficção amplamente indicada para os fãs de Agatha Christie, bem como admiradores da mesma e leitores em geral. É diversão na certa!

[por: Camila Márcia]

Babi 31/01/2011

Resenha A Teia de Aranha
Certa noite Clarissa, uma mulher com uma imaginação muito fértil, encontra um cadáver em sua sala. O problema é que seu marido está trazendo uma importante pessoa para tratar de assuntos na casa. Assim, Clarissa precisa resolver tudo e dar um fim no corpo até o final da noite. Mas uma ligação anônima faz com que a polícia apareça e comece uma investigação. Clarissa conseguirá esconder o corpo e os mistérios que o cercam?

Emilly 15/02/2024

Se eu contasse a verdade você não acreditaria
Esse livro foi uma leitura rápida, mas excelente! daquelas histórias que você não consegue parar de ler até chegar no desfecho final. a agatha como sempre, servindo muitos plot twists.

Fabiolab 08/05/2011

Esse é um livro atribuído a Agatha Christie diferente de todos os outros , pois nele não tem Poirot ou Miss Marple, isso porque o texto era uma peça de teatro escrito por ela e que foi adaptado para romance por Charles Osborne, por isso ele é considerado um romance policial INÉDITO. Ninguém acreditava nas histórias de Clarissa por causa da sua mania de ficar contanto histórias e pelo fato de ter sido uma excelente atriz na escola. Quando aconteceu o crime ela contou 3 versões diferentes, entre essas versões, uma era verdadeira, mas o inspetor nao acreditou. Como todo romance policial de Agatha o desfecho é surpreendente e inimaginável. Amei.

Marselle Urman 28/06/2011

Muito dinâmica, esta peça tem um tom bem divertido.
Ás vezes dá a impressão de que é uma grande piada, de todos contra Clarissa.

A trama é boa, o final deu pra surpreender.

Wallace 20/12/2011

Achei o enredo excelente! O nivel do misterio nao é alto aqeueles bemnperceptivos conseguem resolve-lo com algumas pistas que a propria escritora deixa no caminho. adorei o desenlace dos problemas e certamente é um dos meus preferidos.
A leitura é gostosa e os personagens comicos ate, voce comeca e quando ve ja o finalizou! Tudo bem natural nada forçado. Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4